quinta-feira, 28 de setembro de 2017

É este o espírito

O Sporting perdeu com o Barcelona mas fez uma bela de uma exibição. Sempre de cara virada para o adversário, sem medo, com muito empenho e ambição e no final uma baita de uma ovação. Os jogadores, a equipa, os adeptos, mereceriam mais mas ou muito me engano ou alguém vai ter de pagar por não termos vencido este jogo(próximo jogo). A arbitragem começa a ser habitual-não respeita o Leão e protege sempre os mais poderosos ou os mais influentes. Cá para nós: portámo-nos muito bem mas, há sempre aspectos a melhorar!
Devemos realçar o que é justo e ontem aquela nossa exibição merecia outro desfecho. Por isso no final a curva Sul, perdão, o Estádio inteiro aplaudiu e deu confiança á equipa. Fantástico mais uma vez o ambiente em Alvalade. É este o espírito! Todos unidos seremos sempre mais fortes!!
No entanto, fica uma enorme frustração. Foi realmente uma baita de uma frustração termos perdido com um auto-golo depois de uma exibição a roçar a perfeição. Mais uma vez ficámos perto de vencer a um todo poderoso.

A equipa apresentada foi a nossa melhor. Á excepção de Doumbia JJ fez jogar os nossos melhores jogadores ...pelo menos no momento. A lição foi muito bem estudada e aplicada mas também a confiança de que jogando assim estamos no caminho certo. Por isso, no final um Estádio inteiro a aplaudir a equipa como se tivéssemos vencido. Isto é Sporting!! Este é o espírito!! Mas como em tudo, mesmo nas vitórias, há alguns aspectos que temos de melhorar.(Podem chamar-me insatisfeito por natureza mas o que se pretende é ser sempre melhor)
Se repararmos o Bas Dost anda muito sozinho e as bolas não lhe chegam. Não jogamos em 4-4-2? Não deveria estar mais alguém na área adversária na altura de cruzar? Bem, penso que não necessariamente mas aumentaria o nosso poder e fogo dentro dessa zona. Neste momento com Bruno Fernandes perdemos poder dentro da área e assim são os extremos que têm de compensar mas ontem isso não aconteceu. Claro que com o Barça a lição era fechar e não dar espaço o que nos tirou um pouco de atrevimento ofensivo mas tínhamos de jogar daquela forma. Quanto a este pormenor penso que só com Doumbia a jogar ao lado de Dost teremos esse tal poder de fogo dentro da área adversária mas, depois perderemos noutro aspecto. É difícil ter-se tudo!!
Depois, continuamos a não cruzar bem e fazemos-o poucas vezes. Não que cruzar muito seja sinónimo de golos mas o cruzar bem era necessário e este é sem duvida um aspecto a melhorar. O Gelson continua a sua evolução mas quanto a cruzamentos estagnou e Acuna é o único que leva perigo ao adversário dessa forma. É portanto muito pouco mas fica a certeza de que mais vale cruzar pouco mas bem do que despejar bolas para a área e só termos o Bas Dost para finalizar.
Depois, e aproveitando estar a falar do nosso jogo aéreo, há que saber marcar cantos. É gritante o que não sabemos aproveitar nestas situações e dá-me uns nervos quando vejo os nossos centrais a percorrerem um campo inteiro para dentro da área adversária e a bola nem lhes chegar. Mas será possível que só o Acuna sabe marcar cantos nesta equipa? Será que o Bruno não os poderia marcar em vez de ficar fora da área á espera de um ressalto? É que temos umas torres que não estão a ser exploradas e isso é dar trunfos ao adversário. E aqui sim devemos inventar e inovar como tanto gosta JJ de fazer. Marquem umas vezes ao 2º poste com ou sem bloqueios, outras para o meio, outras ao 1º poste mas porra, aproveitemos o que temos de melhor. Agora ser sempre o 1º defesa adversário a cortar logo a bola.....isso é que não pode ser!!
Fora estes aspectos que há sempre para melhorar gostei muito da nossa exibição. Que personalidade teve a nossa equipa e do principio ao fim. Não gostei da forma como entrámos frente ao Moreirense pois há que haver ambição também para jogar contra adversários mais pequenos. É que nós temos equipa para carregar mais em cima dos nossos adversários na Liga portuguesa colocando intensidade e velocidade nas nossas acções e ontem com um adversário mais forte isso até foi concretizado. Fantástico! Gostei muito!!
Agora é fazer o mesmo frente ao FC Porto para passarmos para a frente do campeonato. Jogo difícil e diferente mas é desses que nós gostamos!
E não estou preocupado pois os golos hão-de surgir ao holandês e espero que não sejam todos de grande penalidade. Convinha explorar mais a sua capacidade no jogo aéreo e não só nos pontapés do Rui Patrício, digo saber cruzar para ele finalizar. No entanto só vejo Acuna a fazer isso e é muito pouco para uma equipa que deseja altos voos.
Depois também melhorar a performance dos nossos laterais que ontem, eu sei, tinham de ser bem comedidos. O Fábio continua na sua recuperação que ao menor toque volta á estaca zero e ontem mais uma substituição gasta com este processo. Quando irá terminar?
Do lado direito, o Piccini foi mais atrevido pois teve mais espaço, principalmente na 2ª parte, mas cruzamentos ...zero. Chega ali perto da área e é o Gelson que tem de resolver a questão. A defender tem estado irrepreensível mas ofensivamente tem lhe faltado ...talvez iniciativa.
Epá, há sempre algo a melhorar mesmo sabendo que não existe perfeição. É esse o espírito mesmo nas vitórias. Estamos sempre a aprender e nunca está tudo visto!
Portanto aqueles aplausos todos á equipa foram espectaculares e muito pouco vistos por estas terras plantadas á beira mar. Eu diria que os adeptos leoninos são dos poucos que ainda brindam a sua equipa desta forma mesmo perdendo um jogo. Foi uma grande confiança dada á equipa! É este o espírito!!
Porque não jogamos sempre desta forma? Falta de motivação? É diferente jogar com o Moreirense e com o Barcelona mas para o próximo ano podermos defrontar outros barças temos de vencer 1º os Moreirenses desta Liga. É a história dos sorteios onde sempre nos queixamos de ficar num grupo difícil e dos outros terem mais sorte. Nada mais errado, é que os outros por vencerem estão nos grupos onde os adversários são menos fortes e nós, apanhamos sempre os mais fortes pois estamos nos últimos potes. Por isso tem que existir sempre motivação para vencer os moreirenses do nosso campeonato pois a Liga dos Campeões não cai do céu-conquista-se! Querem jogar com os melhores? Então façam por merecer isso...como ontem!
Ontem eu vi um grande Sporting mesmo sem muito poder ofensivo. Que luta, que empenho em todos os lances como se fossem os últimos, que dedicação tiveram os nossos jogadores e que sacrifício alguns deles fizeram. Que grande ambiente em Alvalade.
O nosso espírito só pode ser um - aquele que mostrámos frente ao Barcelona e as conquistas estarão muito mais próximas de nós.

Se ainda não seguem AmorSporting podem começar desde já. Obrigado. 
AmorSporting no Facebook(link
AmorSporting no Twitter(link)

4 comentários :

  1. Rui, não podemos fazer o mesmo contra o FCP ou vamos perder o jogo, o Porco não é o Barcelona, vai estar a espera para nós fazermos esse papel para eles poderem jogar como no Mónaco... e nós não temos Messi & Soarez para servirem de super gazuas...

    Essa mentalidade que paramos o Barcelona logo somos melhores q o FCPorco vAI-NOS FAZER PERDER O JOGO... PODES DIZER QUE LÊS-TE AQUI PRIMEURO...

    Se há altura para "ATITUDE E COMPROMISSO" serem usados esta é a melhor altura q nunca... o Leonardo Jardim não é burro, a atitude tem de ser; um Matacão do Porco ganha um duelo individual só sobre o cadáver... claro a JORNALIXEIRADA E PAINELEIRAGEM COMENTADEIRA de cá pensa que sabe mais que o Leonardo Jardim, desvaloriza as palavras dele, mas o que derrotou o Mónaco foi exactamente a sobresanria e o cansaço da ligue 1 (ou isto ou o FCPorco descobriu nos emails a fórmula das 'pastilhas' para o rei anabolizado Rato Sanxhez... até já podem estar a crescer mamas ao avobakar e ao marega.. boa altura para alertar o controlo anti-doping)... quando até tinham várias faltas úteis para fazer...

    Esta é a altura para sair do campo já DEPOIS DE MORTO (se com o Barcelona saíram mortos!..), para ter um prémio de jogo maior que nunca, para morder o cérebro para não falhar uma única oportunidade de golo, para comer a relva toda e a gravilha por baixo... e isto porque É EXACTAMENTE ISSO O QUE O FCPORCO VAI FAZER SEM DUVIDA...

    Este tipo de 'mobilização' foi sempre o segredo do FCPorco... o Sporting é melhor que o FCP?? É!! ... mas sem o tipo de mobilização identica a coisa não passa de teoria, o FCP não é o Barcelona nem vai jogar no mesmo estilo superior táctico, vai lançar para a frente correr desalmadamente, aguentar todo o tipo de choque, q na Europa não é permitido mas por aqui é, e depois empurra com a barriga se fôr preciso... dê lá por onde der, até sair de campo de carro funerário se fôr preciso...

    Portanto é isto que vamos encontrar, e se não estivermos preparados VAMOS PERDER O JOGO.

    ATITUDE E COMPROMUSSO ACIMA DE MAXIMO É O PRECISO... e se a direcção não estiver a dormir o prémio de jogo vai reflectir isso...

    O JJ só acredita na táctica... pelos vistos!!.. mas ele pode dar a táctica, mas agora atitude e compromisso máximo também têm q lá estar... se algum jogador não conseguir o máximo que dê o lugar a outro q consiga... e esta mensagem já devia estar a passar...

    ResponderEliminar
  2. Oh Mário, eu digo ´Este é o espírito` é no sentido da entrega dos jogadores ao jogo e se tiverem o mesmo com o FC Porto é meio caminho andado. Nunca podemos pensar que somos superiores ou muito mais do que eles pois podemos ser comidos de cebolada. O que temos de fazer é estar todos unidos, criarmos um enorme ambiente, apoiarmos a nossa equipa mesmo a perder como fizemos com o Barça(espero não ser preciso) e se no fim perdermos mas fizermos um bom jogo e virmos que eles deram tudo dentro de campo(como com o Barça) eu estarei lá a aplaudir!
    É óbvio que queremos vencer e o jogo será diferente pois o FC Porto não joga como o Barcelona mas o espírito que a equipa demonstrou é aquele! Correu mal em termos de resultado mas quando vemos que se dá tudo e que se perde de uma forma ´injusta` terão sempre direito ao apoio que se viu no fim do jogo. Fantástico!!
    Mais friamente , se me perguntares se preferia jogar bem e perder ou jogar mal e vencer, respondo-te na hora que preferia ter vencido. No fim provavelmente não teriam aquele apoio todo , o que está mal, mas teríamos o que interessa.
    Fomos infelizes mas no Domingo temos que ter a felicidade do nosso lado. Por isso o Compromisso e atitude terão que lá estar como em todos os outros jogos.

    ResponderEliminar
  3. Dar tudo não chega Rui... mesmo porque se o Barcelona é protegido pelas arbitragens de modo geral o FCPorco já não é agora, mas soube sempre compensar com atitude acima de máximo, por isso não tem os soluços q o carnide tem...

    O FCP vai correr MUITO MAIS q o Barcelona para compensar as inúmeras lacunas q tem, e vai ao choque sempre (coisa que o Barcelona não faz porque não precisa... e depois o árbitro também não deixa)...

    Eu não sei o que é "dar tudo" a não ser VENCER... ba Europa é uma coisa, por cá é outra... use-se as mesmas armas do adversário... Sim estou a falar do Doping também, POIS É MAIS Q EVIDENTE q o FCPorco o usa, os Matacões toscos do avôbakar e do marega até estão eufóricos em campo, os olhos até brilham como se estivessem estado a fumar charros... correm mais depressa q o Mbappe, COMO *NUNCA* CORRERAM ANTES NAS MISERAVEIS VIDAS OS 90 MINUTOS SEM SE CANÇAREM... claro o sucesso é tudo à base de muita força e velocidade pois técnica apurada foi coisa que nunca existiu naquele par de toscos (claro o sucesso tende a aumentar exponencialmente a confiança, e esta traz mais sucesso ainda-> disfarça toscos).... É MAIS Q EVIDENTE... tácticas é o mesmo ou pior que o NES a meu ver, vá lá, um pouquito melhor, a grande diferença É MESMO força velocidade e atitude

    E isto q nos espera e que vamos ter de enfrentar, é tempo de deixar de ser os anjinhos de sempre... se se levantasse a suspeita ao vassalo do orelhas à frente do controlo anti-doping, provavelmente o BdC ainda ia ter muitos mais castigos... logo use-se é as mesmas armas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem sempre correr mais significa jogar melhor, o pior é mesmo o Xistra que pode não deixar jogar a equipa e fazer como o romeno mas....acredito que não! Do que o Mário fala o estranho seria se todos não o fizessem. Todas as equipas têm ciclos e aí provavelmente o Mário tem razão. O nosso está guardado para mais tarde.

      Eliminar

Comente em AmorSporting: