quinta-feira, 27 de julho de 2017

BADAMERDA Para o 3-4-3!!

A poucos dias da temporada iniciar em vez de se afinarem os pormenores foi vez de experimentar mais uma vez o 3-4-3 e de fazer asneiras na equipa: Petrovic a central e Bruno César a ala direito? Depois foi somar os muitos erros e oferecer a vitória. É o que dá inventar mas quanto a isto, JJ já não tem idade para aprender. O Sporting é que perde!!
Foi mau demais e quando acordámos, só porque Coates foi expulso, já foi tarde para se conseguir dar a volta e no fim ainda sofremos outro golo.
Confesso que perder na pré-época não me preocupa mas quando estamos a poucos dias do inicio do campeonato acho que este teste em 3-4-3 foi completamente desnecessário. Mas como para JJ não basta mudar tudo de um dia para o outro e metade de planteis de um ano para o outro ainda conseguiu inventar posições novas para alguns jogadores: Petrovic a defesa central, Bruno César na ala direita e ainda a insistência de colocar o Matheus Oliveira na ponta esquerda. 
Este foi o onze inicial: Beto; Coates, Petrovic e Tobias Figueiredo; Bruno César e Jonathan Silva; William Carvalho e Adrien, Matheus Oliveira, Iuri Medeiros e Doumbia. Suplentes: Rui Patrício, Palhinha, Battaglia, Bruno Fernandes, Acuña, Podence, Gelson Martins, Gelson Dala.
Como podemos ver alguns jogadores não foram convocados incluindo laterais direitos, ou seja, tivemos que improvisar um lateral direito e isso é inconcebível pois no mínimo temos dois! E a mim não me interessa se o André Geraldes está para sair, podia lesionar-se e estragar o negócio ou até estar lesionado. O SCP é que não pode sair prejudicado destas trocas e baldrocas mas como sempre ouvi dizer..... burro velho não aprende e infelizmente o SCP é que fica mal.
O que me parece é que este sistema de jogo só nos vai dar dissabores sempre que for aplicado porque não importa se será o sistema do futuro. O que interessa é o presente e é em 4-4-2 que mais sabemos jogar e isso comprovou-se depois de Coates ter sido expulso e de termos sido obrigados a regressar ao nosso sistema. 
A experiência deste sistema de jogo pareceu-me bem na Suiça mas a poucos dias do inicio do campeonato perdemos uma grande oportunidade de vermos melhor o André Geraldes, o André Pinto, o Mattheus Oliveira a médio ofensivo e não na esquerda, de dar mais rodagem ao Podence e Doumbia na frente, de dar mais minutos ao Gelson na posição dele, de dar também mais minutos ao Acuña...mas afinal o treinador do Sporting teima em pensar diferente de todos e perder tempo em testes da treta. Quem perde com isto, o Sporting!!
Portanto as invenções para mim merecem-me um comentário: BADAMERDA PARA O 3-4-3!! 
Quanto ao jogo: como parece ser fácil vencer o SCP quando o treinador inventa não é? Pois, os números não mentem mas o melhor é não irmos vê-los! 
Estar aos 20´ a perder por 2-0 e passados uns minutos ainda ficar com menos 1 em campo(expulsão de Coates) não está no pensamento de ninguém excepto para o SCP onde tudo é possível. Portanto bastaram uns minutos de invenção para tudo se perder! 
Quando mudámos para 4-4-1 e com a substituição de Palhinha por Petrovic, a coisa mudou completamente, pelo menos na 2ª parte. Com William e Adrien ainda sem ritmo as substituições deram outra alma e capacidade ao Leão. Gelson entrou por Iuri Medeiros, Battaglia substituiu William, Acuña entrou por Mattheus, Bruno Fernandes por Adrien e Rui Patrício por Beto.
Mais tarde Bruno César deu lugar a Podence e Gélson ficou com a ala direita para si e Doumbia deu o seu lugar a Gelson Dala.
Só dizer que com Gelson Dala na frente o Sporting acabou porque o menino não é ponta-de-lança. Enfim.....o que tínhamos está no Boavista.
O Sporting depois de ter mudado de sistema táctico até foi mandão e teve várias oportunidades de golo, na 1ª parte também, mas infelizmente não marcou. Miguel Silva, aquele que ainda hoje referenciei que seria um bom investimento, esteve muito bem realizando uma boa exibição mas aqueles primeiros minutos de jogo chegaram para oferecer a vitória aos vimaranenses. 
Quase a terminar o Vitória voltou a marcar e este golo fechou a contagem.
Individualmente destacaria Iuri Medeiros que fez alguns bons cruzamentos e que sabe tratar a bola; Doumbia que apesar de perdulário esteve presente e deu ligação á equipa e Gelson que quando entrou a direita foi toda dele e isso deu mais jogo ao Sporting. Nota-se bem quando Gelson está em campo.
Pois bem, não fosse mais uma invenção estou convencido de que o Sporting não tinha deixado mais uma vez uma imagem fraca e desapontado mais uma vez os seus adeptos. Agora só falta testar outra vez o sistema com a Fiorentina!!

Se ainda não seguem AmorSporting podem começar desde já. Obrigado. 
AmorSporting no Facebook(link
AmorSporting no Twitter(link)

20 comentários :

  1. O esquema de jogo foi EXACTAMENTE O MESMO, desde quando correu mal, até quando podias ter espantado 2 ou 3 bolas, mesmo a jogar com menos um jogador (meio-campo que se dezdobra de 3:5:2 para mais gente na frente, após expulsão passou a ter só um fixo mais à frente)

    A essência dessa diferença abismal está nos interpretes.

    ResponderEliminar
  2. Não houve nenhum 4:4:1... O Gelson nunca foi defesa lateral direito... NEM PENSAR... foi médio ala de cobertura direito com muita propensão ofensiva, tendo como central, sim CENTRAL, mais do seu lado, num esquema a 3 centrais com Tobias ao centro e Jonathan à esquerda, o João Palhinha...

    E q jogo magnifico fez o Palhinha a central!!!!!... mesmo tendo a propensão de ter de se haver com superioridade numérica adversária e um Gelson M. à frente q no mínimo se pode dizer que não defende bem (não é essa a sua função), NADA se passou do lado do Palhinha pois ele não deixou, e a maior parte dos lances de grande perigo no seu lado foi ele que os iniciou.

    O 3o golo nasce do lado do Jonathan... q a meu ver também fez um bom jogo.

    Mal mal mal, na primeira parte, quando andou tudo aos papéis, estiveram o William o Adrien q só durou 15 minutos (estes não é de estranhar, pois só têm 1 semana de trabalho) e pior de todos o Bruno César, que está visivelmente con excesso de peso (tal como o Alan Ruiz) e muita muita falta de ritmo.

    Portanto as diferenças abismais da 1a para a 2a parte foram devidas aos interpretes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obviamente que os interpretes contam mas para mim foi o sistema e não os interpretes. O 3-4-3 ou 3-5-2 precisa de muito trabalho para ser implementado. Acontece que ou temos tempo para isso ou então é tempo perdido e que podia ser para ultimar o 4-4-2 e com mais meio plantel de novo. E as experiências já vêm de Varsóvia onde levámos na boca á pala do treinador.

      Eliminar
    2. Então o esquema conta mais e metes o Guimarães a defender todo dentro da área apesar de estares a jogar com menos 1... então quer dizer que o 3:5:2 é muito melhor que o 4:4:2...

      Na minha opinião depende não só dos intérpretes mas das equipas adversárias, e é muito melhor esquema para evitar cobtra-ataques e é cada vez mais usado... o Chelsea, Campeão Inglês usa practicamente exclusivamente este método de 3 centrais.

      Eliminar
  3. O André Geraldes e o André Pinto estão lesionados, não podiam jogar. O Gelson precisa de mais minutos na posição dele porquê, não sabe fazer a sua posição? E o Iuri não precisa de minutos na mesma posição mas na equipa do Sporting?
    E já agora quando é que se devem testar sistemas alternativosm na pré-época ou quando os jogos valerem pontos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quanto aos lesionados só respondo EQUIPA B. É para isso que ele serve até porque ficaram jogadores sem serem convocados.Mas o mais grave é mesmo o sistema que demora tempo a ser implementado e sinceramente não sei para quê! Mas alguma vez o SCP vai jogar num 3-4-3 na Liga portuguesa. Na Europa já vimos o que dá-DERROTAS!
      Sim o Gélson como qq outro jogador precisa de minutos de jogo pois começou a trabalhar mais tarde e sim ele foi um ala direito ou ninguém o viu perto do Palhinha que jogou a central?
      Sistemas alternativos não se treinam a poucos dias da Liga começar mas estes testes começaram em Varsóvia com muitos maus resultados mas como digo....burro velho não aprende. É continuara então que vamos longe. Talvez na Play Station e formos considerados o clube que experimenta mais sistemas tácticos. BADAMERDA para o 3-4-3 ou 3-5-2 porque na Liga vamos jogar em 4-4-2 e é nesse que temos que saber jogar e melhor que os outros!
      Para mim foi perda de tempo e duvido que não o tenha sido para os jogadores pois foi a desorientação , a expulsão e um jogo de pré-época a jogar todo um jogo com 10. Isto sem contar o desrespeito para com os adeptos que seguem o SCP mas só vêm inventos.

      Eliminar
    2. O Gelson chegou à pouco tempo e o meu amigo acha que o ideal era pregar-lhe já com minutos em cima de minutos. Para quê, para lesioná-lo? E o Iuri? não precisa de minutos?
      Se calhar o 3-4-3 resultou mal em Varsóvia porque não foi devidamente testado. Não treinar um plano B na pre-epoca é quanto a mim um erro, seja 3-4-3, 3-5-2 ou 4-3-3.
      Quanto ao DD da B, para quê? No campeonato vamos ter 11 jogadores no banco? Não, pelo que precisamos que os jogadores saibam fazer mais do que uma posição. Ganhámos a taça ao Braga com o Mané a DD.
      Parece-me a mim que nesta altura era mais importante preparar a equipa para um sistema alternativo e para adaptações do que ganhar ao Guimarães. Não quero ser campeão da pré-época, quero ser campeão em Maio de 2018

      Eliminar
    3. O Gélson precisa de ir tendo mais minutos em cima de minutos ...em crescendo e o Iuri tem estado lesionado e sem muito tempo de jogo, por isso também que ir progressivamente somando tempo. Foi um jogo bom para isso.
      Amigo ganhas-te a Taça ao Braga com o Mané a LD porque calhou, Estava lá e vi o que jogamos-nada-zero-bola!!
      Quanto ao 3-4-3 é claro de não foi devidamente testado antes do jogo de Varsóvia mas também penso que é mais uma invenção e um sistema que não nos vai levar a lado nenhum. Já um 4-3-3 era outra conversa pois não se mudava muito.
      E eu também prefiro vencer o campeonato e perder todos os derbis e todos os jogos da pré-época mas o nome do SCP é que fica sempre mal.
      Quanto aos jogadores fazerem mais do que uma posição isso não é de um dia para o outro mas é tempo de o fazer ....em cima de jogos para o campeonato?

      Eliminar
    4. O Chelsea o campeão inglês actua exclusivamente num esquema de 3 centrais (seja 3:4:3 ou 3:5:2)... ainda agora nestes jogos de preparação o Manchester City actuou quase sempre num esquema de 3 cebtrais... essa história de na Europa só dar derrotas é leria...

      E não é só o Chelsea, quase todas as grandes equipas da Europa já vi utilizarem tal esquema de 3 centrais, pelo menos como opcional (só os coxos não passam de coxos)... que não se trata de meter mais um central para defender mais, *NÃO* é uma táctica de "autocarro", pelo contrário, trata-se de defender muito melhor cobtra-ataques adversários mantendo uma grande pressão ofensiva... precisa de laterais q defendam razoávelmente bem, mas acima de tudo que tenham uma capacidade ofensiva acima da média... levando por vezes a parecer um 3:3:4, sendo extramamente ofensivo pois encurta o espaço que os laterais têm de correr naturalmente.

      Por isto não me espanta nada a dispensa de quase todos os laterais do ano passado(Sporting)... e o City de Guardiola ir em quase 150 milhões de contratações só em laterais (Bernardo vai ser banco) Este tipo de esquema requer laterais extramamente competentes, q num 4:4:2 podem ficar muito mais na retranca, não se expondo tanto.

      Eliminar
    5. Mário, se ele quer treinar o 3-4-3 ou o 3-5-2 que o treine primeiro muito bem nos treinos e não em jogos em que normalmente levamos na boca. Sim foi um jogo treino mas como diz o Octávio....continuamos uns passarinhos pois mostramos tudo, dizemos tudo...enfim.
      E eu continuo a dizer que não me interessa se os outros jogam ou não porque tu não tens jogadores como os outros.E sinceramente estou farto de invenções ...porque já vemos há 2 anos que quando o srº inventa levamos na boca, portanto Badamerda para as invenções.

      Eliminar
    6. Sim Rui tens razão...

      Traçando um paralelo... FORA com o Zidane, fora com o Florentino, eleições já... lol

      Levas na boca e em todo o corpo, se não reparaste o guarda redes do Guimarães fez a "exibição da época", e se num jogo a sério o Coates até tinha sido bem expulso, NOS MELHORES EXEMPLOS LÁ FORA, os árbitros dão a hipótese do jogador ser substituído de imediato para não estragar o treino... mas não... as merdas corruptas em Portugal não oerdoam nada!.. mas fecham os olhos, por exemplo, quando o Rafinha (q marcou o 3o e assim este 3o não tinha existido) faz uma falta para vermelho directo sobre o Jonathan, ou quando um defesa faz uma falta para vermelho directo sobre o Dombia (já ia isolado), q se esqueceu de se mandar para o chão porque ainda não lhe disseram como se faz (E ERA PENALTI), não importa se é forte como um touro e não é faltas daquelas que o deitam abaixo... (se calhar quem teria jogado com menos 1 mais tempo JUSTAMENTE teria sido o Guimarães).

      Se não consegues ver isto, um conselho é não veres jogos, vê só os resumos mínimos e o resultado pois não consegues ver nada de importante... e isto também tem sido uma das razões porque não ganhamos campeonatos, atiram-se às pessoas/partes mais fáceis, e depois andam ano sim ano não (quando não é sim sim) a começar do zero absoluto.

      (Como no paralelo há muitas razões porque uns ganham tudo q há a ganhar no mundo, apsar de perder com um inferior por 4-1,e outros não ganham nada mesmo sendo superiores a todos os outros )

      Eliminar
    7. Eu é que só devo ver resumos? Então continua só com a teoria do mal e de que tudo é para nos prejudicar....que vais longe. Bolas!! Há corrupção no futebol português mas nestes jogos de treino também?
      Eu cá para mim enquanto não jogares e venceres um simples Guimarães não vences ninguém. Será tudo uma cabala?

      Eliminar
  4. Ok. Lá vou eu fazer de advogado do diabo!
    O 3x4x3 resultou contra o Mónaco que nos primeiros 20 minutos não viu praticamente a bola e jogou enfiado no seu meio campo. Nesse jogo, se tiverem a paciência de revê-lo, Battaglia jogou como falso 3º central e o primeiro construtor de jogo.
    Para este sistema funcionar é preciso, treino pois claro, mas principalmente defesas direito e esquerdo que sejam perfeitos nas compensações para na fase defensiva termos 4 defesas. Ora sobe um, ora sobe o outro.
    O problema é que este sistema, está comprovado, não resulta quando o defesa direito é esquerdino e actua pela primeira vez nessa posição(já só falta a guarda-redes!) e quando o central perde a bola infantilmente e é expulso.
    Ou seja é um sistema que não funciona com azelhices, seja dos jogadores, seja do treinador.
    E assim lá se foi um treino que podia ser proveitoso para os regressados de férias(a 4 dias) e para Acuna ganhar rotinas...
    SL
    JHC

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo em quase tudo menos quando diz que jogámos em 3-4-3 no principio do jogo contra o Mónaco. Se olhar em certos momentos veremos 3 centrais pois o William desce para receber a bola mas por vezes também descai para a lateral para a ir buscar.
      Ora bem, eu acho que uma equipa nunca tem só um sistema táctico. O que acontece é que a defender é um e a atacar é outro e muitas equipas têm um de emergência ...de tudo ou nada.
      Portanto dá a impressão de ter sido em 3-4-3 mas era o 4-4-2 mas na sua vertente atacante com laterais bem abertos e subidos. Normalmente esta vertente acontece mais com equipas que se encolhem e pressionam por vezes lá na frente.
      Era pois....o que deveríamos ter treinado contra o Guimarães mas alguém decidiu testar um sistema que só nos tem feito perder jogos e perder tempo.

      Eliminar
  5. Os jogadores regra geral estão muito mais habituados a jogar em 4-4-2, do que em sistemas de 3 centrais.
    Um sistema que a meu ver serviria, para ganhar superioridade numérica na zona defensiva, perde todo o seu contorno, quando se encontram os 3 centrais em linha e pouco chegados as alas, facilitando a vida dos 2 avançados, lembro-me de 1/2 vezes nos primeiros 20 minutos que usufruímos de sair a jogar porque tínhamos 3 centrais, maior numero de vezes foi a que os centrais acabavam por jogar no R. Patricio por não terem linhas de passe seguras. E isso trabalha-se nos treinos, treinos e mais treinos. A conclusão que chego é que os treinos não foram devidamente aproveitados/ assimilados a nível dos processos, o que finalizou com o péssimo resultado de ontem. Digam-me o que quiserem, os resultados na pre-época para mim não contam nas primeiras 2/3 semanas, nesta altura não é concebível perder 3-0 com um adversário do nosso campeonato, independentemente de termos jogado com as primeiras ou segundas linhas.
    P.S - O Schelotto e o Zeegelar ainda vao a tempo de serem 2ª alternativas nas laterais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa Luís. Concordo quase com tudo. É nos treinos que isto tem de ser trabalhado mas na minha opinião é um sistema que deve ser esquecido. No futebol português resultou e não foi em 3-4-3 , foi em 3-5-2 , com o Boloni com Beto, A. Cruz e P. Babb como centrais mas o Beto era mais um lateral direito.
      Muito mal ficaremos se o JJ pensou em contratar jogadores que pensa serem bons para este sistema.
      Com mais invenções não vamos sair da cepa torta.

      Eliminar
    2. Tás enganado Luís, se jogares maior parte do tempo com blocos baixos ou muito baixos, esquemas de 3 centrais não têm significado... portanto a parte defensiva destes esquemas só têm expressão se conseguires e tiveres equipa para dominar mais q claramente um adversário, pois é mais um homem atrás q previne muito mais efectivamente os contra ataques adversários...

      Por isso jogaste 4:4:2 contra o Mónaco q é anos luz superior ao Guimarães... dominar este jogo claramente seria muito difícil...

      3 centrais é bom quando jogas com blocos subidos/bem subidos, fortalece exactamente o meio campo e o ataque (contrário do que parece à 1a vista)...

      E não é as tácticas de *autocarro* um problema no Tugâo???... depois queixam-se mas criticam quem quer arranjar soluções...

      Depois se não reparaste, de quem vai ser titular de inicio só jogou o Coates... e jogaste com 2 tipos bons (Adrien e William) mas com uma forma horrível de 1 semana de treinos a seguir às férias, e com um em pouca forma mas sobretudo completamente baralhado com a posição q lhe pediram fazer (não havia alternativas).

      Mesmo assim queres tirar conclusões decisivas!.. bravo!

      Eliminar
    3. Aliás até dá para tirar algumas conclusões decisivas... quando entraram os tipos realmente em melhor forma como a coisa mudou do dia para a noite, mesmo jogando com menos 1 jogador, e no mesmo tipo de 3 centrais (apenas com umas nuances)... q só não entraram de inicio, porque o jogo era a feijões e porque havia outro jogo 3 dias depois (e a equipa que entrou de inicio é mais que suficiente para um Guimarães, sem ROUBOS, em 10 ganha 8 ou 9)

      Eliminar
    4. Depois!... q pessimista Rui!...

      Só te falta 1 jogador para Defesa Direito, pois já tens 2 para cada posição incluindo para o 3:5:2 ou 3:4:3 ou 3:4:2:1...

      Aliás/laterais tens o Coentrão Acuna e Jonathan para a esquerda e Piccini, Gelson M e contratação para a direita...

      Não há volta a dar... o único que poderia entrar era o Schelotto... mas ele é demasiado mau a defender (um extremo q não se adaptou bem a defesa lateral, demasiadas más rotinas de defesa)

      Portanto o Schelotto não é realmente um defesa lateral, foi uma adaptação q sem ser conhecido até fez umas coisas interessantes, mas agora q todos conhecem as suas fraquezas no Tugâo, iria ser um risco elevado (Piccini já provou ser bem melhor, apesar de não ser de topo, e com 3 centrais com o Gelson M a ala de cobertura, nem dá para começar a comparar com o Lotto, se calhar até a defender, situação onde o Gelson também é fraco, mas para contrabalançar é bastante mais rápido)... e depois na Europa mesmo sem ser conhecido, Lotto não mostrou o mínimo de interessante, antes pelo contrario (lembrar em Dortmund a Cavalgar furiosamente para fora de campo só porque alguém se pôs à frente)

      Eu quero ser é Campeão Europeu Rui... merdas corruptas e nojentas não têm interesse... o Lotto não serve de certeza para isso.

      Eliminar
    5. Tacticamente falas-te bem mas o que é o 4-4-2 tem pior do que o 3-4-3 ou 3-5-2? Não será a dinâmica da equipa que mais vale?
      Dominar um jogo e perante uma equipa que se encolhe, o melhor é ter então só 1 defesa central e dois laterais bem abertos porque passamos muito tempo no meio campo adversário.
      Mas é isto que o JJ está a pensar?

      Eliminar

Comente em AmorSporting: