sexta-feira, 26 de maio de 2017

Revolução no plantel - O rumo


Quando não se vence é lógico que se tenham cometido alguns erros. Assim, para 17/18 e sabendo que não temos muitos mais ´créditos` para errar teremos que inevitavelmente mudar o nosso ´Rumo` quer em termos comunicacionais quer em relação ao plantel. É então tempo de pormos mãos á obra e de fazer uma grande equipa de futebol com foco na de 15/16 e no fim, fazem-se as contas! Mas qual o rumo a seguir: um de aposta cega na formação, um que seja misto ou num que tenha a ideia de que já temos muitos jogadores formados localmente no Sporting e no plantel A?

É por mim demais criticado a nossa forma de contratar, a de avaliar jogadores de futebol e politica de futebol do Clube, isto é, o Rumo que levámos este ano! Hoje, vemos que errámos mais do acertámos e isso só podia ser matéria de preocupação mas creio que o foi!
Mas nem tudo está mal no Sporting! Vale as contratações erradas serem quase todas baratas e as mais caras superarem as expectativas para que tudo se mantenha num certo nível portanto é correcto dizer que nem tudo está mal no Sporting!
Errámos muito, é verdade, e JJ também já o frisou mas mais vale emendarmos mais tarde do que nunca (arranjamos sempre forma de nos motivarmos, não é?)! Temos então que funcionar de forma diferente do que o temos feito e isto em vários aspectos como por exemplo, na nossa comunicação onde penso já vermos diferenças e claro, na nossa área preferida pois é de futebol que gostamos e é uma grande equipa de futebol que todos nós queremos ver/ter.

Um Rumo.
A ideia é a de sermos melhores e mais fortes e na minha opinião é sermos como o fomos em 15/16! No entanto para isso, temos que ser diferentes na nossa politica no futebol porque o que hoje vemos é que o Sporting tem apostado em jogadores com mais idade, ou seja, mais baratos e com mais experiência sendo que para isso tem explorado o mercado de forma diferente. Eu não diria que não o devemos fazer para uma ou outra posição mas defendo que o nosso Rumo tem que ser inevitavelmente outro! Aliás, o Sporting tem que ter um Rumo certo e não um incerto..... com tem neste momento!!
Então o que faz sentido ser o nosso rumo?
No nosso caso como apostamos na formação faz todo o sentido apostarmos mais nela!
A formação sempre foi o ADN do nosso Clube e esse tem que ser impreterivelmente o nosso Rumo! Eu até pensava que isso já tinha sido interiorizado com BdC mas confesso que com JJ tudo piorou.
O que eu defendo é que o Sporting tem que apostar mais na rentabilização de um atleta para poder ter retorno financeiro em dois/três anos e no nosso caso até melhor, temos uma formação de qualidade para nos servir!
O que não faz mesmo sentido é investir em Jug quando temos Pedro Silva, em Marvim quando temos um Jonathan, em Campbell quando temos um Iuri Medeiros, em Markovic quando temos Podence, em Petrovic quando temos Palhinha, em Elias quando temos um Francisco Geraldes, em Douglas quando temos Domingos Duarte ou Tobias Figueiredo, etc.
Quando não tivermos esse jogador vamos ao mercado!! E quando formos ao mercado temos que apostar mais em jogadores de 23-24-25 anos (até mais novos mas depende) para ainda termos retorno financeiro do investimento. Mas mais, esta ida ao mercado como só a faríamos cirurgicamente podia ser com investimentos maiores pois canalizaríamos para estes investimentos a verba que hoje gastamos mal.
Mas porque não fazemos isso hoje, no Sporting?
Penso que simplesmente porque os responsáveis não o querem, ou seja, JJ não vê este Rumo como sendo o seu e isso justifica as camionetas de jogadores!
Mas eu até concordo quando Jorge Jesus diz que não é só com a Academia que seremos campeões porque nem mesmo o Ajax o consegue fazer mas o certo é que temos que olhar muito mais para ela!
Vejamos melhor:
É certo que neste momento temos no plantel principal 11 jogadores formados no SCP: Beto(35), Rui Patrício(29), Adrien(28), William(25), Esgaio(24), Rúben(23), Gelson(22), Francisco Geraldes(22), Palhinha(21), Podence(21) e Matheus Pereira(21) e que destes, 6 têm menos de 23 anos. Porém, em Dezembro só tínhamos 2 (Gelson e Rúben), isto é, os mais velhos são formados na Academia mas não são aposta de agora e os outros só chegaram em Janeiro(Podence, F. Geraldes, Palhinha, Matheus Pereira) e porque o Rumo do clube inverteu-se!!.
Quem na verdade Jorge Jesus apostou desde que chegou ao Sporting foi em Gelson Martins, Rúben Semedo, Beto e Matheus Pereira porque todos os outros, por exemplo, já faziam parte do plantel de Marco Silva (Rui Patrício, Esgaio, William e Adrien).
Pois bem, como podemos ver JJ não apostou muito nos jovens pois quase todos já estavam no plantel principal e outros só chegaram (em Janeiro) porque as suas contratações foram erradas e o clube inverteu o Rumo. Portanto, não foi ele que verdadeiramente apostou nestes jovens que agora chegaram em Janeiro e sim o Sporting que acordou e que precisa de seguir esse rumo daqui para a frente!! Porém, deixo aqui uma duvida: ficarão todos estes jovens jogadores no plantel 17/18?
Veremos!!
Conclusão: a minha opinião é a de que o SCP tendo um Rumo certo precisa de um treinador que o respeite e siga. Acredito até que pode ser Jorge Jesus pois é um treinador que até sabe melhorar um jogador, veja-se o Gélson Martins, mas não chega. O nosso Clube tem que apostar em mais Gelson´s!!
Mas atenção, também não defendo a aposta cega na formação pois isso tiraria qualidade á equipa principal. O que defendo é que devemos ir ao mercado buscar quem não temos na nossa formação(com qualidade) para fortalecer o plantel principal e  simplesmente isso. E se formos ao mercado trazer alguém que não esteja em fim de linha a não ser que seja muito bom e dadas as debilidades da equipa. Por exemplo, não podemos ter como ponta-de-lança para substituir o Bas Dost um jovem saído da equipa B. Precisamos é de um jogador que se integre rapidamente, que já tenha alguma experiência e até que possa num par de anos dar-nos também retorno financeiro.
E o problema do retorno financeiro é muito importante pois quem forma em Portugal e com qualidade sabe que mais tarde ou mais cedo vai perder o jogador por isso há que tirar proveito disso e para um clube como o Sporting a verba é crucial!!
Agora uma pergunta: quem dos jogadores contratados por JJ, desde que está no Sporting, já nos deu retorno financeiro? Vou deixar aqui uma lista: Schelotto, Coates, João Pereira, Marvim, Naldo, Aquilani, Teo Gutiérrez, Barcos, Bryan Ruiz, Beto, Jug, Douglas, Alan Ruiz, Bruno Paulista, Bruno César, Petrovic, Elias, Meli, Bas Dost, Castaignos, Spalvis e André. (Para que não pensem que sou injusto, sei perfeitamente que os jogadores que nos deram retorno financeiro já estavam no Sporting mas que foram optimizados por ele e que outros entretanto que chegaram ainda o podem fazer.)
O Sporting até poderá vir a lucrar com a saída do Marvim, do Douglas, do Bryan ou até a do Castaignos mas serão lucros altos? Não me parece, pois por quem na verdade os Tubarões pagam a peso de ouro é pelos jogadores mais jovens e da nossa formação, tirando algumas excepções é claro, e por isso o caminho só pode ser um!!

Se ainda não seguem AmorSporting podem começar desde já. Obrigado.
AmorSporting no Facebook(link)
AmorSporting no Twitter(link)

Sem comentários :

Enviar um comentário

Comente em AmorSporting: