segunda-feira, 5 de março de 2018

O próximo passo da arbitragem

Em Portugal as arbitragens são uma vergonha e não há forma de erradicar o problema sendo o Sporting o patinho feio dos três grandes pois é claramente e sistematicamente prejudicado quando joga contra estes. Então, o que fazer mais para além da introdução do VAR? Pois bem, para mim falta claramente a importação de árbitros estrangeiros pois estes deixariam de ter cor clubistica no seu coração e sobretudo chegariam livres de contactos e influências. Os meninos queridos e a fruta ficariam para trás ou teriam de fazer tudo de novo. Para este fim-de-semana já era tarde!!

Vejamos: o futebol de toda o lado já sofre influências de todo o género e feitio e proveniente de toda a parte, ou seja, no futebol não há quase nacionalidades e até é normal vemos brasileiros e atletas de outras nacionalidades nas selecções nacionais assim como técnicos estrangeiros a orientarem essas selecções.
Hoje em dia no futebol e foco-me mais no nacional, temos treinadores, técnicos de todo o tipo, atletas e até dirigentes estrangeiros mas há uma coisa que ainda não temos e que é o que eu penso ser preciso - árbitros estrangeiros!
Já viram, temos tudo estrangeiro mas não temos, e mais ninguém tem, árbitros de outras nacionalidades a arbitrar as nossas competições. Porque será? Porque será que o que erra e pode ser decisivo neste e em qualquer outro desporto não pode ter mudanças? Porque não poderão ser árbitros estrangeiros a apitar os jogos de futebol da Liga nacional?
Ora, eu sei que este é um tema difícil e que não será assim tão aceitável nos dias de hoje mas na realidade só falta mesmo termos árbitros estrangeiros nas Ligas de outros países e isso ainda não percebi porquê!!
Talvez até fosse para quem só o desejasse mas no meu ver poderia ser muito bem no geral para erradicar problemas de corrupção , influências, etc e nós sabemos bem como é o ser humano e pior, em alguns países como o nosso!
Veja-se: em Portugal esta classe caiu em descrédito e não há nada que possam fazer para parar esta desconfiança que não é só dos sportinguistas. Todos em Portugal desconfiam dos árbitros e este fim-de-semana vimos mais uma vez o porquê. Todos vimos as imagens e há muito pouca gente que não marcaria aquela penalidade, como outras que o passado bem recente nos faz lembrar. Acontece que isto é sempre contra o Sporting e isto nos custa sempre competições e é por isso que eu acho que os árbitros decidem sempre a favor da sua cor clubistica. Não será sempre é claro , mas em caso de duvida é para esse lado que decidirão e a provar isto estão os emails do Benfica que escolhe os meninos bonitos para depois ter esses ´favores´. Atenção que eu não excluo mesmo a corrupção directa!
Ora, então como erradicar este fenómeno que se virmos bem, tem décadas em Portugal e que já foi também azul? Pois bem, nada mais nada menos do que importar árbitros estrangeiros sem conhecer os dirigentes portugueses nem tão pouco terem o coração amarrado a uma cor clubistica nacional. Não seria simples?
Mas, será que os nossos rivais quereriam esta solução?
Acho que não e até arrisco dizer que diriam que era um disparate e defenderiam a arbitragem nacional com unhas e dentes. Já estou a ver tudo!
Pois bem, fizessem como quisessem mas desta forma e reparem que nas competições europeias já somos arbitrados por árbitros de outros países, erradicaríamos a desconfiança neste sector e no futebol nacional. Mas mais: os clubes pequenos também ficariam contentes pois não haveria árbitros a julgarem-os por serem mais pequenos e assim viriam os lances de forma mais imparcial e neutral possível.
O futebol nacional ganharia com isto pois as quedas do Doumbia seriam iguais ás do Jonas aos olhos desses árbitros e o VAR teria árbitros sem qualquer tipo de influência nem com medo dos Super Dragões. Mais, talvez os dedos nos olhos e as cenas de pugilato também seriam vistas pelos senhores sentados no VAR e também deixasse de haver dirigentes a pressionarem os árbitros nos túneis e ao intervalo dos jogos.
Com estas mudanças já poderia haver e sem problemas árbitros a jantarem com os directores de futebol dos clubes, árbitros a receberem e a jantarem através de vouchers oferecidos pelos clubes, já não seria estranho as facturas de viagens irem parar ás SAD´s dos clubes, as firmas de advogados já poderiam fazer o que quisessem pois nada seria estranho e suspeito, enfim, e talvez terminasse a luta por ter a arbitragem controlada que é o que se passa há décadas em Portugal.
Agora a pergunta é esta: Quem quer acabar com este sistema? Porque interessa ao homem ter sistemas quando sabe que eles não funcionam ou funcionam só para uns? Porque o futebol mundial não introduz ou demorou a introduzir as novas tecnologias o serviço deste desporto?
A palavra está na UEFA ou na FIFA mas como sabemos tão cedo nada será feito para erradicar este problema e em Portugal muito menos.
Convém ter Eusébio como o maior goleador nacional, convém não darem os títulos conquistados ao Sporting para não estorvar , convém não assinalar penalidades contra estes e outros para a publicidade ser maior, convém fazer-se mundiais em países sem condições ou condições adversas e até parar os campeonatos para se receber muito dinheiro, convém ter firmas com dinheiro sem proveniência conhecida pois injecta muito dinheiro no futebol, enfim... o futebol é um meio muito poderoso e quem estiver bem relacionado, empresários, dirigentes, arbitragem,...os tais senhores bem sentados nos locais certos, terá mais cedo ou mais tarde, vantagens.
Para terminar, nada faz travar a corrupção onde quer que seja mas as coisas seriam muito mais difíceis para quem quisesse prevaricar pois os métodos e as pessoas seriam outras e isso demora o seu tempo a descobrir. Por cá terminaria tudo e deixaríamos de ter descrédito e suspeitas sobre os árbitros.
Quanto aos árbitros nacionais, se fossem bons seriam aceites em qualquer parte do Globo mas não tenho duvidas que ficariam sem trabalho. São mesmo muito maus e não conseguem provar-nos o contrário!!

Se ainda não seguem AmorSporting podem começar desde já. Obrigado.
AmorSporting no Facebook(link)
AmorSporting no Twitter(link)

1 comentário :

  1. Uma luta a comecar, arbitros estranjeiros na nossa liga.Agua mole em pedra dura tanto da que ate que fura.

    ResponderEliminar

Comente em AmorSporting: