quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

O melhor remédio é...VENCER

Na semana que pode ser decisiva para o Sporting no campeonato eis que nos aconteceu de tudo um pouco e por incrível que pareça nem houve intervenção de Bruno de Carvalho. Ou foram lesões, ou viroses..ás pazadas, criticas aos adeptos que enchem Alvalade todas os jogos, mais expulsões injustas e árbitros desertinhos para nos atrasar e, para não variar, burrices de jogadores! Pois bem, depois do anti-biótico para a virose e a cama o melhor remédio será VENCER no Dragão.
Julgo que até os mais pessimistas, excepto o Dias da Treta claro, esperam poder vencer no Dragão esta sexta-feira.
É claro que um sportinguista espera sempre vencer qualquer que seja o jogo e qualquer que sejam os jogadores que joguem. Excluindo os aziados, não há virose que ataque os adeptos leoninos hoje em dia e como diz JJ....estamos muita fortes e estes jogadores são Leões!! Mais nada!!
E eu concordo com ele porque por tudo o que nos tem acontecido estes jogadores foram mesmo Leões. É verdade que o discernimento não foi muito e depois a expulsão de Petrovic complicou ainda mais mas ninguém pode dizer que não se luta e que não se acredita até ao árbitro apitar. Aliás, julgo que não se via crença tão grande há muito tempo e isto talvez até seja um sinal para acreditarmos nesta equipa e nestes jogadores.
Mas obviamente que não pode ser só por isso.
A equipa tem qualidade se bem que nestes últimos jogos...por Amor de Deus e se jogarem os melhores...excepto Gelson que já sabemos não poder jogar, lutaremos pela vitória.
É claro que as nossas exibições têm sido pobres mas ainda estamos na luta por todos os objectivos. Acontece que o numero de jogos que os nossos jogadores têm nas pernas dizem muito mas é claro que não pode ser desculpa de nada. O vento pode ser mas o cansaço ...não!
O que eu tenho visto é que o Sporting com algumas ausências, nomeadamente sem Bas Dost, tem dificuldades em marcar golo. É que com o holandês normalmente precisamos de uma ou duas oportunidades e como Doumbia..é quase uma vida eterna. Portanto, o mau olhado ainda não saiu do avançado costa-marfinense e arrisco dizer que nunca deve ter falhado tanto.
Depois, o nosso meio campo que é o ponto de equilíbrio da equipa não tem a intensidade que precisávamos e que tínhamos com Adrien, por exemplo. Adrien parava muito jogo contrário e com Bruno Fernandes não-este é mais ofensivo. Mas é óbvio que o Bruno, o nosso melhor jogador juntamente com o Gelson, tem as suas caracteristicas e faz a diferença á sua maneira mas se no ataque não formos também pressionantes e estanques, é ele e William que levam com a avalanche adversária. Quando jogamos melhor ..é quando nos fechamos melhor-somos mais compactos.
Com isto quero dizer que o SCP, no Dragão, tem de ser mais coeso, mais estanque, mais impermeável e se necessário recuar no terreno e formar linhas de defesa compactas. Isso reduzirá bastante o espaço nas costas da nossa defesa que é o que o FCP mais gosta de explorar. Quanto menos espaço menos correrão e menos utilizarão a velocidade.
Espero com isto que não joguemos com três centrais mas espero um meio campo mais combativo e mais compacto e uma linha atacante mais recuada do que o normal. Para quê irmos pressionar alto se não o sabemos fazer? Isso é dar trunfos ao adversário e dar o espaço para embalarem. Deixai os subir....
Quando conquistarmos a bola temos de aproveitar o contra-golpe e quando tivermos posse de bola saber tê-la e circulá-la com rapidez. Os lances de bola parada são impreterivelmente para serem bem marcados e sem inventos com rodeios e perdas de bola. Se JJ quer ter lances estudados mude o habitual neste jogo para surpreender.
Quanto á equipa a apresentar, julgo que na defesa teremos a nossa melhor, isto é, Rui Patrício, Piccini, Coates, Mathieu e Fábio Coentrão mas se algum dos laterais não puder jogar, na direita colocaria Ristovski e na esquerda o Bruno César. Poderia colocar o Acuna na lateral é verdade, mas isso tirar-nos-ia poder ofensivo que também não teremos com Bryan Ruiz.
Depois, no meio campo, colocaria o William Carvalho no comando das operações e Battaglia a seu lado mas com meras funções de impedir e fechar o ataque adversário. Quem constrói tem de ser o William que teria a meu ver também a colaboração de Bruno César/Bryan Ruiz que jogaria na posição 10. Na ala direita colocaria o Bruno Fernandes por muito que me custe e na ala esquerda o Acuna. Desta forma teríamos poder ofensivo que contaria com Bas Dost lá bem na frente.
Esta equipa garantia-nos mais posse de bola , mais poder de remate, mais poder nos cruzamentos e ao mesmo tempo, reacção no tempo de defesa. É no entanto um desperdício colocar o Bruno Fernandes na direita quando tão bem no centro e perto da área faz mas para mim seria mesmo este o melhor elemento para colocar na direita do nosso ataque na vez de Gelson Martins.
Esta portanto seria a equipa que eu faria entrar no Dragão para vencer o jogo.
Medo? Quem tem medo comprar um cão e como nós somos Leões não vejo onde possa estar o problema. É que todos caem um dia e acredito que á semelhança da Liga dos Campeões onde o FC Porto já caiu várias vezes, chegou a vez de caírem na Liga.

Se ainda não seguem AmorSporting podem começar desde já. Obrigado.
AmorSporting no Facebook(link)
AmorSporting no Twitter(link)

2 comentários :

  1. Parece mesmo que o Bas não vai a jogo. Acho que vamos ter uma equipa competitiva, mas no ataque, ou a sorte muda, por exemplo para o Doumbia, ou vamos ter dificuldade em marcar. Caso se proporcione eu mais tarde no jogo colocaria o Coates na frente... poder físico, faro de golo ... servido pelo B. Fernandes, Acuna e Ruiz (este em subida de forma) ... não sei não. SL.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se o Bas não jogar colocaria o Doumbia apesar de não estar a ser feliz. É no entanto a nossa melhor opção pois o Montero ainda vai demorar. E é o que dá escolher jogadores sem velocidade e não saber apostar no contra-ataque quando podemos. Só com bola no pé ou para a cabeça.

      Eliminar

Comente em AmorSporting: