segunda-feira, 12 de junho de 2017

O que ainda falta alinhavar até dia 22 de Junho

A dez dias da apresentação do plantel para 17/18 ainda muito parece existir para alinhavar. Ao que consta poderão registar-se mudanças na estrutura mas o mais importante, o plantel, ficará dependente do mercado e obviamente dos jogadores que possam sair. Terá o Sporting tudo alinhavado até dia 22 deste mês? AmorSporting apresenta aqui todas as contas de entradas e saídas para 17/18.
É uma duvida que nos assiste! No Sporting não se registam novidades quando muito delas precisamos e a dez dias dos jogadores se apresentarem para os exames médicos anuais e obrigatórios parece que há ainda muita coisa por fazer.
Será então em apenas dez dias que tudo ficará pronto? Duvido!
No entanto e em termos da constituição do plantel penso que o Sporting está um pouco dependente da saída de alguns jogadores, ou seja, do lucro que precisamos ter para adquirir os jogadores que desejamos para enfrentar a nova temporada.
Será Fácil? Obviamente que não mas esta semana tem que haver muitas novidades quer em saídas quem em entradas, isto é, se quisermos iniciar a pré-época nos timings apontados que será essencial para podermos  integrar plenamente os novos jogadores e para assimilar o nosso sistema de jogo. Não nos podemos esquecer de que é na pré-época que tudo se inicia e que é a partir daqui que se formar uma verdadeira família-equipa-balneário!!
No entanto queria deixar bem sublinhado de que para investir é preciso dinheiro e de que a existirem muitos jogadores para sair é lógico que os que possam entrar estejam dependentes desta verba. Corremos é o risco de nos atrasarmos e de ver tudo não começar como mais desejamos! Não me venham é com transferências .....de ter muita paciência por favor!! 
Assim, AmorSporting já fez o que na sua opinião seria preciso ao Sporting para ter uma boa equipa e ser candidato ao titulo(link1-link2-link3-link4) mas ao entrarem jogadores há outros que precisam sair e pelas minhas contas ....seriam algumas. 

Baliza e defesa(link1):
Na baliza, a minha opinião é de que devemos de apostar num 3º guarda-redes da nossa formação e até apontei que Pedro Silva deveria ser quem substituiria Azbe Jug que, obviamente, seguiria outro rumo.
Na defesa, o problema é maior. A precisarmos de fazer um update num sector que sofreu bastantes golos para um candidato ao titulo ainda precisamos fazer algumas mudanças. Até agora ainda só tivémos 3 mudanças: entrada de Piccini e André Pinto e a saída de Rúben Semedo. 
Na direita não diria que precisamos de mais alguém mas na esquerda precisamos de um bom lateral esquerdo que ao que tudo indica será Fábio Coentrão mas até hoje, nada, zero, bola. Para este lado Jonathan Silva, dos nossos quadros deve preencher a outra vaga. 
Para o eixo defensivo, espero que chegue pelo menos mais um defesa central mas deixo uma duvida: ficará Paulo Oliveira no plantel ou o SCP apostará na formação para o 4º defesa central? A minha opinião é de que devemos apostar na formação e largar o Paulo Oliveira mas duvido que a politica de Jesus seja esta. 
Conclusão: 

Saídas(empréstimo e definitivamente):
-Jug
-Guilherme Oliveira
-Rúben Semedo(Villarreal-14 milhões €)
-Douglas
-Paulo Oliveira 
-Jefferson
-Ricardo Esgaio
-Zeegelaar
Tobias Figueiredo
-Miguel Lopes
-Domingos Duarte
-Sambinha
-Ewerton
-André Geraldes
-Aya Diouf

Entradas:
-Piccini(lateral direito)
-André Pinto(defesa central)
-Defesa central a contratar
-Jonathan Silva(regresso-lateral esquerdo)
-Fábio Coentrão(lateral esquerdo) ?
-Demiral, T. Figueiredo, D. Duarte(oportunidade no plantel principal)?



Meio campo(link2):
Para este sector vou partir do principio de que nenhum dos nossos capitães saem do SCP o que reduzem as entradas mas obviamente que o mercado pode ditar a sua lei e levar alguém que nós não queiramos. Assim, no seguimento destas contas eu tinha preconizado que no mínimo o plantel precisaria de mais um médio defensivo e outro médio ofensivo mesmo com a chegada de Mattheus Oliveira e a permanência de Palhinha mas isto depende das caracteristicas do jogador que chegar. Se for como Adrien e fizer os dois papeis penso que 5 poderia ser o numero correcto. O jogador mais falado é o de Battaglia do Sp. Braga mas até agora só ouço falar e nada de concreto. Só de realçar que William e Adrien estarão na Taça das Confederações pelo menos até 24 de Junho e que vão desfalcar o Sporting na pré-época.
Conclusão:

Saídas(empréstimo e definitivamente):
-Chaby(Belenenses)
-Slavchev
-Fokobo
-Ryan Gauld
-Petrovic
-Oriol Rossel
-Federico Ruiz-

Entradas:
-Mattheus Oliveira(médio ofensivo)
-Battaglia(médio defensivo, médio)
-A contratar 



Extremos(link3)
Na frente de ataque constatámos que temos vários problemas nomeadamente na ala esquerda. De todos os extremos esquerdos conseguiria fazer um bom jogador mas como não é possível precisamos de um jogador completo para esta posição. No entanto até hoje ainda ninguém chegou. Para mim esta contratação na equipa é essencial mas também o é ter alguém que seja uma boa alternativa como Iuri Medeiros ou Bruno César. 
Para a direita Gelson e o regresso de Carlos Mané chegaria até porque Podence também faz esta posição. A maior duvida neste sector será se serão precisos 4 ou 5 extremos mas se forem 4, significa que alguns do que aponto não fiquem. 
Conclusão:

Saídas(empréstimo e definitivamente):
-Campbell(regresso ao Arsenal)
-Bryan Ruiz
-Matheus Pereira
-Héldon
-Ary Papel

Entradas:
-Carlos Mané(regresso de empréstimo)
-A contratar(extremo esquerdo)
-Gelson Dala(oportunidade no plantel principal)?



Avançados/pontas-de-lança(link4):
No centro do ataque para 2º avançado e qual como referi no meu post acho que a aposta em Alan Ruiz deve prosseguir de forma a que a sua adaptação e integração plena se registe esta temporada mas para 2ª opção a duvida é se Jorge Jesus apostará já em Podence ou se buscará no mercado um jogador mais experiente. Se apostar num jogador mais experiente significa que Podence é relegado para 3ª escolha que não concordo mas pior, que Francisco Geraldes fica fora do plantel. Claro que o Geraldes pode muito bem ser incluído no plantel e JJ pensar nele mais como extremo direito mas eu não creio nessa solução. O lugar de F. Geraldes é no meio, como 2º avançado ou avançado mais solto.
Mais na frente Bas Dost nem se discute mas precisamos de alguém que seja uma mais baliza para a equipa quer para jogar ao mesmo tempo que o holandês ou para o substituir.
Conclusão:

Saídas(empréstimo e definitivamente):
-Castaignos
-Teo Gutiérrez
-Christian Ponde
-Spalvis
-Bruno Fernandes
-Hérnan Barcos(emprestado até 31/12-2017)

Entradas:
-2º avançado ?
-Ponta-de-lança
-Leonardo Ruiz(oportunidade no plantel principal)?



Conclusão:
Tudo isto comportaria que o plantel do Sporting fosse constituído entre os 24 e os 27 elementos e que fossem contratados cerca de 8 jogadores(a verde), isto é, partindo do principio de que só contrataremos  1 médio ofensivo(Mattheus Oliveira) e mais nenhum 2º avançado, ou seja, se decidirmos contratar mais dois jogadores, os números podem chegar aos 10 jogadores(a laranja). Vejamos:
Constituição do plantel:
-3 guarda-redes
-8 defesas
-5 ou 6 médios
-4 ou 5 extremos
-2 ou 3 avançados
-2 pontas-de-lança

Contratações: (verde-8 jogadores) (laranja-10 jogadores)
-1 lateral direito(certo-Piccini)
-1 lateral esquerdo mas que conta como empréstimo(Fábio Coentrão ?)
-1 defesas central(A. Pinto)
-1 defesa central 
-1 médio defensivo(Battaglia ?)
-1 médio ofensivo(certo-Mattheus Oliveira)
-1 médio ofensivo
-1 extremo esquerdo
-1 segundo avançado
-1 ponta-de-lança

Quanto ás saídas, há muito jogador para sair do clube seja definitivamente ou por empréstimo mas se queremos lucro.......no entanto, algumas destas saídas não terão influência na constituição do plantel principal. A ver melhor a situação de:
-Jug(25 anos)
-Douglas(28)
-Paulo Oliveira(25)
-Esgaio(24)
-Jefferson(28)
-Zeegelaar(26)
-Miguel Lopes(30)
-Sambinha(24)
-Ewerton(28)
-André Geraldes(26)
-Petrovic(28)
-Fokobo(23)
-Slavchev(23)
-Oriol Rosell(24)
-Federico Ruiz(28)
-Héldon(28)
-Bryan Ruiz(31)
-Teo Gutiérrez(32)
-Hérnan Barcos(33)
-Castaignos(24)
A lista ainda é maior mas são jogadores mais jovens que penso deverem ser cedidos para mais tarde avaliarmos o seu desenvolvimento. Eis alguns deles(não inclui alguns jogadores da equipa B que este ano devem ser emprestados para passar a outra fase de desenvolvimento):
-Guilherme Oliveira(22)
-Tobias Figueiredo(23)
-Domingos Duarte(22)
-Aya Diouf(20)
-Ryan Gauld(21)
-Matheus Pereira(21)
-Ary Papel(23)
-Bruno Fernandes(19)
-Spalvis(22)
-C. Ponde(22)

Se ainda não seguem AmorSporting podem começar desde já. Obrigado. 
AmorSporting no Facebook(link
AmorSporting no Twitter(link)

2 comentários :

  1. O Carlos Mané está emprestado por duas épocas, por isso não podes incluir ai nessa lista!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário amigo mas penso que existe uma clausula que nos permite resgatá-lo ao fim de 1 ano. penso que essa clausula até será de 1 ou 1.5 milhões de euros mas se o Estugarda pretender contratá-lo deve desembolsar 15 milhões de euros. De dizer ainda que o jogador está lesionado, que não conseguiu evitar a cirurgia e que só deve voltar lá para Setembro/Outubro. Eu por mim pagaria para ter Mané de volta porque mais vale assim do que esbanjar dinheiro em quem não tem valor para estar no Sporting. Até estar bem temos o Podence ou qualquer outro extremo. Já para não dizer que também joga na posição 10.

      Eliminar

Comente em AmorSporting: