terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Derbi: pressão toda do lado benfiquista

Depois de ultrapassada a época de festas penso que é mais tempo de olhar para a frente e não para trás. É claro que agrada-me dizer que em 16/17 o Sporting conquistou muitos campeonatos em várias modalidades inclusive um titulo Europeu mas o objectivo terá de ser conquistar-mos sempre mais e é portanto nesse prisma que temos de encarar  2018 e sem descanso. Venha então o Derbi e mais jogos que é o que o povo gosta mas no derbi a pressão está toda do lado encarnado. A derrota benfiquista exclui-os de todos os objectivos de 17/18. Quanto á nossa vitória será o reforçar da candidatura ao titulo e iniciar 2018 a todo o gás.Vejamos alguns pontos de interesse deste derbi.

É óbvio que todos gostamos de exaltar os feitos passados até porque há uns anos o SCP tinha uma situação e hoje tem uma outra completamente diferente. Penso também que nenhum sportinguista que  se preze e seja justo não poderá dizer o contrário mas no entanto sabemos que eles existem e têm todo o direito de pensar o que quiserem. Mal era se não o pudessem fazer.
Mas dizia eu que todos nós gostamos de gritar que somos campeões e tal, falta o futebol, mas  mais importante é trabalharmos em voltarmos a sê-lo. Em 16/17 gritámos esse cântico por muitas vezes tornando uma época maravilhosa mas já estamos a meio de 17/18 e é por aí que agora nos devemos concentrar.
Então nesta época e a meio caminho podemos ver que mais uma vez estamos bem lançados e em diversas modalidades mas o futebol é o que nos dá mais brilho nos olhos sendo no entanto a modalidade que mais nos tem falhado. Porém, acontece que no futebol tudo é diferente e sendo o desporto que dá mais visibilidade há que contra com as outras estratégias, boas ou más, e que têm-se sobreposto. É portanto este panorama que queremos mudar formando uma bela equipa de futebol e que seja capaz de devolver o ceptro para Alvalade mas mais do que isso se coloque o Sporting finalmente no local que ele merece - no topo de tudo, de todos os campeonatos!
Portanto 2018 não está para molezas e seria muito bom entrar com o pé direito vencendo já o derbi na Luz sendo que se isso acontecer saímos reforçados na luta pelo titulo e afastamos o nosso rival para 6 pontos de diferença. No pior dos casos o rival fica com os mesmos pontos que nós e muito provavelmente o FC Porto isola-se outra vez na frente da Liga. Não seria uma catástrofe e volto a dizê-lo: não me importo de perder todos os derbis se no fim formos campeões!
O que esperar então do derbi de amanhã?
Na minha opinião e sendo que derbi é derbi não interessará muito ver quem está melhor ou pior pois já vimos em outras ocasiões que até quem está a jogar pior acaba por vencer. Para mim o SCP está melhor sendo que o Benfica recuperou uns pontos na Liga e está na luta e recebendo-nos na sua casa quererá chegar-se anda mais á frente.
No entanto e pelo que tenho visto a equipa que apresenta melhor dinâmica é mesmo a nossa que também quererá chegar a casa do rival e colocá-los mais para trás e muito possivelmente arredá-los do titulo nacional e consequentemente fora de todas as competições. A pressão está portanto toda do lado benfiquista.
No entanto há vários pormenores a ter em conta.
Rui Vitória fez descansar quase toda a sua equipa titular no jogo da taça CTT em Setúbal o que poderá deixar alguns jogadores sem ritmo competitivo depois de muitos dias sem competirem. Vejamos:
O Benfica jogou com o Portimonense no dia 20/12 com o Portimonense e empatando 2-2 sendo que dessa equipa jogaram os seguintes jogadores: Mile Svilar, André Almeida, Lisandro López, Rúben Dias, Álex Grimaldo, Andreas Samaris, Pizzi, Filip Krovinovic, Andrija Zivkovic, Toto Salvio e Jonas. Ou seja , desta equipa podemos dizer que 7 serão titulares : André Almeida, Lisandro López, Grimaldo, Pizzi, Krovinovic, Salvio e Jonas e que não tendo voltado a jogar em Setúbal no dia 29/12 chegarão a este jogo com 13 dias de descanso.
Equipa do SLB frente ao V. Setúbal no dia 29/12: Mile Svilar, Douglas, Lisandro López, Rúben Dias, Eliseu, Filipe Augusto, Andreas Samaris, João Carvalho, Andrija Zivkovic, Haris Seferovic e Rafa Silva.
Em conclusão, vemos que Rui Vitória preferiu dar muitos dias de descanso aos seus quase todos titulares mas sabendo que corre o risco destas férias lhes tirarem ritmo de competição.
Quanto ao Sporting fez tudo de forma diferente. Vejamos:
Equipa frente ao União da Madeira a 20/12: Salin, Cristiano Piccini, Sebastián Coates, Jérémy Mathieu, William Carvalho, Bryan Ruiz, Gelson Martins, Daniel Podence, Seydou Doumbia, Marcos Acuña e Bruno César.
Equipa frente ao Belenenses a 29/12: Rui Patrício, Cristiano Piccini, Sebastián Coates, Jérémy Mathieu, Fábio Coentrão, William Carvalho, Bruno Fernandes, Rodrigo Battaglia, Daniel Podence, Bas Dost e Marcos Acuña.
Conclusão: JJ no dia 29/12 fez alinhar a sua equipa tipo ou seja, estes jogares e como ele próprio o disse recuperaram ritmo competitivo neste jogo e mesmo assim terão 5 dias de descanso entre Belém e Luz.
Com isto não significa que o SCP vá vencer o jogo mas certamente em alguns momentos do jogo teremos mais fôlego ou quem sabe mais capacidade para pressionar e encostar o adversário ás cordas.
Também não será só este pormenor a ter em conta mas este certamente é muito importante. O outro é a forma dos intervenientes/equipa e aqui penso que o SCP estará um pouco melhor que o nosso adversário. Apesar do Benfica ter vencido 1-5 em Tondela não significa nada pois o mais importante é que estes têm sofrido golos há 6 jogos consecutivos e nos dois últimos sofreram 4.
Últimos resultados:
Podemos ver que o Benfica em Dezembro marcou 14 golos , 5 deles só num jogo, e sofreu 11 golos ...o que não é normal num boa defesa. É claro que aquele jogo em Setúbal e com uma equipa secundária não diz nada mas sofrer dois golos em casa com o Portimonense ou sofrer 3 com o Rio Ave já diz muito da fragilidade defensiva encarnada. Seja em 4-3-3 ou em 4-4-2 o Benfica está mais permeável na defesa e é um ponto a nosso favor. O Benfica venceu 2  jogos em 7 (empatou 3 e perdeu 2).
Vejamos o Sporting no mês de Dezembro:
O SCP em 7 jogos venceu 6 e perdeu 1 ...em Barcelona. Marcou ao todo 17 golos e sofreu apenas..4 golos o que demonstra a boa forma da nossa defesa. Por isso digo que a nossa boa forma e dinâmica amanhã poderá estar em evidência.
Há depois quem diga que em 4-3-3 se terá mais meio campo e que terá mais posse de bola e que poderá ser esse o principal factor de desequilibro do derbi. É óbvio que este dado poderá ser importante e quiçá decisivo mas JJ não é tontinho e o nosso 2º avançado estará mais recuado para equilibrar as coisas.
O que eu acho que irá acontecer é um Sporting pressionante para dificultar a saída de bola do Benfica que é sem duvidas mais fraca que a nossa. O Benfica penso que também fará o mesmo mas aqui ou o SCP arrisca e ...ou terá consequente  mais posse de bola e mais espaço para jogar ou poderá perder a bola em zonas recuadas e sair mal da situação. Se não arriscar, muito provavelmente será bola longa de Rui Patrício para o meio campo e as 2ªs bolas tornam-se importantes para o desenrolar do jogo pois quem a tiver será mais dono do jogo e aqui sabemos que nós gostamos de ter ...muita.
Outro pormenor serão as bolas paradas.
Sabemos que o SCP tem torres capazes de desequilibrar isto se os lances lá chegarem mas no Benfica Luisão não joga e este é a maior referência no jogo aéreo benfiquista. Mais um ponto a nosso favor.
Mas meus amigos berbi é derbi e por muitos pontos fracos e fortes que se vejam de uma equipa e de outra na hora, quando estiverem a pisar o relvado as coisas poderão ser outras e aqui entram outros factores a ter também em conta. Nem sempre a estratégia de um treinador sai bem e da melhor forma e um golo no 1º minuto ou uma mão na bola dentro da área ,por exemplo, muda tudo num ápice e é preciso passar-se ao plano B.
Quanto á nossa equipa eu escolheria os seguintes jogadores: Rui Patrício, Piccini, Coates, Mathieu e Coentrão, William, Bruno Fernandes, Gelson e Acuna, Bruno César e Bas Dost.
Escolheria portanto o Bruno César para jogar a 10 pois sabe mais que Podence e poderia dar mais ajuda o nosso meio campo para equilibrar o 4-3-3 adversário. Com Bruno César no eixo e com mais bola poderíamos explorar mais o nosso jogo que é ter bola e explorar o jogo interior. Desta forma não só conseguiríamos ter mais bola como forçaríamos o Benfica a jogar mais em transições. De qualquer forma é um risco mas penso que quando é para uma equipa também o é para a outra!
O SCP certamente irá apostar em dar oportunidades a Bas Dost para marcar mas também apostaria nas bolas paradas e nos remates defora da área por Bruno Fernandes, Acuna e Bruno César. Não acredito que tenhamos espaço para rematar á baliza mas com executantes como os nossos é de aproveitar qualquer chance. Também quem poderá fazer a diferença no jogo é Gelson que com Grimaldo pela frente poderá ser um dos nossos melhores trunfos do jogo.
Quanto á equipa benfiquista acredito que será a seguinte: Varela, A. Almeida, Jardel, Lisandro Lopez e Grimaldo, Fejsa, Pizzi e Krovinovi, Salvio, Jonas e Zivkovic(Cervi).
Os pontos fortes desta equipa são Salvio, Pizzi e Jonas que podem resolver o jogo a qualquer momento. Acho que não são muitos os pontos fortes desta equipa mas Benfica é forte na mesma. Mesmo não estando em bom momento Pizzi com espaço pode colocar a bola nas costas da nossa defesa e ai Jonas costuma ser muito perigoso. A estes dois não poderão dar qualquer espaço.
Acredito portanto numa vitória do SCP se a nossa equipa conseguir fazer o seu jogo. Será contrariada é certo mas acredito que estamos mais fortes, mais motivados e muito menos pressionados pois uma derrota caseira tirará practicamente o Benfica de todos os objectivos da temporada e a começar assim o ano seria menos um candidato ao titulo. 
Vamos como é habitual para vencer e só os três pontos nos interessam mas como dizia o outro, prognósticos só no final do jogo.
Força Sporting!!

Se ainda não seguem AmorSporting podem começar desde já. Obrigado.
AmorSporting no Facebook(link)
AmorSporting no Twitter(link)

Sem comentários :

Enviar um comentário

Comente em AmorSporting: