domingo, 28 de janeiro de 2018

Sporting Clube de Portugal é Campeão de Inverno

O Sporting sagrou-se Campeão de Inverno ao derrotar o V. Setúbal nas grandes penalidades na final da Taça CTT, disputada em Braga. A partida foi bastante difícil e a nossa vitória justíssima foi super valorizada por um Vitória atrevido e que esteve a 10 minutos de nos enganar. Esta conquista também é conseguida com o VAR ao dispor do futebol nacional pois sem ele não teriam anulado o golo do FCP e a penalidade que nos deu o empate. Portanto, fica a certeza de que nesta competição houve finalmente Justiça Desportiva. E este esperemos que seja só o 1º objectivo concretizado! Parabéns!!
Começo pelo Vitória de José Couceiro que com esta atitude e estratégia certamente sairá do lugar em que está na Liga. Não tenho duvidas de que continuando neste trilho os sadinos serão uma equipa muito difícil de vencer como foram ontem.

José Couceiro montou uma boa estratégia que foi semelhante á do FC Porto na meia-final-pressão alta a dificultar  nossa construção de jogo, agressividade e bolas rápidas com o senão de que era Gonçalo Paciência quem segurava todo o jogo do Vitória em vez de bolas nas nossas costas. Esta estratégia resultou durante muito tempo e até não foi estranho que estes jogadores tenham aguentado tanto tempo naquele ritmo pois o SCP jogava a passo. Mas a estratégia resultou  sobretudo porque conseguiram impedir que William e o nosso meio campo pautasse o jogo. Depois, em velocidade, sem Gélson para esticar  jogo e com dois jogadores a menos em campo, Bryan e Montero (essa de colocar jogadores sem ritmo numa final tem muito que se diga) acabou por ser ainda mais difícil.
Portanto, parabéns a José Couceiro e aos sadinos que foram dignos e que montaram uma estratégia que ia resultando!
Agora o nosso Sporting.
Esta portanto era uma final e disputada com uma equipa bem mais fraca que nós mas finais são finais e já se sabe que os mais fracos se tentam transcender para bater nos grandes...sobretudo no Sporting! Aliás existe uma arrogância de parte de muitas equipas e jogadores que significa que não respeitam o Sporting como por exemplo Edinho que nos continua a provocar mas é aí que nós temos de ser mais inteligentes. É que JJ no Benfica não se preocupava com isso pois eram os DDT mas no Sporting tudo é diferente. Aqui para vencermos tem de ser contra tudo e contra todos!!
E eu foco este aspecto porquê? Porque nós temos de contar de que os outros vão fazer das tripas o coração para nos vencerem e ainda para mais com muita gentinha pronta para a ajudar e não podemos facilitar. Mas foi o que fizémos pois jogámos com dois jogadores a menos, Bryan e Montero, que se vê claramente que ainda não têm ritmo nem índices físicos capazes de suportar muitos minutos nas pernas e insistimos em jogar... parados. A corroborar o que digo, são as substituições e rectificações ao intervalo, ponto!
Equipa: Rui Patrício, Piccini, Coates, Mathieu, Coentrão, William, Bruno Fernandes, Rúben Ribeiro, Bryan Ruiz, Montero e Bas Dost.
Ora, todos esperávamos mexidas na equipa mas tal como eu disse não esperava estas até porque todos sabíamos que estes dois jogadores não estavam preparados. Todos excepto JJ que depois ao intervalo rectificou e bem a equipa.
Mas as mexidas comportaram ainda mais:
Na defesa e no eixo do meio campo já vimos que tudo se manteve mas nas alas ainda mudou Rúben Ribeiro que se colou na direita. Pois bem, como sabemos JJ prefere jogadores de enrola e não velozes e por isso Gélson é único no Sporting. O que acontece? Acontece que sem Gélson vamos ter falta de velocidade excepto se tivermos ...Podence mas como ele nem no banco estava ....seguiu outra solução que passou pelo Rúben. Depois e com esta mudança em vez se jogarmos pelo seguro ainda colocámos Montero, de fresco, na equipa. Resultado=muitas mexidas pouco acerto e muito sofrimento! Só podia correr mal!!
Ora, ao intervalo e com uma equipa a jogar mais do que outra e a conseguir fazer tudo o que queria era preciso ajustar e muito. Saíram Rúben Ribeiro e Bryan, entraram Acuna e Battaglia, Bruno Fernandes colou-se á direita, Bataglia juntou ao William, Acuna foi para a esquerda e o SCP começou a carregar e dominou a 2ª parte toda. Teve oportunidades e dominou! Mais tarde saiu, naturalmente, Montero e entrou Doumbia que nos deu outro poder de fogo na frente.
O Vitória foi todo remetido para o seu meio campo apesar de quando a bola chegava a Rui Patrício eles pressionarem alto e nos dificultarem mais a tarefa mas tirando uma ou outra situação e até com 1 golo sadino quase a surgir fomos donos e senhores da 2ª parte.
Acabámos então por marcar e empatar numa grande penalidade bem assinalada mas com recurso ao VAR, visto no monitor do árbitro e tudo, em que um sadino substituiu o seu Guarda-redes na linha de golo. Justo e não desperdiçado por Bas Dost que colocou justiça no resultado! Sem VAR mais uma vez teríamos saído prejudicados e era mais uma vitória moral!!
Mas não foi tudo e é claro que não gostei.
O Sporting deu mais ma vez uma parte de avanço ao seu adversário e este é um pormenor urgente a rever pois isso não pode acontecer sobre pena de nos irmos arrepender amargamente. Isto já se passa á largos jogos e com todos a ver mas a teimosia é mais forte não é? Pois..e o pior é que nem sempre será como nós queremos!
Pois bem na 1ª parte o Vitória marcou num bom lance de Gonçalo Paciência logo a abrir o jogo mas ainda poderia ter marcado por duas vezes, João Teixeira e Pinto..de cabeça (lance onde estava off-side) o que não pode acontecer. É que ultimamente temos dado muitas facilidades aos avançados adversários e ontem voltou a acontecer. Aliás paciência fez o que quis durante todo o jogo e isso não se percebe com Coates e Mathieu por perto. Mas não só: onde anda o nosso meio campo? Porque não damos pau como todos os outros (já que não há amarelos para ninguém) ,porque não somos mais agressivos e compactos na forma de defender? é que todos entram por ali dentro para causarem mossa aos nossos corações e é mais um aspecto a resolver porque com grandes equipa e nas finais estes pormenores podem ser cruciais.
Mas é claro que agora estamos todos contentes porque vencemos não é? Acontece que nem sempre quando se vence está tudo bem e esta é uma dessas situações. Não gostei portanto nada da nossa 1ª parte nem de muitos aspectos do nosso jogo. Por exemplo, como é possível que se percam algumas bolas ou até que ainda não saibamos marcar cantos nem livres a esta altura do campeonato. Mais: como é possível que não tenhamos um jogador como Gélson que estique o jogo e nos dê velocidade e que JJ coloque jogadores sem ritmo competitivo no 11 inicial? A sério que não percebo!!
No fim o empate sabia obviamente a pouco e injusto mas as penalidades já não assustavam. Tínhamos a experiência de dias anteriores e...Rui Patrício que acabou por não defender nenhum lance. Quem falhou e foi o único foi o jogador que cometeu a grande penalidade durante o jogo. Pesado para só um jogador mas o futebol é isto, bom para uns e mau para outros.
O Sporting venceu por 5-4 e é o Campeão de Inverno.
Como melhor em campo destacaria Mathieu. Este jogador é um senhor que limpa quase tudo ao seu redor. E não se resignou só a defender que faz muito bem. Na 2ª parte chegou a carregar a equipa em zonas ofensivas mostrando que tem muito carisma  qualidade. Nas penalidade não vacilou. Para mim foi claramente o melhor.
Depois ainda destacaria o Bruno Fernandes que embora não o goste de ver na direita deu outra forma de jogar á equipa sobretudo na 2ª parte. Foram dele quase as jogadas de maior perigo se bem que Acuna também tenha entrado bem no jogo.
No negativo continuo a dizer que Piccini não está no seu melhor e que William me parece lento e previsível.
Na nossa forma de jogar continuo sem perceber porque não pressionamos em cima o adversário desde o inicio do jogo e porque não jogamos sempre num ritmo elevado. Andamos a poupar esforços é?
A festa deve ser feita, é um troféu e uma conquista mas atenção, não é esta a nossa prioridade. Queremos mais pois isto é só um aperitivo e vencer faz parte do Sporting e destes jogadores. Merecemos todos mas bolas....sofrer tanto é que não s.f.f.
Allez Sporting.

Se ainda não seguem AmorSporting podem começar desde já. Obrigado.
AmorSporting no Facebook(link)
AmorSporting no Twitter(link)

Sem comentários :

Enviar um comentário

Comente em AmorSporting: