domingo, 2 de julho de 2017

Mathieu á experiência no Sporting?

Por esta ninguém esperava! Jérémy Mathieu, actual jogador do Barcelona, está autorizado a treinar no Sporting nos próximos dias sendo que no fim as partes envolvidas tomarão uma decisão. Um internacional francês de 33 anos a treinar á experiência? Que conclusões há a tirar desta surpreendente decisão? Confira a lista de lesões do jogador.

Esta decisão até pode parecer surpreendente mas depois de consultara a sua lista de lesões....eu diria que é mais uma decisão prudente!!
Mas o que significará tudo isto? Que impacto tem no SCP, no Barcelona e que negócio está aqui em jogo?
Ninguém acreditaria se alguém contasse que Mathieu, um internacional francês de 33 anos e jogador do Barcelona viria treinar á experiência no Sporting mas acontece que para tudo há uma razão e esta cheira-me que seja a capacidade física do jogador que está em causa. Mas atenção, estará em causa mas é um bom principio o jogador estar de acordo com esta situação!!
Não é normal um jogador internacional e desta categoria aceitar sair (neste caso) do Barcelona e predispor-se para treinar á experiência num outro clube! Nos dias de hoje, isto, não é muito normal num jogador pois estamos habituados a que um jogador mesmo sabendo que não está bem fisicamente tente fazer um bom contracto. É a realidade!! Será então que Mathieu aceita que se duvidem da sua capacidade física? Duvidará também ele dessa capacidade?
A mim o que me dá a entender é que o mesmo, fruto de muita humildade, queira provar ao SCP e também a si próprio, de que está na plenitude das suas capacidades físicas para poder jogar no Sporting. Não estou a ver o SCP propor a Mathieu para treinar á experiência porque tem duvidas da sua capacidade física sem o jogador o aceitar também de livre e espontânea vontade até porque não tenho duvidas de que não teria problemas em seguir outro rumo na sua carreira.
Por isso friso, que para isto ser possível teve que existir acordo entre todas as partes mas não é normal um jogador aceitar propor-se a este tipo de coisas.
Mas vejamos o caso de vários ângulos:

Da parte do Barcelona:
1-O jogador não interessa ao Barcelona e mesmo com outras propostas o jogador como deseja o SCP e clube aceita esta solução.
2-O Barcelona não tem outras soluções e é ´obrigado` a aceitar esta solução.
3-O Barcelona não liberta o jogador a zero, mas assim tem que aceitar a proposta para o jogador treinar á experiência noutro clube.
4-O Barça sabe da lista de lesões e aceita que o jogador treine á experiência pois sabe que só assim se desfaz do jogador.

Da parte de Mathieu:
1-Só aceita desvincular-se depois de apto fisicamente.
2-Quer muito o SCP que até se predispõe a treinar á experiência.
3-O SCP é a sua melhor proposta e aceita treinar á experiência.
4-Tem que aceitar treinar á experiência pois o Barcelona não o vende a custo zero e o SCP só aceita se o jogador provar que está bem fisicamente.
5-O próprio tem duvidas se ainda está em condições de seguir a carreira de jogador e aceita treinar á experiência.

Da parte do Sporting:
1-O SCP só aceita o jogador na plenitude das suas capacidades físicas.
2-O SCP, perante o Barcelona não deixar sair o jogador a custo zero, propõe que o jogador treine á experiência pois tem duvidas das suas capacidades físicas.

Pois bem, qualquer das hipóteses que podemos colocar em cima da mesa parece-me que só são possíveis com a concordância do jogador, isto é, é um bom principio que o jogador aceite treinar á experiência para provar de que está tudo bem antes de se desvincular do Barcelona, quer a custo zero ou por qualquer verba.
Penso que seria muito fácil a este jogador tomar outro rumo para a sua carreira sem treinar á experiência e não devem faltar outras propostas mas a vontade de Mathieu também será a de querer jogar no Sporting. No entanto tenho a certeza de que hoje só joga no SCP quem estiver na plenitude das suas capacidades físicas e de que o contracto alinhavado com Mathieu só será válido se este ficar aprovado nos treinos leoninos.
É que tudo gira á volta do mesmo - as lesões do jogador francês! Ninguém pode negar que as lesões do jogador foram poucas e que não causem apreensão. Vejam:
Quem olhe para esta lista é lógico que fique preocupado:
16/17- 169 dias (+ de 5 meses lesionado);
15/16- 112 dias (quase 4 meses lesionado);
14/15- 34 dias lesionado;
Esta lista de lesões é muito preocupante até porque podemos ver que aquele tendão de Aquiles pode já não estar em bom estado, na fibula também teve várias lesões nos últimos anos e o seu menisco também lhe deu muito tempo de fora. Enfim....vendo melhor, esta lista é mesmo preocupante.
Mas não é tudo, o Sporting tem muito para perder se esta contratação der para o torto. O jogador já tem 33 anos, se não se lesionar agora é possível que o volte a fazer num futuro próprio e este tempo pode ser perdido na busca de um outro jogador.
Para mim este é um risco que não vale a pena correr pois enquanto andamos em experiências já poderíamos ter um jogador mais novo, com uma folha limpa de lesões e já a treinar. O Sporting está mesmo a correr um risco enorme se contratar Mathieu!!
Nós não podemos dar-nos ao luxo de contratar um jogador que agora pode passar nos testes médicos mas que tem todas as possibilidades(o historial comprova-o) de se lesionar mais uma vez.

Se ainda não seguem AmorSporting podem começar desde já. Obrigado. 
AmorSporting no Facebook(link
AmorSporting no Twitter(link)

1 comentário :

  1. sinceramente espero que Mathieu não fique no Sporting, pelo que aqui foi descrito e eu já tinha conhecimento do mesmo e também por estranhamente muitos dos comentadeiros paineleiros afectos ao carnide se desfazerem em elogios ao jogador, dizendo que é um jogador rápido na antecipação e que pode jogar à esquerda e que faz uma dupla perfeita com Coates... enfim, cheira me que todos sabem que será um a menos...pessoalmente espero que se contrate um central de 24/25 anos com experiência na europa e com um histórico de lesões favorável... falou-se no Dória do marselha, eu gosto deste central, mas também acredito que o scouting do clube tem identificado muitos outros... saudações leoninas

    ResponderEliminar

Comente em AmorSporting: