quarta-feira, 12 de julho de 2017

Também na AR?

No futebol português joga-se bem desta forma - fora de campo!!(Será que também vou ser castigado pelo CD da FPF?) A Liga de Clubes está mesmo no centro do alvo e agora parece que também para alguns grupos parlamentares. A noticia é que o PSD ajudado pelo CDS-PP propôs que fosse a FPF a elaborar os regulamentos da arbitragem e de Disciplina da 1ª e 2ª Ligas retirando autonomia á Liga de Clubes. Digam lá agora que tudo isto não é mais uma coincidência do futebol português? Em ultima hora parece que dava muito nas vistas e retiraram a proposta...pois!!
É pela calada que se consegue muita coisa!
Que não restem duvidas: a Liga de clubes já estava no alvo do Benfica e agora parece que também está no da bancada parlamentar do PSD e CDS que curiosamente têm/tiveram muitos deputados naqueles jantares com um determinado presidente de um Clube que SÓ COINCIDENTEMENTE é o mesmo que está contra a Liga de Clubes!!  
A Liga reagiu a esta proposta de alteração de lei que ía ser discutida amanhã na AR mas como sabiam que não passava e que era polémica decidiram retirar a proposta. Agora atestem é a desculpa dada: "a proposta não merece o consenso dos partidos, o que leva o PSD a abdicar da iniciativa". (link) QUE VERGONHA!! COMO SE AS OUTRAS PROPOSTAS APRESENTADAS DURANTE O ANO NA AR TIVESSEM CONSENSO ENTRE OS PARTIDOS!!!
De qualquer forma teria os votos contra do PS e muito provavelmente da esquerda mas veja-se como tudo se tem passado:
No comunicado da Liga é referido que esta marcou presença numa audiência ao ´Grupo de Trabalho Desporto da Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto da assembleia` mas estas alterações não eram conhecidas nem depois se preocuparam em abrir outra audiência onde essas alterações pudessem se debatidas. Por isso a Liga fala em TENTATIVA DE GOLPE que foi ´gerido de forma encapotada e que coloca em causa todo o edifício do futebol`.
Mas mais, a Liga refere ainda que a proposta é "inconstitucional" e "bem reveladora da assinalada agenda obscura", lamentando "que o grupo parlamentar do PSD tente enxertar um documento de transparência e integridade o esvaziamento da capacidade do futebol profissional se auto-regular".
Curioso é o que também diz um deputado socialista que confirma a versão da Liga de Clubes: 
"Segundo o socialista, e depois da aprovação da primeira redação do projeto de lei n.º 507/XIII/2.ª em plenário, quando o PS "manifestou que na especialidade poderia fazer alguns ajustamentos", o PSD, num novo texto "acompanhado pelo CDS-PP", inseriu a alteração sobre a elaboração dos regulamentos, que poderá "criar um conflito que é óbvio", por "tirar autonomia à Liga de clubes". Cardoso adiantou ainda que o PS irá votar contra a alteração na votação de quinta-feira, marcada para as 13:30, uma vez que "não é oportuna" e os socialistas não vêm "qualquer nota de ganho na mudança" de competências da Liga para a FPF, que já tem a responsabilidade de ratificar os documentos".
Fantástico não é? Isto cheira mal não cheira? De quem terá partido esta ideia? E é desta forma que se apresentam propostas de lei na AR de Portugal? Á socapa e acrescentando o que realmente interessava em ultima hora para ver se era aprovada? Agora não me digam que nada existiu porque existiu mesmo e isto deveria ser motivo de investigação para se saber porque é que agora e logo agora se tentou aprovar esta lei!!
VAMOS FICAR MAIS UMA VEZ POR COINCIDÊNCIAS NÃO É ?
Quanto á outra parte , aquela que receberia a elaboração dos regulamentos de arbitragem e disciplina das 1.ª e 2.ª Ligas - a FPF,  ..diz que "está bem com o poder que tem". Até a FPF diz que nada disto era necessário!!
Agora respondam-me: É desta forma que se tentam aprovar leis na AR? É ou não uma tentativa de Golpe á Liga de Clubes? Agora dizem que a proposta não colhia consenso na AR!! TENHAM VERGONHA NA CARA!!
Mas o que é isto que se passa em Portugal? Que forma é esta de propor leis que depois regulam a vida neste caso do futebol nacional? E com as competições a terem quase inicio? E em plena investigação de um caso gravíssimo no futebol português?
Pois bem, confirma-se, coincidentemente ou não, que a Liga está no centro do alvo e agora que fique para cada um tirar as suas próprias conclusões que eu já não preciso saber mais!!
Ora, já se percebeu que a Liga está sob fogo cruzado e que existiu uma tentativa se Golpe de Estado no futebol português mas ver que também até na AR há quem entre nestes números, é mau demais e muito grave. Eu nem quero acreditar que chegámos a esse ponto em Portugal mas o tempo dirá de sua justiça.
Se a proposta fosse aprovada, a Liga de Clube deixaria de elaborar e aprovar os regulamentos de arbitragem e disciplina das 1.ª e 2.ª Ligas como acontece até agora e possivelmente seria o seu fim (dava ou não jeito a alguns?). O poder passaria todo para a FPF que seria a próxima a ser ´assaltada`, se é que já não está controlada. Diz-se que Fernando Gomes mais dia menos irá para a UEFA e depois há um lugar no trono para ocupar.
Joga-se ao poder no futebol português e chega-se onde ninguém julgou ser possível chegar. Isto tudo é muito jogo mas acredito que estes dois partidos têm muito para explicar!! 
Pois bem, tal como eu referia no post em quem não presta vassalagem ao Benfica está contra este clube(link) é mesmo para valer e o presidente da FPF, Fernando Gomes, que se cuide porque antes de sair ainda terá muito trabalho.
Entretanto a Liga e perante o recuo do PSD emitiu um comunicado que é bem claro sobre o que se passa. Eis esse comunicado:

"Assumindo a defesa do edifício jurídico que regula o desporto nacional, a Liga Portugal anunciou, ontem, que não deixaria passar desapercebida a intenção de espoliar os clubes das competições profissionais dos seus direitos e liberdades de autorregulação.

Esse intento foi promovido por um grupo parlamentar através de uma proposta de alteração das bases do sistema desportivo nacional, surgida à última hora e subtraída à apreciação pública.

O recuo nessa sinistra intenção, que acaba de ser noticiado, é a demonstração irrefutável de que as manobras ardilosas de contornos obscuros não resistem à luz clarificadora do escrutínio público.

A reacção, que hoje nos chega de todos os quadrantes, de apoio inequívoco à posição firme da Liga Portugal, não nos surpreende e reforça o nosso propósito de promover o desporto nacional e a sua progressiva profissionalização.

Permite-nos, ainda, congratularmo-nos com a constatação de que um Estado de Direito democrático, servido por uma Imprensa livre e atenta, ainda é a melhor garantia da regularidade do processo legislativo e o melhor antídoto contra a promoção de agendas encomendadas.

O percurso que o Futebol Português vem fazendo há décadas, de separação e profícua cooperação entre o desporto profissional e amador, um trajeto único – mas não irrepetível – no desporto pátrio, é um dos segredos para o sucesso dos nossos clubes e das nossas seleções na Europa e no mundo.

É inegável que apenas a conjugação entre o papel formador das competições amadoras com as funções de apuramento técnico e progressiva introdução aos níveis mais exigentes do futebol profissional desempenhadas pela Ledman LigaPro e pelas equipas B que nela militam, permite a existência de uma Liga NOS e uma Seleção A com os retumbantes sucessos a que já nos habituaram.

Esta página que agora viramos com a retirada da proposta de emenda ao projeto lei, é bem demonstrativa da vitalidade do futebol profissional e, na iminência de celebrar o seu 40.º aniversario, da própria Liga Portugal.

Expressamos, desta forma, uma saudação à capacidade de reação das sociedades desportivas que ontem prestaram um extraordinário apoio, sem reservas, em todo o processo de contestação ao que apelidámos de tentativa de golpe no futebol português".

Portanto senhores: Esta é a estratégia e como se pode ver o que os emails trazem....não pode ser bom!! 
Agora é tempo de dizerem que tudo isto não será mais do que uma teoria da conspiração mas antes fiquem com este tesourinho deprimente (link) e depois digam-me lá que as coisas entretanto não mudaram?
Buxas? Nãoooooooo!! Os ´amigos` são para as ocasiões?  

Se ainda não seguem AmorSporting podem começar desde já. Obrigado. 
AmorSporting no Facebook(link
AmorSporting no Twitter(link)

Sem comentários :

Enviar um comentário

Comente em AmorSporting: