quarta-feira, 17 de maio de 2017

Planificar 17/18

Imagem relacionada

No Sporting é tempo de preparação da nova temporada. Com um ano para esquecer e muita contestação no Clube é preciso arrepiar caminho para 17/18. Já foram apresentadas 3 aquisições e possivelmente outras se aprestam a chegar mas o que vejo é que tudo está a ser feito com a devida antecedência e a pensar numa pré-época com um plantel quase definido. Porém as competições de selecções neste período podem condicionar a nossa preparação. Por outro lado, vejo finalmente sinais de que muito vai mudar no Clube desde estrutura, scouting, comunicação, etc.
Planificação e plantel:
Se tudo se acertar com antecedência será o emendar de um erro colossal que foi cometido no Verão passado. Já deveriam saber que a pré-época é essencial numa equipa e que é neste período crucial que tudo começa. Portanto há que começar bem 17/18 tendo o plantel todo ou quase todo definido e pronto para um começo de temporada exigente e difícil.
E atenção, Jorge Jesus avisou.... em género de desculpa para o que aí vem: "O grande problema vai ser o início da próxima época. O Sporting vai ter eliminatória de Champions, vai ter 9/10 jogadores na Taça das Confederações e Europeu sub-21. Vai fazer a pré-época com 10/11 jogadores e essa é a grande preocupação. Tenho de me preocupar com isso. Não há volta a dar"
Quanto ás suas palavras não posso dizer mais nada do que já foi dito mas sobre as dificuldades, é óbvio que vamos ter que fazer pela vida....como fazem os outros....sem desculpas. É verdade que este Verão teremos várias competições que podem condicionar a nossa preparação principalmente o Play-Off da Liga dos campeões e o inicio da Liga.
Vejamos melhor as datas:

-Taça das Confederações(Rússia): de 14 Junho a 15 Julho (calendário)
-Europeu sub-21(Polónia): de 16 Junho a 30 Junho (calendário)
-Inicio pré-época SCP: 1 Julho
-Supertaça C. Oliveira: 5 Agosto
-1ª Jornada Liga NOS: 12/13 Agosto
-Play-Off Liga Campeões: 16/17 Agosto

Como podemos ver a Taça das Confederações e o Europeu de Sub-21 podem-nos levar alguns jogadores do plantel principal. Jogadores como Rui Patrício, William Carvalho, Adrien e Gelson estarão com certeza com a nossa selecção nacional principal e no Euro-21 poderão estar, Domingos Duarte, Rúben Semedo, Tobias Figueiredo , Francisco Geraldes, Daniel Podence e Iuri Medeiros (Mané recupera de lesão) o que se traduziria num total de 10 jogadores mas sendo expectável que só 8 deles sejam da equipa principal.
Pois bem será impossível ter todos desde o inicio.
O que poderia ajudar na preparação do SCP seria uma participação mínima das selecções mas mesmo assim.....A selecção mais jovem se ficar pela fase de grupos terminará a sua participação no dia 23/6 e se dermos cerca de 10/15 dias de férias teríamos os jogadores a partir de 4/5 de Julho....o que não seria mau mas no caso da selecção principal é tudo mais complicado. Mesmo que a selecção nacional fique pelo mínimo de participação os jogadores só irão de férias a dia 26 de Junho o que significa que também com 10/15 dias de descanso merecido só estejam de volta lá para dia 10 de Julho.
Seria portanto um mal menor mas obviamente que esta hipótese seria a melhor para nós Sporting mas a pior para as nossas selecções nacionais que espero sinceramente que cheguem o mais longe possível.
O problema é que se isto realmente acontece os mais jovens estarão só a 12/13 de Julho com a equipa e os da equipa principal só no inicio de Agosto o que não seria nada bom!! E explorando todas as hipóteses que nos poderão afectar neste inicio de época falta dizer que tudo isto ficará por aqui se pensarmos que o Sporting não contratará mais nenhum jogador envolvido nestas duas competições nem transferirá ninguém. No entanto, sobre este ultimo aspecto tenho as minhas duvidas.
Portanto JJ não mentiu nem ninguém disse o contrário, o problema é que devido a outras situações estas palavras soaram mesmo a desculpa de um possível desaire e os adeptos estão cansados de conversa, de promessas, de insucesso, de más contratações, da equipa não corresponder, de algumas atitudes, de desculpas, etc, e eu até diria que a nação sportinguista está á beira de um esgotamento que penso.... nem as férias farão bem.
E até é de salutar que a planificação da nova época pareça estar a ser completamente diferente da de 15/16 pois as contratações chegam mais cedo (vamos ver é se são todas!!).
Hoje e com a Liga a entrar na sua ultima jornada o Sporting já apresentou 3 novos reforços para 17/18 e outras se esperam até 1 de Julho. Espero realmente que ao fim de tantos erros este aspecto seja definitivamente corrigido.
Mas também espero que outros sejam resolvidos.
Refiro-me á qualidade dos atletas que contratamos não querendo dizer que A. Pinto, Piccini e Mattheus me pareçam jogadores banais ou sem qualidade para jogar no nosso Clube. Os três parecem-me bons jogadores , cada um na sua área, mas ainda falta ver o que valem dentro de campo.
O que digo é que nos falta mais qualidade pois essa não foi reposta com as saídas de João Mário, Teo Gutiérrez e Slimani e com o decréscimo de produtividade de Bruno César e Bryan Ruiz. A nossa ala esquerda andou coxa a época toda e foi penoso demais ver jogar Marvim, Jefferson, Bryan Ruiz e Joel Campbell  e para mim, nem de todos fazia um!
Deste lado a equipa precisa de um jogador de excelência que equilibre a equipa, que tenha velocidade, que saiba ter bola, que vá á linha e saiba cruzar bem, que ajude o lateral, que saiba também entrar pelo meio, etc. Não chega ter o Gelson que ainda não é nenhum João Mário a levar a equipa ás costas mas depois, perto do golo, não dar o melhor seguimento á bola.
O Sporting precisa sem duvida de reforçar a sua equipa e em outras posições e que estes reforços sejam na verdade reforços e não só nomes como muitos que cá chegaram em 15/16. Na minha opinião também são precisos pelo menos mais 2 laterais (esquerdos), 1 médio que seja capaz de substituir William e Adrien ou pelo menos 1 para o lugar do nosso capitão e 1 ponta-de-lança.

A estrutura
A estrutura do clube tem que ser bem mais forte e eficaz junto de Jorge Jesus e do plantel, ou seja, as balas não podem chegar á equipa e têm que estar mais protegidos.
A equipa tem que se sentir segura e esta estrutura, por exemplo, tem que fazer o que fizeram este ano desde determinada altura, que foi atacar quem nos ataca há muito tempo. E isto também serve de aviso para o exterior pois quem ataca o Sporting terá guerra e também será atacado.
O Clube tem um nome a defender e não pode ser difamado na praça publica mesmo que tenhamos que colocar 50.000 processos. Essa é uma guerra que não podemos perder.
Mas não chega.
A nossa comunicação que nunca foi uma verdadeira comunicação, parece estar com melhores dias encomendados, isto é, sem presidente constantemente a colocar post´s no facebook (até vamos estranhar) espero que se sinta mais um clima tranquilo sobretudo dentro do clube e que o Saraiva vá também ao seu encontro.
O SCP só deve falar quando tiver de o fazer e pelos canais próprios do clube. Já chega de tanta conversa e tiros para o ar! Espero é que a relação com os adeptos nas redes sociais continue ou até que possa aumentar com mais promoções, presença com jogadores, produtos do clube, etc, etc.
Mas a nossa estrutura  não se esgota aqui. Há todo um envolvimento no Clube que deve merecer uma reflexão.
Para mim o foco principal são os jogadores e a equipa e não o presidente e treinador. Se a equipa não justifica dentro de campo os investidores não aparecem e não passamos do mesmo. Portanto ter uma grande equipa de futebol concentrada só em jogar e vencer é o que se pretende mas ter toda uma estrutura desde Presidente, Academia, área financeira, área jurídica, departamento de futebol, director para o futebol,  roupeiro, etc, é extremamente importante.  
Ao que consta BdC assumirá o cargo de director desportivo do clube ficando mais perto de JJ e da equipa, o administrador Guilherme Pinheiro regressa ao cargo de responsável pelas contratações, André Geraldes sobe de posto e passa a estar mais perto de BdC, de JJ, da equipa e ligação com a nossa formação e Rui Caeiro fica mais ligado a assuntos externos do Clube. Quanto a Octávio Machado deve manter o seu cargo de director geral pois é um elemento com muita experiência no futebol português e isso faz-nos muita falta. Do que é que Octávio não sabe no futebol português?
Veremos se tudo isto se confirma mas sendo desta forma ou de outra espero é que tudo entre nos eixos e que tenhamos é uma grande equipa de futebol capaz de calar todo este cansaço e desconfiança neste projecto.
Que seja então tempo de apetrechar a nossa equipa de futebol com jogadores que saibam jogar futebol, que pensem menos em férias e em transferir-se para outros clubes mas também com um treinador que tenha muito mais cuidado com o que diz e que não invente nos momentos cruciais para a equipa.
Que seja então tempo de acabar com a comunicação triste que o Clube tem tido e que definitivamente sejamos mais um clube mais agregador de investidores, de mais sócios mas sobretudo de vitórias!
É tempo de mudar , é tempo de andar para a frente , é tempo de trabalhar mais e de conversar menos, é tempo do SCP e no Sporting se fazer jus ao nosso lema, Esforço, Dedicação, Devoção e Glória.
Já hoje era tarde!!

Se ainda não seguem AmorSporting podem começar desde já. Obrigado.
AmorSporting no Facebook(link)
AmorSporting no Twitter(link)

1 comentário :

  1. É facil. Vou deixar aqui a minha equipa ideal para a proxima temporada:
    Um GR;
    Um LD; Dois Centrais, Um LE
    Um 6
    Um 8
    Um extremo;
    Francisco Geraldes;
    Podence e Bas Dost.

    De nada, Jorge Jesus.

    ResponderEliminar

Comente em AmorSporting: