quarta-feira, 4 de outubro de 2017

O ciclo de forma á 8º jornada

Os sinais que eu vejo á 8ª Jornada da Liga 17/18 ainda não totalmente esclarecedores do que aí pode vir. Há muito jogo pela frente e a esperança que tudo, desta vez, corra melhor não vai faltar. Analisando o que temos feito, vemos que desperdiçámos quatro pontos, somos vice-lideres a dois pontos do primeiro classificado, as nossas exibições têm tido altos e baixos e alguns dos nossos jogadores não estão nos seus melhores dias. Em percentagem eu diria que o SCP está ainda a 60/70% da sua real capacidade. Há cansaço mas o SCP não está em ciclo de forma......agora!
Por muitas criticas que possamos fazer o certo é que o SCP está no 2º lugar, a dois pontos do seu adversário mais recente que lidera a Liga, tem um grupo na Champions deveras difícil e ainda não entrou nas outras competições. Isto ainda não aqueceu e acho que o SCP está uns furos abaixo da sua capacidade real, propositadamente!
Fazendo um scan desde a baliza ao sector mais avançado posso ver que a nossa equipa parece andar de rastos. Mas aqui creio que não será só cansaço e será mais pelo ciclo escolhido(sim porque todas as equipas têm ciclos ou picos de forma como quiserem chamar-lhe). Eu quero crer que o ciclo de forma escolhido pelos responsáveis técnicos não foi para a agora ou até já passou ...um deles, porém sei que foram muitos jogos seguidos e que cansa mas essa desculpa eu não aceito pois todos os outros o têm e só temos que nos preparar melhor que eles!!
Devido a esse ciclo de forma também temos jogadores em sub-rendimento.
O Piccini tem jogado os jogos todos e a sua posição e sistema táctico dá-lhe mais rotação do que por exemplo aos dois centrais da equipa. Já do outro lado começo a desesperar pois se por um lado sei que o Fábio é uma grande mais valia para a equipa também sei que foi muito arriscado ir buscar um jogador preso por arames e agora desperdiçamos substituições onde não devíamos e de volta em meia não joga. Enfim.....se fosse eu o técnico nunca iria buscar um jogador sendo uma contratação arriscada. Foi portanto um negócio arriscado mesmo sendo um empréstimo! Portanto, neste lado e pelo que já vimos de Jonathan Silva temos um pau de dois bicos, isto é, mesmo vendo qualidade em Jonathan ele tem de andar para a frente e fazer-se esperto pois o comboio passa em Janeiro.
No meio da defesa só vejo razões para sorrir. Já todos vimos que estamos muito bem servidos e que a diferença entre o Fábio e o Mathieu é enorme. Nesta posição também não tem existido rotação mas de qualquer forma gostei de ver o Tobias e o André Pinto na Taça da Liga.
Do meio campo para a frente começam a surgir as maiores duvidas.
Adrien já não está e William se bem que tem tentado ainda tem de subir uns furos acima para lhe chegar aos calcanhares. Sir William é diferente de Adrien mas também sabe brilhar. Esta época subiu no terreno e vai-lhe ser benéfico. Irá fazer dele um médio mais completo e mais valioso mas precisa de alguém que jogue a seu lado que lhe ampare as costas. Battaglia é no meu ver uma solução mais completa mas tem dificuldades na construção. Para mim nada que não se treine e melhore mas ainda estamos na 8ª jornada e é normal que tudo ainda não esteja concertado.
Depois, aqui o ciclo de forma também está no seu auge. Battaglia que foi uma carraça frente ao Barça já não o foi com o FC Porto, o William esteve umas semanas sem jogar, o Gelson chegou mais tarde e também esteve combalido e quiçá ainda não totalmente restabelecido e Acuna mal teve férias. Portanto, o cansaço não pode explicar tudo e em rapazes novos!!
Neste momento o nosso meio campo ainda me parece uma manta rota, ou seja, Battaglia tem dificuldades na construção mas se recuarmos o William para termos isso perdemos depois na posição 8 para a qual o Bruno ainda não está tão bem adaptado. Por isso digo que a nossa capacidade não está mais do que 60/70%. Ainda estamos só na 8ª jornada.
Nas alas, estou deveras preocupado!
Acuna e Gelson são de longe os nossos melhores extremos. No entanto o que estão a produzir é muito pouco e isso viu-se contra o FC Porto. As suas exibições têm vindo a descer de qualidade e produtividade e isso explica o tal ciclo de forma que está guardado mais para fins deste mês de Outubro. É claro que têm ajudado a defender e isso são pontos positivos mas ofensivamente têm estado muitos furos a baixo do normal. Gelson parece estar enfadado ou cansado ou limitado e Acuna parece não ter outra velocidade e agora, até tem falta de força. Até eu marcava aqueles cantos melhor!!
Portanto façam o favor de melhorar e muito pois quem tem sofrido mais é Bas Dost que tem sido muito mal servido. É mesmo gritante a falta de qualidade de cruzamento desta equipa. Para substituir o Acuna ou o Gelson quem temos? Quem substitui então os nossos titulares? O Bruno César, o Iuri ou o Podence?  Eu até apostava mais no Podence á direita. É uma solução em que JJ deveria pensar e dar-lhe mais minutos pois colocar o jogador no ultimo minuto sabendo que tem velocidade e que pode desequilibrar um jogo isso para mim não é nada. O SCP nesta zona parece muito abaixo do que pode fazer! Parecem estar a precisar de férias!!??
Na frente e no meio tem jogado e no meu ver bem, o Bruno Fernandes que no meu ver também é um jogador que está longe do que sabe fazer. É óbvio que o Bruno não jogará sempre bem! Ele já fez bons jogos mas agora tem-se perdido um pouco no terreno. Será então o cansaço, confusão por tanto jogar a médio como a 10? Não creio. É o ciclo de forma da equipa que se faz sentir mais nuns jogadores do que noutros.
Para 10 temos o Alan, o Podence, o Dala e eu até percebo porque JJ insiste no Alan. Para mim é bom jogador mas as suas características não são para todos os jogos. No entanto tem de fazer mais pela sua vida. Quando joga a equipa tem de se equilibrar de outra forma. Sabendo que ele não defende tanto Battaglia tem de estar naquele meio campo e William tem de ter mais atenção. O que há a fazer é ele melhorar no que sabe fazer para tirarmos proveito disso. A jogar na equipa a baixar de rendimento ainda se torna pior pois como é um jogador não muito móvel isso nota-se mais.
Quem tem pago tudo isto é o Bas Dost que faz a diferença é dentro da área e no jogo aéreo. Quem o percebe e serve? Neste momento zero, ninguém e golos nem vê-los. A equipa tem de jogar mais subida, ser mais pressionante e ele ter mais bola na aérea para finalizar mas acontece que não dá para muito mais.  O ciclo de forma não deixa!
A dificultar tudo Doumbia lesionou-se e não temos mais nenhum ponta-de-lança para ter pelo menos um no banco. Este é um dos nossos maiores erros no plantel e só espero não nos fazer falta até Janeiro. Doumbia pode substituir Bas Dost ou até jogar com ao seu lado em extrema necessidade mas é uma força que nos faz falta. É possível que esse ciclo não se faça sentir muito no jogador e isso era um trunfo.
A terminar espero que o nosso ciclo de forma comece a subir pois o jogo com a Juventus em Alvalade pode ser decisivo. Penso também que em finais de Outubro estaremos novamente bem mas uma equipa tem vários ciclos de forma.
O SCP começou bem pois tinha que entrar na champions mas agora teve de baixar de capacidade e é provável que isso aconteça mais vezes durante a época mais vai depender da continuação nas provas europeias.
Para mim o cansaço não serve para tudo!

Se ainda não seguem AmorSporting podem começar desde já. Obrigado. 
AmorSporting no Facebook(link
AmorSporting no Twitter(link)

Sem comentários :

Enviar um comentário

Comente em AmorSporting: