quinta-feira, 10 de agosto de 2017

VAR: O que passou-se?

Afinal o que passou-se com o VAR no Estádio da Luz? Foi o próprio Carlos Xistra que prescindiu da ajuda do VAR(será possível?) ou foi este que o aconselhou mal (e aqui há a questão da transmissão televisiva da BTV em questão)? De qualquer forma penso que quem de direito devia fazer um ´esclarecimento` tal como fizeram no jogo Sporting-Fiorentina. A transparência e a verdade desportiva agradeciam!!
Não queria começar esta análise sem antes dizer que a vitória do Benfica não está em questão pois venceram bem, tiveram uma penalidade não assinalda e até poderiam ter marcado mais golos. O que eu tenho a criticar dessa arbitragem é a expulsão de Eliseu que deveria ter acontecido aos 38´ fosse por vermelho directo ou pelo 2º amarelo. Já sobre o 2º golo invalidado ao Sp. Braga deixo as minhas duvidas e  preocupações por se ter passado mais uma vez num jogo do Benfica e com VAR. E é portanto este caso que se discute no momento!
Como podemos ver pela imagem o avançado benfiquista está em posição de causar duvida ao árbitro que neste caso deveria ter consultado o VAR, isto se não o fez!
Sobre a possibilidade de não ter consultado o VAR já li por aí mas sinceramente nem sei se um árbitro o pode fazer mas se o fizer penso que não será um árbitro inteligente ou então é com outro propósito. Neste caso acho que Carlos Xistra foi ajudado pelo VAR!
Mas então o que passou-se?  
Terá o árbitro sido mal ajudado pelo VAR porque também o Benfica é o único Clube de um vasto território responsável pelas próprias transmissões televisiva, ou seja, terá sido mal ajudado porque os árbitros não teriam conseguido tirar as duvidas com as imagens disponibilizadas? 
Seria portanto pedagógico, de transparência total e de atitude de quem tem a consciência tranquila que se explicasse o que sucedeu no Estádio da Luz. O debate já iniciou logo á 1ª jornada mas o que agora se deveria fazer era esclarecer o publico e todos os que gostam deste desporto pois há duvidas que se têm de ir tirando. 
Se bem me lembro no jogo Sporting-Fiorentina e isso foi até publicado até á exaustão, demorou-se cerca de 1 minuto a validar um golo que tinha sido mal anulado pelo árbitro. Porque então não se fez o mesmo neste jogo? Num lance tão duvidoso como o do 2º golo invalidado ao Sp. Braga não deveria ter sido bem analisado....demorando o tempo que fosse necessário? É que com tanta duvida Carlos Xistra nem se deslocou até á linha lateral para ver ao vivo essas imagens, porquê? É isto que tem de ser tirado a limpo e alvo de análise por quem está no futebol e mais concretamente na arbitragem.
Têm que existir responsabilidade nisto tudo, seja por quem faz e como se faz uma transmissão de um jogo, seja pelo árbitro que prescinde ou não da ajuda do VAR, se o árbitro não foi bem ajudado e porquê, enfim.....esclareçam o publico e os intervenientes pois merecemos todos que isso se faça para compreendermos melhor a tecnologia.
Sou sincero: ao longo do jogo vi que os auxiliares e o próprio Carlos Xistra comunicavam não sabendo se era com o VAR. No entanto em alguns lances acho que eles comunicaram com a REGI e penso até que no 1º golo anulado ao Sp. Braga existe essa ajuda. Acontece que este facto lança ainda mais duvidas sobre o tal lance. 
Para mim esta tecnologia é muito bem-vinda mas é lógico que no principio vão surgindo alguns erros(para serem corrigidos) e questões a serem colocadas (para serem respondidas) mas tudo acontecer mais uma vez em jogos do Benfica é mais do mesmo. 
Também para mim, o árbitro se não fez bem o seu trabalho deverá ser punido e alvo de inquérito, se for ao contrário deverá então de ser referenciado! 
Espero não ter de ficar muito tempo sentado á espera do audio e explicações sobre esta matéria. Já que o fizeram no SCP-Fiorentina porque não o fazerem quando surgirem estas duvidas?

Se ainda não seguem AmorSporting podem começar desde já. Obrigado. 
AmorSporting no Facebook(link
AmorSporting no Twitter(link)

5 comentários :

  1. Boas, vou tentar fazer uma apanhado de todos os jogos dos três grandes e respectivas arbitragens. No fim fazemos as contas. Todos sõ bem-vindos a dar opinião e ajudar a obter imagens dos lances.
    Se tiverem interesse podem ver em www.3grandesnaliga.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que sim amigo. Passarei lá com muito gosto.

      Eliminar
  2. a questão principal aqui é: porque é que as câmaras da BTV não estão no sítio certo? para manterem a subjectividade e o VAR poder ajuizar como quiser, consoante a ocasião e o protagonista.
    as câmaras da BTV têm medo do VAR e por isso filmaram o jogo de longe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma das hipóteses mas não queria ir já por aí. O que eu queria é que os responsáveis colocassem o dedo na ferida e dissessem como se processou tudo. Isso sim seria transparecia total mas quase que aposto que é dela que têm medo!!
      Mostrem como fizeram no Sporting-Fiorentina e ouçamos o audio mas se não mostrarem vamos pensar que estão a esconder algo!!
      Há aqui muita coisa em jogo: Houve ou não houve testes do VAR nas instalações do Benfica? Há queixas por parte dos árbitros das imagens, por exemplo?
      Se houverem então que digam mas se houver e andarem com o rabinho entre as pernas é porque se passa alguma coisa!!

      Eliminar
    2. As câmaras do VAR são todas da federação e diferentes das das transmissões televisivas, e o VAR está no Jamor - Cruz Quebrada... a dormir uma boa soneca quando convém (se fôr como o SIRESP então é melhor desistir da ideia).

      Eliminar

Comente em AmorSporting: