terça-feira, 12 de setembro de 2017

Será hoje o inicio de uma ambição europeia?

"O grupo do Sporting na champions é fraquinho!" Juventus e Barcelona são os favoritos e Sporting e Olympiacos lutarão pela Liga Europa, isto na teoria e para os que não acreditam na equipa. Para os que acreditam como eu, a tarefa será muito difícil e teremos que  nos superar. "Os favoritos vêem-se dentro de campo." Hoje é para vencer e neste jogo veremos até onde vai a nossa ambição europeia!!
Sejamos directos e sinceros: temos que vencer hoje, na Grécia!! Este é tido como o nosso principal rival neste grupo mas se quisermos contrariar esta teoria teremos que ser os outsiders deste grupo. E outsider não é só vencer os dois jogos com o Olympiacos como também fazer uma graçinha ao Barcelona ou á Juventus. Isto seriam 7 ou 9 pontos ganhos e uma qualificação quase garantida.
A tarefa é das mais difíceis da competição mas no futebol não há impossíveis. Há anos também tínhamos o Inter pelo caminho mas em Alvalade vencemos por 1-0 com golo de Caneira, ainda há mais tempo chegámos a estar a a vencer o Real Madrid por 2-0 e mais recentemente batemos-lhes o pé no Bernabéu. Portanto é difícil mas se quisermos passar temos que ser os verdadeiros outsiders do grupo.
Pensar jogo a jogo.
Qualquer competição com pontos para conquistar tem que ser gerida de outra forma, ou seja, como não é um jogo a eliminar há de facto mais hipóteses de se alterar um rumo que até pode não começar bem. No entanto neste grupo não há muita margem para errar. 
Empatar na Grécia pode parecer um bom resultado mas penso que é um mau inicio. Temos que ser ambiciosos ou não? Se quisermos passar penso que temos que vencer já para ficarmos com vantagem sobre o Olympiacos e se bem que o nosso foco não é a Liga Europa confesso que é o mínimo que poderemos fazer.
Ninguém vai cobrar a equipa se não passarmos á próxima fase da Champions mas já o farão se não ficarmos em 3º lugar do Grupo. É o peso dos jogos internacionais e de um crescimento que queremos que seja efectivo.
Jorge Jesus diz que seremos apertados na Grécia e sinceramente não se espera outra coisa. O ambiente costuma ser frenético em Atenas e por vezes até mais do que isso mas são nestes ambientes que os jogadores gostam de jogar. Um jogador que é ambicioso quer jogar nestes estádios e conseguir calar a falange de apoio do adversário portanto hoje é um bom dia para isso.
Não será de todo ambição a mais e isto não significa que tenhamos que dominar o jogo, ter mais bola, circula-la mais tempo, etc. O que os Leões têm de fazer é marcar mais golos que o adversário e para isso temos que explorar os pontos fracos do Olympiacos que penso ser a defesa. 
Aqui entra a estratégia que muitos pensam ser de pressão alta e de tentativa de sufocar o adversário mas que eu penso não ser para todos os jogos. Tapar sim a construção do adversário e obrigá-los ao jogo mais directo onde penso que temos alguma vantagem. O Olympiacos tem bons elementos ofensivos e que se dermos muitos espaços vão criar perigo com certeza por isso é fechar quando tivermos de fechar e aceitar também que o outro lado está uma equipa boa e se isso não fosse não estava nesta competição. 
Acredito que possa ser um jogo equilibrado com as duas equipas a procurarem ter a bola e a fecharem-se quando não a têm e por isso ganhar as 2ªs bolas será crucial. Portanto o jogo passará muito por William, Battaglia e Bruno Fernandes que preenchem o bolo central da equipa e que terão que encaminhar a bola para os outros sectores. Também Coates e Mathieu serão cruciais nesta estratégia pois no jogo directo são eles que vão tentar conquistar a bola nas alturas.
Outros pormenores. 
O treinador do Olympiacos era no ano passado o coach do Légia de Varsóvia e por isso conhece bem o Sporting e como jogamos. Não acredito que se encolha como fez em Varsóvia mesmo tendo saído vitorioso pois joga em casa e sabe que o SCP gosta de ter a bola. Portanto também acredito que possa pressionar-nos para não nos deixar construir jogo pois se não o fizer estará a dar o jogo e apostará no contra-golpe.  
Depois de termos as 2ªs bolas, vai ser determinante termos velocidade na saída de jogo para criarmos perigo. As alas, Gelson e Acuna, serão locais para onde a bola será mais direccionada para que depois se possa colocar a bola em Bas Dost. Duvido que tenhamos espaços pelo eixo do campo.
Para passarmos e afirmarmo-nos na Europa temos que começar a vencer e aos rivais europeus. Com este investimento: jogadores com a categoria e dispendiosos em quem o Sporting apostou, e com um treinador caro como nunca tivemos é hora de começar a puxar dos galões e impormo-nos nestas casas. Hoje é bom dia para começarmos, ou não?

Se ainda não seguem AmorSporting podem começar desde já. Obrigado. 
AmorSporting no Facebook(link
AmorSporting no Twitter(link)

2 comentários :

  1. Boas,

    Uma correcção, este treinador era o treinador do legia, mas até antes do jogo do Sporting, pois foi despedido!
    Concordo que uma vitória na grécia nos pode colocar numa posição de pensar em algo mais que o 3º lugar! O grupo é dificil, mas não impossivel de passar pois o ano passado com uma equipa deveras mais fraca demos muito trabalho ao campeão europeu e ao Dortmund onde com uma pontinha de sorte (que temos tido este ano) teriamos ganho ao real fora, empatado em casa e empatados ambos os jogos com o dortmund!!
    Por isso é esperar que a equipa continue esta senda de vitórias que é muito bom para o entrosamento de jogadores, pois não podemos esquecer que temos 6 novos jogadores no 11 titular, o que indica que este Sporting ainda pode e deve crescer muito! Grande parte desse crescimento vai depender no entrosamento de william com battaglia e bruno fernandes :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas, João. Obrigado pela correcção. Sim ainda temos muito que crescer se nos deixarem, é claro. De qualquer forma precisamos de mais ano menos ano de nos afirmarmos na Europa e começar a bater o pé na próxima fase. Se queremos chegar a esse dia então temos que vencer estes jogos. SL

      Eliminar

Comente em AmorSporting: