segunda-feira, 3 de abril de 2017

Sporting ainda acredita? O que falta jogar.


O campeonato está ao rubro! O Sporting foi a Arouca vencer por 1-2 e com outro empate dos rivais são já 4 pontos recuperados a cada um deles. O fim de época está aí uma porta e tudo pode acontecer e ainda teremos um derbi, em Alvalade.
Será que os Leões com Bas Dost firme na liderança dos melhores marcadores e com Alan Ruiz de pé quente ainda acreditam?
Entretanto veja o que falta jogar aos 3 grandes e as implicações de cada um desses jogos sendo que há um clube que volta a estar no centro da atenções.
Há semanas que estávamos arrumados na questão do titulo. Mas, e agora?
O Sporting em poucos dias recuperou 4 pontos a cada um dos nossos rivais e neste momento encontra-se a 8 pontos do Benfica e a 7 do FC Porto. Dá para acreditar no titulo?
É difícil pois claro mas não há impossíveis na vida.
É que não é só um que tem que falhar, são os dois rivais que precisam escorregar e nós não podemos perder pontos. É quase uma missão impossível!!
O Sporting não pode perder pontos e está na sua melhor série desta temporada. Alan Ruiz e Bas Dost têm dado mais cor ás nossas exibições e brevemente Adrien se juntará á equipa e dar-lhe-á mais consistência. Prevê-se então um final de época boa e seja o que Deus quiser!
O pensamento tem que ser jogo a jogo mas não podemos cometar mais erros como o do golo do Arouca no jogo de ontem. Deixaram cruzar, ninguém saltou para pelo menos incomodar, Marvim perdeu a posição para o adversário, Rui não saiu ao cruzamento e o Arouca começou a vencer.
Adivinhava-se então uma tarefa difícil ainda para mais com a agressividade a mais dos jogadores do Arouca que o srº árbitro fazia de conta que não via.
O Sporting ficou dono do jogo , partiu para cima do adversário e depois de umas ameaças marcou por Alan Ruiz e passados uns minutos sentenciou a partida com golo de Bruno César.
Equipa do SCP: Rui Patrício, Schelotto, Coates, Rúben Semedo, Marvim, William, Bryan Ruiz, Gelson, Bruno César, Alan Ruiz e Bas Dost.
Já perto do final e sem que o Arouca incomodasse a nossa baliza Jorge Jesus mexeu na equipa. Alan deu o seu lugar a Palhinha que foi jogar para o lugar de Bryan Ruiz tendo este emparelhado com Bas Dost. Depois Podence rendeu Bryan Ruiz e ficou na sua posição e mesmo no fim Paulo Oliveira entrou por Gelson que sai combalido devido a uma entrada do guarda-redes contrário.
A vitória foi merecida mas não fizemos um grande jogo.
Na primeira parte ainda conseguimos boas jogadas e seguimos os processos de jogo que sabemos mas na segunda controlámos mais o jogo sabendo que isto pode ser perigoso.
Com este resultado o Leão não perde há 7 jogos tendo registado a sua última derrota no Dragão.
É que o SCP deixou sair vários jogadores do plantel em janeiro e apostou em jogadores mais jovens. No entanto e com mais ou menos dificuldades os resultados estão aí á porta e venha quem vier. A equipa está moralizada, sabe que os pontos para os dois primeiros diminuíram e que ainda há grandes jogos pela frente.
São 7 jogos que faltam disputar , isto é, estão 21 pontos em disputa e se bem que é uma missão dificílima tudo pode acontecer.
Vejamos o que falta a cada um dos três primeiros classificados jogar até final SÓ na Liga 16/17:

1º- Benfica - 65 pontos - casa: 3 jogos - fora: 4 jogos - termina Liga com jogo fora

- Moreirense (fora) - 28ª jornada da Liga
- Marítimo (casa) - 29ª jornada da Liga
- Sporting (fora) - 30ª jornada da Liga
- Estoril (casa) - 31ª jornada da Liga
- Rio Ave (fora) - 32ª jornada da Liga
- Vitória Guimarães (casa) - 33ª jornada da Liga
- Boavista (fora) - 34ª jornada da Liga

2º- FC Porto - 64 pontos - casa: 3 jogos - fora: 4 jogos(2 deles seguidos) - termina Liga com jogo fora

- Belenenses (casa) - 28ª jornada da Liga
- Braga (fora) - 29ª jornada da Liga
- Feirense (casa) - 30ª jornada da Liga
- Chaves (fora) - 31ª jornada Liga
- Marítimo (fora) - 32ª jornada da Liga
- Paços de Ferreira (casa) - 33ª jornada da Liga
- Moreirense (fora) - 34ª jornada da Liga

3º- Sporting CP - 57 pontos - casa: 4 jogos - fora: 3 jogos - termina Liga com jogo em casa

- Boavista (casa) - 28ª jornada da Liga
- Setúbal (fora) - 29ª jornada da Liga
- Benfica (casa) - 30ª jornada da Liga
- Sp. Braga (fora) - 31ª jornada da Liga
- Belenenses (casa) - 32ª jornada da Liga
- Feirense (fora) - 33ª jornada da Liga
- Chaves (casa) - 34ª jornada da Liga

Como podemos ver o calendário apresenta várias dificuldades a cada um dos rivais.
O que salta mais á vista é que os dois primeiros classificados têm mais jogos fora do que em casa sendo até que o FC Porto tem dois deles seguidos(Chaves e Marítimo). Quanto ao Sporting joga 4 x em Alvalade e apenas 3 jogos fora o que pode ser uma vantagem.
Reparemos também que o Benfica defronta mais clubes que estão na parte de cima da classificação (Marítimo, Sporting, Rio Ave, Guimarães e Boavista) tendo só dois jogos com clubes que lutam pela despromoção (Moreirense e Estoril). O jogo mais difícil é obviamente o derbi mas as saídas a Vila do Conde e ao Bessa, na ultima jornada, não se afiguram nada fáceis.
Aos Dragões apontaria as 3 saídas dificílimas (Braga, Chaves e Marítimo) e o términus da Liga também fora e contra um clube que luta pela despromoção, o Moreirense.
Quanto aos Leões o derbi afigura-se o jogo mais difícil mas as saídas a Braga e Setúbal também se adivinham complicadas. Jogar por 4 vezes em Alvalade pode-se tornar uma vantagem nesta ponta final de época e não jogar contra clubes que lutam pela despromoção pode ser bom.
Uma equipa que já tenha os seus objectivos concretizados já jogará de outra forma pois não tem nada a perder. Por isso os jogos com clubes que tentam manter-se na I Liga tendem a ser mais complicados pois necessitados de pontos fecham-se mais e tornam-se mais aguerridos. Eu penso desta forma mas é claro que se me disserem que jogar com equipas melhores também pode originar jogos mais complicados tenho que aceitar pois também pode estar correcto: o Benfica ainda defronta o Estoril e Moreirense ; o FC Porto joga em Moreira de Cónegos e ao Sporting o mais baixo que lhe calha é o Belenenses que está na 12ª posição.
O segredo estará na atitude que cada equipa colocará em campo.
Portanto, existem ainda 21 pontos para disputar e jogos difíceis pela frente.
Nesta recta final da Liga não há muitos clubes que  tentam ter acesso ás competições europeias pois o Marítimo que está na 6ª posição encontra-se a 6 pontos dos perseguidores(Braga e Guimarães) e para o conseguir tem tarefa muito difícil.
Por outro lado, a luta pela manutenção não tem muitos intervenientes pois só uma hecatombe faria o Arouca e o Paços de Ferreira(com mais 10 pontos que Tondela-16º) os levaria para a II Liga. Assim temos uma luta a 4 pela manutenção.
Ultimos classificados:

11º- Vitória de Setúbal- 34
12º- Belenenses- 32
13º- Paços Ferreira- 27
14º- Arouca- 27
15º- Estoril- 25
16º- Moreirense- 21
17º- Nacional- 17
18º- Tondela- 17

Para terminar gostava também de realçar o seguinte: há um Clube que, curiosamente, está sempre envolvido nas questões do titulo e que deixa sempre um rasto de suspeição: o Marítimo.
Vejam o rasto desta semana:(link)


Na Liga portuguesa tudo é permitido e não se passa nada!!
E explique quem souber a palavra nova do futebol português: ´entendimento` para um jogador não jogar contra quem o já adquiriu. Deve ser um regulamento novo que desconhecemos!!
Que entendimento é este para que o Fransérgio não tenha jogado? Onde anda a tão propagada profissionalidade de uma atleta?
Mas o que foi alcançado para que um jogador não tenha defrontado o clube que o comprou só para a próxima temporada?
Este caso faz lembrar o de André Horta que o ano passado também não defrontou o Benfica mas certamente que tudo isto é só paranóia minha e não interessará ao Departamento de Integridade Desportiva (DID) que a Liga de Clube criou(?). Para quê??
Por vezes o melhor é estar mesmo calado não é Fransérgio? (link)
Pois bem....este Clube ainda vai jogar com o Benfica e como o FC Porto e cá estaremos para ver se este ano não fazem a palhaçada que fizeram no ano anterior com direito a banquetes e tudo.
Quem será o maior amigo de Carlos Pereira: Pinto da Costa ou Luís Filipe Vieira?
Será que FC Porto que vai jogar na Madeira terá banquete?
Será que o Benfica, nessa semana, voltará a receber os madeirenses no Seixal?
Mas não ficamos por aqui:
O Benfica volta a jogar na ponta do campeonato em Vila do Conde. Será que voltará a comprar outra bancada para alojar os seus adeptos ou desta vez comprará todo o Estádio?

Ainda não segue AmorSporting? Do que espera? Clique na imagem e siga quem apoia o Sporting. Obrigado.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Comente em AmorSporting: