quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Leão desinspirado empata com Steaua, 0-0

O Sporting não conseguiu vencer os romenos do Steaua de Bucareste na 1ª mão do Play-Off da Liga dos Campeões. Em Alvalade estiveram 46.000 adeptos que viram um Leão desinspirado e sem soluções para ultrapassar outra equipa que practicamente veio para defender. Objectividade, remates á baliza e ocasiões de golo quase não existiram numa equipa que tem obrigação de fazer muito mais. Uma igualdade a zeros premeia o adversário que soube defender, e quase sempre defender, e agora é na Roménia que teremos que ser melhores isto se quisermos entrar na fase de grupos desta competição. Ao contrário de Jorge Jesus, penso que foi uma exibição muito fraca do Sporting.
Eu até avisei de que o adversário não seria pera doce(link) no entanto se não passarmos esta equipa não vencemos mais ninguém, ponto! E não aceito que me digam que a equipa tem muitos jogadores novos porque quem escolheu este rumo tem que o assumir e não se queixar! Quem sabe de futebol sabe que não se faz uma equipa de um dia para o outro e muito menos quando se muda metade de um plantel!!
Portanto, ao contrário do que diz JJ eu não gostei nada desta exibição do Sporting contra uma equipa romena.... meu Deus, muito fraca. Tem dois três bons jogadores mas de resto é banalíssima. Passou quase o tempo todo a defender lançando depois algumas jogadas muito perigosas mas são contra estes ou piores adversários que temos que saber ultrapassar. Muitas equipas irão jogar desta forma na busca de 1 ponto e disso o SCP não se vai livrar. O truque, é saber lidar com isso e os jogadores não se deixarem de influenciar se o publico gosta ou não! 
Jorge Jesus apresentou quase o mesmo 11 do ultimo jogo á excepção de Fábio Coentrão que até  não tinha sido convocado. Talvez um bluff ou talvez não!
Equipado SCP: Rui Patrício, Piccini, Coates, Mathieu, Coentrão, Battaglia, Adrien, Gelson, Acuna, Podence e Bas Dost.
E o SCP até entrou bem no jogo, pressionante, com iniciativa de jogo, a fechar o adversário no seu meio campo, a dominar a partida, a ter mais bola e a causar algum perigo mas seria Acuna a ter a melhor ocasião quando surgiu isolado aos 23´. 
O Leão dominou mas na frente as coisas não eram como queríamos. O Steaua, quiçá pedindo a táctica ao Vitória de Setúbal, fechou-se no meio campo e raramente deu oportunidades claras de golo ao Sporting. Aliás o guarda-redes do Steaua não teve muito trabalho.
O Sporting não remata á baliza, quando o pode fazer pára e volta atrás rodopia e lateraliza e assim perde-se mais uma ocasião de causar perigo. O mesmo digo dos livres inventados por JJ que nunca deram nada e que só nos fazem perder ocasiões de fazer golo, mais um toque para aqui, mais outro para acolá e perdemos a bola. Também não cruzámos bem e Bas Dost passa quase ao lado do jogo. 
Até compreendo porque JJ disse que a equipa fez um bom jogo porque defensivamente fomos bons, alguns deslizes é verdade, mas no geral fomos bons. Depois voltámos a ter muita bola e a dominar a partida mas só isto não chega.
Ontem á noite eu vi uma equipa desinspirada do meio campo para a frente e com muitos rodriguinhos na bola. Por exemplo: onde estão os passes de ruptura para as costas da defesa contrária? Onde estão as diagonais? Onde estão os remates á baliza? Onde está a nossa objectividade na hora de atacar a baliza?
Epá, para mim faltou muita coisa ao Sporting e não chega o Gelson sair da sua zona para tentar desequilibrar. É muito pouco.
Mais: o que me interessa se o Fábio é bom jogador se não aguenta o ritmo de jogo? Onde estão as incursões do lateral até á linha final? Ontem na segunda parte foi uma nulidade no ataque e na defesa foi pelo seu lado a melhor ocasião do Steaua. Precisa de jogar? Sim precisa mas os outros também não precisam? Para mim joga quem está melhor mas vê-se claramente que neste caso isso não acontece e no Sporting não podemos perder tempo com estas coisas.
Na frente: o que dizer da opção Podence? Também precisa de jogar mas não tem sido o Podence que esperávamos. Recua muito no terreno para receber bola mas quem está ao lado de Bas Dost? Podence também tem que dar a bola mais rápido e não tentar driblar. Isso faz-nos perder a bola e é mais jogo inconsequente. No entanto, diga-se que os passes de ruptura para ele não têm saído e esses fazem muita falta.
No meio campo: é tudo muito giro com Battaglia que tenho apreciado mas não é o mesmo quando temos William que transporta muito jogo e coloca a bola de um lado e do outro. O argentino nisso ainda tem de melhorar muito. Este corta mais o jogo adversário e será mais eficaz na construção quando Adrien também estiver em forma. E de Adrien, que dizer? Para mim tem sido dos melhores mas ainda não está nem perto daquele Adrien que conhecemos. Aqueles passes de ruptura que tanto falo é dos pés dele que têm de sair mas andamos a perder-nos em toques e mais toques de bola que não servem de nada. Outra coisa: se não tem força para marcar livres não marca, ponto!!
Por isso não gostei nada desta exibição e muito menos do resultado. Há um 2º jogo e tudo está em aberto e estou convencido de que uma exibição mais bem conseguida nos fará passar á fase de grupos da Champions mas como ontem, o Steaua terá as suas oportunidades.
Destacaria o facto de termos dois grandes defesas centrais e de estamos invictos há 3 jogos! E esta é uma verdade que faz crescer uma equipa. Com solidez atrás e alguns acertos na frente vamos crescendo como equipa e isto também se insere no que JJ disse da equipa.
Também quero destacar os muitos passes errados que tivemos. Os jogadores começaram, a ficar inseguros e isso não pode acontecer. Numa equipa destas tem de existir trabalho mental para impedir que o descontentamento nas bancadas interfiram nos jogadores. Os jogadores têm de se sentir seguros pelo que fazem e não pelo que nós publico dizemos.
No fim jogámos muito com o coração e menos com a cabeça, mesmo com um jogador a mais, e isso não nos levará a lado nenhum.
A entrada de Doumbia para mim teria sido ao intervalo e não aos 60 minutos e a habitual entrada de Bruno Fernandes por Adrien ainda não me convenceu. No entanto foi o remate de Bruno Fernandes que levou perigo á baliza do adversário. Quanto á saída de Coentrão para a entrada tardia de Iuri Medeiros foi triste e desnecessária. Primeiro porque quem não aguenta o tempo todo nem devia jogar a titular(substituição desnecessária-vai substituir o Fábio em todos os jogos?) e depois colocar Acuna a lateral esquerdo não lembra a ninguém.
O melhor jogador para mim, foi Mathieu que foi intransponível e ainda empurrou a equipa diversas vezes para a frente. 
Conclusão: a nossa formula de ter bola e de transportá-la nao está errada. Porém temos que nos convencer de que depois do Vitória de Setúbal muitas outras equipas chegarão a Alvalade a querer jogar o mesmo para levarem um ponto. Da nossa parte só temos que aprender a ultrapassar estas muralhas! Já sabemos que contra nós jogam de uma forma e contra outros jogam de outra mas nós temos que lutar contra tudo e contra todos se quisermos ser campeões mas como fizemos ontem não é com certeza.
Os dois próximos jogos são muito importantes, Guimarães e Bucareste, e não há desculpas nem tolerância para invenções. Abram os olhos!

Se ainda não seguem AmorSporting podem começar desde já. Obrigado. 
AmorSporting no Facebook(link
AmorSporting no Twitter(link)

4 comentários :

  1. * Jogadores do Steaua têm 1/3 do prémio da entrada na Champions, logo vão comer a relvinha toda até à morte, o cartão vermelho não espanta nada, alias poderia ter sido mais um... e o Sporting não estava preparado para tanto...

    * Erro clássico do Jasus ao apostar nos mais conceituados e experientes em detrimento da melhor forma física...

    * Erro do treinador ao apostar na suprema valia das suas ideias de jogo e tácticas... com jogadores q não tiveram pernas para uma boa interpretação (Coentrão e Adrien parecem evidentes)...

    * Steaua claramente com mais ritmo que o Sporting, e podiam ter ganho... mas claramente inferiores ao Sporting, assim dizem as estatísticas...

    * Juntando o anterior, o Podence é um excelente jogador, por vezes faz lembrar o Messi como conduz a bola e faz fintas, mas não é jogador para jogar ao lado de Dost, pois simplesmente não tem físico para isso, por muito que conheça as ideias do treinador, é mais jogador para jogar em cobtra-ataques e ou com espaço, o que em virtude do poderio táctico q o Sporting impõe a todos os adversários (até ao Real Madrid!), esses contra ataques e espaços vão ser coisas bem escassas... é de prever é muitos muitos *autocarros*, até pelas estatísticas q vêem de à 2 anos atrás...

    * TAL COMO NA ÉPOCA PASSADA, existe uma clara crise de golos, não explicável com erros de treinador ou forma fisica... SOLUCÕES PRECISAM-SE!, pois este pode ser um problema bem grave... ainda temos o Dala... é demasiada a ANSIEDADE na hora de finalizar, q o conselho só pode ser ansiolitícos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não penso que seja para tanto caso e falatório.
      Atenção que nem sempre os melhores dos incentivos são suficientes. Com certeza de que todos os jogadores do plantel leonino querem entrar na champions e não precisamos de dar tanto dinheiro. Já para não falar de que também deve existir prémios de jogo!
      Quanto ao Podence temos a mesmo opinião pois com espaço ele joga melhor....para já. Talvez a sua entrada no 11 tenha a ver com a lesão de Alan Ruiz ou ainda com Doumbia a tentar adaptar-se. Prevejo é que Doumbia jogue dentro em breve na equipa.
      Quanto aos erros do Jasus não creio que pelo menos a estratégia seja errada. O SCP tem de assumir o jogo mas talvez alguns jogadores tenham de mudar.
      Acho que com mais jogos nas pernas vamos lá.

      Eliminar
  2. Rui, o problema não é estratégia ideias de jogo ou tácticas... o Sporting nunca teve tão bem desde que me lembro... época passada, pusemos o Merdica a jogar dentro da sua grande área practicamente durante a segunda parte toda... o Merdica fez 2 descidas com perigo e marcou 1 golo nessa 2a parte!... o Sporting fez "n" mas também só conseguiu marcar 1 golo!!!...

    O Nhaga não explica tudo... existe um REAL PROBLEMA de finalização q não é de agora e não é só culpa dos avançados e ou do ponta de lança.

    Os estúpidos do Sporting descarregam nos laterais, parece coisa de fashion de passagens de modelos... só falta uma 'passerelle' q esses estúpidos pensam ter nas redes sociais, quando maior parte não passa de infiltrados se não o próprio Hugo Gil com a alcunha de "LEÃO DE OURO" ... se muitos dessas opiniões pensam que isto não acontece, então ainda são muito mais estúpidos do que estou a afirmar.

    Voltando ao tópico, O PROBLEMA É MESMO FINALIZAÇÃO... se isso acontecesse com a regularidade e acertividade q o Merdica tem, por exemplo, então não havia jogo q o Sporting não ganhasse, mesmo que não ganhasse nas estatísticas... ganhar nas estatísticas coisa que o Merdica pouco consegue com equipas da sua igualha(superiores então é quase nunca)... e coisa que o Sporting consegue sempre até contra um Real Madrid... e o Merdica até tem alguns avançados piores que o Sporting (casos de Dost e Gelson são gritantes na comparação).

    Portanto o PROBLEMA de finalização é REAL, e pode ser bem grave, e trabalhar nele, analisar todos os factores e encontrar soluções é imperativo e urgente.

    Problema de finalização q ninguém fala no mundo online das redes sociais do Sporting... MUITO MENOS NA JORNALIXEIRADA SUJA CORRUPTA DEMAGOGA IMORAL E PARCIAL por razões óbvias... e de certeza existem infiltrados a lançar fetiches e modas para o ódio e a crítica, mas o elefante na sala de estar NINGUÉM REPARA!...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem duvidas Mário. Ninguém fala da finalização. Só querem é dizer mal dos jogadores, JJ e da estratégia e isso eu não concordo. Parece estar tudo doido logo á 2ª jornada!! Dos outros ainda se espera mas de nós?????
      Sinceramente que não percebo e não são infiltrados como podes ver.
      É de facto um problema que terá de ser resolvido e talvez com o Doumbia ao lado do Dost.

      Eliminar

Comente em AmorSporting: