quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Sporting aplica ´manita` ao Steaua e está na fase de grupos da Liga dos Campeões

LC: Steaua Bucareste-Sporting, 1-5 (crónica)
O Sporting venceu categoricamente em Bucareste por 1-5 e está na fase de grupos da Champions amealhando desde já 14.7 Milhões de euros. Os Leões foram sempre superiores e na 2ª parte mataram o ´borrego` de nunca terem vencido na Roménia. Fizemos um bom jogo e vencemos justamente. Amanhã há sorteio mas agora jogaremos com....tubarões.
Amanhã no Mónaco ás 17 horas estaremos no pote 4 do sorteio da Liga dos Campeões juntamente com outras 31 equipas. Para isso tivemos que vencer na 2ª mão do play-off desta competição visto que em Alvalade só lográmos empatar.
Não que o jogo tenha sido fácil pois não há facilidades no futebol de alta competição mas a partir do 1-3 a questão ficou arrumada.
Para variar Jorge Jesus surpreendeu tudo e todos tirando Bas Dost e colocando Doumbia na frente mas no resto foi a mesma equipa que defrontou o V. Guimarães. Equipa: Rui Patrício, Piccini, Coates, Mathieu, Fábio Coentrão, Battaglia, Adrien, Gelson, Acuna, Bruno Fernandes e Doumbia. 
Quanto ao jogo, o SCP entrou muito bem caindo em cima do Steaua e conquistando vários cantos. E o golo não demorou muito tempo a surgir e com alguma felicidade. Piccini marcou um lançamento lateral da direita para dentro da área, Mathieu ganhou de cabeça e a bola sobrou para a zona frontal onde Doumbia lucrando com um toque de Acuna marcou e inaugurou o marcador.
Porém o Steaua empatou numa das poucas jogadas de perigo que causaram a adiaram a eliminatória. O talento de Alibec notou-se e na recarga os romenos empataram o jogo o qual foi empatado para o intervalo.
Este golo foi mais do que injusto e o SCP até se desconcentrou um pouco. Aliás nunca tinha visto Coates falhar tanto passe ou estar algo desajeitado. No entanto foi sol de pouca dura. A equipa foi sempre autoritária , muito personalizada, trocava bem a bola e o meio campo era nosso e a nossa posse de bola era enorme mas no ataque não estávamos muito bem.
O empate servia as pretensões do Sporting.
Na 2ª parte a equipa veio mais decidida e aos 60´ Acuna lançado na frente por Bruno Fernandes e isolado perante guarda-redes e o defesa romeno ganhou um ressalto e fez o 1-2 que quase arrumava com a questão.
Foi então que esperei que os romenos viessem pressionar a nossa equipa mas este golo abalou o Steaua que passados 4 minutos levou o 3º golo da noite. Gélson servido mais uma vez por Bruno Fernandes foi pela meia direita e á entrada da área rematou cruzado e fez um belo golo que , este sim, arrumou com a questão. Golo merecido para Gelson.
O erro dos de Bucareste e tal como antevi foi dar espaço ao Sporting e isso hoje comprovou-se. Este Sporting parece-me mais talhado para grandes jogos do que os contra os pequenos, não que o Steaua fosse um grande mas era jogo de Champions e o seu atrevimento pagou-se caro.
Mas ainda bem que assim foi e ainda fomos a tempo de marcar mais dois golos. Bas Dost que tinha acabado de entrar antes do 3º golo, assinalou o 4º da noite em outra boa jogada e assistência de Gélson Martins. No entanto foi mais uma vez Bruno Fernandes que colocou a bola na corrida de Gélson que depois serviu de bandeja Bas Dost.
Era um sonho que o SCP vivia em Bucareste mas merecido. E nesta 2ª parte os romenos que até entraram com vontade acabam de braços caídos e sem forças perante um grande Leão. E a história ainda não tinha acabado a sua obra de arte.
Nesta altura , a 15´ do final já tinha entrado Petrovic por Adrien, tocado, e ainda sairia Gelson para jogar Bruno César.
E a 6 minutos do fim mais uma vez Bruno Fernandes na jogada e o 5º golo dos Leões. Bruno Fernandes solicitado na meia esquerda esperou pela entrada de Fábio Conetrão pelo meio que depois de tirar um adversário da frente colocou ao 2º poste onde Bas Dost cabeceou para uma grande defesa do guarda-redes romeno. na recarga Battaglia não perdoou.
Era ouro sobre o verde e branco como nunca antes tinha sido conseguido. Matar o borrego e logo com uma manita e uma excelente exibição foi bom de ver e a jogar desta forma promete. Esta é a nossa 2ª vitória com 5 golos marcados e apensa um sofrido.
Pois bem, dois jogos difíceis e duas enormes vitórias leoninas com muito boas exibições.
Confesso que quando vi Doumbia a titular os fantasmas surgiram no ar mas com jogadores de qualidade e sem fazer muitas mudanças de uma assentada na equipa a coisa leva-se.
Portanto gostei muito de ver mais uma vez a nossa coesão defensiva e da grande exibição de Piccini que quase foi perfeita. Não passou um por aquele lado e ainda combina cada vez mais com Gelson que corre o flanco todo. Na esquerda o Fábio começa a crescer verdadeiramente e até já chega á área adversária e no eixo dois grandes jogadores, Coates e Mathieu. Coates ainda se desconcentrou um pouco mas rapidamente acertou-se. Mathieu está uma máquina. A única falha - o golo adversário.
No meio campo, a força de Battaglia já faz a diferença e até marca golos enquanto Adrien está cada vez mais perto da sua melhor forma. Depois um enorme Gelson Martins que com este espaço todo só podia dar nisto. Que grande exibição do Gelson-1 golo e uma assistência. Na esquerda um não ainda excelente Acuna mas um muito bom Acuna. Pode não ser um jogador com a velocidade de Gelson mas com a bola nos pés ainda nos vai dar muitas alegrias.
Na frente o homem que para mim foi o melhor jogador da partida-Bruno Fernandes. Dois jogos duas enormes exibições. Hoje, fez a assistência para o 2º golo, para o 3º , para o 4º e ainda participou no 5º golo. Encheu de facto o campo com o seu futebol que tem como principal arma o remate e ultimo passe. Fantástico.
Depois Doumbia que precisava de um golo e este foi pleno de oportunidade. Estava no local certo no minuto correcto mas ainda precisa de mais jogos. Quanto a Bas Dost entrou foi logo golo e depois marcou o seu golo habitual. Gostei de o ver a jogar mais recuado a ajudar.
O Sporting foi a melhor equipa nos dois jogos e esta passagem deixar nos cofres leoninos 14.7 milhões de euros.
Amanhã há sorteio da Liga dos Campeões ás 17 horas.

Se ainda não seguem AmorSporting podem começar desde já. Obrigado. 
AmorSporting no Facebook(link
AmorSporting no Twitter(link)

Sem comentários :

Enviar um comentário

Comente em AmorSporting: