sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Deixá-los por.... terra !

O Sporting defronta amanhã o V. Setúbal na final da Taça da Liga, competição que nunca venceu e na qual foi o primeiro finalista mas vencido precisamente pelos sadinos. Assim sendo e também não esquecendo Lucílio Baptista e a ´derrota` da semana passada para a Liga, enfrentará a nossa equipa fantasmas e traumas passados? O que esperar da nossa equipa e como a colocaríamos a jogar?
Pois bem, parece que o destino preparou a ´coisa` para que acertássemos contas passadas e presentes.
Há uns anos, quando esta competição foi erigida perdemos na final com o Vitória quando todos esperavam que a vencêssemos. Depois mais tarde perdemos outra final com o Benfica devido ao srº Lucílio Baptista que ofereceu de bandeja aos lampiões o troféu mas eis que depois de vários anos a rogar pragas a esta competição surgimos em outra final.
E as finais são para se vencerem.
Chega portanto de rogar pragas e de deixar esta competição para outros pois é tempo de nos chegarmos á frente.
Amanhã é o dia, o nosso dia! Que não restem duvidas de que lá estaremos na Pedreira para vencer mas para não sofrer...tanto! Na semana passada fomos derrotados no ultimo suspiro do jogo e num pontapé para a frente mas esperemos que tenhamos aprendido a dura lição que o futebol nos deu! O futebol é mesmo cruel!
Assim, penso que não devemos dar espaço algum aos sadinos como fizemos na 1ª parte em Setúbal.
Fazendo ou não alguma rotação, é normal que a façamos (já lá vamos) eu apostaria em Podence para a ala direita. É que agora com Montero e Rúben Ribeiro podíamos ter Podence na sombra de Gélson Martins que já se sabe não poderá jogar durante uns dias. É que Podende é extremo de raiz, é rápido,  cruza bem, já conhece os processos da equipa e tem boa capacidade de pressão. 
No entanto não era a única alteração que eu faria. Penso que Ristovski poderá render Piccini na direita até porque o italiano não está no seu melhor. No resto deixaria tudo igual: Rui Patrício, Ristovski, Coates, Mathieu, Fábio Coentrão, William, Bruno Fernandes, Podence, Acuna, Rúben e Bas Dost.
Na defesa, como vimos, só mudaria o lateral direito, no meio campo deixaria o Bruno Fernandes ao lado de William pois é um jogo para atacarmos mais, na esquerda deixaria o argentino Acuna que precisa de arribar, na direita apostaria no Podence e na frente em Rúben e Bas Dost reeditando a dupla de há dois /três jogos.
Porém, há umas nuances que também poderiam dar frutos, falo por exemplo, na deslocação de Rúben para a ala direita, no avançar de Bruno Fernandes para o lado de Bas Dost e na entrada de Battaglia para o meio campo ou até a colocação de Podence a 10 e Rúben descair para a ala direita.
O problema é que Gélson é um jogador de explosão, de velocidade e ao ser substituído por Rúben perdemos essa capacidade, ou seja, é por isso que colocaria Podence na direita e assim garantiria alguma imprevisibilidade e criatividade para além de melhorar no cruzamento.
Quanto á nossa estratégia de jogo não tenho duvidas de que temos de jogar como fizemos em Setúbal. Mal o jogo inicie temos que cair em cima dos sadinos e não deixá-los construir nada. Depois no meio campo, as tais segundas bolas de que JJ falou são importantes para termos bola e não deixarmos o adversário fazer o que fizeram para a Liga e o que o FC Porto também tentou aproveitar-bolas para trás da nossa defesa. Portanto, a chave para não deixar jogar será mesmo a capacidade de pressão que consigamos ter e impor no jogo.
Também o pormenor é importante. Bolas paradas perto da área são para serem bem aproveitadas e os cantos bem marcados para as nossas torres. Porque não variar por exemplo, e colocar estas torres ao 1º poste ou ao 2º ...já que temos várias.
Mas mais.
A nossa dinâmica tem de ser forte mas com muita mobilidade para não conseguirem parar-nos. É importante não perdermos a bola que possa dar rápidos contra-golpes mas que sobretudo...nos dê segurança na posse de bola. Ofensivamente temos de conseguir progredir no espaço do adversário que certamente jogará recolhido no seu meio campo impondo um ritmo forte e variações de flancos.
Quanto ao Vitória, o seu jogo será certamente fechar, poupar esforços para depois tentar surpreender-nos em rápidos contra-golpes. Temos de estar atentos.
Nada está portanto ganho até o árbitro apitar para terminar e não podemos facilitar em nada.
Antes do jogo com o FC Porto muitos diziam que depois do empate para a Liga não conseguiríamos vencer os portistas mas hoje a realidade é outra. É verdade que ninguém perdeu a invencibilidade em jogo jogado e em 90´ mas fomos nós que passámos á final e a queremos vencer! As penalidades também contam e somos nós que amanhã estaremos a lutar pelo troféu. Esperemos portanto poder prolongar o período de invencibilidade.
Assim desta forma, se estivermos concentrados até final, se cairmos em cima do nosso adversário sem o deixar respirar e se não falharmos tantos golos como o fizémos no jogo da Liga estou certo que deixaremos o V. Setúbal... por terra.
Amanhã queremos portanto levantar o troféu e que façamos uma festa por ter conquistado o nosso primeiro objectivo da temporada - ser campeão de Inverno! Nada mais do que isso!!
O campeonato continua a ser a nossa prioridade.

Se ainda não seguem AmorSporting podem começar desde já. Obrigado.
AmorSporting no Facebook(link)
AmorSporting no Twitter(link)

2 comentários :

  1. Posso concordar com quase tudo, excepto o comentário sobre Piccini. Até também posso concordar com a inclusão do Ristowsky mas apenas por uma questão de rotação e gestão de esforço... porque quanto ao desempenho de Piccini... "não está no seu melhor"? ... conseguiu "SÓ" secar completamente o melhor criativo do FCP. Na meia final o Brahimi nem se viu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro Álvaro. São opiniões mas repare que não era só o Piccini que secava o Brahimi era também sempre mais alguém que ajudava. E atenção, se vir bem aqui foi dos poucos sítios que sempre defendeu o Piccini. Aliás para mim é um excelente jogador mas que por vezes parece que lhe falta segurança....como agora. De qq forma acho que com um ou com o outro ficamos muito bem servidos. SL

      Eliminar

Comente em AmorSporting: