quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

SCP está na final da Taça da Liga

O Sporting está na Final da Taça da Liga ao derrotar o FC Porto por 4-3 nas grandes penalidades. No final do tempo regulamentar o empate a zero imperava e foi necessário esclarecer nas penalidades o que o ´Ferrari Vermelho` não deixou decidir durante os 90 minutos. Os Leões venceram contra tudo e contra todos e na Final voltam a encontrar o V. Setúbal. Sofremos mas valeu a pena.
Foi preciso sofrer mais uma vez para ver o Sporting chegar a uma final que depois do jogo posso dizer que estava destinada ao nosso adversário. Sim é que foi demais ver um Ferrari vermelho descaradamente inclinado para o outro lado. Danilo abraçou e derrubou Bas Dost dentro da área portista e ficou um cartão por mostrar (espero que agora FJM diga porque é que o Danilo não foi expulso tal como diz que deveria ter acontecido a Mathieu com o V. Setúbal!) e teve um critério disciplinar completamente errado para com as duas equipas. O FC Porto deu pau o jogo todo, fez uma penalidade, fez imensas faltas que nos prejudicaram a toda a linha, deixou o FC Porto abusar do contacto físico e mal mostrou cartões aos portistas. Desta forma vai ser mesmo difícil alguém derrotar o FC Porto!!
Pois bem, o SCP venceu e está na final da competição mas este jogo está recheado de casos e de erros e não só do srº árbitro. Mais uma vez se viu um JJ a errar nas substituições e a deixar a equipa sofrer sem necessidade. A sério que já chateia!!
Na equipa não mexeu: Rui Patrício; Piccini, Coates, Mathieu e Coentrão; William, Gelson, Bruno Fernandes e Acuña; Rúben Ribeiro e Bas Dost. Suplentes: Salin (GR), André Pinto, Bruno César, Ristovski, Battaglia, Bryan Ruiz e Montero.
Pois bem, o Sporting entrou melhor no jogo conseguindo colocar a bola jogavél e saindo da pressão do FC Porto e até poderia ter marcado cedo não fosse a equipa TODA de arbitragem fingido não ter visto uma penalidade clarissíma de Danilo sobre Bas Dost. Como é possível o VAR não ter marcado penalidade naquele lance?
O VAR não viu isto? O srº Artur Soares Dias não viu isto?
Ficou portanto por assinalar penalidade e mostrar no mínimo cartão amarelo a Danilo. Vou ficar á espera do esclarecimento de FJM!!
Mas isto foi aos 5´porque aos 13´ficou outro cartão amarelo por mostrar a Felipe que na mesma jogada em que o SCP inicia um contra ataque carrega por duas vezes consecutivas Gelson Martins. Ficou portanto outro cartão amarelo por mostrar que condicionava a forma de jogar do FC Porto e de Felipe que fez imensas faltas e não foi admoestado. Como é possível?
Depois Bruno Fernandes quase conseguia marcar mas um corte evitou males para o FC Porto. Coentrão foi á linha cruzar e Bruno ficou quase na cara de Casillas.
O Sporting tentava então impor o seu jogo e criar perigo e foi pela direita que o criou. Rúben Ribeiro entrou pela direita mas Soares em auxilio da sua defesa carregou-o á entrada da área portista. Mais um  cartão amarelo que ficou por mostrar e reparem que este cartão era importante porque passados uns minutos Soares tem uma conduta anti-desportiva chutando a bola para fora quando o árbitro já tinha apitado falta do próprio e mais uma vez o Ferrari vermelho nada mostrou!! Iamos então de perdão em perdão mas não o fez ao Sporting. Na 1ª oportunidade mostrou cartão, merecido, a William.
Mas o FC Porto tinha a sua lição bem estudada e num lance típico do seu futebol marcou por Soares. No entanto o golo é bem anulado pois este encontra-se adiantado em relação á nossa defesa quando lhe fazem o passe. Este lance é típico do FC Porto que gosta muito de colocar as bolas rápidas para os seus avançados e nas costas das defesas contrárias e neste caso, o SCP deixou que teve sorte em o VAR sancionar. Nem sei como conseguiram ver!!??
Ainda se lembram do cartão que Soares deveria ter apanhado á entrada da sua área? Pois bem , é passados uns minutos este atleta tem uma atitude anti-desportiva chutando a bola para fora do campo quando o árbitro já lhe tinha assinalado falta. Pois é, se Coentrão teria de ser expulso em Setúbal por conduta anti-desportiva porque não o deveria ter sido Soares? Também espero um esclarecimento de FJM!!
Aos 42´ Gelson Martins teve de sair pois a lesão contraída da parte posterior da coxa impedia-o de continuar mas esta contrariedade igualava a do FC Porto que aos 10´já tinha ficado sem Danilo que se lesionou sozinho.
Ao intervalo o resultado mostrava uma igualdade sem golos mas o SCP tinha estado ligeiramente melhor. Mais posse de bola, mais ataques, uma penalidade por marcar e um lance com boa oportunidade de Rúben Fernandes.
Porém o FC Porto ia começando a praticar o que mais sabe fazer que é contacto físico em exagero, muita agressividade e depois com bola a ser muito rápido nos ataques e isso veríamos mais ainda na 2ª parte.
Na 2ª parte o cariz do jogo mudou completamente, isto é, se o SCP tinha conseguido importunar o FC Porto na 1ª parte isso quase deixou de se ver pois JJ colocou Bruno Fernandes na direita. Ora isso deixou-nos sem criatividade e sem velocidade no ataque mas que eu saiba não fui eu que desenhei uma equipa de malabaristas mas sem velocidade. Na minha perspectiva teria colocado antes o Rúben Ribeiro na direita pois é mais extremo mas...foi o que vimos.
E logo a abrir a 2ª parte duas boas oportunidades para os portistas. Marega ameaçava marcar pois era a unidade mais perigosa dos azuis e brancos.
O FCP vinha do balneário muito pressionante sobre a nossa saída de bola e o SCP teve mais dificuldades que nunca para conseguir sair....aliás quase nunca o conseguiu fazer. O FCP tinha entrado mesmo muito forte!
No entanto também o que acontecia era que o srº árbitro sabia bem o que fazia. Aos portistas deixava abusar do contacto físico mas aos Leões eram proibidas jogadas duras, ou seja, quando conseguíamos sair era falta e quando originávamos contacto era também falta.
Fomos então fechados no nosso meio campo e com JJ sem mexer na equipa a coisa ameaçava piorar.
Aos 50´ mais um cartão perdoado ao FC Porto, desta vez a Oliver que dá uma cotovelada em Battaglia. Tudo era quase permitido fazer e perdoado ao FC Porto.
Acontece que ao Sporting não. Piccini agarrou um adversário em lance precedido de falta portista e viu naturalmente amarelo. Mas para vermos o critério do srº árbitro em lance idêntico ao de Felipe em que nada marcou desta vez não perdoou a Oliver. Então em que ficamos srº árbitro? Já para não falar de que era o 2º cartão a Oliver. Pois é!! Portanto , 1º amarelo para o FCP aos 53´de jogo. Que vergonha de critério disciplinar!!
O Sporting estava nas covas e o FC Porto ganhava os duelos todos e não nos deixava sair do nosso meio campo sempre pressionando muito e impondo um ritmo forte. No entanto foi o Sporting que criou uma excelente oportunidade por Coates. Coentrão criou da esquerda e o uruguaio cabeceou ao poste tendo a bola caprichosamente sobrado para as mãos de Casillas. Que sorte para o FC Porto!!
O problema era que o Sporting defendia muito bem. No sentido contrário,  só criava perigo quando o Bruno Fernandes saia da direita mas.... JJ não via isso.
Entretanto aos 73´ Aboubakar que tinha entrado por Soares e devido a uma perda nossa de bola tenta um chapéu a Rui Patrício mas não sai bem e Ricardo numa arrancada desde a sua defesa até á nossa área rematou á figura. Mas não há ninguém que dê um encontrão ao adversário?
Era mau demais e com JJ a dormir na formatura.
O Sporting precisava então de mexer na equipa mas nada, zero, bola e foi Coentrão que ainda veria amarelo por impedir e bem, Marega de se isolar. Na confusão Marega apertou o pescoço a Coentrão para ver se conseguia expulsá-lo mas viu também amarelo. Aliás, este jogador tentou várias vezes expulsar Coentrão simulando faltas atrás de faltas mas não o conseguiu.
E finalmente...ou não, JJ mexeu duas vezes na equipa: Bryan entrou por Acuna que esteve apagadissímo e ficou na mesma posição e Montero que entrou para avançado substituiu Rúben Ribeiro. Era um refrescar da equipa e com isso até pressionamos um pouco mas era o FC Porto que criava mais perigo.
Waris recente chegado ao FC Porto ainda entrou para o ataque azul e branco mas foi Marega que quase quase no final nos dava uma tristeza com um remate perigoso que saiu a rasar o poste da nossa baliza. Foi a ultima oportunidade do jogo.
Com isto chegaram as grandes penalidades e o derradeiro sofrimento que passou a ser das duas partes.

Telles marcou 1-0 para o FC Porto.
Dost empatou 1-1.

Marcano marcou 2-1
Bruno Fernandes empatou 2-2.

Rui Patrício defende penalidade de Herrera.
Mathieu adiantou o SCP, 2-3
Waris marcou 3-3
Casillas defende remate de Coates, 3-3

Patrício defende penaltie de Aboubakar, 3-3
Aqui, se o Sporting marcasse estaria na final da Taça da Liga mas William Carvalho também falhou, 3-3

Brahimi atirou ao poste, 3-3
Bryan Ruiz desta vez não falhou e o Sporting venceu por, 3-4.
Ora, o Sporting também é um justo vencedor pois um jogo não é só marcar golos mas também conseguir evitá-los. No entanto tivémos boas oportunidades e a melhor do jogo e ainda nos foi roubado uma penalidade.
Acho que fomos muito permeáveis e com menos uma unidade no meio campo e com aquela agressividade dos portistas e com o arbitro a deixar nos vimos em apuros nomeadamente na 2ª parte. mais uma vez JJ não abdica dos seus principio de jogo e com esta pressão alta que já nos fizeram na Luz tivémos muitas dificuldades em sair do nosso meio campo.
Depois também acho que Bruno Fernandes não deveria ter sido encostado á direita e sim Rúben Ribeiro que apesar de não ter velocidade nos poderia ter dado outra posse de bola na 2ª parte mas JJ é que sabe. Na minha opinião falta-nos um jogador para substitui o Gélson mas parece que ninguém vê isso.
Podence não foi convocado, Doumbia nem no banco esteve(espero que não esteja de saída do SCP) , Bruno César não saiu do banco e Montero não me parece ser ainda boa solução.
Não gosto desta forma de jogar do SCP que não sabe pressionar alto e que se eclipsa do jogo durante muito tempo. O nosso ataque não tem velocidade e o que nos safa é sabermos defender muito bem.
Gostei muito de Coentrão outra vez mas Bruno Fernandes , Coates e Mathieu e claro...Rui Patrício(pelas penalidades) também foram enormes. De quem voltei anão gostar foi de Acuna e Piccini que parecem estar a baixar de produção.
Sábado há mais e espero que vençamos o V. Setúbal.

Se ainda não seguem AmorSporting podem começar desde já. Obrigado.
AmorSporting no Facebook(link)
AmorSporting no Twitter(link)

Sem comentários :

Enviar um comentário

Comente em AmorSporting: