quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Resultado melhor que exibição. Estamos na luta!!

O Sporting foi ao Estádio da Luz e deixou-se empatar no ultimo minuto do encontro e numa grande penalidade que poderia ter sido evitada. O rival jogou melhor é certo, o Sporting voltou a jogar mal contra outro ´grande` mas também voltou a não perder e a manter-se na luta pelo titulo. Gelson marcou numa das nossas oportunidades e Jonas empatou no final. Como diz JJ, nós estamos na luta pelo titulo e....o Benfica?

O jogo prometia espectáculo até porque o Benfica estava mais pressionado que nunca para vencer correndo o risco de se atrasar na luta pelo titulo e á hora do Derbi o FCP já tinha mais três pontos. Portanto adivinhava-se um Benfica pressionante e a não deixar jogar o SCP mas faltava saber o que faria o Sporting.
E cedo vimos que o SCP não estava nos seus dias pois deixou jogar demasiado o adversário e ainda por cima deu espaços como eu nunca imaginei que fosse dar. Mérito do Benfica? É lógico que tem algum mas quem já viu jogar esta equipa com colossos do futebol mundial e perdendo só no final também tem de ficar a pensar que algo não esteve como nós bem queríamos.
Mas apesar de se ter visto logo o sentido de jogo os Leões marcaram por Gelson numa jogada de insistência pelo nosso lado esquerdo. Bruno Fernandes á entrada da área trocou a bola com Coentrão que cruzou e beneficiando de um ressalto Gelson fez de cabeça o golo leonino. Estavam decorridos 19´ de jogo e pensou-se que este golo desinibisse a equipa mas isso não se verificou.
O Benfica veio então para a frente, pressionando o meio campo e defesa do Sporting conseguindo recuperar muitas bolas e começou a criar perigo.
Acredito é que o SCP os deixou jogar por onde queria mas que não se pense que por Rui Patrício não ter feito defesas apertadas que eles não causaram perigo na mesma. Foi até em alguns momentos sufocante a pressão do Benfica que no entanto fomos sempre capazes de sacudir. Pareceu por vezes que tanto o cântaro iria á fonte que acabaria por partir e isso mais uma vez aconteceu mas já lá vamos.
Jorge Jesus não inventou e colocou o mesmo 11 do jogo com o Belenenses que curiosamente também já tinha jogado mal: Rui Patrício, Piccini, Coates, Mathieu, Coentrão, William, Battaglia, Gelson, Acuna, Bruno Fernandes e Bas Dost.
E o jogo foi-se desenrolando quase todo do lado do campo leonino pois a equipa desceu linhas e como sempre defendia bem. Acho que a equipa sabe disso e fia-se que não vai sofrer e no meu entender aqui está um dos nossos erros por mim já apontados. Nestes casos temos falta de ambição pois ao marcarmos um 2º golo matamos os jogos mas não, jogamos sempre tão á defesa que nem do meio campo passamos.
E foi isso que aconteceu. Avolumámos erros atrás de erros começando na pressão que não soubemos fazer junto da defesa do Benfica. Depois abrimos espaço no meio campo onde já tínhamos menos um jogador(eu falei nisso aqui) e o Benfica caiu-nos em cima. E meus amigos estivemos nisto até aos 75´ que foi quando fizemos a nossa 1ª substituição. Sim, foi depois das substituições que sofremos o golo mas também não desperdiçámos tempo para acabar com o jogo? Neste caso nós temos um treinador que joga sempre á defesa - é medroso ou demasiado calculista?
A ajudar á minha análise está também o que fizémos na 1ª parte em contraste com o que não fizémos na 2ª. Na 1ª parte foi onde criámos mais duas boas situações de golo, num remate de Acuna e numa jogada de Gelson que isolado poderia ter terminado com a história do jogo. Isto para dizer que na etapa inicial fizemos mais do que na 2ª parte e que isso confirma a descida de linhas e no que o treinador pensou - defender.
Na 2ª parte foi mais do mesmo apesar de se pensar que o SCP iria acertar marcações, ter mais bola e criar mais perigo. O Benfica porém voltou a carregar e perante o desacerto ofensivo teve que apostar numa estratégia mais arrojada. Rui Vitória logo a abrir a 2ª parte tirou um médio, Pizzi, e colocou um avançado, Gimenez , e passaria a jogar em 4-4-2.
O que o pensei então eu? Se com 5 elementos no meio campo o Benfica mandava no jogo então com 4 equilibraríamos a contenda! Porém nada disso aconteceu porque JJ não mexeu na equipa. Simplesmente deixou desenrolar o jogo que desde o nosso 1º golo não conseguia fazer nada de jeito. Mas mais, o Benfica como não marcava voltou a mexer e a arriscar mais. Aos 70´ refrescou aala com Rafa e tirou outro 1 médio, Fejsa. Almeida foi para o meio e Salvio ocupou com Rafa a ala direita. O que fez JJ? Nada, zero, bola. Deixou o Benfica atacar como quis e o golo ía-se adiando.
E quantas vezes é que já vimos JJ atrasar-se nas substituições esta época' Pois bem, o SCP não tinha bola pois ´dava-a` ao Benfica e era preciso corrigir a equipa e foi só aos 78´ que tirou Acuna e colocou Bruno César. Obviamente que este jogador já não poderia fazer muito e o que se pedia era ainda que aguentasse mais a bola, ou seja, que não jogássemos para a frente, ou seja, que defendêssemos o resultado que era a nossa vitória.
Mas claro que a toda não se mudou e o Benfica ainda iria arriscar mais: saiu um defesa central, Ruben Dias, e colocou um médio, João Carvalho. O que fez então JJ? Em vez de apostar em Podende ou até Doumbia para esticar o nosso jogo para também desta forma termos bola preferiu congelar ainda mais o jogo, tirou Gelson e colocou Bryan Ruiz.
Já perceberam então quando digo que temos falta de ambição nestes jogos? Estamos a vencer e colocamos só defesas e médios para termos mais bola e não sofrermos golos? Ou apostamos em marcar outro quando o adversário está todo em cima de nós e descura as suas defesas? Eu prefiro a 2ª opção e olhem que pela 1ª temos nos saído mal. Mas isso é como tudo, são preferências e neste caso as de Jorge Jesus que eu respeito pois também são certas e é ele o treinador, ponto!
Com isto tudo o Benfica conseguiu chegar ao empate mesmo no cair do pano em que Battaglia coloca a mão na bola e no meu ver faz penalidade escusada. No entanto são decisões em milésimos de segundo e o adversário aproveitou para desta vez não falhar.
O rival empatou e quase quase no final da partida poderia ter chegado á vitória mas um corte providencial deixou tudo numa igualdade a uma bola.
Melhor do Sporting? Sinceramente num jogo destes só o posso dar essa distinção á defesa do SCP. No entanto temos que rever alguns detalhes pois perder bolas quando o que se pede é um alivio para longe não pode acontecer.
Moral da história: o Sporting jogou mal, conseguiu no entanto marcar numa rara oportunidade que teve mas um empate em casa do rival e adversário directo não é mau e deixa-os mais atrasados na luta pelo titulo. Este empate no ultimo minuto é frustrante mas também temos que ver que o Benfica teve várias oportunidades de golo e muito mais caudal de jogo que o SCP. Penso que não haverá nenhum sportinguista triste com este resultado que nos deixa na luta por todos os nossos objectivos mas sinceramente depois de ver este mesmo 11 a fazer duas más exibições alguma mudança terá de ser feita!
Continuo a acreditar nesta equipa e é nisso que todos os sportinguistas devem acreditar pois temos uma 2ª volta inteira pela frente e ainda outras competições para conquistar. Esta equipa precisa do nosso apoio e é isso que vamos dar pois de qualquer forma não perdemos e só dependemos de nós próprios para sermos campeões.
A terminar só dizer que é uma vergonha a realização da BTV que mais uma vez tentou condicionar o VAR. Passaram o jogo a pedir penalidades que o VAR não confirmou e aqui vemos a hipocrisia lampiã: quando lhes é a favor não dizem nada e contra o Sporting já dizem que o VAR falhou?

Se ainda não seguem AmorSporting podem começar desde já. Obrigado.
AmorSporting no Facebook(link)
AmorSporting no Twitter(link)

Sem comentários :

Enviar um comentário

Comente em AmorSporting: