sábado, 26 de agosto de 2017

Geração rasca no jornalismo desportivo português


clicar para zoom
Há dias os mesmos jornalistas de sempre da praça publica desportiva que se prestam a actos comunicacionais terroristas referiram-se a Bruno de Carvalho como pertencente a uma geração rasca de dirigentes no futebol português. Um deles até referenciou o caso do túnel de Alvalade num artigo onde só colocou a foto do nosso presidente como se ninguém de Arouca existisse. Pois bem, parece que a adenda destes senhores é clara e com isso só nos dizem uma coisa: o jornalismo português também tem uma geração rasca e essa é a de AGORA. A comprovar, veja-se por exemplo as capas dos jornais do dia de hoje.
Mas afinal quem sabe mais, quem tem as melhores fontes, quem mente mais, quem inventa mais?
O jornalismo portuga chegou a um ponto de ruptura.
Hoje e muito por culpa de um certo Clube que quer dominar á força usando todos os meios inclusive os exteriores ao desporto em si, quase que acabou com o jornalismo imparcial, aquele que somente informa bem, para passar a cultivar a mentira, a injuria, a calunia, a difamação, através de uma cartilha encomendada para denegrir outros para esconder os erros e os problema internos.
É infelizmente o que temos e hoje é fácil identificar esses bastiões do Estado Lampiãnico: A Bola, alguns sectores do Record e o CM. Estes media são sem sombra de duvida do mais parcial e vergonhoso jornalismo que temos em Portugal.
Mas eu até dou de barato que até defendam a sua cor , o que eu já não admito é que se metam na vida dos outros e os tentem prejudicar com noticias inventadas e falsas sempre e sempre assentes em fontes próximas ou por informação que lhes chegou á mão.
Isso não é jornalismo, é jornalixo!! E os jornalistas que o seguem perderam todo o amor que tinham(se é que o tinham) á sua profissão entregando-se a quem lhes diz para escrever isto ou aquilo e ao fazerem isto deixaram de ser jornalistas. Passaram agora a ser paus mandados pois deixaram de informar as pessoas - passaram a mentir e escrever o que alguém lhes coloca na frente ou simplesmente entregaram-se a uma ´causa` quando a ética profissional diz que não o deviam fazer!
Enfim,tudo seria mais simples se se assumissem como fazem as pessoas sérias mas não, vivem escondidos atrás das fontes, no escuro da verdade!
Graças a Deus que embora isto exista ainda há bom jornalismo em Portugal!
Vejamos por exemplo as capas dos jornais desportivos de hoje:
Assim se pegam mentirosos! Afinal o CM diz que o Gabigol prefere o Sporting e vai mesmo jogar em Alvalade (o que não é normal) mas o Record e a Bola já o apontam ao Benfica! Ficamos em quê srºs jornalistas? E aqui não está em questão se vai para o Benfica ou para o Sporting, o que aqui está em jogo é que alguém mente descaradamente mas para os dois é que não pode ir.
Para quem dizia que o jogador já pressionava para vir para o Sporting ontem já se dizia que Rui Costa estava em campo para convencer o cracke e um dia destes ainda chega de avião a Lisboa e ainda ouviremos que vai para aqui ou vai para acolá.
Alguém que estará mal informado, só pode!!
Depois a novela William. Uns dizem que os Hammers desistiram do jogador por ser muito caro, outros dizem que é bluff e outros que William já não escapa aos ingleses. E isto depois de já terem escrito tudo e mais alguma coisa sobre este caso. Afinal é o quê? Fica ou .....sai?
Mais alguém que não está bem informado!! Ai essas fontes!!
Mas que grande cowboiada são estes jornais e estes jornalistas que acusam outros de serem de uma geração rasca(aqui no Artista do Dia).
Tenham dó e mande pedras quem não tem telhados de vidro!
Que não restem duvidas: hoje em Portugal passam-se coisas muito graves e atentórias á liberdade de expressão e de imprensa. Certos jornalistas e certos media não têm como principal função informar verdadeiramente dos factos e certos canais de TV censuram e outros intercedem por quem lhes interessa mais.
Isto tem de ser denunciado e discutido pois nos dias de hoje o que se passa é inadmissível.
É esta a geração rasca que temos hoje no jornalismo português que quando lhe interessa protege as fontes mas quando não lhes interessa já divulgam conversas em OFF. E rasca até é um termo simpático!!

Se ainda não seguem AmorSporting podem começar desde já. Obrigado. 
AmorSporting no Facebook(link
AmorSporting no Twitter(link)

Sem comentários :

Enviar um comentário

Comente em AmorSporting: