quarta-feira, 19 de julho de 2017

Sporting perde com Marselha

O Sporting defrontou o Marselha, 5º classificado da Liga francesa 16/17 no ultimo jogo do estágio que realizou na Suiça e voltou a perder(2-1). A equipa voltou ao 4-4-2 habitual mas ainda com algumas experiências nomeadamente com Bruno Fernandes na ala direita e já se viu mais pressão em campo, mais posse de bola, mais lateralização de jogo, mais agressividade mas no inverso continuaram os mesmos erros. Há portanto ainda muito trabalho para fazer mas apesar desta derrota o SCP esteve melhor. E atenção, Pedro Silva e Matheus Pereira a jogarem desta forma merecem lugar no plantel.
Nesta partida Jorge Jesus fez regressar o 4-4-2 em que a equipa está habituada a jogar sendo de registar que apostou quase no mesmo onze em que tem apostado: Pedro Silva, Piccini, Coates, Mathieu, Fábio Coentrão, Petrovic, Battaglia, Bruno Fernandes, Bruno César, Alan Ruiz e Bas Dost.
Na defesa a diferença foi Pedro Silva na baliza em vez de Jug e que bem esteve, mas no resto JJ voltou a apostar nos mesmos 4 defesas; no meio campo desta vez fez Battaglia jogar a 8 e ao lado de Petrovic; nas alas Bruno Fernandes que esteve desaparecido e na esquerda Bruno César; na frente Alan Ruiz e Bas Dost.
Quanto á forma de jogar foi a habitual, ou seja, 4-4-2 com muita bola e pressão dentro de campo mas notando-se que ainda falta algum pulmão á equipa. Vimos portanto uns leões que pressionaram muito para não deixar o adversário construir e que tiveram muito mais posse de bola e o consequente assumir do jogo do que tiveram em jogos anteriores. 
Porém o jogo não começou bem para nós com uma bola colocada nas costas de Piccini e o avançado marselhese isolado e sem grande oposição não perdoou. 
Depois, aos 4´ só não ficámos a perder por 2-0 porque Pedro Silva fez uma grande defesa a um remate de fora da área. Não era certamente este inicio que queríamos! 
Depois foi ver o SCP crescer mas a não ter muitas ocasiões de golo. O ataque com Alan Ruiz ainda está algo preso e a nossa direita, com Bruno Fernandes, não se viu á excepção de Piccini que hoje já mostrou mais. O italiano precisa de minutos e de ganhar o seu espaço. 
Os leões assumiram o jogo mas o Marselha aproveitava os nossos erros para lançar rápidos e perigosos contra-ataques que á medida que o jogo se desenrolava foram desaparecendo. 
O SCP carregava no acelerador e pressionava o adversário mas nem um remate de Alan Ruiz e outro de Battaglia trouxeram o golo. Depois á beira do intervalo Mathieu escolheu mal o local para colocar a bola desguarneceu a defesa e só não sofremos o 2-0 por desacerto do avançado francês.
Ao intervalo perdíamos por 1-0 com um golo logo a abrir e com a equipa a não saber criar lances de perigo e a conseguir impedir lances rápidos do adversário. No meio campo perdemos algumas bolas que não podem acontecer, nas alas não fomos tão bem quanto deveríamos ter sido e na frente de ataque fomos quase uma nulidade. Bas Dost também está longe da sua melhor forma. 
Algumas boas trocas de bola não chegam.
Na 2ª parte JJ fez algumas substituições que diminuíram o ritmo do SCP (Jonathan por Coentrão; M. Pereira por Bruno César; Podence por Alan Ruiz e Mattheus Oliveira por Petrovic) mas mais tarde mostraram-se boas. Na defesa só mudou o lateral esquerdo; no meio campo Battaglia recuou para 6 e Bruno Fernandes assumiu a posição 8; nas alas apareceram Matheus Pereira na direita e Mattheus Oliveira e na frente Podence ao lado de Bas Dost.
E o Marselha aproveitou para voltar a marcar. Jogada pela direita e com Battaglia a não conseguir acompanhar o marselhese até á linha final e este cruzou ao 2º poste para a emenda. 
Não voltámos a entrar bem na partida!!
Aos 55´ JJ decidiu fazer mais duas substituições; Doumbia entrou por Bas Dost e Tobias por Coates que passou a braçadeira a este. Uma forma de passar responsabilidade ao jovem jogador que a meu ver deve ficar no plantel. 
E como referi o ritmo baixou mas o SCP voltaria a carregar no acelerador pois Podence e Doumbia na frente e Matheus Pereira na direita começaram a ser dores de cabeça para o Marselha. Mas destes destacaria o Podence e o Matheus Pereira que entrou muito bem na partida e deu outra alma aquela ala e combinou bem com Piccini. O brasileiro trouxe qualidade e perigo ao nosso jogo.
E ao acelerarmos o jogo o Marselha desapareceu. A nossa pressão na frente era imensa e o nosso meio campo também que cresceu embora sem Petrovic que jogou simples. Hoje foi Battaglia que jogou os 90´ e deu o que tinha. Gostei muito do argentino no nosso meio campo. 
Aos 67´ Palhinha renderia o Bruno Fernandes e ainda mais capacidade tivemos na zona intermédia. Menos criatividade é verdade mas a partir daqui foi quase só Sporting que se viu. 
Logo de seguida Podende ganhou uma penalidade depois de boa troca de bola com Doumbia e o costa-marfinense não perdoou. 
Acreditava-se então que o SCP ainda seria capaz de inverter o resultado e esteve quase a acontecer. Doumbia perdeu uma boa ocasião quando seguia isolado e depois foi Podence que permitiu a defesa de Mandada. Até final Mattheus Oliveira ainda tentou um golo acrobático mas deu mal na bola, Piccini que também jogou o jogo todo mas ainda sem conseguir discernir na linha final as jogadas e Matheus Pereira ainda tentaram fazer mais mas seria o Marselha que quase voltou a marcar. Porém Pedro Silva voltou a mostrar que tem qualidade e que merece ficar no plantel. Grande defesa frente ao avançado francês que ia isolado. 
Como destaque diria que Pedro Silva dá uma segurança que Jug não dá; que Piccini já esteve melhor mas precisa de tempo; que Mathieu fez os 90´ e que já mostrou mais; que Battaglia foi enorme poço de força e que Podence e Matheus Pereira mexeram com o jogo. No resto dizer que apesar desta derrota não estou preocupado pois depois dos erros colmatados o Sporting terá boas alternativas e uma boa equipa. 
E ainda faltam, Rui Patrício, Beto, William, Adrien e Gelson!

Se ainda não seguem AmorSporting podem começar desde já. Obrigado. 
AmorSporting no Facebook(link
AmorSporting no Twitter(link)

Sem comentários :

Enviar um comentário

Comente em AmorSporting: