sábado, 20 de maio de 2017

Revolução no plantel - O nosso maior erro



É óbvio que numa época de insucesso e mesmo faltando uma jornada para o final do campeonato que já se vá pensando na próxima temporada. Vivemos então uma silly season antecipada que ameaça tornar-se um verdadeiro tesouro para empresários se tudo não se resolver antes de iniciar a pré-época. No entanto, para os adeptos, é inevitável que não se façam rascunhos sobre o nosso plantel para 17/18 e dos jogadores que a equipa precisa. É precisamente isso que AmorSporting fez, sector por sector, iniciando pelo que considero ter sido o nosso maior erro. Veja se concorda.
Nos últimos dias criou-se a ideia de que o plantel do Sporting será alvo de uma revolução e eu acredito que se não for, será quase!
Para mim, penso de facto que há mudanças a fazer e nos sectores todos da equipa e por isso não me admiraria que chegasse ao Sporting mais uma camionete de jogadores. Veremos!
A certeza nisto tudo é de que os sportinguistas querem é uma verdadeira equipa de futebol tal como tivémos em 15/16.
Nessa época não havia ninguém que não nos temesse e a aquela equipa fez-nos acreditar até á ultima jornada no titulo mas fez-nos acreditar porque estava bem construída, tinha jogadores com qualidade, não teve uma camioneta de contratações todas á mesma altura (Naldo, João Pereira, Bryan Ruiz, Aquilani e Teo na pré-época e só mais tarde, Rúben Semedo, Marvim, Coates, Schelotto e Bruno César), fez a pré-época junta e até apostou em jogadores da nossa formação como Gelson, Esgaio, Tobias Figueiredo, Rúben Semedo e Mané (só conto com os mais jovens).
Portanto, eu diria que o SCP depois de juntar estes nomes a outros que já estavam no clube (Rui Patrício, Marcelo Boeck, Jefferson, Jonathan Silva, Ewerton, Paulo Oliveira, William, André Martins, Adrien, João Mário, Slimani e Montero) formou mesmo uma grande equipa e que deveríamos olhar para o que fizemos e partir daqui para fazer outra!
Pois...parecia mesmo que tínhamos encontrado uma formula mas...metemos as mãos pelos pés.
Desta equipa que discutiu o titulo até ao fim saíram, Boeck, Jonathan Silva, Ewerton, Naldo, Tobias Figueiredo, Aquilani, André Martins, João Mário, Tanaka, Slimani, Teo e Mané (Montero em Janeiro), ou seja, saíram na totalidade 13 jogadores e foi esse o que eu considero o nosso maior erro de todos!

Imagem relacionada

No entanto sei que hoje olhar para trás e ver os erros é fácil mas quem diria que depois de uma caminhada que quase acabou bem mudaríamos ´metade` do nosso plantel? Acontece que naquela altura, todos nós, ficámos iludidos e com as expectativas nos píncaros esquecemo-nos de que numa equipa que ´ganha` não se muda, ou seja, num plantel que fez boa figura não precisava assim de tantas mudanças!
Assim e pensando que iríamos ficar mais fortes chegou uma camioneta de jogadores que da forma e timing que aconteceu ainda piorou tudo. É que ao chegarem 12 novos jogadores mas quase todos no ultimo dia de mercado, portanto sem fazerem a pré-época todos juntos e ainda por cima com alguns jogadores a precisarem de se adaptarem a uma nova realidade, o Sporting demorou a ter aquela consistência que tinha tido na época anterior.
Eu sei que chegámos a fazer bons jogos como por exemplo em Madrid mas logo no jogo seguinte, em Vila do Conde, a realidade chegaria.
O tal chip não foi mudado, nem podia, e tudo se começou a revelar. Jogadores como, Douglas, Jug, Marvim, Petrovic, Elias, Markovic, Castaignos, Campbell, Meli e André não eram jogadores para o Sporting e aquela camioneta tinha sido um erro.
E em Dezembro estaria tudo confirmado: o Sporting estava fora das competições todas e a culpa não pode ser só das arbitragens, ponto!
E se nada disto fosse verdade o Clube não mudaria de politica e não devolveria alguns jogadores á proveniência. É verdade que o investimento também tinha sido enorme e que os resultados eram zero, bola mas não foi só por isso que Elias, André, Markovic, João Pereira e Meli (Petrovic seria emprestado) saíram do Sporting. Estes jogadores (retiro o João Pereira desta equação) demonstraram que não eram jogadores para o nosso Clube.
Conclusão: os responsáveis do Sporting fizeram o que nunca deveria ter sido feito, destruíram uma equipa que quase foi campeã!!
Eu sei que hoje é fácil olhar para trás e ver os erros cometidos e que vivíamos tempos de grande expectativas mas foram erros enormes da nossa parte e isso é um facto que não podemos escamotear. Como é que uma estrutura com pessoas experientes , Octávio Machado e Manuel Fernandes por exemplo, deixam fazer uma coisa destas? Assim, hoje sinto a falta tremenda de um Jonathan Silva, Naldo, Aquilani, André Martins, Montero e Mané pois em vez disso temos um Marvim, Douglas, Petrovic , Meli, Markovic, André, Castaignos, enfim....ficámos bem pior!!
Mas analisemos melhor porque saíram todos aqueles jogadores em 2016.

1-Boeck.
O Marcelo penso que saiu por razões pessoais e por não ser opção em quase jogo nenhum. Sinceramente não foi pela saída do brasileiro que ficámos prejudicados. O jogador sairia em Janeiro de 2016 e durante meia época ficámos só com Rui Patrício e Jug.

2-Jonathan Silva.
O argentino tinha jogado só 10 jogos e JJ achou que queria outro jogador para a sua equipa. O atleta sairia em janeiro de 2016 e entrava Marvim, vindo do Rio Ave e adaptado á lateral esquerda, e ainda jogaria 13 jogos dando algumas boas indicações. Na altura pensávamos que seria o melhor para o argentino, para ganhar rotinas, mas hoje digo-o sem duvidas, ficámos a perder. Gastou-se dinheiro sem necessidade.

3-Naldo.
O Naldo mostrou ser bom jogador mas pelos vistos não chegava. O brasileiro contratado há um ano e já com JJ no Sporting realizou 27 jogos mas seria transferido para o Krasnodar. Como se pode ver fomos buscar o Douglas que parece nem cá estar. Também não tenho duvidas, ficámos a perder!

4-Ewerton.
O brasileiro até era um jogador de quem JJ gostava. Alinhou em 18 jogos tendo até iniciado a Liga a titular com Naldo ao lado até se lesionar. Perdeu espaço em janeiro com a chegada de Coates e Rúben Semedo. Está emprestado ao Kaiserslautern com opção de compra por 3.5 milhões de euros. A sua experiência teria dado jeito mas ter apostado em Rúben Semedo  pareceu na altura ser uma boa aposta e as lesões não o ajudaram. Não ficámos a perder com a troca e apostámos na nossa formação(talvez cedo demais mas apostámos).

5-Tobias Figueiredo.
O jovem era um elemento que precisava de jogar mais e foi isso que aconteceu. O Sporting não perdeu nada com a sua saída pois tinha centrais a mais. Coates também tinha entrado em janeiro.

6-Aquilani.
Foi sem duvida uma boa aquisição. Nesse ano realizou 32 jogos pelo Sporting e a sua experiência teria dado um leitão esta temporada pois Adrien lesionou-se 2x e a equipa andou á procura de um substituto á altura. Saiu ao desbarato e sem ninguém perceber e pior, seria Elias a entrar para o seu lugar. O SCP perdeu 100% com esta saída!

7-André Martins.
Outra saída prejudicial para o Sporting pois o André sabia o que tinha a fazer no clube. É verdade que parecia não passar daquilo mas pelos vistos era o suficiente. Era competente e cumpria quando era chamado a jogar e era dedicado. Hoje quem temos? Temos o Bruno César ou o Bryan Ruiz que têm de jogar no meio para colmatar. Ficámos sem duvidas, a perder com a saída do André!

8-Mané.
Este foi outro erro colossal do Sporting. O Mané era um dos jogadores que nós tínhamos para nos dar velocidade e alguma criatividade na frente de ataque mas pensou-se que não dava mais do que aquilo e se assim não fosse não tínhamos dado ao Estugarda opção de compra! Mas saiu e mais uma vez sentimos falta dele esta temporada. O que é que o Campbell faz mais do que o Mané? E Markovic? Mais um erro!!

9-Tanaka.
O Japonês não prestava para o Sporting não era? Pois....o Castaignos é bem melhor!! Ainda assim, na época anterior a chegar JJ, tinha marcado 7 golos. Quantos tem Castaignos e quantos marcou o André? Sem querer ficámos também a perder.

10-Teo.
Saiu porque era polémico e passou tempo afastado da equipa, na sua terra, na praia dizendo que recuperava de lesão. JJ foi aguentado-o até não poder mais mas o facto é que era bom jogador e marcava golos. Está emprestado mas dificilmente voltará ao Sporting. Não digo que tenha saído para encontramos melhor mas porque tinha que ser.

11-Montero.
Outro erro enorme da nossa parte. O colombiano era uma astro no nosso Clube. Não era um Slimani a marcar golos mas desequilibrava quando entrava e era bastante útil. Só lhe faltava jogo aéreo e um pouco mais de garra. Depois veio Barcos.....meu Deus!! O SCP ficou a perder a 100%.

12-João Mário.
O SCP ficou a perder mas saiu só porque foi transferido.

13-Slimani.
O SCP ficou a perder mas saiu só porque foi transferido.

Imagem relacionada

Concluindo:
Na minha conclusão constato que o SCP ficou a perder quando mudou estes 10 jogadores do plantel. No entanto destes 10 só 3 eram titulares, Teo, Slimani e João Mário que muita falta fizeram. Ficámos a perder mas não considero que foi por nossa culpa pois há negócios que não se podem recusar. Mas uma equipa é muito mais do que os titulares. Uma equipa são todos e vemos que esta época sem Adrien por 2x andámos á toa e a experimentar. O Aquilani tinha dado um jeitão, pois tinha!
Assim jogadores como Jonathan Silva, Naldo, Aquilani, A. Martins, Mané, Tanaka e Montero teriam feito falta no plantel de 16/17 porque Marvim ou Jefferson foram uma nulidade; Rúben e Paulo Oliveira só cometam erros atrás de erros; nos castigos do William também nos vimos apertados pois Petrovic não pegou e Palhinha é fresquinho; Adrien lesionou-se e ficámos sem um médio capaz de fazer a sua posição; estivemos a época toda sem velocidade nem criatividade na ala esquerda e o Mané teria dado isso e no ataque Montero e Tanaka teriam também feito muito melhor que André e Castaignos.
Este foi para mim o nosso maior erro e quem está no futebol tem que saber destas coisas. O Sporting destruiu um plantel que quase foi campeão e hoje ouvimos o Jorge Jesus a admiti-lo: "Queremos criar uma equipa ao nível do que fizemos no primeiro ano"
Concorda com a minha análise?

Se ainda não seguem AmorSporting podem começar desde já. Obrigado.
AmorSporting no Facebook(link)
AmorSporting no Twitter(link)

Sem comentários :

Enviar um comentário

Comente em AmorSporting: