sexta-feira, 2 de junho de 2017

Revolução no plantel - Extremos 17/18


Pode não parecer mas o Sporting mesmo sendo formador de excelência de extremos tem falta de qualidade neste sector! Dá para acreditar? É certo que a aposta em Gelson Martins é mais do que certa e um bom exemplo do que formamos de melhor mas, esta época, sofremos muito desse mal nomeadamente do lado esquerdo. No essencial, precisamos de um extremo esquerdo que também faça a diferença mas: quantas mais contratações faremos, quais dos jogadores do actual plantel ficarão entre os eleitos, regressará algum dos jovens que temos a rodar, apostaremos mais na formação? A equipa tem que deixar de coxear !!
Este é um sector que para mim merece toda a nossa atenção pois está extremamente deficitário!
Do lado direito tivémos uma época inteira um jovem a carregar-nos ás costas pois só ele tem criatividade, capacidade de explosão, velocidade, arte de driblar, de ir á linha e cruzar(se bem que o Gelson ainda tenha que melhorar em certos aspectos), ou seja, de fazer a diferença!
Já do outro lado, o esquerdo, e de vários jogadores, Bruno César, Bryan Ruiz e Campbell, só conseguiríamos fazer UM, isto é, não temos ninguém que tenha a capacidade de fazer a diferença como do lado oposto pois, ou o Bruno e o Bryan são lentos, previsíveis e sem capacidade de explosão, ou o Campbell não tem capacidade de ter bola, não sabe os movimentos da equipa e não sabe defender ou o Matheus Pereira ainda é fresco e a precisar de jogar mais para desenvolver as suas capacidades!! 
Conclusão: o Sporting precisa de um grande extremo esquerdo que chegue e se imponha de pedra e cal tal como fez Bryan Ruiz quando chegou ao nosso Clube. O Sporting precisa para esta posição de uma referência ...talvez a sua contratação mais cara!!
Mas é claro que como em todas as outras posições também nos falta determinar quem serão depois as alternativas válidas e precisas no plantel. Assim e partindo do principio de que Bruno César não sai pois é um jogador válido para várias posições, de que o Gelson é a estrela da equipa, de que Iuri Medeiros está de regresso á equipa principal do SCP e de que iremos contratar o tal jogador que faça a diferença penso que só precisaríamos de mais um extremo direito mas que já está nos nossos quadros: Carlos Mané!!
Sim, teríamos que pagar cerca de 1,5 milhões para o ter de volta mas que seja pois mais vale isso do que esbanjar num jogador sem qualidade.
Teríamos 5 extremos na equipa mas 4 deles teriam velocidade, criatividade, capacidade de ir á linha e cruzar, bom drible, capacidade de jogar pelo meio, enfim...só Bruno César primaria mais pela sua polivalência, experiência, capacidade de remate e de cruzamento.
O Sporting ficaria muito bem servido, com uma mescla de experiência e juventude da nossa formação e enquanto estes jogadores davam cartas na equipa principal teríamos o Matheus Pereira e o Gelson Dala a ganharem mais minutos para voltarem, quiçá, para o ano. Assim estaríamos a prepar a sucessão por exemplo de Bruno César, do tal jogador que temos que contratar e quem sabe de Gelson que já tem muitos interessados.
Outro pormenor muito importante é o jogador que temos que contratar ter ao mesmo tempo qualidade mas margem de evolução para nos dar retorno financeiro dentro de 2/3 anos.


Ala direita: 

-Gelson Martins(22),
-Mané(23),


Ala esquerda:

-A contratar,
-Iuri Medeiros(22),
-Bruno César(28)

Como sabem o Sporting tem nos seus quadros muitos extremos mas poucos podem ficar no plantel principal. Temos por exemplo, o Sacko que deve sair para o Leeds por 2 M€; o Héldon que anda há anos emprestado mas para o ser que seja em Portugal; o Mané que está lesionado e emprestado ao Estugarda; o Matheus Pereira que precisa de ganhar mais experiência; Ary Papel que tem de rodar para jogar; o Gelson Dala que dá muito boas impressões; Jovane Cabral(B); Elves Baldé(B), Bilel(B) e o Luís Elói(B).
É certo que todos estes jovens terão a sua oportunidade mas tudo no seu certo momento. Para já há que passar por todas as fases de formação para depois mais tarde fazerem a sua entrada na equipa A como vai fazer, por exemplo, o Iuri Medeiros e como já fez o Gelson, o Figo, o CR7, o Quaresma, etc, etc, etc.
É isto que temos que continuar a fazer no Sporting e na equipa principal temos que ter sempre alguém que ao mesmo tempo que dê qualidade á equipa também seja um bom exemplo para estes jovens e do caminho que fazemos no Clube. Ora bem, nas minhas contas tive isso mesmo em consideração pois estão 3 elementos da nossa formação, Gelson, Mané, Iuri Medeiros e que já sabem todos muito bem o que fazer dentro de campo. 

Se ainda não seguem AmorSporting podem começar desde já. Obrigado.
AmorSporting no Facebook(link)
AmorSporting no Twitter(link)

4 comentários :

  1. Deves estar a referir a extremos defensivos porque no ataque scp está bem servido:
    Podence, Gelson, Dala, Iuri
    É na defesa lateral que faltam jogadores veio o Piccini e fala-se em Coentrão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu estou a referir-me a extremos que tanto sabem defender como atacar. E olha: o Podence vai ser 2º avançado pois JJ gosta mais dele aí, o Gelson Dala só ficará se impressionar na pré-época e sim, o Iuri penso que ficará.
      É claro que faltam laterais mas vê se concordas comigo neste post, http://www.amorsporting.com/2017/05/revolucao-no-plantel-baliza-e-defesa.html

      Eliminar
  2. A posição do Mané também é segundo avançado. Nas alas perde-se um jogador com faro de golo para ter um extremo com limitações nos cruzamentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim ele também faz essa posição. aliás, eu acho que ele é mesmo um 2º avançado mas por isso mesmo teríamos muito boas soluções ....e nossas!!
      A outra solução seria não ter um 5º extremo até porque o Podence faz também esta posição!!

      Eliminar

Comente em AmorSporting: