sexta-feira, 14 de julho de 2017

Calma!

A contas do jogo em que fomos derrotados pelo valência por, 3-0 dei conta de um histerismo que sinceramente não estava á espera. Perder um jogo de pré-época, onde se fazem muitas substituições , experiências e ainda contando com um óbvio cansaço dos jogadores que ainda por cima jogaram o 2º jogo em dois dias será caso para tanto? A sério? Será o timing certo para já se criticar jogadores que para além de cansados ainda são novos no clube? E JJ também? 
Sinceramente que não percebo!
As hostes leoninas tanto têm atitudes muito boas e de louvar como também , por vezes, gostamos de nos auto-flagelar!! Ninguém diz para não criticarmos o nosso clube, dirigentes, treinador, jogadores, etc, quando ele merece mas criticar só porque perdemos um jogo da pré-temporada? A sério que não estava á espera que assim fosse e se assim é agora.....como será á primeira derrota na Liga ou até se não nos qualificarmos para a Liga dos Campeões?
Ok, talvez estejamos também na pré-época e a precisarmos de nos colocarmos em forma para o inicio de mais uma época desgastante!! 
Para quem me segue ou se lembre, sabe muito bem o que penso sobre Jorge Jesus mas também sei que é um grande treinador e que precisa de todo o apoio leonino. Por isso não me parece nada bom que ao 3º jogo treino de uma pré-época se esteja a dizer mal do treinador e de alguns jogadores só porque perdemos com uma equipa mais solta e mais rápida nesta altura da pré-temporada. E o cansaço de jogar em dois dias seguidos, com treinos á mistura, não significa nada?
A pré-época é quando podemos errar e experimentar porque as coisas não são iguais todos os anos. Por exemplo: a defesa do Sporting é 75% diferente do ano passado, o guarda-redes esloveno não é o principal, o nosso meio campo não pode ainda contar com William e Adrien, o Gelson não está e na frente Doumbia ainda se ajeita com os processos da equipa. Acham pouco?
Sim, vencemos ao Fenerbahce mas o que significou essa vitória? Significou apenas um jogo treino em que demos tudo o que tínhamos ao pressionarmos bem lá na frente e é lógico que esse ritmo já não seria igual no dia seguinte.
E as expectativas ficaram altas com esta vitória? Controlem-se S.F.F pois uma vitória na pré-época só significa isso mesmo. Lá por termos vencido o Fenebahce não significa que vençamos todos. As derrotas também fazem parte do futebol!
Pois bem....é também nesta altura que os músculos têm de levar coças atrás de coças até ficarem preparados para uma temporada desgastante que aí vem. É pois nesta altura que os erros são escrutinados e corrigidos porque é natural tanta substituição, falta de físico, ritmo, experiência e desconhecimento dos processos da equipa.
Por motivos pessoais não consegui ver o jogo e quando vi o resultado fiquei desapontado porque quero sempre vencer mas sinceramente não esperava uma reacção tão critica da blogosfera leonina. A sério que não esperava!!
E a mim pouco me interessa se JJ põe e tira passados uns minutos, se há jogadores que são utilizados ou não, se aposta nos mesmos jogadores e em dois dias seguidos, se faz 20 substituições, enfim....o que me interessa é que a equipa saia deste estágio que é mais importante em termos de assimilação de processos, aspectos físicos e de espírito de corpo e camaradagem do que com vitórias.
E sim, vitórias alimentam mas a intenção não era perder! Pode parecer estranho realizar dois jogos em dois dias seguidos mas as coisas nem sempre são como queremos.
Já viram que se está a fazer uma tempestade num copo de água? Ou é com uma frase enigmática de Matheus Pereira que deveria ser chamado á atenção pois ou está ou não está, ou é porque JJ embirra com F. Geraldes, ou porque são dois jogos seguidos em dois dias, ou porque jogamos com equipas fortes, ou porque as vitórias são essenciais mesmo em jogos de pré-época, ou porque há jogadores que ainda não foram utilizados, enfim.....com sorte ainda se arranja mais qualquer coisa!
Na vida nunca se vai conseguir agradar a todos e JJ é o expoente disto: muito dificilmente agradará a todos mas a mim sempre me ensinaram que para tudo há uma explicação. Parece então que Palhinha, Francisco Geraldes, Ryan Gauld e Leonardo Ruiz treinaram á parte e Paulo Oliveira, Domingos Duarte e Jovane Cabral abandonaram o estágio mas será por razões diferentes e que me parecem plausíveis.
Para terminar, muitos de nós faríamos diferente mas o que temos que colocar na cabeça é que não somos nós que treinamos a equipa. Lá, está um treinador que é consagrado e que vai tentar, quiçá pela sua ultima vez, que o Sporting seja campeão. Por isso, gostemos ou não é ele que está no comando da equipa e é ele que temos que apoiar. O que não precisamos nada é de histerismo e de estarmos a mandar pedras ao mínimo tropeção.
Vai iniciar um campeonato que será mais uma batalha dentro e fora de campo e mais do que nunca precisaremos de estar todos unidos porque os obstáculos vão continuar a aparecer. O Sporting, BdC e Jorge Jesus foram, são e serão os alvos preferenciais mas será de evitar que sejamos nós próprios que nos destruamos primeiro.
Fica á consideração!!

Se ainda não seguem AmorSporting podem começar desde já. Obrigado. 
AmorSporting no Facebook(link
AmorSporting no Twitter(link)

7 comentários :

  1. Repeti isto dezenas de vezes nos blogues sportinguistas. Os erros e as correcções são agora e não na Liga dos Campeões e no campeonato.
    JJ está a observar os jogadores que chegaram e estes ainda não conhecem as rotinas. Os jogadores do anterior plantel JJ já os conhece. Os jogadores da formação estão a ser avaliados quanto a sua evolução e àquilo que poderão oferecer a equipa.
    E a equipa necessita de ganhar "pulmão" pois a pré-eliminatória da Liga dos Campeões é dentro de semanas.
    E é assim nas milhares de equipas por este mundo afora!
    Esta nossa forma de desesperar e pôr tudo em causa ao primeiro percalço é a arma de que os nossos inimigos se irão valer para nos impedirem de sermos Campeões.
    Cabecinha! E união!
    Saudações Leoninas.
    JH

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais nada! Não tem sentido nenhum estarmos a fazer guerrinhas sem nexo e ainda por cima nesta altura. Temos que ser muito mais unidos!! SL

      Eliminar
  2. É realmente triste, o histerismo de muitos sportinguistas e algumas melancias. Assim é impossível trabalhar com calma, e apresentar resultados. Estamos na pré-época...Meu Deus! Altura de fazer experiências. O resultado é o menos importante. É, realmente pateta, as criticas por jogar o jogador A em vez do B. De o jogador C jogar fora da sua posição...O treinador está a fazer experiências, compreenderam? Atá me custa acreditar que sejam sportinguistas grande parte dos comentários que se lê nos blogues. Estão a fazer o jogo do inimigo. Já não basta os lampiões, agora também temos que levar com os melancias, fogo! Seria melhor fazer como o nosso rival e jogar com uma equipa da 2º divisão? O principal inimigo do Sporting, são alguns que se dizem sportinguistas! Sempre a arrasar, não perdem uma oportunidade. SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que acho mais curioso nesta "tragédia" está na diferença de atitude quando, estando em competição, não se respeita a diferença de 72 horas entre 2 jogos, bastando uma hora a menos para se protestar com veemência.
      Ora, neste caso, houve... 22 (vinte e duas!!!) horas entre o final de um jogo e o início de outro, sendo que, contra os turcos foi preciso correr e contra os espanhois teria sido preciso correr (e lutar) ainda mais -muito mais, valha a verdade.
      Ah, espera, o que conta é o resultado... e lá se foram mais 3 ptos na taça da pré-época...

      Eliminar
    2. Penso que jogar em dois dias seguidos funciona para dar carga física mas depois isso é lucro pois os músculos ficam mais fortes e capazes. E é mais que normal que no principio custe mais a correr a corresponder ao que cérebro manda mas depois o atleta vai lucrar com esta carga física.
      SL

      Eliminar
  3. Há qualquer coisa que não joga, os jogadores dizem que estão a aprender com JJ, alguns vieram mesmo pelo treinador mas há catedráticos sportinguistas que TODOS os dias afundam JJ; falam do alto da sua pseudo importância. Deixem o Homem trabalhar sossegado, vão à praia! ou ao cinema. Pré-epoca é experiencias em todo o Mundo, não está aser decidido nenhuma eliminatória.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Admite-se que há pessoas que já não o podem ver pintado mas acho um exagero. É um dos problemas do sportinguista - é auto-flagelação. Ninguém pede que não critiquemos quando acharmos bem, até porque não somos carneiros como os terroristas de merda e filhos da puta com palas nos olhos como aqueles que por aqui passam de vez em quando, mas neste caso é um exagero. Estamos na pré-época porra!
      Imaginemos se este ano ganhamos o campeonato: nessa altura já vão dizer bem de JJ e dizer que se enganaram? Não é melhor não desestabilizar e dar tempo ao tempo?

      Eliminar

Comente em AmorSporting: