domingo, 5 de novembro de 2017

Há empates que desmoralizam

O Sporting recebeu o Sp. Braga e só conseguiu um empate e ao cair do pano. Não foi noite de Sporting e desta vez temos razões para agradecer ao árbitro e ao VAR por ter anulado um golo limpo aos bracarenses, por não expulso A. Pinto e por não ter assinalado falta de Doumbia no lance do 2-2. Acabámos por também ter razão num lance sobre Bruno César na área bracarense mas o que falhámos na concretização teria dado para vencer. Agradecer também e mais uma vez ao nosso cérebro que tal como no jogo com a Juventus esperou demasiado para mexer na equipa e curiosamente é nessa altura que sofremos golos. No geral, foi um grande jogo de futebol mas com este empate ficamos mais longe do FC Porto. Mais dois pontos perdidos!! A não ajudar as saídas forçadas por lesão de Acuna e Bas Dost!

Ao contrário do que escrevi frente á Juventus, "Há empates que moralizam", agora escrevo ao contrário, Há empates que desmoralizam!!
De facto o SCP não foi a melhor equipa em campo. JJ surpreendeu-me ao não mexeu no onze que defrontou os italianos e todos esperámos o mesmo brilherete mas passado pouco tempo de jogo se viu no que poderia dar o jogo. A nossa equipa estava muito previsível, sem arte no um para um, poucos cruzamentos e todos sem nexo e mal medidos, muitas faltas, pouco pressing sobre o adversário, muito espaço dado ao adversário, enfim.....só podia dar numa noite destas!
Equipa: Rui Patrício, Ristovski, Coates, A. Pinto e Jonathan Silva, Battaglia, Bruno Fernandes, Gelson, Acuna, Bruno César e Bas Dost.
O SCP até nem entrou mal de todo pois mesmo com algumas ofertas ao Sp. Braga, que nos poderiam ter custado caro, também soubemos causar perigo e não fosse Matheus a salvar os bracarenses num livre de Bruno Fernandes e numa cabeçada num canto de Coates e a história teria sido outra. 
Mas não nos ficámos por aqui em desperdícios: Bas Dost a uma cruzamento chegou tarde e falhou a emenda, Podence ao 2º poste não soube cabecear para a baliza e Doumbia, de cabeça enviou por cima, isto é, o SCP até teve ocasiões de golo mas ao não conseguir concretizá-las permitiu ao Sp. Braga acreditar que poderia conseguir um bom resultado. 
Os Leões não brilhavam com Bruno César a 10 que sabia jogar entre linhas e mexer com o nosso jogo foram quase sempre presa fácil para o meio campo super povoado do Braga porque era um sector onde Abel soube recuar as suas linhas e defender com muita perna á frente e sair rápido com a bola e causar muito perigo. Nós tivemos sempre muita dificuldade em saber trocar a bola naquele emaranhado de pernas que estava dentro do lado bracarense e ou era falta ou era lance cortado pelo nosso adversário. 
Depois, Acuna rasgou e entrou Podence que fixou-se no lugar de Bruno César e e este ocupou a ala. E meus amigos o SCP quase que se foi depois desta modificação forçada na equipa. O Bruno César desapareceu simplesmente do jogo a partir daqui mesmo com Podence a dar outra profundidade ao nosso ataque. O SCP chegou a dominar a partida mas o resultado não se alterou.
Na 2ª parte os Leõs vieram mais pressionantes e mais dominadores mas nada de muito concreto lá na frente. Remates não existiam pois era só pernas, cruzamentos eram poucos e os do Gelson são para esquecer e no meio campo continuavamos a não ficar com as 2ªs bolas e a não controlar o jogo.
Abel deu ordens para pressionar as saídas de bola do SCP e Rui Patrício colocava no Bas Dost que nem sempre conseguia ficar com a bola ou endereçá-la da melhor forma. 
E foi o Braga a marcar 1º não fosse o lance ter sido mal invalidado por C. Xistra. Não percebi porque Xistra marca off-side mas depois não valida o golo com a ajudar do VAR! Erro grave do árbitro que nos costuma prejudicar.
E foi então que surgiu o Bas Dost a marcar num belo cruzamento de Bruno Fernandes em posição do Gélson. Ao 1º poste o holandês aproveitou a 1ª bola boa que lhe tinha chegado. Faltavam 25 minutos para o fim. 
E foi então que mais uma lesão nos fez mudar a equipa. Bas Dost também deve ter rasgado e Doumbia entrou para o seu lugar. A partir daqui o pressing decresceu imenso na nossa equipa e começámos a recuar muito no terreno. 
Abel que já tinha mexido na equipa colocando mais frescura no meio campo voltou a mexer e colocou Fábio Martins que no meu ver mudar o cariz da partida. Primeiro porque foi jogar entre linhas e deixou Battaglia sem saber quem marcar, depois porque entrou com vontade e terceiro porque JJ demorou quase até final, mais uma vez, para mexer na equipa e foi aí neste timing que voltámos a sofrer um golo. O golo foi de penalidade, falta cometida por Coates que deitou tudo a perder no lance. 
Já com a Juventus foi o mesmo nos dois jogos: quem recua muito acaba por sofrer e o pior é que JJ demorou uma eternidade para refrescar e acompanhar as mudanças do técnico contrário. 
E o pior estava para chegar. 
O Braga vê Danilo tirar um coelho da cartola e dar a volta ao marcador e na jogada seguinte, A. Pinto deveria ter sido expulso numa falta que faz á entrada da nossa área. Do livre não saiu nada e no ultimo suspiro e já com Alan Ruiz no lugar de Bruno César, este ganha uma penalidade que Bruno Fernandes não desperdiça e dá o empate final.
O futebol é isto! Quando já ninguém acreditava o Braga deu a volta ao marcador e depois também quando já não se acreditava em mais golos ainda marcámos o empate. 
Para terminar: o SCP jogou o suficiente para vencer pois tivémos oportunidades claras de golo que desperdiçámos mas depois falhámos na penalidade cometida, nas facilidades que demos ao nosso adversário, no tempo que demoramos a mexer na equipa quando estamos muito recuados no terreno e já dentro da nossa área e isso paga-se caro. Cansados? E o Braga que jogou um dia depois de nós, não estava também? 
No fim, conseguimos empatar e desta vez temos de agradecer ao VAR. Não é normal o SCP ter estas ajudas!! O Sporting empata e perde dois pontos na luta pela liderança do campeonato contra uma bela equipa ....muito bem orientada. 
No plano individual....sinceramente.... até do Coates não gostei! 

Se ainda não seguem AmorSporting podem começar desde já. Obrigado. 
AmorSporting no Facebook(link
AmorSporting no Twitter(link)

3 comentários :

  1. O Braga jogou 2 dias depois de nós e apresentou-se com melhor condição física.
    Péssima gestão da condição física do plantel.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não digo que não Luís. É uma coisa intrigante como é que uma equipa só dura até aos 65/70 minutos e depois recua , defende e o seu treinador onda os deixa arrastarem-se dentro de campo. A sério que não percebo e provavelmente é tempo de pensarmos num adjunto que se encarregue disso ...mas de categoria.

      Eliminar

Comente em AmorSporting: