sexta-feira, 21 de abril de 2017

Vencer e reentrar na luta pelo titulo(todas as contas possíveis)


O Sporting se vencer o Benfica reentra na luta pelo titulo! Os Leões se vencerem o derbi encurtam a distancia para os rivais (5 pontos, isto se FCP vencer o Feirense) e a faltarem 4 jornadas para o fim da Liga 16/17 reentramos também na luta por um lugar directo na Liga dos Campeões! 
Uma vitória leonina é obrigatória e colocaria em brasa as ultimas 4 jornadas do campeonato. 
Temos desafio!! É hora de vencer!!
Veja todas contas possíveis.
Ao contrário do que alguns ´terroristas` que são pagos para dizer mal do Sporting, dos sportinguistas e de Bruno de Carvalho, este não é o jogo do nosso campeonato!! Este é  mais um jogo da Liga e mais um derbi que tem a sua importância!
A estes....esperamos dar uma grande resposta amanhã vencendo categoricamente mas não para facilitar o trabalho dos portistas. O que o Sporting deseja é vencer para reentrar, na ponta final da Liga, ainda com aspirações ao titulo nacional e a um lugar directo na Champions. 
Claro que sabemos que a tarefa é dificílima até porque não depende só de nós mas até ao lavar das cestas é ...vindima!
Enquanto matematicamente for possível chegar ao titulo o Sporting vai lutar com todas as suas forças.
Há dias eu colocava este post (link) e desde aí já conseguimos recuperar mais dois pontos ao FC Porto e amanhã podemos recuperar outros 3 ao eterno rival. Portanto, que estes deslizes possam continuar e que nos permitam chegar mais longe.
Mas vejamos as contas e o que ainda falta jogar a cada um!


Como podemos ver ainda faltam 5 jornadas(15 pontos em jogo) sendo que aos nossos rivais faltam 3 jogos fora e 2 em casa e a nós, 3 jogos a disputar em Alvalade e outros 2 fora o que pode ser importante nesta fase do campeonato.
Não há impossíveis e há que acreditar que amanhã podemos vencer e dar outro fulgor ao campeonato para as ultimas 4 jornadas(12 pontos em jogo).
Mas o que nos faz acreditar?
O Sporting já esteve a 12 pontos do Benfica e a 11 do FC Porto mas amanhã pode reduzir para somente 5 pontos em relação aos nossos rivais! Então, se esta recuperação foi possível porque não recuperar mais pontos?
Por isso friso: se vencermos o Benfica tudo passa a ser possível e as ultimas 4 jornadas vão ser de uma pressão imensa!! Não nos podemos é esquecer de um facto essencial: o Sporting tem que vencer todos os seus jogos e depois esperar que os outros escorreguem!! 
Vejamos então as jornadas que ficarão a faltar depois desta jornada e imaginando que vencemos o Benfica: 
  • Benfica (2 jogos em casa e 2 jogos fora) - termina a Liga fora
- Estoril (casa) - 31ª jornada da Liga
- Rio Ave (fora) - 32ª jornada da Liga
- Vitória Guimarães (casa) - 33ª jornada da Liga
- Boavista (fora) - 34ª jornada da Liga

  • FC Porto (1 jogo em casa e 3 jogos fora-2 deles seguidos) - termina Liga fora
- Chaves (fora) - 31ª jornada Liga
- Marítimo (fora) - 32ª jornada da Liga
- Paços de Ferreira (casa) - 33ª jornada da Liga
- Moreirense (fora) - 34ª jornada da Liga

  • Sporting CP (2 jogos em casa e 2 jogos fora) - termina Liga em casa
- Sp. Braga (fora) - 31ª jornada da Liga
- Belenenses (casa) - 32ª jornada da Liga
- Feirense (fora) - 33ª jornada da Liga
- Chaves (casa) - 34ª jornada da Liga

Conclusões:
A faltarem 4 jogos para terminar vemos que ao FC Porto cabe a pior tarefa, isto é, tem 3 jogos fora(sendo que 2 deles são seguidos) e somente 1 em casa enquanto aos outros rivais faltam 2 jogos em casa e 2 jogos fora.
Depois há que destacar que quer Benfica quer FC Porto terminam a Liga fora, Benfica no Bessa e FC Porto em Moreira de Cónegos que ainda luta pela manutenção(depois na ultima jornada veremos a situação).
Quanto á dificuldade dos jogos eu diria que Sporting e Benfica estarão mais ou menos em igualdade cabendo ao FC Porto a tarefa mais difícil:
O Benfica vai enfrentar equipas que practicamente têm o campeonato feito, isto é, o Boavista e o Rio Ave já não aspiram a nada, o Estoril já está a 8 pontos da linha de água e somente o Guimarães é que luta ainda pela Liga Europa.
O Sporting enfrenta o Sp. Braga que luta pela Liga Europa mas nos outros encontros enfrenta equipas já tranquilas na tabela classificativa(Belenenses, Chaves e Feirense).
Ao FC Porto cabe então a tarefa mais complicada porque penso que jogar 3 vezes fora até ao final é complicado para uma equipa que tem demonstrado dificuldades. É que o FC Porto nos últimos 5 jogos só venceu na recepção ao Belenenses e ainda tem que jogar em Chaves, Funchal e em Moreira de Cónegos(luta pela manutenção na I Liga ). O jogo que tem no Dragão é com o Paços!
Claro que não existem jogos difíceis mas se não existirem jogos da mala acredito que os jogos sejam cada vez mais difíceis, para todos, devido á pressão que se irá sentir.
Uma curiosidade: todos os 3 grandes enfrentarão pelo menos 3 equipas nortenhas.

Não há que enganar e os números estão á vista:
O SCP depende dos outros para triunfar e o que tem a fazer é vencer os seus jogos. Estão 15 pontos em disputa e se os conquistar somará 78 pontos.
Estamos na nossa melhor série da temporada, 5 vitórias consecutivas e 9 sem perder. Nestes 9 jogos marcou 22 golos e sofreu 5 tendo Bas Dost contribuído em grande parte estando por isso na luta pela bota de ouro com 28 golos apontados. Bravo! 
O Benfica entra nesta jornada a poder jogar para dois possíveis resultados, a vitória e o empate, pois o FC Porto ficou mais longe com o empate em Braga e um empate em Alvalade garante-lhe 1 ponto de avanço(se o FCP vencer o Feirense).
Talvez por isso Manuel Fernandes diz acreditar "que jogarão lá atrás fechadinhos" e possivelmente explorar depois as transições e eu talvez concorde um pouco com ele. De qualquer forma não acredito em nenhum autocarro!
Depois, se o Benfica vencer penso que será muito difícil não vencerem a Liga e conquistar o treta que só eles não o conseguiram!
Portanto, o FC Porto está na expectativa porque 1º só joga no Domingo e depois porque uma vitória nossa lhes pode facilitar a vida e entregar o titulo. No entanto as duas equipas ficariam empatas e foi por isso que analisei todas as possibilidades seguindo os critérios de desempate da Liga e os resultados dos derbis e clássicos.
Vejamos:


Resultados dos derbis e clássicos:

-FC Porto x Benfica: 1-1
-Benfica x FC Porto: 1-1

-Sporting x FC Porto: 2-1
-FC Porto x Sporting: 2-1

-Benfica x Sporting: 2-1
-Sporting x Benfica: ___

Hipóteses:
-Se o Sporting vencer o Benfica o campeonato fica com duas equipas no 1º lugar(SLB e FCP) mas para determinar o líder, ´neste momento`, temos que olhar para as alíneas de D até F para decidir e logo na alínea D diz que é pela diferença de golos marcados e sofridos o que hoje daria o 1º lugar ao FCP(49 golos contra 47 do SLB). Atenção: depois dependerá dos resultados seguintes.
-Mais: se o Sporting vencer o Benfica e os dois nossos rivais vencerem depois todos os jogos até final da Liga tudo girará á volta dos critérios de desempate a partir da alinea D porque em todos as outros alíneas para trás dá empate! Assim, o 1º factor de desempate será a diferença entre golos marcados e sofridos; 2º - quem teve mais vitórias na Liga que hoje é o Benfica(22-V); 3º- se tudo não resultar o titulo irá para quem tiver marcado mais golos em todo o campeonato e aqui ainda temos jornadas para realizar.
-Quanto á hipótese remota do Sporting entrar na luta e ter que ir ao factor de desempate tudo pode mudar se vencer amanhã o Benfica por 1-0. Eu explico: a alínea dos critérios de desempate que decide será a C, pois teremos 1 golo marcado na Luz e o Benfica nenhum em Alvalade. Todas as outras para trás dão empate.
-Em relação de empate com o FC Porto será decidido também pela diferença entre golos marcados e sofridos e isso ainda está por determinar. No entanto se fosse hoje o titulo seria para o Fc Porto pois tem 49 golos e o SCP somente 31 golos.
-Mais: imaginemos que os três clubes terminam com os mesmo pontos!
Neste caso lembro que tudo gira em 1º pelos jogos entre eles o que uma vitória amanhã seria importante. Se vencêssemos por 1-0 ou por 2 golos de vantagem facilitaria as nossas contas pois em situação de empate entre FCP e SLB e entre FCP e SCP ficaríamos em vantagem sobre o Benfica. Desta forma penso que tudo se decidiria para nós pois teríamos maior diferença entre golos e marcados sobre o Benfica. Mas.....se vencermos por 3-2 já perderíamos essa vantagem porque o rival teria marcado mais golos fora do que nós(alínea C).
Contas complicadas não?(espero não me ter enganado)
Pior ficaria tudo se vencêssemos amanhã por 2-1 e deixando tudo empatado e remetendo todas as decisões para a diferença entre golos marcados e sofridos(onde estamos a perder em relação aos dois rivais) e critérios de desempate seguintes mas com mais jornadas os números ainda mudarão.
Claro que seria preciso mudar muita coisa para chegarmos a este ponto mas tudo é possível!! Nunca se sabe e quem estiver mais prevenido sairá a ganhar no final. 
Para terminar e esquecendo as contas....vai ser um jogo de tripla, difícil, emotivo, táctico, histórico mas esperamos uma vitória do Sporting Clube de Portugal.
Amanhã estarei lá nem que chovam picaretas!!

Ainda não apoia AmorSporting? Não perca mais tempo. Apoie agora clicando na imagem seguinte e fazendo gosto. Obrigado.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Comente em AmorSporting: