terça-feira, 9 de janeiro de 2018

As prendas

Jorge Jesus pediu prendas para reforçar o plantel o que significa que o plantel precisa de se reforçar para podermos atacar todas as frentes em que ainda estamos inseridos. O Sporting foi então ao mercado e já estão garantidos 3 jogadores mas as compras muito provavelmente ainda não terminaram. O que precisa então este plantel para atacar a 2ª metade da temporada e o que implica a chegada destes e provavelmente mais reforços?
É um facto, a meio da época  o Sporting nas competições nacionais está invicto e na luta por todos os objectivos a que se propôs(a Champions não era um objectivo). Isto significa que para atacar todas estas competições, Liga, Taça de Portugal, Taça da Liga e Liga Europa, o plantel precisa de estar forte/ter muita qualidade para não quebrar de intensidade nos jogos.
Teremos então mais uma camionete de jogadores a caminho? E os reforços que virão serão da nossa formação? A resposta a ambas estas questões é...NÃO! Os reforços por muito que me custe não virão da nossa formação e graças a Deus não chegarão reforços ás pázadas. Primeiro porque a nossa formação tem etapas de formação para cumprir e para alguém a esta altura da época subir para o plantel principal teria de ser mesmo um fora de série e segundo, porque o plantel já é bem bom e as contratações foram quase todas certas no inicio da temporada. Por isso estes reforços terão de vir de fora do clube como já vimos com a chegada de Wendel, Misic e Rúben Ribeiro. Era pois inevitável a ida ao mercado.
Mas porque é que precisamos de tantos médios? E, Misic e Wendel não serão para a mesma posição?
Primeiro há que dizer para termos calma, muita calma, com estes reforços pois como Jorge Jesus disse o Wendel é reforço para o futuro e , digo eu, Misic vem de outra realidade. Por isso não pensem que estes reforços possam já singrar porque para isso acontecer os jogadores teriam de ser mesmo bons ou adaptarem-se com muita facilidade...tal como Acuna, por exemplo. Portanto, não seria impossível de acontecer mas dificilmente isso acontecerá.
Quanto á questão de serem os dois médios e parecer serem para a mesma posição não significa que o seja. Na realidade os jogadores vêm conotados como box-to-box ou médios ofensivos que é a posição de Adrien mas não creio que tenham sido contratados para jogarem na mesma posição. Um deles será certamente para jogar na posição que era de Adrien posição essa que JJ desejava reforçar até porque o Bruno Fernandes e o Battaglia é que andam a tapar essa lacuna-ora joga o Bruno ora joga o Battaglia. Acontece que isso é uma ginástica que JJ desejava suprir pois era como quem diz, estar sempre a puxar a manta, que é curta, de um lado para o outro deixando sempre algo destapado. Acredito portanto que embora eles venham conotados para jogar na mesma posição que efectivamente serão apostas para posições diferentes. Quanto a essas posições ao certo é que só saberemos depois de vermos onde JJ os coloca a jogar.
De qualquer forma e pelo que vi dos dois eu diria que as suas caracteristicas são algo diferentes pois Wendel têm uma técnica invejável e um remate potente enquanto o croata é mais jogador de jogo directo, mais posicional. Não será, por exemplo, o Wendel para a posição 8 e Misic para a 10?
Quanto á questão da quantidade eu digo que o Sporting não precisa de tantos médios. O SCP precisa é de ter melhores soluções pois William, Battaglia, Palhinha e Petrovic ocupam a mesma posição e é demais quando nos falta é um 8. Portanto um deles, provavelmente Petrovic, deve sair para dar lugar a Misic...por exemplo. Quanto a sair outro jogador para a entrada de Wendel penso que será mesmo Matteus Oliveira que precisa de jogar ...muito provavelmente no V. Guimarães. O que acho que é ter o Matteus ou ter o Wendel, mesmo precisando de ser trabalhado e de ser mais uma aposta para o próximo ano, é quase o mesmo mas isso também temos de esperar para ver assim como também da hipótese de ter vindo já  a pensar na saída de alguém no final da época(William, Battaglia ou quem sabe Bruno Fernandes) mas sobre isso temos tempo para falar.
Desta forma, para o meio campo acho que não haverá mais surpresas pois com William, Battaglia e Palhinha para a posição 6 e Bruno Fernandes, Misic e Wendel para a 8 o ramalhete fica completo.
Depois as alas.
O que vem Rúben Ribeiro acrescentar a este plantel? E será só ele que chegará para esta posição?
O Rúben Ribeiro tem uma técnica, capacidade de ter e passar a bola invejáveis e acho que pode dar o que neste momento o que Bryan Ruiz e Iuri Medeiros não conseguem dar. Vem com ritmo, está altamente motivado e quer na esquerda ou na direita irá tirar o lugar a estes dois jogadores. Mas não é Rúben Ribeiro mais um extremo esquerdo? Sim é, e acho que é para lá que possivelmente será aposta por isso é que provavelmente também sairá Bryan Ruiz. É cá um feeling que tenho! Assim para a esquerda ficaríamos ´tratados` ficando á espera de mexidas da ala direita. Quem mais então do que Iuri Medeiros para sair? Então precisaríamos de outro extremo com caracteristicas parecidas...que é o de ser canhoto e jogar na direita que é o caso de ..... Raphinha. O brasileiro do Vitória de Guimarães não joga do lado direito do ataque vimaranense? É pois a aposta do SCP seja para agora , seja para a nova temporada, sendo que se Raphinha não vier agora duvido que Iuri também saia.
A duvida é se Raphinha é jogador para o SCP e se vale os 6 ou 6,5 Milhões de euros de que se falam mas isso só mesmo depois de começar a jogar, isto se tudo isto for verdade é claro.
Assim se tudo se concretizar ficaríamos com, Acuna, Bruno César e Rúben Ribeiro na esquerda e Gelson Martins e Raphinha na esquerda que seriam, na minha opinião, 5 jogadores de muita qualidade dando soluções que JJ queria para atacar o que resta da temporada.
Certamente que nos próximos dias tudo se saberá sendo que Rúben Ribeiro chegará ainda esta semana, depois de jogar pelo Rio Ave para a Taça de Portugal, e que Raphinha será um caso para negociações duras e difíceis pois o Vitória não está a jogar nada por ai além e não quererá ficar desfalcado do seu melhor jogador.
Na frente de ataque e com o processo a Alan Ruiz as incertezas são também algumas, ou seja, o Alan Ruiz sairá do Sporting? E Doumbia que na Liga mal tem direito a minutos também poderá sair? Quanto ao costa-marfinense que amanhã deve ser o titular para a Taça de Portugal cresce a duvida se entrará alguém pela sua vez mas na minha opinião o SCP até é deficitário nesta posição. Eu sempre fui apologista de 3 pontas-de-lança no plantel para o caso de não sofrermos como sofremos há dois anos com um possível castigo de Slimani por isso se Bas ou Doumbia se lesionassem teríamos uma outra solução. Acredito portanto que Doumbia não saia até porque é um grande jogador  não ser com uma proposta de outro mundo.
Para a posição 10 já é mais difícil saber o desfecho do processo a Alan Ruiz que hoje parece estar mais fora do que dentro do Clube. Acredito que leve uma multa mas nada por aí além ficando a duvida se fica ou se sai mas para esta posição temos Podence e Bruno Fernandes que com mais dois médios ofensivos no plantel se deve fixar mais na frente de ataque(ou isso ou Misic ser um 10 e Bruno jogar mais a 8). Portanto, para mim, na frente de ataque só mesmo mais um ponta-de-lança. 
Para a defesa, parece que Marcelo é mesmo para ser aposta na vez de Tobias Figueiredo mas na minha modesta opinião e depois do escândalo de jogos possivelmente comprados não seria prudente o jogador chegar ao Sporting. É uma situação complicada para o jogador que estará sempre no centro do furação mas também para nós que para apostarmos no jogador teríamos de ter todas as certezas de que nada de ilícito se passou mas isso nunca o saberemos! Por isso, é que pelo sim pelo não....eu apostaria em Tobias Figueiredo.
A ser desta forma continuo a pensar que para a esquerda podíamos apostar num jogador também de futuro para o caso de Fábio Coentrão não continuar no Sporting. Assim estaria no Sporting 6 meses a ´marinar` isto se não se adaptasse logo, e em 18/19 seria um dos laterais esquerdos do plantel. No entanto não será um caso urgente.
Conclusão: Depois da chegada de Misic, Wendel e de Rúben Ribeiro parece que os reforços ainda não terão chegado todos. Para mim, ainda precisamos de um lateral esquerdo(não urgente), 1 ala direito e de 1 ponta-de-lança. Seriam 5/6 ao todo e deixariam o SCP bem apetrechado para, pelo menos, trazer o titulo de Campeão Nacional que nos foge há muitos anos.
Até 31 de Janeiro tudo é possível mas quanto mais cedo...melhor. Esta é a minha opinião.

Se ainda não seguem AmorSporting podem começar desde já. Obrigado.
AmorSporting no Facebook(link)
AmorSporting no Twitter(link)

2 comentários :

  1. Infelizmente pity martinez nao vem.um ataque com pity dost e gelson era muito bom

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em principio não deve vir mas nunca se sabe. Seria de facto um trio da frente poderoso mas eu gosto muito do Acuna. Não seria o mesmo é certo mas Acuna faz a ala toda e adaptou-se ás mil maravilhas.

      Eliminar

Comente em AmorSporting: