sexta-feira, 19 de maio de 2017

´Quem semeia ventos colhe tempestades`

Resultado de imagem para bruno de carvalho e jorge jesus

Não vivemos tempos fáceis. Aliás, no Sporting nunca vivemos tempos fáceis e há até quem diga que temos o ´dom` de nos auto-flagelarmos. Talvez seja verdade pois ou é disto ou é daquilo mas nunca, nunca estamos bem! Pois bem, hoje vivemos mais um desses momentos e por muito que uns torçam o nariz a Vicente Moura e outros comecem a ficar fartos disto tudo, por muito que uns achem inaceitável a mudança da data da Gala e outros até nem por isso, por muito que se deixe o facebook mas continue a mandar recados por outro lado, etc, uma coisa é certa....´Quem semeia ventos colhe tempestades` e Bruno de Carvalho e Jorge Jesus são bons ....a semear ventos!! 
Tal como o facebook a vida também tem o seu lado perverso. É que quando se dispara para todos os lados mais tarde ou mais cedo iremos sofrer danos colaterais, efeitos secundários ou estilhaços...como preferirem.
Não está fácil. 
Mais uma vez quando nos devíamos concentrar noutros problemas sofremos mais do mesmo. E isto cansa como eu repetidamente costumo dizer aqui no meu canto. Mas cansa e não só a mim. Parece que de repente tudo saiu cá para fora como se já estivesse na ponta da língua e pronto para sair. As criticas começam a aumentar de tom, de volume e já se sabe, a imprensa tão atacada está a ajudar, bem pelo menos a do costume. 
E isto não é bom! Faz-me lembrar tempos antigos em que nos baixávamos e deixávamo-nos enganar pelos media, pela pressão criada á nossa volta e por qualquer um que se atrevesse pregar-nos uma rasteira. E lá vinha mais uma derrota e outra e depois mais outra e em Dezembro lá se ia mais um campeonato, mais uma Taça e mais uma competição. 
Que tristeza! Nada mudou então! Vivemos mesmos iludidos com tudo isto! 
Sinceramente, sinto-me como se tivesse sido traído! 
Prometeram-me uma coisa, eu acreditei, sigo a equipa, defendo o meu clube, pago, desloco-me mas não vejo nada que seja diferente do que já tínhamos anteriormente! Aliás, não fosse do muito bom trabalho feito até hoje e eu diria que toda esta forma de estar, de comunicar não passaria de mais um engano. 
Não há forma a dar! Temos mesmo aquele dom de nos auto-flagelarmos como mais ninguém tem! 
Confesso que a cada dia que passa sinto-me mais triste e mais desiludido com tudo isto e o cansaço começa a apoderar-se de mim. No entanto não se pense que me canso de defender o Sporting a cada canto, de o apoiar, de amá-lo, etc. O meu cansaço é devido a esta forma de estar, de comunicar e de agir que começa a não fazer muito sentido! 
Para onde vamos? O que queremos? É assim que queremos crescer nos dias de hoje? É desta forma que nos queremos apresentar a investidores, a outros clubes, a quem se nos apresenta? É desta forma que queremos ser conhecidos, que os nossos filhos fiquem connosco no Clube?
Para mim não é com certeza! Eu vivo iludido!
Mas digo-o porque vivo iludido! É que primeiro temos que estar nós, Clube, Sporting, atletas, adeptos, sócios, Estádio, Academia, etc, etc, e para mim não é o que está a acontecer! O que fazemos neste momento é desperdiçar o que conquistámos nestes 4 anos com muito bom trabalho, repito! O que fazemos neste momento é desperdiçar uma onda verde que se foi criando e crescendo porque as pessoas acreditam e porque todos queremos vencer. 
Acontece que com tanta confusão, tanto barulho não se percebe o que queremos para nós. Com tanto falatório não conseguimos ouvir o nosso coração a bater, com tanta guerra e tiros não há paz no clube e sem paz, união interna esqueçam lá isso, vai ser mais do mesmo.
É incrível, chegarmos este ponto mas neste momento o maior culpado desta convulsão toda é o nosso presidente e o treinador da equipa principal! Sim, podem criticar á vontade e chamar-me doido mas quem é que atacou os adeptos por serem pouco exigentes, quem é que atacou as modalidades do próprio clube e ainda para mais uma equipa que só perdeu um jogo de toda uma caminhada até á final, quem é que acabou por também atacar o Vice para as modalidades, quem é que mais uma vez atacou a equipa de futebol do Clube e o seu treinador publicamente no facebook? Quem é que atacou nomes do SCP e depois teve que dar o braço a torcer? 
Pois bem amigos, eu é que não sou o culpado de tudo isto e de todas estas confusões no Sporting!
E há coisas que realmente não percebi mas que ao fim de 4 anos , provavelmente sou burro, comecei a entender como são as pessoas.
O Sporting não tem comunicação e a pouca que tinha perdeu-a quando BdC aterrou no Clube!
Facebook? Bruno de Carvalho desde cedo que bombardeou tudo e todos com post´s nessa rede social confundindo a sua voz com a voz do Clube! Um Clube não pode comunicar dessa forma porque como o próprio diz começa a ter um lado perverso. O SCP não pode comunicar dessa forma como se fosse um cidadão normal e dizendo tudo e mais alguma coisa. 
Mas pior, agora, depois de se ter finalmente apercebido disso (não sei se por vontade própria ou persuadido) e de ter terminado com o facebook não resistiu e mandou recado pelo Director de Comunicação já depois do Clube(oficialmente e pelo site) ter justificado a saída de Vicente Moura. Agora digam-me, era necessário Nuno saraiva ter feito este post no facebook acrescentando mais pontuação á conversa? Aqui fica um excerto dessa justificação da justificação: 

" No que respeita ao Presidente do SCP, este agradece a sua disponibilidade e trabalho mas promete aos Sportinguistas que continuaremos sempre a trabalhar de dentro para fora e não de fora para dentro, e a zelar pelos superiores interesses do Clube. E estes são honrar e dignificar o desporto português e ganhar sempre.
Que o Comandante mantenha uma vida de sucesso e saúde, e o Sporting CP continuará a ter a visão de ser, mais do que tão grande quanto os maiores da Europa, tão grande quanto os maiores do Mundo."

Repito: para mim isto não é comunicar! Isto é dialogar, conversar, justificar uma justificação, gastar recursos mas se é isso que querem continuem. O que falta? Justificar a contratação de um jogador? 
E se o problema fosse só a comunicação..........de BdC...ups....do Sporting......
E o que podemos dizer de Jorge Jesus que já não tenha sido dito? 
Mas ainda não viram que tudo isto começa a tornar-se pesado demais? Mas ainda não se viu que estas duas criaturas é que abanam com isto tudo? É que ainda abanassem e os adversa´rios tremessem....ainda dava a minha mão á palmatoria mas porra, neste momento são só os dois maiores focos de desestabilização do Sporting. 
Com tudo isto não digo que tenham que sair os dois mas que pelo menos, Jorge Jesus deveria ir á sua vida..para o Galatasaray, para a China ou até para o FC Porto que eu não me importava nada com isso. É que não há um dia em que não exista uma noticia de Jorge Jesus mas por factos negativos. Ou é do que diz, ou é pelo que acusa aos jogadores, agora foi um foco de incêndio com o presidente, amanhã é porque sai uma desculpa, depois é porque ...enfim....isto parece uma avalanche que não se sabe onde nem quando vai parar! Já chega, a sério!
Para mim e acredito que para muitos sportinguistas seria um descanso logo no próprio dia em que Jorge Jesus saísse do Sporting. Uma paz reinaria de novo no reino do Leão e com aquele dinheiro todo podíamos aliciar outros grandes treinadores e que até se identificassem mais com o nosso ADN.
Continuar com esta aposta será mais do mesmo e sinceramente já chega. O Sporting precisa de sarar as feridas e partir para a frente e assim o local das feridas vai continuar fraco e abrirá ao primeiro embate. 
Quanto a Bruno de Carvalho não quero que saia. 
O que eu quero é que ele com a qualidade que tem, e isso vê-se no trabalho realizado, se torne num presidente diferente. Bruno de Carvalho para fazer o excelente trabalho que faz no Sporting é porque sabe da poda mas não a sabe toda, com certeza. Acredito portanto que bem aconselhado se torne muito melhor, mais sabedor, mais experiente, mais ponderado e que não seja ele um dos causadores de insatisfação, cansaço ou barulho. 
Nós precisamos é do contrário do que tem sido! O que nós precisamos é de termos uma grande equipa de futebol para vencermos competições e depois granjear mais sócios, mais apoios, mais atenção positiva e de sermos um Clube em que todos nos revejamos. 
O líder do Sporting tem que ser o primeiro a dar o exemplo mas se esse exemplo é ser polémico onde vamos parar? 
Quer criticar e exigir mais dos atletas, treinadores, e equipas? Faça-o internamente e sem ondas!
Quer fazer chegar a sua opinião ou a do clube? Faça-o pelos canais apropriados do Clube mas nunca da forma como o fez nestes 4 anos!
Quer fazer com que olhem para si e que ouçam a sua ideia ou reivindicação? Então faça-o de forma correcta e com o máximo respeito por todos!
Uma guerra não se vence numa única batalha nem gastando logo todas as munições! Uma guerra é constituída por várias batalhas e para isso precisamos de munições para todas e de não disparar á toa. 
No futebol é o mesmo! 
O campeonato é uma maratona sendo que para o vencermos temos que nos concentrar em cada batalha de uma só vez mas sobretudo ter uma grande equipa de futebol e que saiba jogar futebol. 
Não é tarde para isso e até parece estarmos no bom caminho mas já vai sendo tempo de emendar algumas coisas para que tudo faça mais sentido. 
Os dias que correm não são fáceis e os estilhaços ainda estão no ar mas acredito que possamos sarar as feridas para conseguimos o que todos queremos, vencer!  
Não me interpretem mal mas é tudo o que me vai na alma!!

Se ainda não seguem AmorSporting podem começar desde já. Obrigado.
AmorSporting no Facebook(link)
AmorSporting no Twitter(link)

3 comentários :

  1. Total sintonia com o post exposto. O seu conteúdo merece reflexão dos verdadeiros sportinguistas. Estamos perante uma encruzilhada de decisões. Ou JJ muda, o que acho difícil, ou o BdC melhora o que também considero impossível, ou o n/ SCP muda de política e abdica dos dois ou envereda por outro tipo de caminho (o do passado recente que não nos engrandece ou surge alguém com capacidades de congregação e renova o n/ clube -não o Pedro Rodrigues, claro. Penso que a resolução está no meio termo, ou seja que haja mais moderação de parte do JJ e do BdC e que se dê a última e derradeira oportunidade a esta dupla. Não pode haver mais contemplações, sob pena de sermos um clube irremediavelmente adiado. Não podemos esquecer que toda esta situação deriva da falta de resultados e pela expetativa elevada que nos foi criada. Venham os resultados, venha a calma e a bonança que o clube vai certamente responder com a enorme vitalidade que os sócios têm demonstrado e as assistências evidenciado. Comecemos a ganhar e ninguém para este clube cuja vitalidade é insuperável. Venha a próxima época, com alguma verdade que as novas introduções possam trazer e seremos imparáveis. para isso, apela-se ao bom senso, moderação e perspicácia aos dois intervenientes diretos desta situação -JJ e BdC. Estou esperançado e penso que todos os sportinguistas deveriam entrar numa sabática e deixar os cartilheiros, os arguidos do BPN, os inimigos internos a falar sozinhos. Nenhum sportinguista que se preze deveria comprar qualquer tipo de jornal e ver determinados programas de tv que são intoxicações contra o n/ clube.
    SL

    ResponderEliminar
  2. Era de prever que mais cedo ou mais tarde a pústula eclodisse.
    Há cerca de 2 anos aquando da apresentação de Jorge Jesus, senti um pequeno arrepio e pensei: "isto vai dar m****!" E deu.
    Quando Bruno de Carvalho começou a disparar contra tudo o que não era Sporting, houve muito adepto que aplaudiu de pé e pediu "encore". Por vezes as coisas correram bem e tinham sentido, outras, correram mal e não tinham grande sentido. Mas a vida é mesmo assim, para aprendermos andar temos que dar alguns trambolhões.
    Depois de alguns anos em queda livre em direção ao Inferno, houve alguém que conseguiu unir as ostes sportinguistas fazendo com que se travasse a tempo o Clube de forma a não ultrapassar a porta do purgatório definitivamente. Bruno de Carvalho teve esse dom. Os sportinguistas foram acreditando nele e ele foi correspondendo, com alguns tropeções é certo, mas foi reconstruindo o amor próprio do sportinguista que se tinha indo perdendo nos últimos anos. O problema é que a ilusão de messias que ele próprio criou de si mesmo, em certos momentos quebrou-lhe a lucidez e para mim a contratação de Jorge Jesus foi esse momento.
    Contratar um treinador que meses antes nos tinha enxovalhado depois de ganhar um jogo com todo o apoio da "estrutura" foi um erro atroz. Pensar que seria uma jogada de mestre ir "roubar" o treinador bicampeão ao principal rival, em resposta a todo um processo "sujo" que esse mesmo rival tinha conduzido com um atleta nosso foi uma jogada mal calculada. Primeiro, o treinador só era "endeusado" porque tinha uma "estrutura" encartilhada para o apoiar e mesmo assim conseguiu perder sem saber como. Segundo, a capacidade técnico-tática-artistica do treinador era virtualmente mascarada com o apoio de empresários que lhe facilitavam a vida com dezenas de jogadores como se fossem produtos de grande consumo e perfeitamente descartáveis, tipo: venham mais cinco que logo escolho. Resultado? Foi campeão, mas à custa de muitos milhões em "vouchers", prémios e negócios obscuros...
    Quando uma das linhas de maior apoio que Bruno de Carvalho tinha a seu favor por parte dos sócios, era a capacidade de cortar com vícios anteriores que quase afundaram o Clube e conseguir dessa forma equilibrar e solicitar as contas, eis senão quando, faz um contrato pornográfico com um treinador que tinha por mau hábito exigir o gasto de milhões em jogadores que a maior parte das vezes se tinham que descartar. Ora, juntando isso, com a falta da "estrutura encartilhada", falta de comunicação eficaz, erros continuados de scoting, inúmeros falhas técnico-tática-artisticas, isto só podia dar m****.
    Esperemos que Bruno de Carvalho se aperceba de todos erros que cometeu e ainda vá a tempo de corrigir alguns, de forma a não perder todo o crédito que conseguiu junto dos sócio em quatro anos.

    S.L.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigos Jasil e Leão da Estrela.
      Todos nós queremos ganhar mas para o fazermos temos que efectivamente ser melhores.Não basta alertarmos para o sistema que é enorme e vergonhoso porque se não formos maiores e melhores não vamos a lado nenhum.
      A nossa 1ª preocupação deveria ser a equipa de futebol e treinador e só depois os outros, o sistema e etc, etc.
      Quando tivermos uma grande equipa e já a tivemos, em 15/16, é favor não a destruir(saíram 13 jogadores do plantel) e depois de sabermos caminhar(jogar) aí já nos podemos preocupar com os outros.
      Nós queremos tudo ao mesmo tempo mas não dá.
      Vou repetir para ver se alguém do SCP lê: PRECISAMOS DE UMA GRANDE EQUIPA DE FUTEBOL COM VERDADEIROS JOGADORES COMO TIVEMOS EM 15/16.
      Depois e na minha humilde opinião o JJ devia ir á sua vida pois a sua imagem por cá não nos dá descanso e tudo vai-se repetir e repetir e repetir.
      Nós precisamos de andar para a frente e neste momento temos os pneus gastos ou furados.
      Creio que metade dos adeptos já estão divididos por causa do JJ e agora esta da Gala e do Vicente Moura não vieram ajudar mas de qq forma só estamos a adiar o que vai acontecer brevemente, a saída de JJ do Sporting.
      Eu sinceramente já tenho saudades de ter um dia de descanso em vez de estar sempre á espera que o BdC e o JJ digam alguma coisa.


      Eliminar

Comente em AmorSporting: