quinta-feira, 14 de setembro de 2017

O ´banco`

O que é o banco de suplentes de uma equipa? Este não é nada mais do que uma extensão da própria equipa com jogadores válidos e capazes de serem titulares assim como são todos os que não são convocados. Por isso é que ninguém pode ser desvalorizado e todos são ´titulares`. Mas terá o Sporting CP jogadores para todas as ocasiões? 
O debate é algo complexo mas nós não podemos tê-los. Assim todos sabemos que os treinadores têm uma equipa base e outros que jogam menos frequentemente e aos bocados. No entanto este é um processo que muitos jogadores não querem perder pois também significa ter uma oportunidade de agarrar a titularidade. Os jogadores são portanto todos válidos sabendo que normalmente os com mais valor ou os que tecnico/tacticamente dão mais garantias jogam mais.
Bom também seria se tivéssemos um plantel sem muitas oscilações de valor entre jogadores mas isso é difícil e mais oneroso. E tudo depende do orçamento de cada equipa e da politica de cada clube pois apostando na formação por vezes significa ter um jogador que ainda está a crescer portanto tem menos valor do que por exemplo um titular. Ter um plantel com bastantes opções é portanto o El Dourado para qualquer treinador/clube. 
Mas terá o Sporting ´banco`? Terá Jorge Jesus homens capazes de entrar a qualquer altura na equipa?
Vejamos:

Na baliza o SCP pode contar com Salin e Pedro Silva que são as alternativas a Rui Patrício. Penso que são boas alternativas sendo um mais experiente e outro mais jovem. Os dois serão muito provavelmente os nossos guarda-redes nas outras competições. Salin já conhece bem o futebol português e tem qualidades já comprovadas e Pedro Silva agradou na pré-época e até levou á decisão de rescindir contracto com o Azbe Jug. Esta foi uma boa decisão e dá seguimento á nossa boa escola de guarda-redes. Nesta posição acredito que estamos bem servidos mesmo sabendo que o Pedro tem ainda muito para crescer!

Na defesa e  por muito que alguns ainda o digam, Piccini, é um excelente jogador. O italiano tem estado irrepreensível mesmo tendo pouco tempo de adaptação ao nosso clube e futebol. A confiança ganha-se e o resto vem com treinos e jogos e ele tem indo a subir de produção. Para mim é mais do que óbvio que o Sporting está bem servido. Em alternativa a Piccini contratámos Ristovski que deve precisar de tempo de adaptação para depois o podermos avaliar. Até lá será precipitado dar-lhe a titularidade para o campeonato a não ser por extrema necessidade.
Na esquerda, também já vimos que o Fábio é um jogador de excelência mas que é preciso geri-lo de forma prudente  pois vem de tempos em que a sua condição física não foi a melhor e também porque nos últimos jogos sofreu toques que o deixaram com mazelas. Infelizmente o jogo da selecção confirmou tudo isso e quem tem que jogar é o Jonathan Silva que é a sua alternativa. Depois do jogo na Grécia torna-se óbvio que o argentino tem de melhorar muito mas nada que seja impossível. O que não precisamos é de ter adeptos leoninos a dizer que já não pode jogar mais, que é um flop, etc. O argentino é bom jogador e precisa de aprender e ganhar confiança. 
No eixo temos dois senhores que têm estado bem, Coates e Mathieu mas que como todos também falham. Não os devemos colocar já em cima do pedestal para depois caírem em desgraça mas que estamos muito bem servidos de centrais é verdade. Como alternativas ao uruguaio e ao francês temos o André Pinto e o Tobias Figueiredo que por muito que uns digam o contrário são bons jogadores. Serão para serem titulares? Provavelmente não pois Coates e Mathieu são poderosos mas André Pinto é um conhecedor do futebol português e Tobias julgo que está no ponto para fazer parte do nosso plantel principal. Eu penso que o Tobias deu finalmente o salto evolutivo que se deseja que tenha um jogador oriundo da nossa formação. Obviamente serão dois jogadores que darão algum descanso a Coates e Mathieu muito provavelmente nas competições secundárias. 
Se me perguntarem se queria ter outros jogadores com mais categoria eu diria que sim mas os que temos são mais que bons para o Sporting e um plantel não pode ter 4 excelentes centrais pois dois deles quereriam sair por não jogarem e não se esqueçam, se queremos apostar na formação temos que ter , mais ou menos, 1 jogador desses por cada posição. Até agora, Pedro Silva e Tobias Figueiredo!
Poderíamos estar mais fortes para esta posição mas acredito que temos bom banco.

No meio campo, William e Battaglia, Battaglia e William, William e Bruno Fernandes ou Battaglia e Bruno Fernandes são as mais fortes opções e combinações de JJ para este sector. Depois destas combinações temos Palhina e Petrovic mais para a posição mais recuada e Mattheus Oliveira mais para a frente sendo ainda Bruno César também uma opção. O problema é que das combinações possíveis, JJ, está a colocar os três de inicio o que faz com que precisemos de outro(s) capazes de entrar a qualquer hora.
Eu diria que enquanto tivémos Adrien a coisa estava mais que resolvida mas agora penso que ou JJ começa a rodar estes médios ou podemos ter alguns problemas se algo acontecer. Recuar Bruno Fernandes será a opção primária se William ou Battaglia não estiverem pois para 2º avançado temos várias opções mas o problema será não ter William e Bruno Fernandes ao mesmo tempo na equipa. É certo que para isso acontecer será preciso muito azar mas o melhor mesmo é ir preparando Petrovic, Palhinha ou o Mattheus Oliveira para as ocasiões.
Visto por outro lado e sabendo que o Bruno está a ficar tão influente na equipa como Adrien estava, JJ já roda o Alan Ruiz e acredito que muito em breve também Podence, pois nesta posição precisamos de um jogador influente. É que, substituir o Bruno Fernandes significa colocar outro jogador perto de Bas Dost e por aqui o SCP está melhor.
Ora, se me perguntarem se precisávamos de um outro médio ofensivo para poder entrar na equipa talvez dissesse que sim pois ainda não se viu bem do que Mattheus Oliveira é capaz mas vamos ver primeiro o brasileiro em acção.

Nas alas, Gelson e Acuna são e serão os donos da esquerda e da direita. Depois temos como opções Iuri Medeiros e Bruno César. Aqui também penso que Iuri tem de jogar e ter mais minutos pois penso que é jogador para explodir. Precisa é de jogar e de ter mais oportunidades porque vejo-o a fazer a diferença e a ser ele a principal alternativa aos titulares. Iuri tem técnica mais do que suficiente para partir a loiça toda enquanto o Bruno César já sabemos o que tem para dar e sinceramente começa a ser demasiado pouco.
Esta temporada investimos bem num titular e penso que com Iuri e com Bruno a espaços, estamos bem servidos. Nesta posição penso que JJ já poderia ter rodado mais o Iuri Medeiros.

Para a posição 10 como disse anteriormente o SCP conta com várias opções. Bruno Fernandes que se pensava não ser 10 tem-se saído ás mil maravilhas na posição e desta forma ganhámos um jogador para duas posições, Médio ofensivo e posição 10. As alternativas são Alan Ruiz, Podence e quem sabe Bruno César e Doumbia.

Para ponta-de-lança dois grandes jogadores, Bas Dost e Doumbia. Será suficiente? Acredito e preferia ter mais um jogador para esta posição pois em caso de suspensão ou lesão só ficamos com um o que é pouco. Defendi uma 3ª alternativa e acredito que era o que JJ também queria mas bem gerido talvez em Janeiro tenhamos mais alguém.

Em género de conclusão:
O SCP tem banco mas mais para a frente do que para trás. Sim, neste momento parece que nos falta um pouco de qualidade mas os que temos precisam de se mostrar para poderem crescer.
No geral este tem sido o banco do Sporting(a negrito):
Para a baliza temos tido sempre Salin;
Na defesa, Tobias e André Pinto têm alternado jogo sim , jogo não e Jonathan só agora terá Ristovski para também alternar;
No meio campo, Petrovic e Bruno César têm estado mais vezes no banco;
Na frente, Iuri, Alan e Doumbia também sido escolhidos para estar no banco.
De salientar que no esquema actual temos um joker que é o Bruno César - joga a lateral esquerdo, a médio interior esquerdo, na direita e ainda como 10. No entanto ele tem entrado mais por Acuna. Porém acho que ganhámos uma boa opção para lateral direito para quando for preciso, Battaglia.
De fora costumam estar, Pedro Silva, A. Pinto ou Tobias Figueiredo, Jonathan ou Ristovski, Palhinha e Mattheus Oliveira, Podence e Gelson Dala

Se ainda não seguem AmorSporting podem começar desde já. Obrigado. 
AmorSporting no Facebook(link
AmorSporting no Twitter(link)

Sem comentários :

Enviar um comentário

Comente em AmorSporting: