quarta-feira, 10 de maio de 2017

Pontos nos í´s


A esta hora já todos nos apercebemos de que há pontos por colocar nos í´s ...no Sporting. Projecto, futuro, aquisições, comunicação, próxima época, serão alguns dos temas em cima da mesa mas há uma certeza: é Bruno de Carvalho quem manda! Portanto, seja que futuro for, BdC terá certamente o apoio da nação sportinguista mas que tudo fique certo em devido tempo para se poder preparar a próxima temporada! 
Por mim estou receptivo a qualquer decisão que possa sair dos próximos dias!
Neste momento, o Sporting, tem um projecto que já vimos estar tremido e esperam-se decisões/acerto de pormenores para os próximos dias. 
O Clube tem Jorge Jesus como técnico que tem mais anos de contracto mas neste momento nunca foi tão contestado. Não que me pareça que seja por BdC mas sim por sportinguistas , como eu, que não se revêm ou estão cansados  das ideias/presença do treinador. 
Mas o mais importante não somos nós, é o Sporting e o seu futuro e se esse futuro for com JJ que o seja porque também sei que ficamos com um bom treinador, com um dos melhores. Se tiver que ficar mais um ano ou dois que seja pois o que mais me interessa é o nosso Clube. 
Sinceramente o tema não é fácil pois como já escrevi anteriormente JJ não é um treinador normal. A sua maneira de ser cria dúvida nos adeptos e depois não é nada fácil discernir com certeza (se é que isso existe) de que lado estamos. No entanto, para mim o mais importante é preparar a próxima temporada atempadamente.
Com certeza de que esse processo já está em andamento há vários meses mas com esta indefinição no projecto do Clube pode estar tudo em causa!
O que poderá então será estar em causa neste projecto? Quais são os pontos que faltam colocar nos i´s...no Sporting?
Sabemos o SCP tem um ADN que é a sua formação e que seria contra-natura não apostar nela. No entanto contratou JJ, que a meu ver até é excelente para ensinar os mais jovens, não parece querer que seja essa a nossa aposta. Isto é, não tenho duvidas de que JJ aproveitará os melhores como fez com Gélson, Rúben Semedo e mais recentemente com Podence mas é sabido que o desejo é ser ele a ter autonomia nas contratações e isso comporta apostar menos no nosso ADN e mais em jogadores com experiência.
Mas serão as duas vontades incompatíveis?
É difícil responder mas parece-me um pouco óbvio que um treinador deseje ser ele a decidir quem fará parte da sua equipa mas também que um clube tem/pode/deve decidir que apostas faz/pode e que orçamento pode despender para isso. Não tenho duvidas de que é neste aspecto que BdC e JJ discordam! 
Pois bem, e esta divergência parece-me também que já vem desde Janeiro em que saíram vários jogadores supostamente pedidos por JJ (provavelmente não todos mas certamente ...muitos). O SCP ao inverter a curva no seu investimento/aposta terá ´afastado-se` um pouco da vontade de JJ e é então , agora hora de acertar esse pormenor!
Como será que tudo se resolve...não sei mas eu volto a frisar de que para mim, e contra minha opinião, se JJ ficar terá sempre o meu apoio! Uma coisa não tem nada a ver com outra!
Por isto tudo, as capas de hoje de alguns periódicos não me surpreenderam pois até tudo isto ficar esclarecido o tema será recorrente! É que andam há cerca de dois anos a procurar esta noticia pois para esta imprensa que tanto caluniou e inventou sobre o SCP, BdC e JJ nunca se deram. Para certa imprensa, o anormal será os dois acertarem o que têm para acertar e decidirem continuar o projecto. Não será o fim da história certamente mas não correrá tanto sangue como quereriam!
Para terminar quero ainda dizer que perceberei mesmo se JJ ficar pois sei que existe um projecto e que pode não estar encerrado.
Penso que JJ também foi contratado para com a sua experiência poder ajudar a estabilizar, na introdução de uma cultura de exigência, na organização, na introdução e absorção de métodos mas também para melhorarmos a nossa estrutura e isso pode não estar ainda concluído. Por isso digo: não me importarei nada se JJ ficar pelo menos mais uma temporada. 
Nos próximos dias saberemos mais.

Se ainda não seguem AmorSporting podem começar desde já. Obrigado.
AmorSporting no Facebook(link)
AmorSporting no Twitter(link)

6 comentários :

  1. Caro Rui,
    O Sporting poderia ter o plantel e equipa técnica que o Barcelona teve nos últimos anos que não ganhava qualquer campeonato.
    Em Portugal para se ganhar tem que se controlar o sistema, tem que se ter a estrutura montada para se garantir o controlo dos árbitros, observadores e comunicação social.
    O problema é que nós nos andamos a queixar disto ao longo destes últimos 30 anos... mas apenas nos queixamos!
    Ainda não percebi como é que todas aquelas figuras ilustres que aparecem nas listas não são usadas para equilibrar a partilha desse poder.
    Não percebo como é que tantas direções ao longo destes anos não o conseguiram fazer...
    O desnvolvimento da cultura vencedora, liderança, marca ou organização do clube de nada valem sem isto acontecer. Infelizmente esta é a realidade...
    Ou nós nos organizamos para alterar esse poder ou isto vai continuar eternamente desta maneira...
    Estamos a falar do poder político, grandes empresários e afins, mas parece que nenhum deles quer lutar pelo Sporting...
    Cada um tem que usar as suas armas. Se o comum dos sócios ou adeptos vai ao estádio apoiar a equipa, estes senhores têm que fazer muito mais...
    Resta saber quem está a bloquear (ou a não permitir desbloquear) esta situação e as respetivos motivos...
    SL
    Luís Reis

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não tenho duvidas de que esses dois factores, sistema e estrutura contam muito mas estamos a anos luz das que já existem há largos anos. Penso que o SCP sabe disso e tenta contrariar fazendo o tal barulho e tentando aplicar regras novas como o Video árbitro ou a publicação dos relatório dos árbitros mas depois vemos que quem os aprova coloca sempre entraves e acrescenta alíneas como o Mister do café recentemente destacou.
      Isto é uma podridão mas é só para nós pois para quem vence é sempre com crédito e merecimento! No entanto esta é a hipocrisia do desporto pois quem não aceitaria vencer com um golo com a mão ou com uma penalidade inexistente? No entanto não podemos defender esta hipocrisia pois não estaríamos a fomentar bons valores e princípios.
      Pois bem...mas para vencer não é só com sistema nem com uma muito boa estrutura...é com tudo junto e isso o ano passado viu-se. Tínhamos uma grande equipa mas faltou o resto!
      Agora voltámos atrás pois não soubemos colmatar as saídas de João Mário, Slimani e Teo. O Gelson é bom mas não ainda o suficiente, o Bas Dost marca mas a dinâmica da equipa é diferente e isso causa desequilíbrios no meio campo(é preciso reajustar) e para substituir Teo só há pouco tempo e sem ser suficiente.
      Pois bem....depois a nossa estrutura é muito fresquinha e vai continuara pois só vejo que o Geraldes subirá de ´posto`. Mas.....quem? Pois....é isto!!
      Gostei foi da atitude de colocar-mos processos em cima do rival e espero que continue pois pelo que nos têm feito também têm que pagar. Se pensavam que iriam nos colocar peso em cima eis que também terão que o carregar!
      Mas é isto que falta no banco de suplentes, no túnel, na FPF, na Liga, no CA, na arbitragem que não falta aos outros. É impressionante como aquele Lourenço Coelho no banco do SLB se levanta e protesta com os árbitros e nunca é expulso. É impressionante o quanto o Rui Costa esteve sem autorização para estar mas esteve e apontou várias vezes o dedo aos árbitros, depois o Paulo Gonçalves, o próprio LFV e na nossa casa , enfim......e é isto que a imprensa não fala, não divulga porque os maus somos nós. É o BdC, o Octávio, etc, etc.
      Até os Delegados que não escrevem o que se passou!!
      Sabe quem é um dos Delegados que não escreveu o que disse? É filho do Vice-presidente da FPF e os dois benfiquistas dos costados todos. E isto, digo-lhe eu fidedignamente!! Agora, acha que esse delegado iria escrever esse facto e contra o seu próprio clube? Enfim....só espero é que se confirme que eles levantaram o dedo ao árbitro!!
      E isto multiplica-se por mil ou ainda mais pois ninguém quer prejudicar o seu Clube e ter o peso para o resto da vida de escrever ou denunciar o clube do seu coração! Ao ponto a que chegámos! Há muito pouco profissionalismo em Portugal....fora o resto!!
      Podíamos era ter os tais ilustres a fazerem mais pelo nosso Clube mas pelo que temos já não é nada mau se estiverem sossegados e não dizerem mal.
      Pois é Luís, isto não está nem estará fácil.
      Portugal está encravo nesta podridão de facilitismo, vassalagem, pouco profissionalismo ao rival e acredito que em corrupção também e tão cedo isto não muda mas uma coisa é certa não é desta forma que lá chegaremos.
      O seu comentário no post: A crise não é só de agora diz muito do que nós precisamos e não....fazemos!!"
      SL

      Eliminar
  2. Caro Luis Reis,
    É exatamente como diz! Não compreendo como outros sportinguistas não conseguem perceber que o 5º amarelo será sempre para os rivais do Benfica. Que 30 milhões em comissões vão para mais "bolsos"(malas, vouchers...) que apenas os empresários. Que a televisão deste clube é a única na Europa que transmite os jogos da equipe e omite imagens que possam clarificar erros graves de arbitragem. Que clubes com jogadores emprestados por este clube joguem o jogo pelo jogo sem "autocarros" e aceitem jogar em outros estádios jogos de taça. Que haja interesse pelos melhores jogadores dos clubes adversários antes dos jogos. Isso para não falar dos jovens árbitros que demonstram o seu amor clubísticos no facebook(carrega e rumo ao 36!) e que com boas notas dos observadores (isentos, claro) preparam-se para ser o futuro da arbitragem na 1ª liga(preparem-se para o que aí vem!)Parece ficção, não é?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bom comentário. Concordo totalmente!SL

      Eliminar
  3. Aqui em casa somos todos sócios e não falhamos um jogo no nosso estádio. E nenhum de nós era sócio. Mas à cerca de 4 anos apareceu um senhor que para além de ter dado uma volta de 180 graus ao nosso clube restituiu-me o orgulho e dignidade de ser sportinguista. Isso já ninguém me tira e estarei sempre grato. Agora exige-se humildade e aprender com os erros. Tenham sempre presente que OS OBSTÁCULOS APARECEM QUANDO SAÍMOS DO NOSSO FOCO.grande abraço para todos os sportinguistas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande abraço sportinguista Vítor. É isso mesmo. BdC devolveu-nos o orgulho e o tirou o Clube da lama e isso é impagável.
      Em tudo é preciso humildade mas temos que saber não continuar a dar tiros nos pés. Temos que definitivamente deixar de fazer isso pois só nós somos os prejudicados! Exige-se muito bom senso mas sinceramente que se perceba muito de futebol. SL

      Eliminar

Comente em AmorSporting: