sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Rafael Leão - A próxima estrela?

Rafael Leão começa a despontar. Já todos o conhecíamos mas depois da sua estreia na equipa principal com golo e agora com uma exibição brilhante frente á Juventus, em Itália e na Youth League, atrevo-me a dizer que este ponta-de-lança leonino arrisca-se a ser uma das nossas próximas estrelas. 
Jogador da...."MAIOR FÁBRICA DE TALENTOS DA EUROPA" assim como muitos outros começa a prometer se bem que é ainda um pouco cedo para fazer muitos mais cenários. No SCP o crescimento faz-se por etapas e nada de precipitações - ou se transforma rapidamente num matador acima da média ou é emprestado a outros emblemas para ganhar experiência e embalagem.
Rafael Leão terá inclusive renovado até 2022 com um contracto revisto faltando só a confirmação oficial.

BI de Rafael Leão:

NOME: Rafael Alexandre da Conceição Leão
NASCIMENTO: 1999-06-10(18 ANOS)
PAÍS DE NASCIMENTO: Portugal
NACIONALIDADE: Portugal
DUPLA NACIONALIDADE: Angola
NATURALIDADE: Almada
POSIÇÃO: Avançado (Ponta de Lança)
INTERNACIONALIZAÇÕES A:
PÉ PREFERENCIAL: Direito
ALTURA: 1,88 cm
PESO: 81 kg
CLUBE ACTUAL: Sporting CP
CONTRATO: 2022/06 ?

Este é o seu resumo do que fez nesta temporada....até hoje:
Rafael Leão , esta temporada , já contabilizou 21 jogos e marcou 11 golos mas se olharmos só para os jogos oficiais(sem os jogos das selecções) constatamos que ao serviço do Sporting e Sporting B, são 7 golos em 12 jogos um dos quais marcado pela equipa principal no jogo frente ao Oleiros.

Em 15/16 a sua prestação tinha sido menor(5 golos) mas na temporada passada já conseguiu marcar 11 golos entre a equipa de Juniores e equipa B.

Promete então o ponta-de-lança?
Eu penso que sim pois estes números significam portanto que evoluiu e esta temporada promete então ainda fazer mais. Porém, até crescerem e começarem a fazer a diferença ainda pode existir um espaço temporal significativo e acho que aqui se pode somente esperar o que um jogador possa fazer mas certezas não as existem.
Mas a verdade é que Rafael Leão começar a dar nas vistas e arrisca-se a ser a nova estrela a sobressair no nosso Clube. E que falta temos de pontas-de-lança no Sporting e em Portugal. Temos de facto falta de jogadores de qualidade para esta posição e seria uma muito mais valia podermos contra com este Leão. Seria portanto bom para todos.
Por isso vamos acreditar que com calma, não fazemos publicidade a mais nem os valorizamos como um produto para ´enriquecer`, e passando pelas etapas de formação todas teremos uma estrela a caminho.
Alguém até poderia pensar que o Rafael poderia ser o 3º ponta-de-lança da equipa principal mas é aqui que está o segredo - saber quando não queimar etapas de crescimento!
Pelo que vi, e confesso que foi muito pouco, seria prematuro ser esse nosso 3º ponta-de-lança até porque também tínhamos o Leonardo Ruiz e foi emprestado mas lá está, não existem certezas e exemplos disso é o de Gelson que não foi emprestado e ficou logo na equipa principal. É que há jogadores que evoluem mais rapidamente que outros.
E a sua chamada á equipa principal não terá sido só porque tínhamos jogadores naquela posição lesionados e a precisarem de descanso. O Sporting sabe quem se tem destacado na sua equipa B e é este o trabalho que temos de fazer. Chamar os jovens para treinar com a nossa equipa principal e quem sabe até jogar quando houver essa hipótese.
Outro dos segredos penso que será não lhe colocar já muita pressão em cima e acompanhar a sua cabeça, ou seja, com os jornais a darem ênfase á sua performance é essencial bons conselhos. O jogador/jovem não pode pensar que já é uma estrela pois pode parar a sua evolução. No entanto acho que o Sporting faz tudo isto muito bem feito (nem sempre o tem feito brilhantemente é verdade) e tem uma estrutura bem montada e bem capaz de acompanhar as diversas etapas de formação por isso.... agora, é deixá-lo crescer.
Esta é a vida no Sporting. Enquanto uns trabalham na equipa principal outros trabalham para lá chegarem um dia.

Se ainda não seguem AmorSporting podem começar desde já. Obrigado. 
AmorSporting no Facebook(link
AmorSporting no Twitter(link)

Sem comentários :

Enviar um comentário

Comente em AmorSporting: