quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Vale 14,7 Milhões de euros

Hoje, o Sporting tenta entrar na fase de Grupos da Liga milionária. A conseguir amealhará só por se ter qualificado quase 15 Milhões de euros(vencedor do jogo do play-off-2 M€ e Qualificação Fase de Grupos-12,7M€) e depois poder-se-ão juntar outros montantes que variam entre vitórias, empates e direitos televisivos. Em Bucareste, está portanto em jogo prestigio mas muita saúde financeira. Não há desculpas!
Nunca é demais frisar o que significa entrar na Fase de Grupos da Liga dos Campeões. É de facto muito dinheiro que só de entrada dá um valente encaixe financeiro. São practicamente 15 Milhões de euros que entram logo no Clube.
Não será nada fácil ou não se espera que seja fácil mas o Steaua mostrou que também pode marcar e um jogo como nos aconteceu em Guimarães, marcar logo aos 3´, pode-lhes acontecer e aí o cariz do jogo muda. O futebol e a sua imprevisibilidade diz-nos que nunca se pode contar com o ovo no cú da galinha e o mais certo é que pensar dessa forma trazeremos o ovo partido e a cheirar mal. Portanto só temos que estar  preparados para um jogo de Champions para não sermos surpreendidos.
Ontem, já se realizaram jogos do play-off desta competição tendo-se apurados 5 equipas: Celtic, Sevilha, Olympiacos, Maribor e Nápoles.

Astana-Celtic*, 4-3 (1ª mão: 0-5)
(Ajer 26' p.b., Muzhikov 48' e Twumasi 49' e 69'; Sinclair 34', Ntcham 80' e Griffiths 90')

Sevilha*-Basaksehir, 2-2 (1ª mão: 2-1)
(Escudero 52' e Ben Yedder 75'; Elia 17' e Visca 83')

Maribor*-Hapoel Be’er Sheva, 1-0 (1ª mão: 1-2)
(Viler 15')

Rijeka-Olympiacos*, 0-1 (1ª mão: 1-2)
(Marin 25')

Nice-Nápoles*, 0-2 (1ª mão: 2-0)
(Callejón 48' e Insigne 89')

Quanto aos outros 5 apurados ficamos a conhecê-los hoje a partir das 17h45:

-Copenhaga-Qarabag
-CSKA Moscovo, Young Boyes
-Steaua Bucareste-Sporting
-Liverpool-Hoffenheim
-Slavia Praga-APOEL

Assim sendo os potes já se encontram quase prontos para o sorteio de amanhã, no Mónaco, pelas 17 horas portuguesas. A única alteração que pode surgir é a passagem do Celtic do pote 4 para o 3º mas só se o Liverpool for eliminado.
Potes(provisório):

Pote 1
-Real Madrid (Esp.)
-Bayern (Ale.)
-Chelsea (Ing.)
-Juventus (Itá.)
-Benfica (Por.)
-Monaco (Fra.)
-Spartak Moscovo (Rús.)
-Shakhtar Donetsk (Ucr.)

Pote 2
-Barcelona (Esp.)
-At. Madrid (Esp.)
-Paris SG (Fra.)
-B. Dortmund (Ale.)
-Sevilha (Esp.)
-Manchester City (Ing.)
-FC Porto (Por.)
-Manchester United (Ing.)

Pote 3
-Nápoles (Itá.)
-Tottenham (Ing.)
-Basileia (Suí.)
-Olympiacos (Gré.)
-Anderlecht (Bél.)
-Roma (Itá.)
-Besiktas (Tur.)
-(+ uma equipa)

Pote 4
-Celtic (Esc.)*
-Feyenoord (Hol.)
-Maribor (Esln.)
-Leipzig (Ale.)
-(+ 4 equipas-5 se Celtic passar para o pote 3)
-
-
-

Depois do sorteio estar ultrapassado e os grupos definidos os jogos serão nestas datas:

Fase de grupos
1ª jornada: 12/13 de Setembro
2ª jornada: 26/27 de Setembro
3ª jornada: 17/18 de Outubro
4ª jornada: 31 de Outubro/1 de Novembro
5ª jornada: 21/22 de Novembro
6ª jornada: 5/6 de Dezembro

Portanto só por estes nomes todos dá para ver a responsabilidade do jogo de hoje em Bucareste com uma equipa bastante acessível. Não poderá existir desculpas para não passarmos á próxima fase da Liga Milionária.
Quanto ao jogo, a minha opinião é de que o Steaua sabe do nosso valor e fará um jogo na mesma linha que apresentou em Alvalade. Se vier muito para a frente sabe que corre muitos riscos e que podem ser fatais por isso vão jogar fechados quando não têm a bola e tentarão fazer contra-golpes para nos apanharem desprevenidos. O Steaua vai-se fechar no centro para tentar jogar no nosso erro e depois lançar os seus extremos em contra-golpes. Também não podemos largar e dar qualquer espaço a Alibec que é muito bom jogador e que pode decidir um jogo.
Quanto ao que fazer, é ter bola, circulá-la se possível com rapidez, ter intensidade e pressionar o adversário nem sempre numa pressão alta. Por vezes é bom deixá-los subir no terreno, atraí-los para deixarem espaço nas costas e aqui sim, é pressionar bem para recuperar a bola e lançar diagonais para Gelson e Acuna.
O que também poderá ajudar é um golo ao principio mas não podemos contar que o consigamos fazer em todos os jogos. Aconteceu em Guimarães e deu muito jeito o que não pode acontecer é o nosso adversário ter essa sorte porque torna-se tudo mais difícil.
Não acredito que o Steaua venha para cima do Sporting e que pressione no campo inteiro. Talvez pressionem forte nos primeiros 20 minutos e que nos obriguem a jogar um jogo mais directo e aqui penso que Bruno Fernandes poderá jogar mais uma vez com Bas Dost. É que se o Steaua não nos deixa construir jogo teremos que enveredar pelo jogo mais directo, ou seja, bolas para a cabeça de Bas Dost e aí teremos que ficar com as 2ªs bolas para construir e lançar rápidos ataques e o Bruno pode ser uma mais valia.
Estas são as duas formas de jogo que possivelmente poderemos ver mais logo sendo que sem William a nossa 1ª fase de construção não é tão boa portanto não sei se arriscaremos tentar construir muito jogo. Nós também jogamos pelo que nos deixam fazer e é isso que vai definir o jogo. E não é só o Steaua que nos vai condicionar - é o Sporting que tem de fazer o mesmo. De qualquer forma a nossa primeira intenção é construir jogo rente ao relvado, se não der é jogo directo.
O que também poderá ajudar neste jogo são os lances de bola parada e com as nossas torres dentro da área teremos fortes hipóteses de marcar isto é, se não desperdiçarmos esses lances com ´paneleirices` á Jorge Jesus.
Quanto á equipa: a minha ideia é que não existirão mudanças a não ser a possibilidade de Bruno Fernandes não jogar ao lado de Dost. 

Se ainda não seguem AmorSporting podem começar desde já. Obrigado. 
AmorSporting no Facebook(link
AmorSporting no Twitter(link)

Sem comentários :

Enviar um comentário

Comente em AmorSporting: