quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Já que se fala nisso, o que é a ´chico espertice`?

Aproveitando a ´deixa` ou ´gracinha` de JFM que chamou a Nelson Pereira ´chico esperto` falemos então do que isso significa no futebol em particular no nosso. É que em Portugal mas não só, o futebol não é só jogado dentro das 4 linhas. Existem todas umas manhas que os treinadores incutem nas suas equipas e nos seus jogadores para se ter um certo avanço sobre os outros..um pouco como os ´emails`, ´Vouchers` e fruta e leitinho mas estes, manhas utilizadas fora de campo.

Acham então bem os comentadores da Antena 1 que Nuno Almeida, o ´Ferrari Vermelho` realizou uma arbitragem positiva! Pois bem....então vejamos:
Para mim chico espertice é o que o FC Porto passa o jogo todo a fazer, isto é, abusa das faltas a toda a largura do campo travando o jogo contrário e se o árbitro não marca nem admoesta os jogadores com cartões vamos ter um jogo com 53 faltas como tivemos ontem. Mas nem é só por isso que diga-se a verdade o SCP também faz muita falta.
O que eu quero dizer é que as faltas são feitas deforma diferente. O FC Porto não deixa a outra equipa respirar em virar-se para si. Será então isto só ´pressing'? Nada disso, o que os portistas fazem e assim se os árbitros deixarem ninguém os vai derrotar é simplesmente abusarem do contacto físico que se traduz em duas vantagens, uma é recuperarem mais rapidamente a bola e outra é..os seus jogadores andarem livres e leves durante todo o jogo...isto é , serem estarem condicionados por um cartão amarelo.
Ora, e estas duas situações vimos muito ontem durante o jogo. Por exemplo, logo nos minutos iniciais Felipe dá duas sarrafadas a Gelson Martins que se virou e partia em contra-golpe. O que fez Nuno Almeida? Marcou falta mas não mostrou cartão num lance que diz que o tem de fazer. O que aconteceu depois foi ver Felipe fazer mais faltas porque sabia que ainda o podia fazer. E quem diz Felipe diz, Oliver e outros...não foi Ferrari? Sobre esta matéria já tínhamos falado muito a quando do Sporting-Benfica há dois anos em que Renato Sanchez abusou das faltas e duras e só levou amarelo..imagine-se...aos 83 minutos de jogo. Lembram-se então quem era o árbitro? Era sim o Var de ontem...Artur Soares Dias.Enfim...
Quanto a um exemplo da recuperação de bola rápida que lançam rápidos contra-golpes foi o cartão mostrado a Piccini. Sofremos falta e Piccini vê-se obrigado a agarrar a camisola de um portista e assim viu o amarelo.
Agressividade sim mas para além das leias não!
Mas foi uma constante vista ontem na pedreira e eu repito, enquanto isto for permitido ao FCP ninguém lhes vai ganhar porque simplesmente isto para mim é DAR PAU!! Foi Felipe, foi Oliver, Foi Soares que parecia um cão raivoso e já lá vamos ás famosas condutas-antidesportivas, foi Marega, foi Ricardo, enfim....quase uma equipa inteira.
Mas atenção, eu não digo que o FC Porto não está bem orientado, bem distribuído em campo e com uma estratégia ambiciosa mas há uma lei que tem de ser garantida para bem de todos. E isso não se viu!
Mais.
O que dizer então de uma cotovelada de Oliver a Battaglia? O VAR não é para situações destas de agressões? E o agarrarão de Marega ao pescoço de Coentrão que já tinha amarelo (na origem desse lance) e que só deu amarelo ao portista(e já vamos ver o que pretendia Marega) ou até outra chapada de Alex Telles a Gélson Martins?
Todos lances difíceis não é? Sim, mas sobretudo são dificeis de ajuizar contra o Sporting porque quando somos nós a fazê-las não há perdões e os cartões saem á primeira Que o diga William ue levou cartão á 1ª ..no entanto merecido!
Pois é, acontece que depois de tudo somado temos faltas que não deixam jogar a outra equipa e que assim facilitam a estratégia do FC Porto isto já para não dizer que são além regras do futebol.
Mas continuemos.
Então porque é que o Marega naquele lance agarra o pescoço de Marega? Foi lance de puro carinho para com o sportinguista? Nada disso amigos, o que o portista queria era expulsar Coentrão que quer fazer parecer ferver em pouca água. Lembram-se das cartolinas na Luz e das cadeiras em Guimarães? Pois eram todas para Coentrão pois é um jogador de paixão e vai á luta em todas e então há que carregar em cima deste aspecto não é...Sérgio Conceição, não é Marega? E atenção Marega ainda se fez a muitas outras faltas para conseguir o mesmo efeito...no entanto sem efeito prático. Se isto não é chico espertice é então o quê?
Portanto no futebol há muita chico espertice mas isto ainda não terminou.
Soares, por exemplo, que parecia um cão raivoso, sabe-se lá porquê(efeitos de quê?) deveria ter sido também carregado de cartões muito antes de sair ...substituído. Primeiro porque carregou Rúben Ribeiro quando este entrava na grande área portista e num lance perigoso mas Nuno Almeida perdoou e depois porque chutou a bola para fora de campo quando o jogo já estava parado inclusive por uma falta cometida pelo mesmo. Não será então isto que FJM queria dizer como falta anti-desportiva ou será que só contam os murros nos bancos de suplentes? Qual a mais grave então? Qual dos dois jogadores estavam em campo?
Como podemos ver este árbitro fez então o mesmo que Artur Soares Dias fez em Alvalade há dois anos, deixou dar pau, foi dando perdões atrás de perdões e o nosso adversário sentiu que podia fazer sempre o que pudesse. Assim foi com Renato Sanchez, Jardel, Eliseu, Samaris, e ontem com Felipe, Marega, Ricardo, Sérgio Oliveira, Herrera, etc, etc, etc.
É isto então que os senhores da Antena 1 dizem ter sido uma boa arbitragem e isto já sem falar da penalidade para o SCP não assinalada mas mais que clara no VAR?
Depois disto e muito mais, há portanto duas hipóteses, ou o Sporting faz o mesmo ou então os árbitros abrem a pestana. Ma como para mim estes árbitros nunca vão abrir a pestana então temso que dar pau ou fazer o mesmo tipo de faltas que os outros fazem e lhes é permitido!!
Nós não podemos é ver jogadores a entrar por ali a dentro com a bola dominada e ninguém dar um encontrão nem uma pantufada para irem ao chão!! Isso não pode acontecer de jeito nenhum mas parece que não se pode tocar em ninguém.
Não sejam anjinhos, se os outros o fazem nós também o podemos fazer!!

Se ainda não seguem AmorSporting podem começar desde já. Obrigado.
AmorSporting no Facebook(link)
AmorSporting no Twitter(link)

1 comentário :

Comente em AmorSporting: