terça-feira, 24 de outubro de 2017

A greve dos árbitros

Os árbitros vão fazer greve aos jogos da Taça CTT se até lá.... nada mudar. Dizem que querem mudar a mentalidade e falta de cultura desportiva porque andam a colocar a seriedade dos árbitros em causa e colocam a culpa toda em cima dos dirigentes dos clubes e até comentadores de futebol! Mas será na verdade esta a razão para a greve? E os próprios estarão a fazer alguma coisa para credibilizar a arbitragem nacional? Não farão os árbitros parte desse comprometimento para tentar mudar mentalidades? Vamos lá falar de arbitragem......
Primeiro quero dizer que não acredito que esta greve chegue a efectuar-se pois se bem me lembro as condições dos árbitros foram ´apertadas` no principio da época por isso deve ser Sol de pouca dura. Querem apostar?
Mas entretanto aproveitemos para se falar de arbitragem.
E o problema é esse mesmo: não se falar de arbitragem ....sem medo. O problema é não se falar de arbitragem a sério e abertamente porque todos têm medo, todos têm ´interesses`. Falar de arbitragem e mudar essa profissão, digo credibilizá-la, era muito importante para o futebol português mas acontece que ninguém quer mudar algumas regras de um sistema onde muita coisa está mal. Porquê? Não serão os árbitros como muitos dos dirigentes do futebol nacional?
É certo que algumas coisas já mudaram e até para melhor mas quando os próprios árbitros não conseguem falar da sua profissão ela torna-se uma profissão escura, que vive na sombra e da qual só se fala mal pois há muita coisa.....inexplicável (por vezes até as denominamos de coincidências)!! De quem é então a culpa? Será só dos dirigentes como acusa o presidente da APAF? Não cabe também aos árbitros credibilizar a sua profissão? E é o que têm feito? Não depende tudo deles, é verdade, mas.....porque é que tudo não é mais transparente? Porque é que os relatórios dos observadores dos árbitros não são públicos.. por exemplo? Será que é mesmo verdade que a nota de um árbitro é mais baixa se recorrerem muito ao VAR?
Devo dizer que aprecio a questão dos relatórios dos jogos serem divulgados, da entrada do VAR no nosso futebol, dos audio do VAR nos jogos também serem publicados mas há muito por fazer. Não nos podemos esquecer que o VAR não marca penalidades se o árbitro não o quiser. Este continua soberano e pelo que sei e já vi, um árbitro se não quiser nem ouve o que lhe dizem do VAR. Não será então isto só por si só de estranhar? E não me venham com o 1º ano de VAR pois os intervenientes não são burros!!
Se eles não recorrem ao VAR num lance é porque não querem e das duas/três: ou têm muita certeza (depois calha errarem), a nota baixa se recorrerem ao VAR ou então é premeditado! E sobre a 1ª opção ainda pergunto: que árbitro pode ter toda a certeza? Só mesmo os nossos árbitros!!!!
O que digo é que para não se criticar a arbitragem muitas outras coisas têm de mudar mas fundamentalmente as próprias arbitragens, o próprio árbitro.
É que vejo com cada arbitragem que nem sei o que dizer. No entanto deixam-me dois pensamentos e desculpem bater na mesma tecla: será o único problema o árbitro ser mau, incompetente ou existe algo mais? E não falo de um simples erro como aquele do lance de Gelson, falo de lances como aquele de Jonas em Vila do Conde em que o Benfica empata com uma penalidade e o árbitro nem consulta o VAR. Mas porque não o fez? Alguém sabe explicar o porquê dessa decisão? O juiz de campo teve assim tantas certezas? E se porventura os árbitros não tivessem a ultima palavra num jogo de futebol? (Talvez possa ser esta uma das alterações a fazer no final deste ano!)
É que eu acredito que ser árbitro não é para todos mas culpar os dirigentes do ambiente que se vive e não olhar para o próprio umbigo é revelador de uma doença grave. Eu sei que também têm outra pretensão como referi no inicio do post mas na minha modesta opinião os árbitros têm que ser os primeiros a querer mudar mas para isso devem colocar todos os nomes e problemas em cima da mesa. Ouviram o que disse o Marco Ferreira? É o único que tem aquelas opiniões? Um árbitro tem medo da nota que lhe vão dar? E quem lhe dá essa nota? Como é essa avaliação? E se estes relatórios fossem públicos não seria um grande passo para a arbitragem e um enorme passo para o futebol português? Onde estão os bons exemplo da parte dos árbitros? Colocar o seu clubismo no facebook é uma boa medida, é prudente? Um Juiz seja do que for tem de ser imparcial, não dar partido de nada, tem que ser um homem que dá o exemplo mas, será que é isto mesmo que fazem?
Pois é, é tudo tão grande e merecedor de grandes textos, debates, discussões, mudanças, etc, mas não se vê nada disso no futebol português mas o mais grave para mim é que nem dos próprios árbitros se vê luta...até agora. Portanto apontar o dedo aos dirigentes do futebol sejam eles quais forem não concordo totalmente. Saiam da toca como dizia JJ, façam greve mas falem o que se passa sem papas na língua, soltem-se, não tenham medo, gritem se for preciso mas tenham sobretudo a coragem de uma vez por todas colocarem os nomes em cima mesa. Conseguirão? Será tempo para isso ou calar-se-ão mais uma vez?
O que dizer também do árbitro do jogo do Aves -Benfica não ter escrito no relatório a falha do VAR a partir dos 66 minutos? Se isto for verdade, será este árbitro competente? Muito sinceramente não quero acreditar que só o VAR o tenha relatado mas se isto for verdade é caso para estranhar e de investigar pois já chegava já o facto disto ser divulgado antes do relatório ser publico. Enfim.....agora é o CD que não instaura nenhum inquérito como se isto fosse uma questão de policia! Onde se quer chegar? A quem querem atingir? Será uma campanha contra o VAR? Já viram que ainda não se ouviu o que os árbitros pensam nem a sua opinião? Parece uma profissão vampira que vive no escuro e só saem para ...arbitrar.
Por isso fiquei incrédulo ao ler que Luciano Gonçalves, presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) disse que a greve aos jogos da Taça CTT é mesmo para avançar a menos que os clubes mudem radicalmente a sua postura!!(?) A sério? Há clubes que pressionam os árbitros nos túneis e não o dizem? 
Por isso façam a pressão que quiserem fazer até porque como disse são parte essencial do jogo mas que têm de fazer muito melhor é uma verdade incontornável.
Há corrupção no futebol e na arbitragem?
Mais uma vez e sinceramente, acredito que existe sim mas acredito mais que um árbitro em caso de duvida assinale sempre para o clube do seu coração e aqui faz todo o sentido (olhando na perspectiva da malandrice) que se ande a ver quem é deste ou daquele clube para os poder escolher...no curso ou até escolherem-se os delegados da Liga.
Eu sou directo: depois do apito dourado passei a acreditar na corrupção na arbitragem e agora com este caso dos vouchers e dos emails dissipei qualquer duvida que tinha! Isto não podia ter acontecido e quando os árbitros negaram tudo e mais tarde tiveram que confirmar ainda foi pior. Estavam com medo de quê? E ainda diz, o presidente da APAF que, "Não faz sentido estarmos constantemente a pôr em causa a seriedade dos árbitros."
É que a imagem que passamos para o exterior é muito importante e a dos árbitros não é muito boa. Não, e não têm de ser bonitos, têm é somente de ser competentes e desculpem-me outra vez, mas temos árbitros muito maus e que por vezes me parecem com claras intenções de prejudicar...pelo menos é essa imagem que passam. Se quiserem passar a imagem contrária....sejam competentes e dou um exemplo: esta época elogiei um árbitro que passou por Alvalade no SCP-Estoril, Luís Godinho(link), que recorreu sempre ao VAR em caso em que este poderia ser utilizado e no fim existiu verdade desportiva. Em contraste, o árbitro do Rio Ave-Benfica não o fez e não existiu verdade desportiva. Porquê a diferença de critérios? Porquê a coincidência ser mais uma vez num jogo do Benfica?
Por isso e por muito mais sempre fui da opinião de que poderíamos recorrer a árbitros estrangeiros pois em tudo e em todas as áreas do futebol, jogadores, técnicos, dirigentes, etc, há abertura na entrada de estrangeiros. Então, porque não termos árbitros espanhóis ou ingleses...por exemplo? Seria assim tão mau para o futebol português? Na Champions, nos Europeus, nos Mundiais, os árbitros não são todos de várias nacionalidades? É só começar....
Ninguém pense que ser árbitro é fácil e há mesmo muito que um árbitro tem de saber e estudar mas por amor de Deus, não pensem também que ainda comemos gelados com a testa. Tanto desastre fim-de-semana atrás após fim-de-semana não pode ser só aselhice. Investigue-se até ao fundo e doa a quem tiver de doer mas isto precisa de uma grande volta e limpeza. Como está é que não pode ficar.
Todos os meios não podem valer para justificar os fins mas todos falam, falam, falam mas uns não fazem nada, outros querem fazer mas não deixam e outros não querem.
O que se vai fazer para mudar tudo isto se na simples questão das claques andamos há anos ás voltas e nada se resolve?
Para terminar deixo mais uma vez a duvida central de tudo: agora com uma tecnologia á mão que pode facilitar a vida ao árbitro porque continuamos a ver senhores que não a utilizam ou até a utilizar mal a ferramenta, isto é, primeiro punem o jogador e depois é que vão saber das imagens? Que têm de assinalar qualquer coisa isso já sabemos mas porque não punem o jogador só depois de se certificarem com as imagens? Não seria mais prudente um árbitro recorrer ao VAR sempre que este pode ser consultado e nos lances em que está regulamentado poderem ajudar? 

Se ainda não seguem AmorSporting podem começar desde já. Obrigado. 
AmorSporting no Facebook(link
AmorSporting no Twitter(link)

3 comentários :

  1. Isto só muda quando os árbitros deixarem de apitar faltas contra o sporting, marcarem mais penaltis a favor do sporting já depois do tempo regulamentar, marcar pelo menos um penálti contra o Benfica em todas as jornadas e deixar passar todas as faltas cometidas pelos jogadores do sporting...quando isto tudo acontecer teremos paz no futebol!!! Mas atenção, existe uma outra equipa lá para a cidade do porto que parece que está com intenções de ganhar o campeonato...e os sportinguistas não parecem nada preocupados...logo que não seja o Benfica a ganhar o penta! É essa a atitude, carago!!! carrega lumiar!!! P.S.: porque não perguntam ao j.j. se ele teve alguma vez a sensação de o Benfica ser neneficiado quando foi campeão pelo mesmo...ou se foi tudo graças à sua qualidade como treinador...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A tal hipocrisia do futebol e mais vincada num benfiquista!!
      Realmente o JJ sabe bem o quanto roubavam para o ´seu` Benfica da altura mas nada pode dizer pois cairia no descrédito. Assim como Benfica sabe coisas do JJ que tb não pode contar. Acontecia-lhe o mm e cairia noutras coisas! Porque razão falou o Benfica no PC de JJ? Que segredos continham? Pois....
      Quanto ás faltas e aos penaltis que você diz terem de marcar para o SCP está errado porque para mim isto vai é com igualdade de tratamento e imparcialidade dos árbitros que não existe. Eu sei que vos dói ver que são beneficiados e protegidos jogo atrás de jogo mas o mais trsite é que nunca o admitirão! Engana-se pois nós não queremos isso. Nós somos é contra quem quer ter o poder para beneficio próprio e esses são vocês e isso é mais do que óbvio.
      E sim, o FCP está lá em cima mas o vosso jogo é colocarem-nos contra eles. Para quê? Para vós terem mais força, para passarem entre os pingos da chuva? São os tempos da comunicação não é? Tal como fazem vocês não é? Pois, e isto não se trata de um pacto de amizade como vocês lhe chamam, trata-se de dois clubes respeitarem-se mutuamente enquanto um outro faz de tudo do mais sujo para tentar vencer. A sério que nunca vi nada igual em muitos anos que vejo futebol nem nos tempos do apito dourado. Escolherem árbitros que sejam benfiquistas? Escolherem os delegados da Liga e fazer com a sua admissão seja mais fácil e dos grupos de advogados que vos defendem? Não quererem o VAR, a tentativa de golpe de estado na AR, etc, etc?
      Os emails, os vouchers, os meninos queridos, etc, é tudo mentira e imaginação?
      Mais uma vez lhe digo: nós não queremos benefícios, nós queremos é que ninguém os tenha mas o Xarly até se tenta limpar dizendo que queremos o que o Benfica tem!!

      Eliminar

Comente em AmorSporting: