quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

ALMA DE LEÃO

O golo de Mathieu aos 84´ fez com que o Sporting vencesse o V. Guimarães por, 1-0... jogo que lhe deu a liderança da Liga. Os Leões sofreram até tarde para marcar mas a equipa teve ALMA DE LEÃO e lutou pela vitória justa até não ter mais forças. Tal como eu tinha dito, se com os dois pontos que perdemos no jogo com o V. Setúbal se perdem campeonatos então é com golos destes, de Mathieu, que também os vencemos! Não podíamos ter falhado esta oportunidade de ouro.
Assim se fazem campeões! Esta oportunidade para passarmos a liderar a Liga isolados, se bem que á condição, não podia ser desperdiçada. E foi o que fizémos. Recebemos o V. Guimarães mais arrojado da temporada  vencemos...á justa.
Tal como eu dizia, os minhotos vieram fazer um jogo á semelhança de FC Porto e V. Setúbal mas ficaram com a mesma resposta que os outros-a derrota! Não era portanto dia para falhanços e foi Mathieu, quase a terminar a partida, que nos deu a liderança.Foi merecido!!
JJ voltou a mexer na lateral direita fazendo entrar Ristovski por Piccini e colando Bruno Fernandes na ala mas no resto foi quase fiel. Equipa: Rui Patrício, Ristovski, Coates, Mathieu, Coentrão, Battaglia, William, Rúben Ribeiro, Acuna, Bruno Fernandes e Bas Dost.
E iniciámos o jogo por cima mas aos poucos fomos perdendo velocidade/intensidade. O Vitória fechava bem os espaços e sem colocar o autocarro no jogo jogava no seu meio campo e conseguia sair em contra-golpe. Por vezes até criou perigo mas Rui Patrício fez uma ou duas defesas... no jogo todo.
Toada de jogo então clara e assumida pelo Sporting se bem que o nosso adversário nos pressiona-se bem e na nossa zona de construção de jogo, desde a defesa. Parece que pegou moda jogarem dessa forma!!
O Sporting ia portanto moendo a bola de um lado para o outro mas a nossa velocidade baixa de processos facilitava a estratégia vitoriana. As situações de perigo eram poucas e o tempo ia passando e os nervos ficavam á flor da pele(mais dos adeptos).
Sem Gélson está tudo mais difícil pois parece não haver substituto á altura e com Rúben Ribeiro é mais um jogador.... á JJ, sem velocidade mas como muito toque de bola. No entanto isso não nos tem dado mais do que tínhamos.
Ao intervalo o nulo marcava o marcador e deixava uma interrogação: será que não iriamos aproveitar esta oportunidade?
Pedia-se portanto...que o Sporting entrasse mais rápido e mais esclarecido no ataque e que remetesse o seu adversário contra as cordas, tal comno fez com o V. Setúbal na 2ª parte na final da Taça CTT. E isso aconteceu e lá apareceram as oportunidades mas sem antes que JJ mexesse na equipa...quanto a mim mal.
Saiu então ao intervalo Rúben Ribeiro e entrou para o seu lugar Montero que ou sou eu que vejo mal ou não pode com o rabo? Enfim, menos um em campo pois não era ele que estava na pré-época ou de férias? A sério que não percebi porque com uma equipa cansada mas com jogadores na pré-época no banco precisou de fazer substituições ao intervalo!!
Acontece que a fez mas não foi só. Bas Dost experimentou mas não conseguiu prosseguir em campo-para o seu lugar entrou Doumbia!
E poderíamos ter marcado logo..por Acuna mas este em posição frontal conseguiu acertar nas pernas adversarias. Depois e com Bruno Fernandes em destaque na direita e com Ristovski em bom plano lá surgiu a grande oportunidade para Doumbia que isolado falhou na cara de Douglas.
O Sporting dominava claramente e moía o seu jogo ora pela esquerda com Acuna e Fábio a combinarem bem , ora pela direita com Bruno Fernandes e Ristovski mas o golo ia tardando e os nervos cresciam.
O jogo era todo nosso e o Vitória lá ia conseguindo sair em contra golpe na maior parte das vezes por Raphinha mas tudo era sanado pelos nossos defesas.
Depois outra grande oportunidade para Bruno César que ao 2º poste acertou no respectivo. Que grande oportunidade! O Bruno tinha sido a ultima substituição do SCP e tinha entrado por Battaglia. Foi o tudo por tudo portanto. Com esta entrada o brasileiro ocupou a ala direita e o Bruno Fernandes finalmente foi para o meio para o lado de William.
E já quando já estávamos na recta final e já sem muitas forças eis que num livre na nossa esquerda Acuna cruza sozinho e Mathieu aplica-lhe o golpe fatal colocando-nos no topo da Liga.
Fez-se justiça no marcador embora não tenhamos feito um grande jogo. No entanto o SCP tem conseguido os seus intentos e é isso que mais interessa.
Somos pragmáticos, jogamos á italiana? Sim, é certo que esta equipa não costuma precisar de muitas oportunidades para marcar ontem isso aconteceu.
Melhor em campo: vou eleger o homem do golo pois é um defesa central de imensa categoria e que pega na equipa e leva-a para a frente quando ela mais precisa. Fez o golo mas lá atrás esteve muito bem..como é normal. No final mereceu aquele golo!
William também fez uma bela 2ª parte se bem que tem estado uns furos a baixo do normal e Fábio Coentrão também realizou uma boa exibição.
O nosso objectivo foi concretizado e estamos na liderança da Liga. Que mais queríamos? Jogar bem? Prefiro estar lá ...no trono!!

Se ainda não seguem AmorSporting podem começar desde já. Obrigado.
AmorSporting no Facebook(link)
AmorSporting no Twitter(link)

Sem comentários :

Enviar um comentário

Comente em AmorSporting: