terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Análise á 15ª jornada

Agora que terminaram as jornadas da Liga neste ano e o ano civil de 2017 também chega ao fim é tempo de realizarmos uma análise ao nosso plantel com possíveis entradas e saídas. O percurso até agora é bom, é verdade que podia ser melhor, mas 2018 vai ser duro e o SCP precisa de mais garras para lutar pelos objectivos todos.
Pois bem, terminaram...para já...as jornadas da Liga NOS com um enorme resultado para nós-a liderança. Foram 15 jogos, 12 vitórias e 3 empates = 39 pontos. Os empates são em casa frente ao FC Porto e Sp. Braga e o fora de casa contra o Moreirense. Bom? Claro que os empates não são bons pois buscamos sempre as vitórias mas se me perguntarem se no fim um empate servir para sermos campeões é claro que mudo logo de opinião. Bem, é claro que podia ser melhor mas ainda não perdemos nenhum jogo e estamos também na liderança por isso, estamos bem.
E poderia ter sido melhor porque aqueles dois empates em casa deveriam ser vitórias nossas pois Alvalade tem que ser um Estádio temido e donde as equipas adversárias esperam sempre....perder. E não foi assim. E nem vou falar do empate na casa de um dos últimos classificados da Liga. É que no fim este empate pode ser essencial!
É óbvio que ninguém consegue ser perfeito mas no entanto a nossa equipa tenta sê-lo. O que não podemos esquecer é de que tenho dito aqui que normalmente quem vence a Liga tem a melhor defesa e o melhor ataque e nós, hoje, somos a 2ª melhor defesa enquanto que ofensivamente temos o 3º melhor ataque. Ora, assim eu diria que apesar de estarmos na liderança com o FC Porto os nossos dados ainda não mostram claramente a nossa superioridade mas que estamos a meio caminho disso não existem duvidas.
E estes dados mostram portanto que não há candidatos afastados da Liga. O Benfica está é fora da Taça de Portugal e das competições europeias mas na Liga continua na perseguição. Os encarnados têm o 2º melhor ataque e a 3ª melhor defesa, isto é, quem tem os melhores indicadores é mesmo o FC Porto que tem o melhor ataque e melhor defesa.
Mas terminou a Liga neste ano civil e não a 1ª volta que ainda tem um Benfica-Sporting no dia 3 de Janeiro e que pode mudar alguma coisa. A 1ª volta termina no principio de Janeiro quando recebermos o Marítimo em Alvalade.
Quanto aos nossos objectivos, este ano, estamos em todos: Liga, Taça de Portugal, Competições Europeias e Taça CTT veremos dentro de dias. É claro que teria sido magnifico termos continuado na Liga dos Campeões mas era uma tarefa hercúlea. O que não era, era impossível e a nossa equipa acreditou sempre que podia fazer uma gracinha mas ao menos ficámos na Liga Europa e com cabeça estaremos nos 8ºs de final.
Com isto tudo chegamos ao plantel e há necessidade de termos um excelente grupo de jogadores que nos permita estar na luta pelos objectivos todos. É então óbvio que não considero que tenhamos a tal excelência. Isso teríamos se tivéssemos Adrien Silva mas ele já não entra nas nossas contas.
Compreendo portanto que JJ tenha dito que espera umas 3 prendinhas de Natal , ou seja, talvez um médio centro(um 8) , um extremo direito e outro ponta-de-lança. Vejamos:
Plantel actual:
Isto é: Eu penso que temos um bom plantel mas que precisa de ajustes.
Na defesa eu não mudava nada. Nem mesmo Tobias nem Jonathan que têm qualidade e de quem se fala muito por aí. O argentino está lesionado e tão cedo não joga cá nem noutro local mas é um bom valor e o que penso para esta posição é que o SCP deveria fazer era trazer um outro lateral esquerdo para ele se ir adaptando a Portugal e ao nosso tipo de jogo pois assim , mesmo que não jogasse, teria 6 meses para se adaptar. É que Fábio Coentrão pode não continuar pois está emprestado pelo Real Madrid, custa uns tostões e esta seria uma boa forma para nos defendermos. Depois sobre Tobias: sair para quê? E para onde? Se for por uma boa quantia podemos pensar nisso mas se for para ser cedido não vejo nada de bom. É que se sair teria que entrar outro jogador e não vejo aqui grande necessidade até porque continuo a ver em Tobias um bom central.
No meio campo é que consigo ver alguém a sair: ou Palhinha para jogar mais ou Petrovic...definitivamente. Nesta posição temos 4 executantes e penso que 3 seria o ideal: William, Battaglia e por exemplo, Palhinha.
Para a posição 8, temos Bruno Fernandes, Mattheus Oliveira e Bryan Ruiz mas por vezes até é Battaglia que aqui joga. Isto significa que temos homens a mais para a posição e que alguém tem de sair. E esse já se sabe, seria o Mattheus Oliveira que raramente joga e que sendo jovem precisa de jogar. Assim ficaríamos com o Bruno Fernandes e Bryan Ruiz que como ainda procura a sua melhor forma não nos pode dar aquilo que precisamos, que é uma boa alternativa a Bruno Fernandes e para quando não tivermos o Battaglia ou o William. Sinceramente não estou a ver o Bryan nesta posição pois aqui precisamos de sangue na guelra e pulmão e ele não tem nada disso. Eu continuo a pensar que a posição 10 é a melhor para ele mas no SCP, aí, não vai jogar.
Conclusão: acho que nos falta um médio com uma boa capacidade ofensiva e que nos dê a mesma solução que dava Adrien Silva. Não é fácil ter esse jogador e ou abrimos os cordões á bolsa ou vamos buscar um jogador experiente ainda virado para as curvas.
E a corroborar a minha ideia, esta necessidade e penso que também a ideia de JJ seria adiantar definitivamente o Bruno Fernandes para a posição 10 que se juntaria a Podence. É que Alan Ruiz tem estado ausente e agora com um processo disciplinar deve sair do SCP. Assim, para essa posição não podemos ficar só com o Podence e por isso digo que ao puxar o Bruno F. para esta posição ficamos a precisar de outro médio, posição 8.
Na frente , mais precisamente nas alas acho que também nos falta outro jogador diferente de Iuri Medeiros que não há meio de sair da ´toca`. Não sei o que se passa com o jovem e talvez outra cedência seja o ideal para si. Assim ficaríamos em défice no lado direito mesmo que Podence pudesse jogar aqui. Acredito portanto que Iuri saia mesmo e que iremos ao mercado buscar um extremo que para mim não era Rúben Ribeiro nem Raphinha, era Fábio Martins do Sp. Braga. Não seria fácil a sua contratação mas Battaglia também era difícil e veio.
Com isto já vamos num lateral esquerdo, num médio posição 8 , num extremo e agora mais um ponta-de-lança para as encomendas todas.
Acredito que o SCP tem andado todos estes anos a arriscar imenso só com 2 pontas-de-lança e esta época já vimos que quando Bas Dost ou Doumbia se lesionam ficamos só com um e assim com outro colmataríamos esse problema. Assim acredito que Whelton, do Paços Ferreira, possa chegar a Alvalade. É um feeling que eu tenho.
Desta forma acredito que estaríamos mais fortes no meio campo, na ala e na frente de ataque. Na defesa acho que não precisamos de mais do que já temos.
Para mim, este seria o nosso plantel a partir de 1 de Janeiro de 2018:
O interessante seria termos os novos jogadores logo no 1º treino de 2018 e não no dia 31 de Janeiro pois isso significaria contratar atempadamente pois em 2018 o ritmo de jogos ainda vai ser pior.

Se ainda não seguem AmorSporting podem começar desde já. Obrigado.
AmorSporting no Facebook(link)
AmorSporting no Twitter(link)

2 comentários :

  1. P martinez como grande contratacao

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também seria uma boa aquisição e se fosse como Acuna que não precisou de tempo de adaptação seria fantástico. Ficaríamos com muito boas soluções para esta posição.

      Eliminar

Comente em AmorSporting: