sábado, 8 de julho de 2017

Sporting-1 Belenenses-1

O Sporting defrontou o Belenenses no Estádio do Algarve e o resultado foi um empate a uma bola. O nosso golo, o do empate, foi obtido pelo estreante Leonardo Ruiz mas a partida foi claramente de pré-época. É normal que os processos ainda não estejam bem assimilados, que os jogadores ainda procurem o seu espaço e que a muita juventude se tente mostrar a Jorge Jesus. Sem ainda muitos jogadores(14), Rui Patrício, Beto, A. Pinto, Coentrão, Mathieu, William, Adrien, Doumbia, Alan Ruiz, Podence, Bruno César, Matheus Pereira, Coates e Gelson deu para ver boas indicações.
A partida foi mesmo atípica. Muitas mudanças de ritmo de jogo, desatenções, passes errados, muitas substituições, o físico ainda por melhorar, pouco discernimento, etc, mas eu diria que os jogadores já mostram que sabem o sistema de jogo. Nada por aí além é certo, mas no geral os jogadores mostraram um pouco do que têm trabalhado.
Jorge Jesus utilizou todos os jogadores que levou para o Algarve pois é muito provável que não leve todos os jogadores para a Suiça e a aposta não correu nada mal. Gostei em particular de certos apontamentos de Gelson Dala e de Jovane Cabral. São dois jovens que têm muito valor mas que precisam de ser lapidados.
Depois também gostei de Francisco Geraldes e da iniciativa em pegar no jogo avançado e de alguns bons pormenores; de Leonardo Ruiz que marcou o nosso golo e que mostrou que sabe jogar de costas para a baliza adversária e que é mesmo um ponta-de-lança; da segurança de Tobias; de alguns pormenores de Mama Baldé mas ainda muito verde no tratar da bola, de Iuri que por vezes combinou bem na direita com Piccini; de Bruno Fernandes que começou a 2º avançado mas depois mostrou onde é para jogar. Quanto aos restantes(Ryan Gauld, Domingos Duarte, Palhinha e Pedro Silva) cumpriram mas é ainda cedo e muito pouco tempo em campo.
Este foi o 11 inicial do Sporting: Azbe Jug, Cristiano Piccini, Paulo Oliveira, Tobias Figueiredo, André Geraldes; Radosav Petrovic, Rodrigo Battaglia; Mattheus Oliveira, Iuri Medeiros; Gelson Dala e Bas Dost.
Suplentes: Pedro Silva, Mama Baldé, Domingos Duarte João Palhinha, Bruno Fernandes, Ryan Gauld, Francisco Geraldes, Jovane Cabral e Leonardo Ruiz.
É claro que este onze é um onze experimental porque alguns jogadores tiveram a sua oportunidade mas por outro lado é bom para os que estão se mostrarem a JJ. Sabemos que só com muito valor é que jovens como o Jovane e Dala ficarão no plantel mas é um ponto de partida.
Mas desta primeira equipa constatei que Jug não teve trabalho, que Piccini tem valor mas que precisa ainda de crescer(é normal), que Paulo Oliveira ontem com a braçadeira de capitão continua bom jogador, que André Geraldes não é lateral esquerdo, que Petrovic precisou de tempo para se adaptar ao futebol português mas que agora dá excelentes indicações, que Battaglia foi muito voluntarioso mas é difícil substituir Adrien e não é de um dia para o outro, que Mattheus Oliveira precisa de jogar no seu lugar, que Palhinha está verde e que Pedro Silva, Domingos Duarte e Ryan Gauld jogaram pouco mas dificilmente ficam no plantel. Quanto a Bas Dost já se sabe com o que podemos contar.
A aposta em Petrovic foi claramente ganha pois se o sérvio continuar a jogar desta forma é possível que fique no plantel principal mas também precisa que alguém saia ...talvez William! Foi sem duvidas o melhor jogador do SCP em campo pois recuperou inúmeras bolas, soube ter e construir jogo mais recuado, fez o passe para Leonardo Ruiz marcar e foi dos jogadores mais utilizados por JJ.
Como já referi faltam 14 jogadores á equipa (Rui Patrício, Beto, A. Pinto, Coentrão, Mathieu, William, Adrien, Doumbia, Alan Ruiz, Podence, Bruno César, Matheus Pereira, Coates e Gelson) e juntando com os 20 que o Sporting trouxe ao Algarve vemos que possivelmente alguns não irão ao estágio da Suiça. E destes eu diria que Pedro Silva, Domingos Duarte, André Geraldes, Tobias Figueiredo e Ryan Gauld estão na lista da frente.
Concluindo: este foi um jogo próprio de pré-época mas diria que na Suiça as coisas doam um pouco mais e já com quase todos os que formarão o plantel final.
O próximo jogo já será em terrenos helvéticos no dia 12 deste mês frente ao Fenerbahçe.

Se ainda não seguem AmorSporting podem começar desde já. Obrigado. 
AmorSporting no Facebook(link
AmorSporting no Twitter(link)

Sem comentários :

Enviar um comentário

Comente em AmorSporting: