segunda-feira, 19 de junho de 2017

Que plantel na pré-época?

Á medida que o tempo passa a urgência em ter um plantel definido para começar a pré-época aumenta. Saídas, quase nem vê-las. Entradas, também não. mas a certeza é de que a apresentação é já esta quinta-feira! Há portanto ainda muito para acertar mas era bom que esta semana fechássemos as contratações para não deixar tudo para os últimos dias. 
O normal nesta altura é apontarem-se muito jogadores ao Sporting mas o facto é que ninguém chega ...nem sai. Fala-se em Fábio Coentrão há 2/3 semanas mas até hoje(diz que é esta semana) nada, fala-se em Mathieu, Gastón Silva, Dória, Pavón, Gonzalo Martinez, Marcos Acuña....enfim, já vi que esta semana vão ser ás dúzias mas os únicos que chegaram foram Piccini, Mattheus Oliveira e Battaglia que nem apresentado foi ainda.
E os trabalhos começam já esta Quinta-Feira, isto é, dias 22 e 23 devem ser exames médicos, o fim-de-semana deve ser folga e só a 26 é que devem começar os treinos.
Confesso que estou um pouco preocupado com esta demora porque o problema não é só quem entra como aqueles que vão possivelmente sair. Mas será que só entra alguém depois de alguém sair? Se isto for verdade deixar-me-ia ainda mais preocupado porque sei que desta forma tudo ficaria para os últimos dias o que seria reeditar erros que não desejamos. A prioridade é então os jogadores que vão entrar para começarmos bem porque os que estão para deixar Alvalade podem demorar mais um pouco.
O que não nos podemos esquecer é de que temos vários jogadores que integrarão o plantel para 17/18 ao serviço das nossas selecções e isso vai condicionar quem vamos levar para Nyon para a o Estádio de pré-temporada. Assim: Rui Patrício, Beto, William, Adrien e Gélson estão na Rússia na Taça das Confederações(5) , Tobias Figueiredo, Francisco Geraldes, Podence e Iuri Medeiros estão nos Sub-21 no Europeu da Polónia(4) e Bryan Ruiz(se ficar no SCP) está na Gold Cup nos EUA o que perfaz que a não se registarem transferências teremos 8/9 jogadores que se apresentarão mais tarde no Sporting.
Vamos ver os jogadores que contam/poderão contar para JJ e que devem seguir para a Suiça:

GR
-Azbe Jug?
-Pedro Silva
-Luís Maximiano 
-Guilherme Oliveira?

DEFESAS
-Schelotto
-Piccini
-Coates
-Paulo Oliveira?
-André Pinto 
-Defesa Central ?
-Lateral Esquerdo(Fábio Coentrão?)
-Jonathan Silva?

MÉDIOS:
-Palhinha
-Battaglia
-Petrovic?
-Ryan Gauld
-Pedro Delgado?
-Mattheus Oliveira

EXTREMOS:
-Bruno César
-Matheus Pereira?
-Extremo Esquerdo?

AVANÇADOS:
-Alan Ruiz
-Gelson Dala?

PONTAS-DE-LANÇA:
-Bas Dost
-Spalvis?
-Castaignos?
-Leonardo Ruiz?

Como podemos ver, e penso que muitos sportinguistas ainda não viram o que vai acontecer, o Sporting vai estar muito desfalcado no estágio de Nyon. São 8/9 jogadores que estão aos serviço das suas selecções mas também se não levarmos as nossas novas contratações corremos o risco de termos mais de meio plantel sem realizar a pré-época o que não é nada bom.
Este é o calendário que nos dificulta a vida:

-Taça das Confederações(Rússia): de 14 Junho a 2 Julho
-Europeu sub-21(Polónia): de 16 Junho a 30 Junho
-Gold Cup(EUA): de 7 Julho até 26 Julho

-Apresentação SCP: 22 Junho
-Estágio de pré-época: (+-) de 1 Julho até (+-) 15 Julho ?

É óbvio que quanto mais tarde estes 8/9 elementos se apresentarem no Sporting, e eles têm que ter férias, mais tarde estaremos preparados para os jogos quer do Play-off da Liga dos campeões como para o inicio da Liga.
Um jogador que vá de férias, uma ou duas semanas no principio de Julho, ficará com a sua preparação física atrasada em relação a um plantel que já trabalha há 15 dias. No entanto é muito importante que estes jogadores descansem bem e que depois tenham uma boa pré-época para aguentarem o ano em bom ritmo, igual aos outros e mais importante ainda para não terem lesões...como tivémos este ano.
Não é fácil mas o SCP neste inicio de temporada tem que entrar forte para entrar na Champions e começar bem a Liga. Não há desculpas!!

-1ª Jornada Liga NOS: 9 Agosto
-Play-Off Liga Campeões: 16/17 Agosto

Portanto está nas mãos dos nossos responsáveis realizarem tudo por estes dias ou no melhor das hipóteses até ao final do mês para que o plantel tenha o máximo de atletas que irão constituir o plantel final para 17/18 neste estágio de pré-época.
Acredito que as coisas não se façam de um dia para o outros mas quando é que estes atletas terão a sua vida resolvida?

-Jug(25 anos)
-Douglas(28)
-Paulo Oliveira(25)
-Zeegelaar(26)
-Miguel Lopes(30)
-Sambinha(24)
-Ewerton(28)
-André Geraldes(26)
-Petrovic(28)
-Fokobo(23)
-Slavchev(23)
-Oriol Rosell(24)
-Federico Ruiz(28)
-Héldon(28)
-Bryan Ruiz(31)
-Teo Gutiérrez(32)
-Hérnan Barcos(33)
-Castaignos(24)

-Guilherme Oliveira(22)
-Tobias Figueiredo(23)
-Domingos Duarte(22)
-Aya Diouf(20)
-Ryan Gauld(21)
-Matheus Pereira(21)
-Ary Papel(23)
-Bruno Fernandes(19)
-Spalvis(22)
-C. Ponde(22)

Será também fácil dizer a uns que não farão parte do plantel e até será escusado apresentarem-se no dia 22 para exames mas as saídas também nos poderão dar algum retorno financeiro o que seria muito importante para renovar a equipa. Não que os 14 milhões de euros por Rúben Semedo não sejam boa noticia mas ainda só terem saído 5 jogadores (Rúben, Chaby, Esgaio, Sacko e Jefferson) com quase a iniciar-se a pré-época não augura nada de bom. Que eu não seja ouvido.....

Se ainda não seguem AmorSporting podem começar desde já. Obrigado. 
AmorSporting no Facebook(link
AmorSporting no Twitter(link)

Sem comentários :

Enviar um comentário

Comente em AmorSporting: