terça-feira, 6 de junho de 2017

Revolução no plantel - 2º avançado/ponta-de-lança


A frente de ataque de uma equipa que quer lutar por títulos tem que ser forte mas de facto não é a nossa maior preocupação mas não chegará se a defesa for o oposto.....como esta temporada. Bas Dost foi o melhor marcador da Liga e lutou até pela bota de ouro mas durante muito tempo suspirámos por um Teo Gutiérrez. Alan Ruiz começou, saiu e depois prometeu mas será certeza para 17/18? E Podence chegará para as encomendas? E Francisco Geraldes ficará no plantel? E com Castaignos de saída quem chegará para ser a alternativa de Dost? 
Eu não diria que este sector da equipa seja a nossa maior preocupação mas que Bas Dost precisa de um parceiro a Full Time é bem verdade! 
Desde que Teo Gutiérrez saiu da equipa que o SCP ficou deficitário na posição mas foi-se desenrascando-se com um Super Mário e com Bryan Ruiz. No entanto JM sairia do Sporting, o costa-riquenho eclipsou-se, Markovic um erro de casting, Bruno César mais preciso noutras posições e Alan Ruiz demorou o tempo normal de adaptação ao nosso futebol. Portanto foi normal que Podence regressasse em Janeiro e que com as suas boas indicações tenha conquistado um lugar no plantel para 17/18. Porém, Jorge Jesus apostará já em Podence ou em Alan Ruiz ou desejará um outro jogador mais maduro e sabedor das movimentações da posição, como Teo? 
Na minha opinião penso que o Sporting deve apostar no Alan Ruiz que já deu mostras de poder ser a curto prazo, isto se continuar a evoluir como até agora, o titular certo e duradouro de Bas Dost na frente de ataque. Podence será a nossa aposta de formação para a posição e uma terceira opção fica em aberto sendo da formação(F. Geraldes) como ainda num jogador mais maduro que possa também fazer de ponta-de-lança o que seria um género de seguro.
Quanto aos pontas-de-lança, penso só precisarmos de mais um jogador mas que seja uma alternativa bastante válida ao holandês pois não há margem para erros. Já chega de apostas erradas e erros de castings pois quando não se trabalha na base que defendo tem que se ir ao mercado obrigatoriamente.

2º Avançado:

-Alan Ruiz(23),
-Podence(21),
-A contratar ou formação


Pontas-de-lança:

-Bas Dost(28),
-A contratar

Para este sector o SCP tem de ter certezas e não eternas promessas como Castaignos. É que nós já tivémos o Montero, o Slimani, contratámos o Teo e o Bryan dava uma perninha mas a equipa desmembrou-se! Vendemos o Montero, depois o Teo foi de férias e ficámos com o Slimani sempre no fio da navalha e com o Bryan. No fim da temporada, o Teo não regressou, o Bryan acabou e pelo menos chegou o Bas Dost que substituiu o Slimani.
Em conclusão: também ficámos a perder neste sector porque excepto o holandês e o Alan (mas este ainda teve que se adaptar) perdemos as boas alternativas que tínhamos. Mas mais grave, fizémos o que nunca se deve fazer que é mudar tudo ou quase todo um sector de uma assentada. O que tínhamos de fazer é o que eu estou farto se dizer, ter duas ou três boas alternativas e quando sair o titular apostamos na alternativa mas o Sporting nem isso tem!!
Por exemplo, se o Bas Dost tem 28 anos, esta temporada temos que ter um jogador que o possa substituir em 18/19 e assim sucessivamente.
Esta seria a minha aposta para este sector.

Se ainda não seguem AmorSporting podem começar desde já. Obrigado.
AmorSporting no Facebook(link)
AmorSporting no Twitter(link)

2 comentários :

  1. Boas,

    Nesta discussão de quem pode substituir o Bas Dost em qualquer eventualidade vejo sempre escrito as mesmas duas palavras : "A contratar".

    Mas será que não nos estamos a esquecer de ninguém? De alguém que vinha rotulado como um grande marcador de golos e projeto para o futuro?
    Falo claro de Spalvis! Vamos descartar o puto só porque teve o azar de se lesionar? Porque não lhe dar uma chance? Se ele era bom há um ano e foi uma boa contratação porque não lhe dar a oportunidade de provar que não estávamos errados em o ir buscar?
    Há noticias de que já está emprestado ao Belenenses mas ainda não vi nada oficial e por isso ainda o gostava de ver a jogar mais do que 54m.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por mim tudo bem.Também gostava de o ver jogar mais tempo. Por exemplo, porque não fazer a pré-época? A sua contratação até foi feita nos timings certos mas talvez ainda não esteja bem adaptado ao nosso futebol pois também esteve lesionado. Se na pré-época fosse realmente uma mais valia até poderia ficar mas para já parece-me mais uma contratação barata e sem sucesso. Merece é oportunidades. Nisso o CTC tem razão!!

      Eliminar

Comente em AmorSporting: