sábado, 23 de setembro de 2017

Estratégia errada

O Sporting perdeu os seus primeiros pontos em Moreira de Cónegos, certamente com uma das equipas mais fracas desta Liga. Em jogo da 7ª jornada da Liga NOS os Leões não fizeram o suficiente para vencer e o resultado de 1-1 penaliza a equipa que foi mais previsível, lenta, sem ideias, que errou muitos passes, não fez um bom cruzamento nem um canto, não foi eficaz, fez faltas em demasia, não rematou á baliza, defendeu mal, etc. Os jogadores do SCP e o seu treinador tem de por na cabeça que ficar á espera que um golo desça do céu, não pressionando o adversário e não rematando á baliza não vai chegar. Dois pontos desperdiçados! Fomos demasiadamente sonolentos!!

Jorge Jesus, em relação ao nosso ultimo jogo para a Liga, o da Taça CTT já sabíamos que seria de rotação, mudou Iuri Medeiros por Gelson que regressou assim á titularidade e Acuna por Bruno César que jogou na ala esquerda na vez do argentino. Portanto há a salientar que o Alan Ruiz ficou com a titularidade, que Bruno Fernandes continuou a jogar mais recuado no terreno e mais perto de William, que o Coentrão recuperou da lesão frente ao Tondela e que Acuna não foi convocado. Na defesa tudo ficou igual. Depois, no banco devo dizer que desta vez, sem Acuna e sem Podence de 7 jogadores só tínhamos dois elementos com cariz ofensivo, Iuri e Doumbia. Para mim manifestamente muito pouco.
Na 1ª parte o Sporting entrou lento, com dificuldades de processos, muito previsível mas ainda para piorar deu espaços proibidos ao Moreirense que é certamente uma das equipas mais frágeis desta Liga. Jogámos como já tínhamos visto mas desta vez sem vencer. Estava na cara que mais cedo ou mais tarde que esta estratégia iria falhar mais dia menos dia. Isto de entrar nos jogos a dormir e esperar que algo aconteça e depois jogar contra o prejuízo está mais do que visto no Sporting mas não há meio de aprender. O Sporting não consegui fazer uma jogada de jeito nem fez um remate á baliza do Moreirense. Quase todos os jogadores pareciam que se estavam a aguardar por uma ajuda do céu que só viria na 2ª parte. Bruno Fernandes fez o seu pior jogo pelo Sporting, Gelson se não estava lesionado parecia, Bruno César começo a pensar que já não é jogador para estar no Sporting e contra todas as previsões Alan Ruiz até nem se estava a sair mal. Que jogo mau da nossa parte!
Na defesa os espaços eram demasiados e penso que não houve nenhum sportinguista que não previsse o golo do Moreirense. É um filme demasiadamente visto!! 
William não ajudava os centrais, Bruno César nem sabia que o Fábio estava a jogar e o To-zé ia avisando. Tenho a impressão de que até um fora de jogo mal assinalado assinalaram ao Moreirense quando seguia isolado para a nossa baliza, isto antes, de Pena ter adiantado demais a bola e de Rui Patrício ter evitado o golo, enfim.... o golo do Moreirense aconteceu mesmo num lance onde ganham o ressalto mas o remate é muito bom. 
Se era isto que os nossos jogadores estavam á espera então tínhamos 2ª parte prometedora. Ao intervalo 1-0 para o Moreirense castigava quem não tinha feito nada de jeito para quem quer vencer um jogo.
No reatamento era esperado um Sporting mais pressionante, mais rápido, mais rematador mas só em parte isso aconteceu. Alan Ruiz ficou no balneário quando nem era o pior elemento mas para entrar Doumbia tinha que ser ele. E aqui sim, a nossa estratégia foi a que deveria ter sido desde o inicio do jogo. Caímos em cima do adversário até em demasiado pois por vezes existiam contra-ataques onde o Moreirense estava em vantagem numérica. Incrível! 
Bruno César não fez uma jogada o jogo todo, um bom cruzamento, um drible, um remate. O que fez foi ganhar algumas faltas mas não chega, o Bruno tentou mas nunca conseguiu uma tabela, um contra-golpe, ...jogou muito recuado no terreno e nunca conseguiu construir bem o nosso jogo ofensivo. Por isso JJ tirou-o aos 66´ colocando Battaglia atrás e subindo o William mas antes o SCP iria empatar pelo nosso capitão. Canto devolvido pela defensiva caseira e com B. César a colocar para William empatar com ajuda do defesa do Moreirense. Esta foi a tal ajuda divina que o SCP esperava mas neste caso só deu para o empate.
Nesta altura o jogo estava mais aberto, mais rápido, pressionávamos mais o adversário e cheirávamos mais a baliza adversária. Doumbia tinha dado outra vitalidade ao nosso ataque , a nossa equipa estava menos passiva no jogo. No entanto não chegava e Gelson quase não existia no jogo. Alguns rasgos e um ou outro drible mas velocidade, cruzamento, clarividência, nada, zero! Talvez por aqui se explique a nossa pouca criatividade no jogo. 
Depois quando entrou Battaglia para 6 fazendo subir o William até ganhámos um pouco com isso mas não deu para mais. Precisávamos de um bom Gelson, de Acuna que espero ter estado lesionado e não poupado(porque jogou na Taça CTT?) e de mais uns William´s em campo. Porém Gelson poderia ter sentenciado o jogo mas sem nada pela frente atirou incrivelmente á trave. Que perdida!!
Mas JJ ainda conseguiu deixar o Bruno César em campo até aos 72´ de jogo. O pior é que com Iuri a jogar o SCP também não lucrou em nada. Não percebo o problema do Iuri que com tanto talento não faz um cruzamento, continua a insistir no um para um em vez de dar a bola e os cantos são todos mal marcados. Não estava Acuna pois não?
Até final foi pressionar, Coates até subiu para ponta-de-lança mas eram faltas atrás de faltas e falta de discernimento até na hora de cruzar e de cabecear á baliza como fez William aos 93´. Assim não foi de admirar que o jogo tenha terminado empatado.
No fim o empate penaliza o Sporting porque não pode jogar desta forma e dar meio jogo de avanço aos adversários. E isto acontece porquê? Porque são os jogadores que não querem jogar ou pela estratégia do treinador? 
Para mim jogar contra estas equipas não é esperar que mais tarde ou mais cedo possamos marcar. Para mim é entrar para matar o jogo o quanto antes e dominar o adversário. Pernas? Os jogadores são pagos para isso e não há desculpas que possam valer depois de sofrermos um golo. Temos que fazer mais, muito mais e se ganhámos pontos por exemplo em Guimarães deixamos-os aqui em Moreira de Cónegos e isso não pode ser. 
A entrada de Doumbia deu outra combatividade e outro poder á equipa mas o problema esteve na atitude da equipa em campo que não pode pensar que chega a casa de um adversário mais fraco e que as coisas vão acontecer. Isto não pode ser se queremos comemorar no fim. O Sporting vai jogar com equipas que vão jogar da mesma forma, demasiadamente encolhidos e depois explorar o contra-golpe e isso não pode ser desculpa. Por isso os jogos são para entrar com toda a intensidade e dar tudo em campo. Hoje não fomos assim e estivemos a dormir muito tempo. Fomos muito maus!!  
Como disse, até ao intervalo o melhor jogador era o Alan Ruiz que jogou bem entre linhas e conseguia colocar tanto na esquerda como na direita e abrir espaços mas JJ tirou-o. Assim dou então o meu voto para William que com a bola nos pés tentou remar contra a maré mesmo que a defender tenha estado ausente. Hoje não foi tão bravo como com o Tondela e pareceu-me lento demais mas marcou o nosso golo e ainda foi ele que empurrou a equipa. O Rui Patrício também esteve atento a certos remates mas nada por aí além.
Dois pontos desperdiçados sem necessidade!! 

Se ainda não seguem AmorSporting podem começar desde já. Obrigado. 
AmorSporting no Facebook(link
AmorSporting no Twitter(link)

2 comentários :

  1. Já não sei o que pensar. Ainda não me lembro de ter visto o Sporting com o 11 mais forte a querer resolver cedo. Tanta vez a vaca esteve no último minuto, que desta vez, estava chateada e foi embora. Assim não dá. Mais do mesmo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não diria a vaca mas as rotações, poupanças e consequentemente de mudar as coisas de um jogo para o outro os resultados quase certos só dão para um. O que os jogadores esperavam que acontecesse na 1ª parte? E o que vão fazer não é o que o treinador manda?

      Eliminar

Comente em AmorSporting: