domingo, 24 de setembro de 2017

Opinião sobre o que temos de melhorar

É certo e ponto assente que o Sporting entrou mal no jogo e que talvez até tenha subestimado o adversário. O excesso de confiança nunca fez bem a ninguém. A Liga está no seu inicio e é normal que aos poucos conheçamos melhor a equipa, as suas individualidades, as nossas armas, as soluções de recurso, etc.  Depois também ao sabor dos jogos passamos a conhecer também a nossa estratégia mas o que já conhecemos é o treinador. Neste caso penso que falta Battaglia neste meio campo e que Bruno Fernandes deve jogar ao lado de Dost.
Aos poucos vamos conhecendo melhor a nossa equipa.
Sim, também me parece que temos melhor equipa que a do ano passado mas já não sei se teremos como a de há dois anos. No entanto também penso que será cedo para fazermos essa comparação.
O que me parece ser o mesmo da do ano passado e da há dois anos é a nossa estratégia que sem Bruno Fernandes ao lado de Bas Dost ou Doumbia perde capacidade de pressing, de remate, de imprevisibilidade, de golo.
Na temporada passada andámos a jogar durante muito tempo com Alan Ruiz ao lado de Dost e até foi o nosso melhor período. Mas isto acontecia porque tínhamos atrás quem compensasse quando o Alan não ajudasse muito - William e Adrien. No entanto este ano é diferente. Actualmente o que temos? Temos na mesma o Alan na frente, portanto a situação é igual, mas no meio campo temos o William e Bruno Fernandes (pelo menos nos dois últimos jogos para a Liga) e para mim é aqui que no meu ver não somos tão fortes(em dois jogos consecutivos sofremos dois golos e agora neste mais um e um mau desempenho defensivo).
Para mim então o problema é que o Bruno Fernandes não é um Adrien nem a defender nem a atacar, ou seja, a defender não estanca tanto o jogo adversário (portanto, não apoia tanto o William) e depois, nem a atacar constrói tão bem e consequentemente não é tão consistente como era o nosso ex-capitão Adrien. Então torna-se óbvio que o Bruno Fernandes tem de jogar é na posição 10 na vez de Alan Ruiz e que o Battaglia é mais do que necessário no nosso meio campo ao lado de William ou atrás dele, tal como terminámos em Moreira de Cónegos e frente ao Tondela. Battaglia nesta posição é um estanque defensivamente e isso também explica porque estivemos bem no aspecto defensivo.
Se pegarmos nas estatísticas o melhor período da equipa coincide com Battaglia e Adrien no meio campo e que quando William entrou sofremos dois golos em dois jogos consecutivos.
Isto é, não que quem esteja a mais seja o William mas isto significa que quem saiu faz falta e as coisas não são de um dia para o outro.
Por isso penso que com Battaglia e William estaremos bem mais equilibrados do que com William e Bruno Fernandes.
JJ tem apostado mais em dois criativos juntos, William e Bruno F. mas isso não tem dado muito certo. Pode mais tarde ser o inicio de uma boa dupla meio campista mas para Bruno ser um Adrien ainda tem de subir uns degraus. Ganhamos nuns aspectos mas perdemos noutros mas JJ tem é de o colocar onde ele produz mais - ao lado de Dost! Se andar a remendar a manta é porque ela não é tão boa!!
Aliás vemos que quando JJ pretende dar mais força ao nosso meio campo, retira o Alan Ruiz, avança o Bruno e coloca o Battaglia atrás do William. Porque não então colocar logo o Battaglia de inicio?
Acredito portanto que mesmo sem a mesma arte de construir jogo que um William tem na posição 6, o argentino é a nossa melhor arma para equilibrar aquele meio campo.
E não é só isso. A equipa ressente-se porque lhe falta um bom elemento a pressionar na frente ao lado de Dost e para jogar entre linhas, circular a bola e saber ficar com as divididas de Dost. Percebo a intenção de JJ em querer dar minutos ao Alan Ruiz mas não está a dar. O Bruno Fernandes não constrói jogo tão bem como o Adrien fazia e a equipa tem falta de ter bola. Ele é algo precipitado em desfazer-se da bola e assim damos muito jogo ao adversário e assim para mim, enquanto não melhora neste aspecto, é mais um jogador de ultimo passe, de remate, de aproveitar assistências, de poucos toques na bola, de tabelinhas, de desmarcações, de jogar entre linhas e não um jogador que goste de bailar para a frente e para trás com a bola nos pés.
Para mim, aqui reside o nosso 1º erro e os jogos contra o Tondela e agora com o Moreirense são prova disso mesmo. Os nossos adversários fecham-se até mais não e é mais difícil penetrar naquele emaranhado de pernas e nós continuamos sem fazer diagonais e insistimos em ter um peso morto na posição 10 embora com o Moreirense ter sido ele o melhor jogador do Sporting, isto na 1ª parte. O Alan chegará lá mas até lá não deve ser o titular desta equipa. Deve entrar aos poucos e até substituir o Bruno Fernandes na posição quando os jogos tiverem quase no fim ou quando não der mais.
Portanto acredito que o SCP vai ser mais consistente com o Battaglia no meio campo mesmo percebendo que JJ quis dotar o nosso meio campo com mais criatividade-William e Bruno Fernandes. No entanto não me parece que seja a melhor dupla para nós, pelo menos para agora.
O Sporting precisa de ter bola e de ter sequência de jogadas mas se contra o Tondela tivemos isso de sobra (o Tondela também jogou mais recuado) contra o Moreirense já não se passou tanto isso. Onde estava o Bruno Fernandes naqueles contra ataques do Moreirense onde incrivelmente os jogadores adversários surgiam isolados? É certo que também não vimos o William mas o Bruno não estava. Mais uma razão para jogar a 10 e Battaglia estar lá para matar esse jogo adversário.
Mas é óbvio que não é só este erro que me apoquenta. Para mim existe ainda muita coisa para mudar nesta equipa.
Por exemplo, os lances de bola parada em que dizem que JJ é tão bom estratega. É que não vejo nada disso há muito tempo no Sporting. Nos livres directos, cheguei a ver o Bruno César bater quando temos o Mathieu que bate bem. Porquê? Depois, os cantos, e estes deixam-me fulo! Porra, não há ninguém que saiba marcar cantos para além de Acuna? Merda para quem marca cantos para o 1º defesa cortar! Eu até vou escrever em maiúsculas que é para ver se o JJ lê alguma coisa: PARA QUÊ TERMOS TORRES NA EQUIPA E SE DESLOCAM PARA A ÁREA SE DEPOIS NÃO APROVEITAMOS ISSO? Por isso badamerda para quem manda marcar cantos para o 1º poste!! Quantos treinadores não dariam para ter o que o Jorge Jesus tem hoje no Sporting? Pois é, são só mais uns erros (ou teimosias) que cometemos há 2/3 anos porque temos boas soluções na equipa e não as aproveitamos!! É o mesmo que ter um FERRARI e só andarmos a 100 á hora!!
Mas mais!!
Os cruzamentos. Andamos há dois/três anos a ver o Gelson cruzar para a bancada mas nada parece mudar. Porquê? Não tem tido treino especifico? Sinceramente não parece mas não é só com dribles que irá lá! Neste aspecto também estamos coxos porque vimos que sem Acuna não há ninguém que saiba marcar cantos nem cruzar. É muito pouco para uma equipa que deseja ser campeã. 
Depois queria também voltar a falar das nossas segundas opções.
Há dias dizia que acreditava termos banco para as ocasiões mas começo a ter algumas duvidas nomeadamente em relação ao Bruno César e ao Iuri Medeiros. Epá, é gritante a falta de qualidade que o Bruno César demonstra. No que é que o SCP fica a ganhar com ele a jogar? Não teria sido melhor ter ficado com o Matheus Pereira que ao menos tem velocidade e consegue driblar, cruzar  e rematar á baliza? Pensem nisso até Janeiro!!
Depois o Iuri, que não tenho duvidas ser um grande jogador mas tem de se fazer esperto e ganhar as oportunidades que JJ lhe dá. Houve Iuri, tens de largar mais a bola e ir buscá-la noutro local mais ao lado ou há frente e não enveredar pelo um para um pois isso não te favorece nem á equipa. Quando recuperares a confiança talvez o possas fazer mas para já não. Olha para o Gélson faz. Espera pelo apoio, pára, rodopia, volta atrás se for preciso mas não percas a bola e faz rolar a bola para outro colega. Só assim jogarás na equipa.
Por fim o que eu tenho dito, falta-nos um ponta-de-lança na equipa. Se porventura o JJ agora experimentar o Dost com o Doumbia na frente, quem estará como opção para entrar por um deles? amos esticar a manta outra vez?
Esta é a minha opinião mais sincera sobre o que temos de melhorar na equipa quer gostem ou não!
Sobre a defesa não vejo no que poderemos ficar a ganhar substituindo algum jogador. Sei que muitos ainda dizem mal do Piccini mas não é com um jogo bom de Ristovski que poderá colocar em causa a titularidade do italiano. E não se esqueçam, se o extremo daquele lado não apoiar o lateral ele é que levará com tudo. Ontem foi com o Moreirense e ele aguentou-se bem mas nos dois próximos jogos será com Barcelona e FC Porto. E o mesmo é com o nosso meio campo, se não estancar bem as investidas do adversário quem apanha com tudo é a defesa. É por isso que o futebol é lindo quando trabalhado e olhado na sua pureza! É por isso que é um jogo de equipa!!

Se ainda não seguem AmorSporting podem começar desde já. Obrigado. 
AmorSporting no Facebook(link
AmorSporting no Twitter(link)

Sem comentários :

Enviar um comentário

Comente em AmorSporting: