domingo, 6 de agosto de 2017

Sporting vence D. Aves com BIS de Gelson Martins

O Sporting deu o tiro de partida da Liga NOS 17/18 com uma vitória por 0-2 na Vila das Aves. O protagonista-Gelson Martins, que bisou e foi o nosso melhor jogador. Não foi um grande jogo mas os Leões foram competentes e sem margem de duvida foram a melhor equipa em campo. Começar bem era imprescindível!

Ano novo, vida nova.
O Sporting entrou em campo com 5 novas aquisições e iniciou o campeonato a vencer o que é sempre importante.
Foi um jogo morno, quiçá pela gora e pelo calor que se fez sentir em Portugal a essa hora mas fomos competentes e melhores em campo. A vitória é mais do que justa.
Jorge Jesus apostou na seguinte equipa com destaque para Bruno Fernandes que jogou na frente com Bas Dost: Rui Patrício, Piccini, Coates, Mathieu, Fábio Coentrão, William , Adrien, Gelson, Acuña, Bruno Fernandes e Bas Dost.
E cedo se viu qual seria o caudal da partida, domínio da bola, mais posse de bola, construção de jogo a partir de William e Adrien, aposta pelas alas e segurança da transição defesa ataque. O ritmo de jogo não foi muito rápido mas digamos que a nossa estratégia surtiu efeito apesar de dois ou três sustos na 1ª parte.
No nosso ataque tentava fazer pressão na frente e não deixar jogar mas isso nem foi bem conseguido no tempo todo mas também penso que isso foi estratégico. Estamos numa fase inicial e as equipas não podem pressionar a toda a hora.
No entanto fomos donos do jogo e raramente deixamos que o Aves partisse em contra-golpe pois estes preferiam esperar no seu meio campo pelo nosso erro.
Até que aos 23´ e depois de duas oportunidades para o SCP, Gelson marcou o 1º golo da tarde e...também seu. Tudo começou num ataque do Aves em que soubemos fazer um contra-golpe que era raro na equipa no ano passado. A bola é rechaçada pela defesa do SCP e quando chega aos pés de Bruno Fernandes , este num lance longo isola Gelson que já dentro da área trava a bola e remata com felicidade e engana Fachini. Este foi o golo inicial do Campeonato nacional 17/18 e abria as hostilidades do Sporting.
No entanto o SCP não jogava rápido nem estava a conseguir furar a defensiva avense.
De realçar que nesta 1ª parte Piccini ocasionou o nosso 1º e único erro que nos poderia ter custado o golo do empate mas Rui Patrício estava ano local certo.
Ao intervalo o Sporting vencia por 0-1.
Na 2ª parte mais do mesmo apesar do Aves ter tentado ter mais bola. Aliás, o jogo até começou com um grande remate de Acuña que só foi travado pela trave da baliza de Fachini. Mas como dizia os avenses tentaram construir mais jogo e serem mais perigosos mas tudo seria pior para o Aves.
O Sporting depois de fazer duas substituições: Podence por Bruno Fernandes(60´) e Battaglia por Adrien(64´) ganhou finalmente o meio campo para nunca mais o largar. Estes dois atletas mexeram no jogo pois Podence levava a bola e recuava para a ter e fazer jogar mais entre linhas e Battaglia era um muro no nosso meio campo. Aliás, foi por isso que este ficou como 6 e William como 8 no campo.
E foi de muitas recuperações de bola por parte de Battaglia que o SCP começou então a ter oportunidades de golo que viriam a ser coroadas em mais um golo...de Gelson. O próprio Battaglia entrou pela esquerda do nosso ataque e tentou assistir o centro da área mas os avenses em dois lances infelizes colocaram a bola á mercê de Gelson que á ponta-de-lança não perdoou.
Gelson foi de facto , para mim, o nosso melhor jogador em campo. O jogador correu quilómetros na nossa ala direita. Foi de facto um verdadeiro ala pois atacou e bem, ok faltaram ali uns cruzamentos mais baixos e a preceito, ajudou Piccini a defender e já combinou melhor com este até á linha final. Para mim e depois dos dois golos foi o melhor do Sporting.
O jogo terminou com a nossa vitória justa e ela é essencial para nos dar algum balanço para outros jogos que se seguem. A vitória dá moral e agora que venha o V. Setúbal.
No fim ainda entrou Jonathan Silva mas nem sei se tocou na bola.
Mas não foi só Gelson que para mim jogou bem. Gostei de William apesar de não ser o melhor William, gostei de Coates que foi intransponível e ainda soube levar a bola e também de Rui Patrício que esteve no local certo quando mais era necessário. pelo menos em duas situações livrou-nos de um dissabor.
Quanto ao resto da equipa esteve bem mas não deslumbrou. Piccini cumpriu , Fábio também apesar de ainda não ir muito á linha final, Mathieu esteve também muito certinho, Adrien foi esforçado e nota-se bem quando está em campo mas ainda lhe falta físico, e Acuña também esteve bem com alguns remates perigosos, em manter a bola e até a ajudar o Fábio. Mais na frente os nossos jogadores mais apagados, Bruno Fernandes e Bas Dost. O Bruno jogou onde não tem jogado muito e daí estranhado um pouco o lugar embora tenha feito um passe magistral para o 1º golo e Bas Dost sempre muito marcado mas gostei de o ver esforçar-se embora se note que ainda lhe falte um pouco de ritmo.
Portanto e para concluir, gostei de ver a nossa equipa jogar. Não deslumbrou mas foi eficaz e competente. Começámos a vencer e isso é o que interessa. São três pontos para somar e mostrámos a nossa força, fora de casa e sem sofrer golos.

Se ainda não seguem AmorSporting podem começar desde já. Obrigado. 
AmorSporting no Facebook(link
AmorSporting no Twitter(link)

2 comentários :

  1. Demasiadas cautelas, ritmo demasiado lento, logo não admira que tenha sido certinho...

    Se Bruno Fernandes foi um 10 de apoio ao Dost mostrou que não tem rotinas para isso, aliás para ajudar um Adrien em má forma e com muito pouco ritmo ainda, BF desceu no meio-campo demasiadas vezes e por muito tempo... invariavelmente deixando Dost com 3 à volta...

    A gente percebe que o Jasus queira manter o Adrien, mas o esquema inventado só para encaixar o Adrien, para mim não tem justificativa... Se havia jogo em que podia *rodar* outros era este, Iuri poderia ter tido uma chance por exemplo...

    Aves demasiado fraco para até referir, e mau jogo para quem tem aspirações europeias, devia e podia ter sido goleada... percebo o Jasus, super importante ganhar este jogo, mas quem tem medo compra um cão...

    Espero que o Adrien recupere a forma muito rapidamente pois teoricamente é um dos com mais experiência internacional, mas haja limites, Battaglia está numa superforma, BF está muito melhor que Adrien, têm de jogar, tanto mais se Adrien sair convém estarem e continuarem supermorivados.

    Esperemos que o próximo jogo seja de goleada e bem esclarecida, já que este foi uma clara oportunidade perdida para isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mário, não te esqueças de que para ganhar ritmo tem de jogar. O Adrien e os outros agora com estes jogos do campeonato e champions farão outra pré-época e ficarão no ponto. É isso que desejamos mas neste jogo,,, o calor , pelo menos na 1ª parte, e também um pouco o pouco ritmo competitivo não deixaram fazer mais. Viste quando entrou o Battaglia ..parecia que andava de mota!!
      De qq modo tens razão qd disseste que ele fez tudo para encaixar o Adrien mas eu não o teria feito. Os jogadores é que têm de lutar por aquele lugar e não mudar o sistema. Enquanto o BF esteve na frente quase fomos uma nulidade.
      Olha, ganhamos e fomos competentes e são 3 pontos. agora que venha o Setúbal...uns avençados!!

      Eliminar

Comente em AmorSporting: