sábado, 28 de outubro de 2017

Feitos de... Campeão

O Sporting venceu em Vila do Conde á..Campeão. Estrelinha de Campeão? Os campeões são feitos destes jogos e hoje vencemos num terreno tradicionalmente difícil, na marra, na crença, contra um grande adversário. Venceu quem ...concretizou e melhor defendeu!! Os campeões também são feitos destas vitórias!! Rui Patrício e Bas Dost fizeram a diferença!
Fizemos um grande jogo? Uma grande exibição? Não. Rui Patrício na baliza e Bas Dost na frente fizeram a diferença e o Sporting venceu um jogo que já sabíamos ir ser difícil.....aliás , muito difícil! Os campeões também vencem assim!!
Se merecíamos vencer esta partida? Provavelmente não mas também não merecíamos perder e isto é futebol , os campeões nem sempre vencem com justiça mas trabalham e procuram sem descansar este resultado. E isso hoje foi possível e estamos na liderança do campeonato..pelo menos até amanhã.
Vila do Conde é sem duvida um dos campos mais difíceis de jogar e com um Rio Ave a jogar desta forma não seria fácil vencer esta equipa. Oh, JJ queres grandes jogadores? Então do que esperas para ir buscar o Rúben Ribeiro? Duvidas????
Empataram com o Benfica e perderam com o FC Porto e sabíamos que seria muito difícil vencer nesta localidade mas também somos grandes vencedores pois sempre acreditámos e futebol ...é isto. O que temos de fazer é nunca desistir e no fundo é conseguir vencer mesmo que não o mereçamos. 
Para este jogo JJ não alterou a equipa , ou seja, manteve o mesmo onze da jornada passada e só depois do intervalo é que alterou a constituição do team. Equipa inicial: Rui Patrício, Piccini, Coates, Mathieu, Fábio Coentrão, William, Bruno Fernandes, Gelson Martins, Acuna, Podence e Bas Dost. 
Eu diria que esta equipa ainda tem de acertar algumas coisas pois não conseguimos fazer muitas coisas mas os outros nossos rivais também não. é que este Rio Ave é mesmo uma equipa que olha nos olhos dos grandes e só perdeu com os grandes muito dificilmente.
E a posse de bola foi mesmo maior para os nortenhos o que não é normal num jogo contra o Sporting. O que fazer perante uma equipa que tem Rúben Ribeiro que tanto joga pelo meio e pela meia esquerda? O que faria este jogador no Sporting, por exemplo? Sabe guardar a bola, sabe causar perigo, sabe os tempos de jogo, tem toque e técnica mais que suficiente...enfim ...que jogador. E esta observação já vem de uma época atrás e de um jogo em Alvalade em que o Rio Ave empatou a zeros. Eu não preciso de ver mais e se não formos buscar este jogador não sei quem mais poderemos ir buscar!
Mas neste jogo acho que há dois grandes interpretes: Rui Patrício e Bas Dost que cada um na sua posição venceram este jogo. Rui , porque defendeu tudo o que foi apontado á sua baliza e de forma magistral e depois Dost, porque marcou o golo que fez a diferença no marcador e deu três pontos essenciais e que nos garantem a posição de liderança da Liga,.
Pelo meio algumas contrariedades mas que provam o contrário do que muita gente diz: o SCP tem mais banco do que se diz. André Pinto entrou por Mathieu aos 30´minutos e cumpriu. 
Ao intervalo a igualdade previa uma 2ª parte mais emocionante.
JJ trocou o nosso meio campo fazendo Bruno Fernandes avançar para o lado de Bas Dost e fazendo Battaglia acompanhar o William no meio campo pois o Rio Ave dominava o jogo naquela zona intermédia. Não foi uma substituição que tenha alterado muito mas também não fez a equipa retrair-se e de qualquer forma jogar contra esta equipa era uma tarefa difícil. No entanto ganhámos mais músculo no meio campo e penso que isso nos deu alguma força. Porém não vi criarmos muitas situações de perigo.....
Na 2ª parte ainda marcámos por intermédio de Bruno Fernandes mas foi bem anulado pelo VAR. De facto quando passam a bola ao Bruno ele está adiantado e o golo é bem anulado. Eu gostava é que o VAR funcionasse tão bem noutros jogos!!
Mas o SCP mesmo não dominando o jogo e tendo mais posse de bola continuou a acreditar e isso também faz a diferença. Depois do golo anulado a Bruno Fernandes a equipa acreditou e Bas Dost marcou mesmo a 5 minutos do final. Joga pelo lado esquerdo do nosso ataque e Battaglia a cruzar milimetricamente para Bas DOst marcar com a colaboração dos poste da baliza.O impressionante é que a equipa acabou por lucrar com um falhanço incrível de Guedes(recarga) a uma defesa de grande nível de Rui Patrício na jogada anterior mas isto é futebol. Costuma-se dizer que quem não marca sofre e isto foi precisamente o que aconteceu. 
Até final o Rio Ave carregou mas o perigo criado não surtiu efeito. 
O Sporting venceu mas foi muito feliz no resultado. No entanto é assim que as grandes equipas também vencem e estes são três pontos muito saborosos.
Como melhor da equipa não poderia deixar de salientar o Rui Patrício que fez defesas de grande nível e Bas Dost que acabou por fazer o que faz a diferença-um golo!  
Esta foi uma grande vitória e um grande passo para uma época que pode ser de vitória e conquistas. O senão são as lesões de Mathieu e de Piccini mas eu costumo dizer que há males que vêm por bem(sem desejar o mal a ninguém) pois estas são as provas de que precisamos para saber se temos ou não soluções que nos dêem garantias de sucesso. 
Para já ...estamos na liderança da Liga!

Se ainda não seguem AmorSporting podem começar desde já. Obrigado. 
AmorSporting no Facebook(link
AmorSporting no Twitter(link)

Sem comentários :

Enviar um comentário

Comente em AmorSporting: