quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

De pé!

Barcelona x Sporting - Liga dos Campeões 2017/2018 - Fase de Grupos Grupo D
O Sporting perdeu em Barcelona por, 2-0 e disse adeus á Champions mas lutou até á ultima jornada fazendo 7 pontos e garantindo a Europa League. As exibições foram honrosas e as razões do não apuramento foram os jogos em casa. Mas já se sabe, lutar com duas das melhores equipas do Mundo, Barcelona e Juventus era tarefa muito difícil. Mais uma aposta errada de Jesus.

Ficámos tristes com este não apuramento para a próxima fase desta competição mas o nosso grupo era mesmo muito difícil. Não era impossível e nós mostrámos isso e para mim só falhámos num aspecto, nos jogos em Alvalade. Ao vencermos em casa todos os nossos jogos teríamos realizado 12 pontos enquanto que Barcelona ficaria com 11 pontos e a Juve 10 pontos mas claro que já sabemos que vencer estas duas equipas era tarefa hercúlea. Por isso seguimos para a Liga Europa e ninguém nos pode apontar seja o que for.
O que pode alterar a nossa vida nesta competição é sermos campeões nacionais e termos um grupo mais acessível que o grupo que nos calhou este ano. É que desta forma andaremos sempre a rezar pela sorte!!
Quanto ao jogo em Barcelona acho que fui um dos muitos que não esperavam aquelas mudanças todas no Sporting. Se surtiram efeito? Não, penso que não e eu não teria feito o que JJ fez. Assim não concordo com os três centrais que até deram bom resultado até ao intervalo encurtando os espaços ao ataque do Barça mas ao mesmo tempo aquele 3-4-3 não nos deixava poder suficiente para um contra-golpe. Para quem necessitava de vencer...o plano foi não sofrer golos até ao intervalo? 
Eu não teria mudado a equipa e no máximo jogaria em 4-5-1 , ou seja, mais fechados mas talvez JJ soubesse que teríamos muito poucas hipóteses de passar e isto mais pela Juventus que nunca perderia na Grécia.
Foram portanto muitas mudanças na equipa, na estratégia e na nossa forma de jogar. De facto não éramos nós os mais fortes e provavelmente só faríamos o que nos iriam deixar fazer mas se não acreditarmos em nós passam a existir derrotados antes dos jogos! 
Realmente era difícil montar uma teia contra o Barcelona que jogava na sua casa e que apesar de também ter alterações na equipa joga muito. Mas bolas, não éramos nós que precisávamos de vencer? 
Penso que Jorge Jesus também sentiu que por muito que fizesse mudanças neste jogo ninguém lhe diria muito mas acho que deveria ter sido precisamente ao contrário, ou seja, que jogando na cara do Barça teríamos tido mais chances e era nesse jogo que precisámos dos nossos melhores jogadores. Eu não percebo como pode ser bom para uma equipa que precisa de vencer para se apurar colocar jogadores que não têm ritmo de jogo e utilizar estratégias a que não estamos minimamente adaptados. Mas não, o que ditou o fim desta aposta falhada foi o golo do Barcelona que ditou o fim do 3-4-3 e o regresso como melhor sabemos jogar, em 4-4-2. Apesar disso aceito a decisão do mister e até fiquei surpreso com a nossa prestação e de alguns jogadores como Acuna, na esquerda e Piccini, no eixo defensivo. 
Depois das alterações o SCP foi mais equipa , subiu no terreno e Bas Dost teve duas óptimas oportunidades de marcar mas falhou as duas. Incrível! Enquanto isso o Barcelona que havia conseguido marcar num canto, desatenção nossa, ainda marcou um 2º golo num auto-golo de Mathieu. O SCP é que não marcou e acabou por perder mas a Liga Europa serve de consolação. 
Mas, agora na Liga Europa como será? 
Cada vez que jogarmos contra adversários mais cotados jogaremos em 3-4-3 e apostaremos em jogadores sem ritmo ou somos verdadeiramente candidatos á vitória final?

Se ainda não seguem AmorSporting podem começar desde já. Obrigado. 
AmorSporting no Facebook(link
AmorSporting no Twitter(link)

Sem comentários :

Enviar um comentário

Comente em AmorSporting: