quarta-feira, 16 de agosto de 2017

O que podemos exigir da equipa nesta altura?

O Sporting á 2ª jornada tem duas vitórias com 3 golos marcados, nenhum sofrido e no acesso á fase de grupos da Liga dos Campeões fez um jogo e não conseguiu vencer. Será então este um mau inicio de temporada? E em termos exibicionais é razão para temer o pior? Criticas também eu as faço e penso que todos as faremos mas não concordo com crucificações no inicio de uma temporada com tudo em jogo. No 1º ano de JJ no clube também demorámos a encarrilhar.....
Aceito todas e quaisquer criticas á nossa exibição de ontem e até referente ao jogo  com os sadinos. Todos somos livres de criticar, opinar e penso que será sempre assim pelo menos neste clube. O que eu já não concordo é com crucificações no inicio de uma época que é longa, cansativa e com tudo em jogo. É muito cedo e tremendamente injusto.
Ontem no final do jogo em Alvalade viu-se que a massa associativa estava dividida. Uns aplaudiam, como eu, mas outros assobiavam e aquilo para mim foi que como uma desilusão. Desilusão porque não concordo que seja justo apupar os jogadores só porque fizeram um jogo menos conseguido. Será já razão para tanto? Será que é assim que damos o nosso apoio aos jogadores e equipa? Para mim não é com certeza!
Difícil é conseguir estar na bancada e não dizer nada quando um jogador não consegue parar uma bola simples, outra é assobiar uma substituição ou um jogador só porque falha o passe ou porque falha um golo. Não penso que o nosso melhor papel seja esse mas também aceito quem o faça. Também faz parte do futebol e da emoção de um jogo. São formas diferentes de ver futebol e mal era se fossemos todos iguais.
E não me iludo, vai tudo continuar igual nas bancadas até começarem a chegar os bons jogos e as vitórias mais robustas ou conseguidas. Até lá vai ser como que uma tolerância zero e só se aplaude o que se faz de bom porque ao contrário vai ser sempre culpa do Jesus, do Bruno de Carvalho e dos jogadores (não de todos).
Eu não me iludo é certo, mas sinceramente gostava que fossemos menos pessimistas em relação á equipa. Eu também critico muita coisa do srº Jorge Jesus, do presidente, da nossa comunicação, etc, mas neste caso penso que não deveríamos entrar já pelas criticas de matar e quase pela crucificação de Jesus e de alguns jogadores. Acho que esta equipa não merece isso!!
Eu sei que estamos fartos de algumas coisas mas o Sporting não tem bons jogadores? Os jogadores que vieram não precisam de algum tempo para se adaptarem a 100% e de conhecerem melhor o que o treinador pretende? Na minha opinião sim, embora muitos de ´nós` não queiramos dar esse espaço! Eu até percebo! Até eu já extravasei o que sentia!!
Eu, sinceramente acredito que possamos fazer uma boa equipa e para isso baseio-me um pouco na nossa defesa. É que eu costumo dizer que é pela defesa que se constrói uma equipa e depois de termos sofrido muitos golos na pré-época já vamos em 3 jogos sem sofrer golos e com um forte e bom desempenho deste sector. Portanto o nosso problema não tem passado tanto pela defesa mas sim do meio campo para a frente sendo que parece que falta entrosamento e claro a ligação umbilical de William e Adrien na equipa é forte. Também apanhámos equipas muito fechadas que dificultaram bastante a nossa acção, o William tem dois jogos de fora, o Adrien ainda não está no seu melhor assim como o Gélson e claro, uma equipa com 6 unidades novos não se coloca a jogar de uma hora para a outra. Atenção: isto não são desculpas, são factos mesmo sabendo que temos que saber jogar contra estas equipas que agora quererão todas jogar desta forma e que fomos nós quem mudou meio plantel. Por isso não são desculpas mas sim tentar perceber que o futebol é mais do que colocar 11 bons jogadores no campo e estes fazerem maravilhas com uns chutos na bola.
A equipa precisa de tempo/jogos para crescer!
O plantel tem muitos jogadores novos (outra critica minha) e isso tem muita influência numa equipa porque 5/6 deles entraram na equipa de novo (Piccini, Mathieu, Fábio, Battaglia, Acuna e Podence) e os que têm entrado também (Doumbia, Jonathan e Bruno Fernandes). É culpa nossa é verdade mas também não podemos exigir que dum dia para o outro e com 10 jogos tudo saia bem e façamos grandes exibições. Por isso penso que se deve dar algum tempo quanto ás exibições e não com as vitórias. Vencer temos que continuar a conseguir mas ainda não se consegue fazer upgrades nos jogadores.
Há portanto muito por fazer sem perder o foco nas vitórias e neste caso o apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões pois é com o trabalho (treino e jogos) que lá chegaremos. A equipa tem também de estreitar laços e por isso a pré-época tinha que ser neste moldes-jogadores desde o principio dos trabalhos e mais fáceis de se adaptarem.
Por outro lado vamos ter os obstáculos normais que são os adversários e os anormais que são os cartilheiros, os paineleiros, os terroristas do Estado Lampiãnico, os media, etc, mas de forma alguma devemos ser nós próprios. Como disse JJ," todos juntos, todos unidos será mais fácil".
Acredito que esta mensagem passará e seremos de facto uma massa associativa mais tolerante(pelo menos para já) a bem dos jogadores , da equipa e do clube.
Todos queremos vencer e todos somos treinadores de bancada mas numa coisa temos que ser todos iguais: no apoio á equipa! 
Os jogadores não têm culpa de serem novos por cá e de nós exigirmos vitórias para ontem. Eles não são máquinas mas nós queremos que cheguem ao Clube ensinados e sabedores dos processos da equipa e grandes jogadores. Sim temos errado na contratação, no scouting e em outros pormenores mas se não formos nós a acreditar neles quem o fará? No entanto...é uma coisa de que eu não sinto em alguma massa associativa do Sporting. Normal? Não sei, mas o que eu não considero normal é não darem algum tempo para a equipa amadurecer as suas ideias.
Será que os nossos jogadores têm estado assim tão mal?  Não! Pelo menos eu assim não considero! 
Lembram-se da equipa no inicio de JJ no Sporting? Jogávamos assim tão bem? Não, pois não? E porque não há-de ser como este ano em que começámos em termos exibicionais por baixo e vamos subindo á medida que tudo se desenrola?
Eu acredito que sim porque uma equipa com 5/6 novos jogadores precisa de interiorizar mais os processos de jogo. E estes processos acredito no seu principal - o SCP assume o jogo, tem bola, transporta-a, pressiona alto (para já não tanto e a todo o instante mas a condição física também vai aumentando) e mostra querer e o que fazer á bola. Faltam pormenores pois faltam mas ninguém pode dizer que esta equipa não tem fio de jogo e que não tem bons executantes. 
Tempo é coisa que parece não termos ou não o querermos dar mas ele vai preciso e no meu ver é aqui que nós temos de contribuir apoiando a equipa quer ela jogue bem ou mal. Neste jogo assobiaram mas se vencermos o Guimarães já vão saltar de contentes e do jogo na Roménia nem se fala. Isso não pode ser, temos que apoiar estes jogadores pois ainda é muito cedo para darmos uma traulitada nas nossas esperanças e ambições. Não podemos fazer isso!!
O que eu quero é que estejamos todos unidos na mesma frente de combate para que no fim possamos olhar para trás e dizer que valeu a pena sofrer para depois lucrar. E isto para não falar de que não faz sentido comprar uma gamebox ou ir a todos os jogos sempre para dizer mal, só para assobiar, para criticar e não para tentar apoiar. Sofrer faz parte do futebol e penso que é por isso que tem tantos amantes mas prejudicar a própria equipa não é normal. 
Acreditem ou não, eu acredito que esta equipa ainda nos vai muitas alegrias mas sei que não vai ser tão cedo, não me refiro ao jogo da Roménia em que também acredito que passemos a eliminatória. Esta equipa ainda vai demorar uns bons jogos a afinar os seus movimentos e talvez tenhamos uns jogos maus mas não vejo razões para alarme.
E digo-vos mais, para mim o Piccini ainda vai calar muita gente mas mesmo que não acreditem não digam mal; temos dois centrais muito bons mas não são super homens, alguns lances vão ter de passar; o Fábio precisa de aprimorar a sua condição física mas já dá coesão defensiva á equipa; o Battaglia chegou á cerca de mês e meio e mesmo assim já dá boa conta de si; o Adrien, o William e o Gelson precisam de jogos para ter melhor condição física pois começaram, mais tarde; o Acuna chegou com o comboio em andamento mas no entanto parece que já se adaptou (não é normal mas mesmo assim é sempre preciso um tempo); o Podence está a crescer e ainda não é um produto refinado e ao Bas Dost não têm chegado ainda as bolas a preceito. Tudo isto sem falar do resto do plantel que precisa mais de apoio do que uma tolerância zero da nossa parte.
Eu pelo menos penso desta forma. Pensem bem nisto!!

Se ainda não seguem AmorSporting podem começar desde já. Obrigado. 
AmorSporting no Facebook(link
AmorSporting no Twitter(link)

8 comentários :

  1. Em primeiro lugar quero desejar um bom dia a todos os sportinguistas. A grande maioria de nós (sócios e adeptos ) apoia a equipa e defende os jogadores. Também todos nós estamos de acordo que todos juntos e Unidos somos mais fortes conforme diz o nosso treinador. Mas depois vem dizer que o clube romeno é do nosso nível e que fizemos uma boa exibição. Para quem felizmente ainda pensa pela sua cabeça como é o nosso caso o homem tira-nos do sério porque parece que nos está a fazer passar por parvos.se não o faz de propósito tudo bem mas peça ajuda. Saudações leoninas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Vítor. Como escrevi eu também o critico muito e para mim já não era o treinador do SCP. No entanto sei que para além destas asneiras que ele diz é um grande treinador. Tem o seu jeito, é mau no português, não gosta muito de treinar jovens mas quando os jogadores dizem tão bem dele penso que deve ser mesmo bom.
      É verdade, ele tira-nos do sério mas não há hipótese. Ele não vai mudar. Quem deve mudar é o SCP no seu devido tempo.
      Se não saiu no Verão também não o deverá fazer agora com duas jornadas. A solução para não destruir tudo até porque ninguém me diz que não vamos vencer é apoiar e no final da temporada ou se os objectivos começarem a a voar tomar medidas.
      Agora não acho justo e nada bom sobretudo para os jogadores estar-se a fazer uma tempestade por causa de um empate.
      Os rivais agradecem sermos assim. Estamos numa democracia portanto só temos que esperar pela altura certa. Até lá é aplaudir os jogadores.
      Não vejo outro caminho amigo.
      Para terminar só dizer que é um prazer comunicar COMO HOMEM com o Vítor e outras pessoas e que neste espaço todos podem comentar se não forem ordinários e ofensivos. Até podem desabafar mas alguns precisavam de colocar uns óculos de cabedal nos olhos e de estarem no jardim zoológico. A esses podem ir comentar para outro lado e tentar obrigar outros á suas ideias. Aqui não!!
      Grande abraço e SL.

      Eliminar
    2. Obrigado pelas suas sinceras palavras. Todos nós temos a necessidade de desabafar e foi o que eu fiz no lugar certo que é a família leonina. É evidente que a nossa função é apoiar e é o que eu farei sempre. Olhe, estimado sportinguista, já tenho alguma idade e como militar que fui toda a vida sou muito ponderado e sou muito analista até para poder haver uma boa estratégia. E eu pela experiência que tive noto que o processo comunicacional do nosso técnico está estruturado. Na minha modesta opinião o que o nosso treinador diz faz sentido e está correcto. Correcto para o seu ego e sua carreira mas muito prejudicial para o nosso clube. Vou dar um exemplo. É dos livros mais básicos que quando se consegue criar uma brecha nas hostes inimigas como foi o caso da saída de JJ para o Sporting os benfiquistas ficaram divididos. Qual devia ter sido SEMPRE as declarações de JJ? Só tinha que dizer que a direcção não contava mais com ele e que o queriam colocar num clube estrangeiro. Continuava a dizer que optou por ficar em Portugal mas que esteve 6 anos num grande clube e que em cada benfiquista tinha um amigo. Eles estavam feitos e iriam ficar permanente divididos e ao mais pequeno desaire aquilo dava problemas. Que foi que ele fez? Envolveu-se numa discussão estéril na comunicação social com o treinador benfiquista Rui Vitória. Conclusão uniu o universo benfiquista pois nenhuma família gosta de ouvir dizer mal dos seus. E este ego custou-nos um campeonato. É apenas a minha modesta opinião e por isso vale o que vale.

      Eliminar
    3. Aqui serão todos mt bem.vindos se houver respeito.
      Concordo em absoluto csg. O jj nunca deveria ter falado de Rui Vitória mas nao com medo deles se unirem, mas sim por respeito. Era o único que nao devia ter entrado na guerra.

      Eliminar
    4. Essa ideia tiraste da comentação nojenta, não foi oh Victor!??

      Bastante previsível, falas bem de união, mas depois consegues ser tão destrutivo como um Hugo gil ou uma JORNALIXEIRADA SUJA DEMAGOGA CORRUPTA IMORAL E ALTAMENTE PARCIAL ao serviço do Ladrão traficante de drogas...

      Agarrando no título do artigo, o que TEMOS DE EXIGIR desta equipa é golos... está lá tudo, só falta golos, muitos golos de preferência...

      Por exemplo com o Setúbal, não tanto com o Steaua q é bem melhor que o Setúbal, sinceramente não sei o que se pode exigir mais, o jogo só teve meio campo, o Setúbal não fez um único remate direito à nossa baliza porque não deixamos... faltou golo muito golo, e com isso e para isso, criar mais oportunidades dentro da área, e ter calma instinto e confiança para concretizar...

      Dêem com o chicote, dêem xanax ansiolitícos, não me interessa, eu quero é golos... depois o único problema seria passar dos erros do treinador das péssimas exibições de Jogadores (q foram poucos e nem tanto), para a melhor equipa do Mundo (coisa que o Sporting também não é de certeza).

      Eliminar
  2. SL, podemos e devemos exigir que esta equipa dignifique o nome e o emblema , que dê o máximo em todos os jogos, que se lembre que em todos os jogos são apoiados por muita gente, etc, etc,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso tudo vale zero se não houver golos...

      Se os defesas estão proibidos de falhar, eu prefiro transferir essa proibição para os avançados, vê-se bem em campo q ninguém anda mais chateado por falhar tanto que o Bas Dost... tudo o que falas está lá e em todos... mas NÃO CHEGA, façam o que fizeram no fim continuam a faltar golos, os avançados q ganham muito mais q os outros têm que entender isso, q treinem mais que empurram com a barriga, q aprendam a ter nervos de aço, mas não podem falhar. ponto

      Eliminar
    2. Não duvido de que o sabem e sei que têm deixado tudo em campo. Ainda vai demorar mas não está tudo mau.

      Eliminar

Comente em AmorSporting: