segunda-feira, 22 de maio de 2017

Para o ano há mais


A Liga 16/17 chegou ao fim. No fecho, o nosso Sporting venceu o D. Chaves por, 4-1 com mais um hattrick de Bas Dost e apresentou uma equipa com 8 jogadores da nossa formação no 11 inicial. Na consagração do holandês as claques fizeram 20 minutos de protesto silencioso mas já todos pensamos em 17/18. 
Não havia muito para ver excepto a consagração de Bas Dost que ainda nos brindou com mais um hattrick. No entanto foi curto para apanhar Messi que é mesmo de outro planeta.
Mas Jorge Jesus tinha como que uma cartada final para jogar, colocar 8 jogadores da nossa formação de inicio: Beto Pimparel; Esgaio, Rúben Semedo; Palhinha, Adrien Silva ; Gelson Martins, Matheus Pereira e Podence e pode-se dizer que não se saíram nada mal. Juntamente com Coates, Jefferson e Bas Dost o SCP não foi avassalador mas fez uma muito boa primeira meia hora de jogo(foi quando marcou os primeiros 3 golos do encontro) e penso que mostrou que há valores certos da nossa formação que são muito melhores que alguns dos nossos reforços deste ano.
Talvez até se a aposta tem sido mais esta não estaríamos a 12 pontos do líder, a 16 dos pontos que fizémos na época passada e em 3º classificados. 
Portanto esta temporada foi mais do mesmo, desilusão por mais um ano de falhanço mas pior....foram, erros que cometemos que não os poderíamos ter cometido(mas sobre isso escrevi este post link).
No entanto não nos iludamos! 
Quantos jogadores destes estarão na equipa para o ano? É que durante o jogo ainda entraram o Francisco Geraldes e o Gelson Dala!!
Veremos mas JJ já vai avisando, "Só a Academia não chega para ganhar títulos".
Mas Jorge Jesus tem razão!! O que é preciso é equilíbrio e não venceremos nada se só apostarmos na formação. Precisamos de ter uma equipa equilibrada e ir buscar a qualidade que não temos na nossa ´casa`.
Por exemplo, não gostei de ver, o Ricardo Esgaio, que parecia estar desmotivado e não saber o que fazer á bola; de ver o Rúben Semedo desconcentrado em alguns lances que poderiam ter dado golo ; do Palhinha embrulhar-se com a bola em alguns lances mas dado ao que joga até é normal; do Matheus Pereira ter mastigado algumas bolas; do Podence dar muitos toques na bola e do Gélson ter sido menos esclarecido com a bola nos pés.
Mas não gostei mas apostar na formação é isto mesmo, é ter jovens a jogar que ainda não sabem da poda toda. Portanto há que apostar nos melhores e não os colocar todos ao mesmo tempo. Veja-se o caso do Gélson que foi entrando aos poucos e hoje é o titular mesmo não sabendo tudo.
Eu diria que dos jogadores que JJ utilizou há probabilidades de muitos ficarem no plantel 17/18 mas que se analisarmos sector por sector vamos chegar á conclusão de que realmente precisamos de outras caras.
Quem colocariam actualmente da nossa formação a lateral esquerdo? 
Paulo Oliveira, A. Pinto e Rúben Semedo chegam como defesas centrais para jogarem ao lado de Coates?
Quem colocariam na posição do Adrien e que actualmente esteja na nossa formação ou no plantel? E não me digam que é o Geraldes pois ainda ontem vimos que está fresquinho e não pode já ter essa responsabilidade?
Quem colocariam na ala direita se Gelson saísse? 
Seria o Matheus já jogador suficiente para ser o titular a extremo esquerdo da equipa e para todos os jogos?
Quem substituiria o Bas Dost se por acaso se lesionasse uma ou duas semanas?
Pois bem, como podemos ver falta-nos algumas caras novas e de muita qualidade no plantel para termos efectivamente uma grande equipa e na formação não vamos encontrar tudo e mesmo que exista não é assim de um dia para o outro que se entra no plantel principal. O jogador teria que ser como o Gélson como uma qualidade acima do normal! 
O que me parece é que podemos olhar para este 11 que Jorge Jesus colocou e ver o que melhorávamos nele. No banco ainda estavam Rui Patrício, Schelotto, Paulo Oliveira, Francisco Geraldes, Bruno César, Bryan Ruiz e Gelson Dala que como disse, possivelmente são jogadores que podem constituir aposta para a próxima temporada.
Quem não deve ser aposta é quem não foi convocado ao contrário do que JJ fez com o Belenenses: Castaignos, Campbell, Jug, Douglas e Marvim. Estes já terão bilhete só de ida.
Para o ano há mais e só esperemos que seja bem melhor do que este e que os erros sejam definitivamente corrigidos pois já se viu que os adeptos começam a não ter muita paciência para sermos sempre do mesmo, ou seja, um clube com insucesso ! 
Só não posso é concordar com tarjas daquelas sobre um determinado jogador pois uma equipa são todos e não uma unidade. Qual dos jogadores não falhou ou não falha? Quem nesta temporada foi assim tão bom para não ser merecedor de uma critica? O ano passado era o Teo , esta temporada é o Rúben e na próxima será quem?
Acredito é que o apoio em 17/18 não vá ser o mesmo que foi este ano mas os responsáveis do SCP é que têm de saber como nos ´apanhar` mais uma vez. Eu dou uma dica - uma grande equipa de futebol!!

Se ainda não seguem AmorSporting podem começar desde já. Obrigado.
AmorSporting no Facebook(link)
AmorSporting no Twitter(link)

Sem comentários :

Enviar um comentário

Comente em AmorSporting: