quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Ultrapassar erros com vitórias

Em todos os jogos existem aspectos positivos e negativos mas o melhor que pode acontecer a uma equipa é, mesmo cometendo erros, vencer os seus jogos. Há portanto esses aspectos a melhorar mas o Sporting venceu fora na Liga dos Campeões, derrotou o Olympiacos em pleno Olimpo, marcou 3 golos em Atenas e poderiam ter sido mais, somou 3 pontos no grupo D e amealhou 1,5 M€. É portanto hora de salientar os nossos jogadores, o nosso técnico, a nossa equipa e o nosso clube.
Eu costumo dizer que estamos sempre a aprender mas sinceramente espero que estes erros sirvam de lição porque sofrer golos como sofremos nestes dois últimos jogos não pode acontecer muitas vezes. Quais são as probabilidades de sofrermos dois golos e mesmo assim vencermos o jogo?
Mas estes erros convém dizer que são na sua maioria erros de desconcentração pois nos dois jogos o Sporting já vencia por 0-2 e por 0-3. O problema é que o jogo só termina quando o árbitro apita e acontece que o SCP quando está a vencer muda de estratégia, isto é, mastiga mais o jogo e por vezes até demais e isso pode-nos causar alguns calafrios. Estou por exemplo a lembrar-me do erro do Patrício que colocou a bola no Emenike que ficou isolado valendo Mathieu que cobriu muito bem o lance. A tentativa de construirmos jogo desde a nossa defesa chamando a equipa adversária fazendo-a esticar e abrindo espaços é boa mas também é arriscada se cometermos erros destes mas não é nada que não se corrija e que esteja mais que pronta para a recepção ao Tondela daqui a dias.
Claro que é importante corrigir estes lances e até a atitude da equipa quando está a vencer por dois ou mais golos mas hoje prefiro salientar a nossa vitória.
Como diz JJ, "Quantas equipas vão àquele estádio marcar 3 golos?"
Para mim os dois golos sofridos não mancham a nossa exibição pois quem só vê o resultado parece que foi um jogo sofrido mas quem viu o jogo viu que foi tudo menos isso. O Sporting não fez uma exibição de luxo mas fez uma grande exibição.
Os Leões controlaram o jogo e encolheram quando tiveram de encolher mas quem circulou bem a bola, quem teve ocasiões de golo claras, quem impossibilitou o adversário de quase rematar á baliza e de cruzar? Fomos nós pois fomos e disto também temos que dar mérito á nossa equipa. Não é só aos golos-os golos nascem também da nossa boa prestação defensiva-o futebol é um jogo colectivo!!
Temos que nos habituar que por exemplo jogar com Bas Dost ou Slimani é diferente pois o holandês não pressiona tanto. Com Doumbia recuperamos um pouco do jeito de Slimani e com Bruno Fernandes ainda mais mas por vezes sem muita pressão na frente temos que recuar no terreno e defender mais atrás. Isso faz parte do jogo e do respeito que temos do adversário. Vai ser difícil e ainda por cima na Champions, fazer recuar uma equipa toda para o seu meio campo e dominar o jogo todo por isso temos que saber ser coesos e se tivermos de defender com 11 ...defendemos!
Obviamente não desejamos fazê-lo e ontem até deixámos referência nossa no ataque como normalmente JJ não faz. Eu sou defensor de realizarmos contra-ataque em qualquer jogo e até não percebo porque nos cantos o SCP coloca os 11 jogadores a defender. Se o adversário tem sempre 3/4 jogares fora da área porque não colocarmos 1 jogador nosso fora da área e pronto a laçar contra-golpes como ontem? Pois bem, não sei se JJ me ouviu ou não (ehehehe) mas  que sei é que ontem fizémos isso e saiu-nos muito bem. Só não deixámos o Olympiacos envergonhado porque desperdiçámos incrivelmente boas oportunidades.
E aqui temos que dar mérito a Jorge Jesus. A sua estratégia saiu muito bem. Chamámos a equipa adversária para nós, fizémos-a esticar e com espaços fomos mortais. Isto aliado a uma defesa fraca e desatenta deu na nossa vitória que é histórica.
Por isso gostei da equipa, das movimentações dos jogadores, do saberem ter a bola e de aguentarem os apoios, da acção de Battaglia e de William no meio campo que cobriu muito bem aquela zona, dos nossos dois defesas centrais que foram imperiais e banalizaram o ponta-de-lança ´grego` , de Bruno Fernandes que mais uma vez pintou a manta, e Doumbia que já mostra o porquê da ua contratação, enfim.....o Sporting foi autoritário e impôs-se na Grécia, país dos Deuses! Foi a tal ambição que as hostes leoninas tanto desejavam-talvez tenha sido o nosso grito do Ipiranga nesta competição!!
Portanto meus amigos em vez de estarmos a pisar no pé do Jonathan e dizer que não pode jogar mais porque é um zero á esquerda devemos é apoiar pois não foi só ele que fez asneiras. O Rui Patrício até tem feito asneiras que não são habituais mas a ele tudo se perdoa. Portanto não aceito de qualquer forma criticas demolidoras ao Jonathan Silva.
Eu vejo as coisas de outra forma e numa equipa nunca se deve xingar um jogador como fazem os adeptos. Uma coisa é o treinador chamá-lo á atenção pois até deve fazê-lo, outra coisa é deitá-lo abaixo. O Jonathan precisa de aprender e só o fará se jogar portanto também está no seu direito de falhar. É óbvio que sabe que não pode errar muitas vezes mostrando que aprende com os seus erros pois ao contrário dará passos atrás na vinda para o SCP mas pelo que vemos, não lhe faltarão oportunidades.
O Sporting fez uma grande exibição e temos pena de termos sofrido mais uma vez dois golos mas vencemos e seguimos invictos e na frente na Liga e Champions. O resto....são peanurs!!
Termino com outra frase de JJ: "Siga para Bingo"!!

Se ainda não seguem AmorSporting podem começar desde já. Obrigado. 
AmorSporting no Facebook(link
AmorSporting no Twitter(link)

Sem comentários :

Enviar um comentário

Comente em AmorSporting: