domingo, 14 de maio de 2017

Evidências!!


O Sporting voltou a perder (2x consecutivas), desta vez com o Feirense, por 2-1 em jogo que se constata os jogadores já estarem com a cabeça...nas férias. Com nenhum objectivo principal por conquistar a equipa tinha que se concentrar no mínimo, numa vitória, mas os erros cometidos foram mais do mesmo! Portanto, exige-se muito mais, mas mesmo muito mais a uma equipa bem remunerada(de alto a baixo) e que o facto de ostentarem o símbolo do Leão ao peito deveria servir só por si só de motivação!! É então tempo de reflectir mas fica uma certeza, os sportinguistas é que não mereciam tudo isto. O que também não ajudou muito foi o dia de ontem!!
Não foi um grande dia para o Sporting!
No futsal feminino perdemos com o rival e dissemos adeus á final da Taça de Portugal; no futsal masculino o mesmo, não fomos felizes e perdemos nas penalidades e lá se foi também a Taça de Portugal; nos Juniores voltámos a não vencer o Benfica, deixámo-nos empatar nos descontos mas ao menos ainda comandamos o campeonato; no Andebol vencemos é verdade mas precisávamos de vencer pelo menos por dois golos onde até certa parte todos acreditámos ser possível.  Acontece que mais uma vez depois de termos estado a vencer por 7 golos voltámos a ser infelizes sofrendo até um golo do meio campo ao soar da campainha. Muito possivelmente este golo custar-nos-á o titulo! Para terminar este dia horrível, a nossa equipa de futebol sénior perdeu 2-1 em Santa Maria da Feira deixando uma imagem paupérrima e cometendo os mesmos erros que cometeu durante toda uma época.
Que dia, UFA!!
Apetecia-me dizer que assim não há Leão que aguente mas sei muito bem que por cada um que cair outro se levantará portanto .....depois disto é seguir em frente mas reflectindo no que não esteve bem!!
No entanto vou centrar-me só na nossa equipa de futebol que sinceramente não me surpreendeu ter perdido. É que os exemplos do que se passou são tantos que penso não ter sido o único sportinguista a não ficar surpreendido com esta derrota. E isto só significa que muita coisa ainda está mal no clube. Sim, ainda estamos em fase de mudança de mentalidade porque há coisas que não se mudam em 3/4 anos mas penso que alguém não anda a lutar o suficiente pelo leão que traz ao peito.
O mínimo que se pode exigir a uma equipa que aufere grandes ordenados, que tem milhões de adeptos e que tem a responsabilidade de defender as cores do Clube é que levem a peito o lema do SCP: Esforço, Dedicação e Devoção mas parece que, como diz Jorge Jesus, a cabeça dos jogadores(pelo menos de alguns) já estará nas férias...e é isto que eu não percebo/não pode acontecer.
Para isto acontecer é porque algo não está bem na equipa e que ninguém me diga que o treinador não tem culpas por esta motivação dos jogadores estar em baixo pois é ele o líder do balneário! É ele que está todos os dias com os jogadores e têm a obrigação de saber tudo.
Será normal um jogador desanimar ou porque se lesionou ou porque não é opção recorrente do mister , etc mas quem é que aumenta essa motivação ou até não a deixa esmorecer? Sou eu? Quem é que tem que animar a equipa depois daquela roubalheira no Estádio da Luz? Sou eu? Quem é que tem a obrigação de não deixar a equipa pensar ...nas férias? Sou também eu?
Pois bem.....por isso digo, isto nunca pode acontecer numa equipa que diz querer vencer! Um candidato seja a que for não pode esmorecer, baixar os braços, desanimar, deixar de acreditar, etc quando acontecem as mínimas contrariedades. Mas será que os jogadores nunca ouviram dizer que ´por cada Leão que cair outro se levantará`?
É que estarem os adeptos a acreditarem nas bancadas, a comprarem as gameboxes, a apoiarem a equipa em todos os Estádios, a comprarem os produtos do Clube, a defender o Sporting a cada esquina e depois termos uma equipa que têm falta de ´crença` é muito mau!! Aliás, não pode haver nada pior do que uma equipa descrente em campo e se isso acontece também é responsabilidade do técnico e as evidências estão á vista de todos.
Há mesmo coisas que não se percebem:
Por exemplo: o Paulo Oliveira que fez um jogo ´soberbo` com o Benfica, em Alvalade, falhou com o Belenenses e com o Feirense já nem jogou. Na sua vez voltou a jogar o Rúben Semedo que este ano só tem cometido erros atrás de erros mas parece que é só o Paulo Oliveira que tem tolerância zero. Ao mínimo erro sai da equipa. Como é que se explica isso a um jogador (P. Oliveira) que se está no plantel merece as mesmas oportunidades que qualquer outro? (e que para mim é bem melhor que o Semedo)
Enfim....tudo isto agora vem ao de cima mas como não quero ser injusto não me esqueci da temporada 15/16 em que o Rúben se exibiu a bom nível portanto não vejo o problema aqui como sendo só do Rúben porque a lateral esquerda estando mal quem leva com o muito caudal ofensivo do adversário é o central daquele lado. Porém nem isso JJ soube resolver. Podia ter equilibrado a equipa colocando o Coates mais pela esquerda (como na época passada) mas não! Depois foi o que se viu e isto já para não falar de que o Naldo era bom jogador e o Douglas é que é bom......
Com isto, também quero frisar de que se houve muitos erros que se cometeram muitas vezes do mesmo lado é porque algo não está bem e é preciso corrigir, ou seja: que venha um central (ou o A. Pinto pega de estaca) canhoto e de qualidade e que ou o P. Oliveira ou o Rúben sigam outro caminho pois para ter dois a cometerem os mesmos erros o ano todo não pode ser. Por exemplo: o Coátes não fez estes erros todos, foi certinho, tem qualidade!
E que venham então, também aqueles laterais de qualidade que todos esperamos pois a equipa jogou desequilibrada a temporada toda. Incrível!!
Pois bem, tudo isto parece-me motivo de uma grande reflexão, se é que já não foi, para que não voltemos a cometer certos erros mas que sobretudo tenhamos uma equipa sempre motivada e pronta para tudo, sempre ´crente`.
Quanto aos outros responsáveis por esta má época, penso que já assumiram a sua cota parte da culpa mas não chega. É preciso não estar sempre a dar os mesmos tiros nos pés e mostrar que aprenderam e que não vão voltar a acontecer. No entanto um principio é obrigatório: assumir que não fomos competentes nem tão pouco capazes de constituir uma verdadeira equipa para sermos candidatos.
Esta equipa tem que ser obrigatoriamente reforçada, de ter mais qualidade sem esquecer a nossa formação seja com JJ ou não. A conclusão é a de falhámos, ponto!!
Na época passada com a mesma equipa técnica jogámos um bom futebol mas também tínhamos uma excelente equipa. Mesmo sem outras competições tivemos crença até ao fim porque principalmente os jogadores nos fizeram acreditar. Já este ano, com as expectativas nos píncaros a equipa não foi apetrechada convenientemente para poder ser um verdadeiro candidato. É claro que a equipa técnica é a mesma mas não fui eu que escolhi os jogadores.
Assim cheguei ás seguintes conclusões:
  • DEFESA: A nossa defesa foi miserável, 35 golos sofridos não lembra a ninguém(o Benfica tem 15 golos sofridos) e uma equipa constrói-se de trás para a frente(vejam os campeões de cada país e quantos golos sofreram). Os números são evidentes: faltam-nos laterais de qualidade mas também um central que seja um bom parceiro com Coates(talvez A. Pinto). O nosso quarteto defensivo tem que ser coeso e no fim do campeonato só se admitem cerca de 15/16/17 golos. Assim não vencemos nada.
  • MEIO CAMPO: O meio campo não foi consistente nem convincente e sentimos muito a falta de Adrien quando se lesionou (2x). Este é um problema a resolver mas que está a demorar muito tempo a solucionar. Já deveríamos ter preparado um jogador para o poder substituir a qualquer momento assim como ao William mas andámos a apostar em Elias e Petrovic, jogadores a quem lhes falta qualidade para estar no Sporting. E não nos podemos esquecer, num 4-4-2 com um meio campo permeável a defesa sofre mais....e constata-se isso.
  • EXTREMOS: O Gélson tem sem duvida um enorme potencial mas ainda não está ao nível de um João Mário que tanto sabia defender, atacar, ter bola, cruzar e jogar em várias posições. Quer queiramos ou não e Gélson carregou a equipa ás costas, o Gélson Martins fez a sua 1ª temporada a titular e um jogador ainda em formação não pode levar uma equipa ás costas.  Só este facto nos deve fazer pensar. Depois na ala esquerda andámos coxos a época toda. O Bryan está uma sombra do que foi na época passada, o Bruno César é um bombeiro mas velocidade não tem e Joel Campbell é um jogador só para atacar. O SCP neste momento não tem um extremo esquerdo que faça a diferença, isto é, que tenha velocidade e criatividade para ir á linha cruzar mas também que saiba ter a bola, que jogue interiormente e que ajude o lateral esquerdo a defender. Este é para mim um erro que precisa de ser urgentemente corrigido na equipa.
  •  ATAQUE: No 4-4-2 de Jorge Jesus o SCP precisa de um bom nº 10 ou 2º avançado e só o teve quando o Alan Ruiz se adaptou verdadeiramente. Mas atenção este jogador que também tem um enorme potencial tem ainda que melhorar alguns aspectos do seu comportamento e jogo. Quem o substitui... parece que Podence recolhe a preferência mas seria mais seguro termos ainda um outro. Mais na frente e com Bas Dost não há muito para dizer mas por exemplo, na dinâmica da equipa o holandês é diferente de Slimani. No entanto o que precisamos é de pelo menos outro ponta-de-lança que possa substitui-lo ou jogar lado a lado com ele no ataque pois não podemos ficar reféns de um só jogador. 
Mas não me esgoto na critica quanto á equipa que precisamos de ter.
Bruno de Carvalho e Jorge Jesus são os principais responsáveis pela equipa que formaram e pelo departamento de futebol.
As contratações foram mal feitas e o timing foi totalmente errado, os critérios de avaliação e pesquisa do departamento de Scouting parecem-me desajustados á realidade e necessidades da equipa e para mim, Jorge Jesus, também começa a deixar duvidas se será ele o mais indicado para o projecto do Clube.
Há pois e isso é assumido mesmo por aqueles que desejam que JJ fique no clube, que hoje em dia não chega ser só treinador de futebol. Hoje, também é preciso ser psicólogo, bom na comunicação e um bom líder de homens mas sinceramente isso não parece estar a acontecer. Ou são palavras menos simpáticas para com os jogadores e sobretudo para os mais jovens, ou é o seu ego que o faz dizer coisas que parece que quando se vence ele é o ´cérebro ` mas quando se perde a culpa é dos outros, a sua famosa rotação na equipa , os inventos tácticos que nao têm corrido só mal no Sporting ou até já fala da dificuldades da próxima temporada parecendo desculpas para o que não possa correr bem. UFA!!
Como eu já disse, este tema não é nada fácil pois mesmo assim não é devido a isso que JJ deixou/a de ser um excelente técnico mas sinceramente só terá sucesso no Sporting se lhe dermos ovos suficientes para fazer omeletes e o que clube acha bons ovos pode ser diferente do que o que JJ pensa.
E por falar nos nossos ´ovos` o apostar na formação é um ´falso tema` pois só quem não tem outro remédio é que aposta cegamente na formação e se isso acontecesse em competição não teríamos uma equipa experiente e preparada para os mais altos voos.
Para tudo é preciso equilíbrio e nós não podemos apostar só na formação porque sim. Por exemplo, apostar no Leonardo Ruiz para substituto de Bas Dost quando ainda é ´virgem` nestas andanças é errado. Quanto muito para 3º ponta-de-lança. Para esta posição precisamos de um 2º jogador já com traquejo para poder jogar se algo acontecer a Bas Dost.
Mas atenção há mais culpados desta má época. Não chega apontar o dedo á estrutura, a quem contrata, a quem os coloca no campo como também os jogadores têm a sua cota de parte de culpa. Seria então justo dividir por todos , porque é assim nas verdadeiras equipas, a culpa de tudo mas infelizmente no futebol é o treinador que paga pelo insucesso...até por muito que isso possa ser injusto. Por isso e mesmo sabendo que podemos não ser assim é um facto: é triste ver uma equipa sem motivação e já a pensar nas férias quando há jogos para realizar e uma história e clube para honrar mas também não deixa de ser estranho que um treinador do Sporting se esteja a queixar do que vai ser na próxima temporada: "O grande problema vai ser o início da próxima época. O Sporting vai ter eliminatória de Champions, vai ter 9/10 jogadores na Taça das Confederações e Europeu sub-21. Vai fazer a pré-época com 10/11 jogadores e essa é a grande preocupação. Tenho de me preocupar com isso. Não há volta a dar."
É que o problema não são as dificuldades que vamos ter pois o Sporting sempre as terá (a nós nada é dado) mas sim no discurso do nosso treinador, Jorge Jesus. O tempo é de arregaçar as mangas e de trabalhar mais e não de estar a arranjar desculpas pela vida ser mais difícil no Sporting! E se assim é e se vai continuar parece-me que também deve motivo de reflexão no Clube.
Os ´contra` Jorge Jesus começam a ser muitos e talvez mais do que os ´prós` mas não por culpa dos adeptos porque, sinceramente, parece existir mais uma não ´crença` de JJ no projecto do Clube. Será?

Se ainda não seguem AmorSporting podem começar desde já. Obrigado.
AmorSporting no Facebook(link)
AmorSporting no Twitter(link)

4 comentários :

  1. Estou triste e o dia de ontem foi frustrante.Mas sei como é dificil ser sportinguista e viver num país vermelho em que a vitória do Benfica “ajuda a economia”.Temos o governo(viram ontem a alegria de Costa e Centeno?),APAF,CD,FPF,jornais e televisão,GNR,PJ,PSP e Ministério Público todos a fazerem o que podem para “ajudar” o país.
    Então escolhemos o clube errado?Se fossemos do clube do sistema tínhamos alegrias todos os dias não é verdade?
    Não me lixem!
    Há negócios e promiscuidade,há interesses protegidos e nada se investiga a fundo.Os processos são abertos e arquivados de seguida.
    há cursos para jovens árbitros,
    há delegados e observadores escolhidos a dedo em jogos decisivos,
    há observadores que atribuem notas fabulosas a más arbitragens,e “arrumam” com árbitros “hostis”.
    há TV do clube(único caso na europa)que transmite os jogos e omite imagens que possam por em causa determinadas arbitragens "amigas",e repetem até a exaustão erros que os prejudiquem.
    há a ausência do 5º amarelo para jogador que passa dezenas de jornadas com 4,
    há as grandes penalidades e vermelhos não assinalados,durante toda a época,
    há o interesse nos jogadores do próximo adversário,
    há clubes que aceitam jogar os seus jogos,em casa e a eliminar,em outros estádios
    há as paletes de jogadores para emprestar pelos clubes amigos,
    há adversários que elogiam o presidente encarnado(é um senhor!)e equipes que jogam o jogo pelo jogo sem autocarros.”
    há 30 milhões pagos em comissões para de forma “transparente” promover jogos da mala, vouchers,observadores,jogadores "balas para canhão" e outros "serviços de intermediação",
    há 50 bilhetes para o presidente da APAF,
    há castigos da CD no timing certo para os rivais,
    há arbitragens "certeiras” para os rivais em jogos a eliminar,
    há árbitros em cursos da APAF que festejam golos sofridos pelo Sporting sem qualquer pudor ou vergonha,
    há árbitros a chegarem a internacionais apitando meia dúzia de jogos e sem nunca terem apitado um grande.
    há almoços a borla para árbitros e familiares na Catedral da Cerveja,
    há publicidade na TV à Liga dos Campeões entre outros clubes que não o SCP mas que gozam com o presidente,treinador e diretor do SCP.
    há reportagem sobre o cancro que utilizam os Sportinguistas no estádio de Alvalade como imagem(deplorável e enojante).
    há notícias difamatórias nos jornais colocadas cirurgicamente sobre o SCP.
    há cartilhas de ódio e mentiras sem qualquer suporte ou investigação,que as televisões e jornais não rejeitam contrariando a sua própria ética profissional,
    há castigos para clubes que entoam cânticos aos lampiões enquanto saem impunes os imitadores de very-lights,
    há droga encontrada em viatura do clube na posse de um diretor e que só é divulgado após a demissão do mesmo,
    há claques ilegais protegidas pelo presidente do clube,
    há inspetores e ex-inspetores da PJ(Antonio Correia de Oliveira,Duarte Oliveira Martins, José Vasconcellos e Sousa,Sérgio Pinto,Luis Coelho Ribeiro,Luis Óscar Morais,Rui Gomes Girão,José Coelho da Costa,Vitor,Gonçalo Amaral,Miguel Albuquerque Lemos...)na comissão de honra da candidatura de um presidente,
    há Rui Pereira,membro do Conselho Superior do Ministério Público e colaborador da BTV e CMTV,
    há selecionadores das formações que convocam o dobro de jogadores do penúltimo colocado facilitando assim a ascenção com internacionalizações para determinados "craques de 15 milhões por cabeça",
    E temos o Camarote Leonino e o A norte de Alvalade a fazerem a mesma campanha odiosa dos lampiões com o desgaste diário da imagem do nosso presidente,provavelmente para que os interesses croquetes regressem à Alvalade!
    Basta ir a internet e encontramos esta informação...
    Há tanto para voltarmos a nossa raiva mas é mais fácil JJ e BC...
    Agora com sinceridade,acham que basta ter um bom treinador e jogarmos bem para sermos campeões?!?!?
    Eu apoiarei sempre o Sporting,seja no futebol ou nas modalidades que também são o nosso ADN!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem duvida. Bem dito e tudo verdade e com acesso na net.
      No entanto penso que para fazer boa figura nas competições temos que ter uma equipa boa e não mudar de jogadores a meio da temporada. Este ano cometemos erros uns atrás dos outros, sempre os mesmos erros, quase sempre do mesmo lado, sofremos 35 golos o que é uma vergonha, etc, etc, etc
      O que o amigo aqui frisou é conhecido e estou completamente de acordo consigo do que é o sistema no nosso futebol mas PRIMEIRO, NÓS precisamos de ter uma estrutura mais capaz de defender o Clube e a equipa(já gostei deste ano das queixas e da resposta ao rival) e de termos uma boa equipa como tivémos no ano anterior.
      Vou repetir amigo: concordo consigo e em tudo o que diz mas onde fica o NÓS? De qualquer forma NÓS temos que ter uma boa equipa para vencer e dar boa conta de si e da imagem do Clube até na Europa.
      Acredito também que JJ não faz milagres e com a equipa que teve este ano não ia muito longe mas foi quase tudo mal feito, contratações de jogadores que ainda tinham que se adaptar(e isso demora), jogadores que já tinham estado e até chamado nomes a BdC mas voltaram(os adeptos desconfiam logo), depois chegaram no ultimo dia da época sem fazer a pré-época, depois o numero de contratações (12?-metade de um plantel) e acima de tudo o JJ e o que ele diz.
      Pode dizer o que quiser mas o JJ só foi campeão no Benfica e com tudo o que escreveu aqui. Depois foi segurado no Clube pelo LFV pois as asneiras que fizeram com que os adeptos ficassem fartos dele. Eu não digo que ele é mau treinador, o que digo é que ele tem de ter a noção de que no SCP não há sistema e de que tem de se modernizar e de comunicar de outra forma seja com os jogadores e comunicação social.
      Se o BdC lhe der uma grande equipa como tivemos o ano passado ainda acredito que se consiga fazer alguma coisa mas o JJ tem que parar de falar asneira!!
      Quem é que no futebol hoje em dia está sempre a queixar-se de tudo e mais alguma coisa? O que faltará mais ?

      Eliminar
  2. Pois é os tipos são uma Máfia, mas se no ano passado não tivéssemos perdido
    com eles em Alvalade eramos campiões, se este anos os vencesse-mos e não desse-mos barraca nestes 2 jornadas iamos diretos à LC, muito trabalho fora das quatro linhas da parte deles, muita incompetência nossa dentro de campo.
    Quanto a JJ, excelente treinador para planteis milionários, para o Sporting com necessidade premente em apostar na Academia....não creio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como vê Carlos, mesmo com o Polvo com uma grande equipa quase lá chegámos. Sabemos muito bem, e como o amigo que comentou em cima, o que é o sistema mas primeiro temos que nos apetrechar e fortalecer para lutar dentro de cada estádio e com cada adversário. O ano passado tínhamos essa grande equipa e em todos os lados éramos temidos mas este ano fomos uma treta, fracos, previsíveis, lentos, etc.
      O que fizemos o ano passado mostra que podemos e somos capazes se tivermos arte para construir uma boa equipa.
      O resto são outras andanças onde também temos que estar preparados mas sem equipa de futebol esqueçam tudo!!

      Eliminar

Comente em AmorSporting: