sábado, 6 de maio de 2017

Gelson Dala: o caminho faz-se caminhando

Resultado de imagem para gelson dala sporting

Gelson Dala, a pérola angolana que o Sporting trouxe em Janeiro do 1º D´Agosto chegou, viu e tem vencido. Integrado na equipa B e sobre os olhares mais atentos do Sporting, já tem marcados uns impressionantes 12 golos em ...16 jogos mas apesar deste começo auspicioso em Portugal espero que Gelson saiba que ainda há muito para aprender. É que o caminho se faz caminhando!
Augura-se um bom futuro para o jovem. O momento do angolano na equipa B é tão bom que os adeptos leoninos já pedem a sua estreia pela equipa principal. Porém não convém precipitarmo-nos!
O angolano só se federou aos 17 anos mas apesar disso tem sabido subir a pulso todas as etapas da sua carreira.
Depois de se ter sagrado campeão do Girabola com o seu amigo Ary Papel, de ter também vencido o troféu de melhor marcador com 23 golos em 27 encontros e de ter encontrado outra realidade não se deixou amedrontar e ei-lo a pedir a sua oportunidade junto na equipa de Jorge Jesus.
Precipitação é tudo o que não queremos fazer mas o percurso de Gelson Dala desde que chegou ao SCP tem sido irrepreensível e isso mais cedo ou mais tarde será recompensado. Neste momento pode-se dizer que é a coqueluche da nossa equipa secundária pois chegar no mercado de Inverno e ter os números que tem é fabuloso e só ao alcance, julgo, dos predestinados! Os seus golos e jogadas têm ajudado muito a equipa B do Sporting.
Gelson é mesmo uma pérola angolana!! Aliás, Gelson até já fez um póquer no jogo frente ao Olhanense e ainda dois bis (FC Porto e V. Guimarães). Impressionante!!
Bem e aqui permitam-me uma bicada ao rival dizendo que nota-se toda a diferença da nossa formação e como lidamos com ela para a do rival. Enquanto o nosso rival vive a pensar no negócio e passa o tempo todo a fazer publicidade aos seus jogadores (os acordos com empresários são assim!) que ainda estão em formação, o Sporting prefere resguardá-los para lançá-los de uma forma mais sossegada e sem muitas atenções em cima do atleta.
Há porém excepções e essas são quando surgem jogadores como Gelson Dala com números destes que não passam despercebidos  a ninguém.
O sonho de jogar na Europa está a concretizar-se mas espero que Gelson saiba ter os pés bem assentes na terra pois ainda há muito para jogar...para aprender. O jogador não pode querer já o céu.
Gelson tem que melhorar em vários aspectos, esperar o momento certo e acreditar quando o Sporting o aconselha!!
Depois as promessas de salários chorudos caídos do céu e promessas vãs de empresários vão chegar pois chegam sempre mas que Gelson tenha presente os meus exemplos de outros jogadores que foram logo á procura do ´El Dourado` mas de futebol, não aprenderam tudo! 
Para já, o angolano está preso até 2019 e tem uma clausula de rescisão de 60 milhões de euros mas a jogar e marcar desta forma e com uma possível oportunidade na equipa A para breve, o seu contrato pode ser revisto. 
Gelson, 20 anos, 1,75m e 67 kg, também é internacional pelo seu país tendo já 17 internacionalizações e 8 golos apontados mas não surpreendeu Luís Martins, coordenador da Academia Sporting e treinador da nossa equipa B.  
LM-"É um jogador com características para uma fácil adaptação ao futebol europeu. É rápido e finaliza bem. Chegou ao Sporting depois de acabar a época [no Girabola, onde conquistou o título e foi o melhor marcador com 23 golos], ou seja, veio com ritmo. Os golos são mais mediáticos, mas ele tem mantido um bom nível. Tem muito potencial e não estou surpreendido com o rendimento, pois já o conhecia da selecção de Angola. Estava curioso para perceber o que conseguiria fazer na Europa".
Mas onde fará Gelson mais a diferença dentro de campo?
Luís Martins também respondeu a isso:
LM-"Vejo-o como um 9 ou como um segundo avançado. Tem velocidade de deslocamento e capacidade para finalizar. É nessas duas posições que tem treinado", "Não há nada melhor do que fazer a pré-época com a equipa principal para percebermos do que é capaz. Acho que o Gelson tem todas as condições para lá estar, mas tem de perceber que o contexto é diferente em relação ao da equipa B."
Mas mais: o angolano que só chegou em janeiro e conta com menos de metade dos jogos efectuados de outros jogadores está na 5ª posição dos melhores marcadores da II Liga. Muito bom!!


Gelson, a nossa pérola angolana. Força Gelson!!

Ainda não apoia AmorSporting? Clique na imagem seguinte e siga quem apoia o nosso grande amor. Obrigado.

6 comentários :

  1. Vendo jogar o Gelson Dala, a sua frieza e variedade de recursos quando em frente do guarda-redes, a facilidade de desmarcação e a capacidade técnica que lhe permite transportar a bola sem perder velocidade, o remate forte e colocado e sempre a dificultar a vida aos guarda-redes, apetece dizer que há muito muito tempo que não se via um avançado assim nas equipas de formação do Sporting.
    Eu acho que Gelson Dala tem capacidade para disputar um lugar na equipa principal. Pertence, tanto quanto me parece, à categoria dos jogadores que têm qualquer coisa de especial que os distingue dos restantes.
    Sem entrar em comparações que seriam excessivas faz-me recordar a chegada de Eusébio que depois de treinar duas ou três vezes disse a Coluna que iria ser titular d euma equipa cheia de craques de topo. Não me admira que Gelson Dala já tenha pensado que lhe basta uma oportunidade para mostrar que merece integrar a equipa principal. Afinal estamos a falar do melhor marcador do Girabola. Há quanto tempo é que o Sporting não fazia uma pescaria deste gabarito por terras africanas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade. Não temos jogadores com estas qualidades e tão "maduro". Ainda lhe falta muito para crescer mas a jogar desta forma espero que JJ lhe dê uma oportunidade.
      Curiosamente vejo-o como joga actualmente o CR7, na frente e só a correr para a baliza contrária mas obviamente que ou faz a diferença em jogar dessa forma ou então terá que aprender outras coisas como fechar, defender, recuperar a bola.
      Estou curioso para ver como se sai num jogo da equipa A pois parece-me que lhe falta força muscular.
      Quanto ás pescarias, penso que com tanto protocolo e Academias aos poucos e se soubermos aproveitar, teremos as nossas pérolas para formar.

      Eliminar
  2. Caro Rui, aprecio este jovem jogador, têm demonstrado estilo e espirito de um "matador", algo rebelde no seu posicionamento o que por vezes poderá ser uma mais-valia, muito ao estilo do "levezinho" Liedson. Contudo, falta-lhe ainda um índice competitivo elevado, onde exerça mais pressão sobre os defesas adversários, fruto, quiçá, ainda da sua juventude e de falta de competitividade em campeonatos mais evoluídos. Mas Gelson Dala mostra todas as qualidades para jogar em apoio a um ponta de lança como por exemplo o Bas Dost, podendo aliar na perfeição com este, as boas demarcações de que é capaz de efectuar criando assim grandes desequilíbrios nas defesas contrárias.

    S.L.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora nem mais. Digamos que ainda é verdinho em alguns aspectos do jogo. No entanto penso que já viram onde poderá render mais. Não digo que não venha a marcar mais golos do que os que já marcou mas as coisas têm que ser no momento correcto.
      Acho que todos temos um bom feeling mas o jogador vai ter que fazer muito por isso....como faz o Gelson. Bom moço, com a cabeça bem no sitio, disponibilidade total para aprender e fazer o que lhe dizem. Se o Gelson também tiver cabecinha, pelo menos parece, vai ser um bom jogador.
      O que mais aprecio nele é a sua capacidade de finalização, de desmarcação e a sua técnica.
      SL

      Eliminar
  3. EStamos todos de acordo mas divergimos sobre a questão do tempo certo para o Gelson Dala dar o salto. Argumenta-se que lhe falta um índice competitivo elevado. Pode contra-argumentar-se que lhe faltará sempre enquanto não fizer a transição. Mas tem todas as qualidades que o diferenciam e que necessitam de ser aprofundadas num nível competitivo mais exigente.
    Vamos ser confrontados na preparação da próxima época com uma escolha: promover Gelson Dala à primeira equipa ou investir num segundo ponta de lança a troco de alguns milhões alienando o inexistente Castaignos?
    Gelson Dala tem tudo o que é necessário para ser um dos melhores avançadops do futebol português. Falta-lhe jogar na Liga com a camisola do Sporting.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo que se lhê essa oportunidade mas uma equipa não pode ficar refém do Gelson Dala pegar de estaca ou não. Uma equipa precisa de vários planos, 2 ou 3, por isso há que ter outras boas soluções.

      Eliminar

Comente em AmorSporting: